2Tm 3.14-17

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 2 views
Notes
Transcript

Meu pequeno diagrama:
Problema do texto: Advertência contra os perigos dos últimos tempos (tempo inaugurado pela ressureição de Cristo):
Tempos difíceis: mundo egosita; avarentos; orgulhosos; arrogantes; blasfemadores; desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, sem afeição natural, implacaveis, caluniadores, sem domínio de si, crueis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, convencidos, mais amigos dos prazeres do que amigos de Deus, tendo forma de piedade, mas negando o poder dela.
Os tempos difíceis são caracterizados por não somente uma sociedade corrupta, mas a invasão dela dentro da igreja.
Pessoas que veem a manifestação do poder da verdade, mas teimam em rejeita-la.
Sendo assim, todos que querem viver em Cristo serão perseguidos (v. 12)
Se o cristão quiser viver a sua missão nessa terra, ele terá que vive-la em um mundo que rejeita a Deus e faz forte oposição.
A nossa missão que envolve: compartilhar o evangelho, viver o evangelho e mentorear novas pessoas, com certeza encontrarão muitos obstáculos, entre eles a perseguição.
Como o cristão vive em meio a sociedade contemporânea?
Como continuar com a missão em meio aos últimos dias?
Como continuar com a missão em meio aos obstáculos?
O que veremos hoje é:
Para continuar a missão é preciso: vencer os obstáculos!
permanecendo, continnuar, esperar, suportar, ficar nas Escrituras.
Para continuar a missão é preciso: vencer os obstáculos com as Escrituras!
Entenda uma coisa: a igreja betel não conseguirá continuar sua missão nesse mundo plural se ela negligenciar as Escrituras.
Vc faz parte da igreja? Vc tem tido dificuldade com sua missão? Vc tem permanecido nas Escrituras?
De acordo com dados publicados pelo Barna Group e Sociedade Bíblica Americana, o número de adultos que dizem ler a Bíblia diariamente caiu de 14% para 9% entre o início de 2019 e 2020. Este é o número mais baixo registrado durante os 10 anos de estudo de Pesquisa Bíblica.
“Se os evangélicos não conhecem mais a Bíblia, não faz sentido que sejamos um movimento bíblico”
Antigamente os presbiterianos eram chamados pelas outras denominações de os bíblias, hoje nem os presbiterianos são chamados de os bíblias.
Para continuar a missão é preciso: vencer os obstáculos com as Escrituras!
Como nos envolvemos com as Escrituras? Como permanecer nas Escrituras? Por que devemos permanecer nas Escrituras?
1. Discipulado centralizado nas Escrituras
Vc aprendeu ela desde a infancia no seu lar e de mim. (Paulo fala aqui de discipulado)
A palavra de Deus vai ganhando forma (firme) em nós por meio da comunicação e da vivencia com um tutor. (ouvir a Palavra e ver Palavra)
Se nós queremos vencer os obstaculos, precisamos que se levantem crentes que enetendem que sua missão não é apenas comunicar o evangelho, mas viver o evagelho próximo com a pessoa.
Pois nela há poder e confiabilidade para salvação.
Ela tem o poder de comunicar-te a sabedoria q conduz a salvação pela fé em Jesus.
Nenhum outro livro tem esse poder, Deus decidiu se revelar salvificamente a nós. O centro da revelação bíblica é Jesus.
Como ela manifesta esse poder?
Por meio da inspiração (theopneustos) por Deus (autor e a fonte)
2Timóteo: O Testamento de Paulo à Igreja Fidelidade à Palavra de Deus (3.13–17)

A Palavra de Deus é a bigorna que tem quebrado todos os martelos dos céticos. Homens perversos se esforçam para destruí-la, queimá-la, escondê-la ou atacá-la, mas ela tem saído incólume de todas essas investidas.

2Timóteo: O Testamento de Paulo à Igreja Fidelidade à Palavra de Deus (3.13–17)

As Escrituras não são fruto da lucubração humana, mas da revelação divina. Elas não provêm da descoberta humana, mas do sopro divino. Toda a autoridade das Escrituras depende exclusivamente da sua origem divina.

2Timóteo: O Testamento de Paulo à Igreja Fidelidade à Palavra de Deus (3.13–17)

A Bíblia foi concebida por uma das três fontes: 1) por homens bons ou anjos; 2) por homens maus ou demônios; 3) ou por Deus. Primeiro, a Bíblia não poderia ter sido concebida por homens bons nem por anjos, porque ambos não poderiam escrever um livro em que mentissem em cada página escrita em que houvesse as palavras: Assim diz o SENHOR, sabendo perfeitamente que o Senhor nada dissera e que todas as coisas tivessem sido inventadas por eles. Segundo, a Bíblia não poderia ter sido concebida por homens maus ou demônios, porque não poderiam escrever um livro que ordena a prática de todos os bons conselhos, proíbe pecados e descreve o castigo eterno de todos os incrédulos. Portanto, concluo que a Bíblia foi concebida por Deus e revelada aos homens.176

e assim, pq é inspirada, então a origem divina assegura e explica sua utilidade humana. A inspiração acentua a sua utilidade.
o que eles escreveram não só está isento de erro, mas é de valor supremo para o homem. É tudo o que Deus quis que fosse. Constitui a infalível regra de fé e prática para a humanidade.
Em virtude de ser inspirada por Deus, ela é útil, benefica ou proveitosa.
Pastorais (Capítulo 3)
que a Escritura contém a perfeita norma de uma vida saudável e feliz.
Pastorais Capítulo 3

“a Escritura é proveitosa”. Segue-se daqui que é errôneo usá-la de forma inaproveitável.

2. Sabedoria centralizada nas Escrituras
Ela é útil p/ (4 funções da Escritura)
Ensino: (o que é certo)
O que está implícito é a atividade de comunicar conhecimento acerca da revelação de Deus em Cristo.
2. Repreensão (refutar o que nao é certo - repreender pecado)
É preciso fazer advertências baseadas na Palavra. Os erros em doutrina e em conduta devem ser refutados no espírito de amor. Os perigos devem ser realçados. Os falsos mestres devem ser expostos
3. correção (como se tornar certo)
Se repreensão enfatiza o aspecto negativo da obra pastoral, a correção enfatiza o lado positivo. O pecador deve ser não só advertido a abandonar a vereda errada, mas deve ser também guiado na vereda certa ou reta (Dn 12.3). Isto também “toda escritura” é capaz de fazer. A Palavra, especialmente quando é usada por um consagrado servo de Deus que é diligente no cumprimento de seus deveres pastorais, é restaurada em seu caráter
4. educação (instrução) na justiça (como permanecer certo)
Cada cristão necessita ser disciplinado, de modo que prospere na esfera onde a vontade santa de Deus seja considerada normativa. Condução ao caminho da justiça.
Segunda Carta a Timóteo b) Timóteo, um homem de Deus por meio da palavra de Deus – 2Tm 3.14-17

4. Educação na justiça (paideia; pedagogia!), na verdade fácil de traduzir pela palavra “treino”, hoje recorrente. Outro termo do mundo dos desportos: condicionar fisicamente. Cf. 2 Tm 2:22; Tt 2:11-14: a graça de Deus educa! Não será o rigor severo que protegerá contra caminhos antigos e descaminhos, mas o paciente estímulo firmará os pés no novo caminho. Paideia representa a formação do ser humano tanto na vida exterior como na interior. Treinar em direção do aperfeiçoamento,

3. A prática da vida é centralizado nas Escrituras
O objetivo, a meta é prática da vida
Finalidade de tornar o servo de Deus (chamado por Deus) inteiramente capaz e plenamente preparado para (“…que equipado possa ser o homem de Deus” toda boa obra (maturidade)
Servo de Deus (60 vezes na septuaginta - para referir-se a Moispes, Samuel, Elias, Eliseu, vários outros profeta e Davi)
Pastorais Capítulo 3

Perfeito, aqui, significa completo, a pessoa em quem não existe nada que seja defeituoso, porque ele assevera categoricamente que a Escritura é suficiente para efetuar a perfeição

Serviço eficaz e fiel se desenvolve com base em segura preparação nas Escrituras.
Resumo:
Permaneça nas escituras, pois elas nos levam a sabedoria que conduz a salvação pela fé em Jesus. Pq? sua inspiração, como ela faz? na sua utilidade e qual o objetivo? a nova criação.
A Escritura é o sustento para o cristão (nova criatura) viver sabiamente.
Segunda Carta a Timóteo b) Timóteo, um homem de Deus por meio da palavra de Deus – 2Tm 3.14-17

É verdade, a referência à importância da Sagrada Escritura em si já aponta para o grave pano de fundo da perseguição iminente e talvez já incipiente: Diocleciano mandará perseguir os cristãos porque a igreja destruiria a unidade do império. Nas Sagradas Escrituras reconhece-se um dos principais sustentáculos do cristianismo. Por isso ele exige a entrega de todos os livros sagrados, levando-os à incineração pública. Esse decreto foi reforçado mais tarde. Destruíam-se as casas em que se descobriam Sagradas Escrituras escondidas. O número de Bíblias já é grande naquela época. Também são lidas pelos adversários. O diácono Euplósio de Catania na Sicília é surpreendido na leitura dos evangelhos. Precisa comparecer perante o juiz com seus preciosos escritos. Ele manda que os evangelhos lhe sejam pendurados ao pescoço (como um amuleto, para escárnio) e que seja assim decapitado.146

Related Media
See more
Related Sermons
See more