O verdadeiro arrependimento
A Essência do Evangelho • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 5 viewsNotes
Transcript
Introdução
Introdução
Paulo fundou a igreja de Corinto na sua segunda viagem missionária. Posteriormente, enquanto estava na cidade de Éfeso, ele recebeu notícias de que a igreja estava com problemas, por isso enviou Timóteo.
Depois da visita de Timóteo, mais notícias ruins chegaram até Paulo, incluindo falsos apóstolos que estavam atacando o seu ministério, para ensinar o falso evangelho e as doutrinas de demônios. Por isso, ele visitou a igreja de Corinto imediatamente, mas essa visita foi dolorosa, pois os falsos apóstolos estavam acusando o apóstolo Paulo.
Diante dessa situação, a igreja de Corinto não defendeu Paulo, mas começaram a dar ouvidos aos falsos apóstolos, duvidando do apostolado de Paulo. Por isso Paulo escreveu “a carta severa”, mas essa carta não era inspirada. A carta foi escrita para exortar a igreja sobre essa atitude pecaminosa deles. Paulo pediu a Tito que fosse visitar a igreja e entregar a carta. Posteriormente, Tito encontrou Paulo e afirmou que o povo se arrependeu.
Paulo é o autor da carta de 2 Coríntios. Ela foi escrita por volta de 55- 56 d.C. Com o propósito de expressar a gratidão pelo arrependimento que aconteceu em Corinto e para defender o seu ministério apostólico.
E hoje o foco será no capítulo sete, onde Paulo diz a respeito do arrependimento dos cristãos em Corinto.
Ideia Central
Ideia Central
O cristão verdadeiramente salvo, se arrepende de suas ações pecaminosas.
Transição
Transição
Veremos três aspectos sobre o arrependimento.
Desenvolvimento
Desenvolvimento
1º O arrependimento genuíno (v. 9-10)
1º O arrependimento genuíno (v. 9-10)
Paulo afirma que a igreja ficou triste e isso alegrou o coração do apóstolo Paulo, porque diante das palavras contidas na carta, o povo ficou triste, porém, essa tristeza os levou ao arrependimento. Diante disso, veremos duas considerações sobre a tristeza segundo Deus:
1ª A tristeza não é o arrependimento (v. 9 a)
1ª A tristeza não é o arrependimento (v. 9 a)
9 Agora, porém, me alegro, não porque vocês foram entristecidos,
Paulo ao escrever a carta severa para a igreja de Corinto (v. 8). afirma que está alegre não pela tristeza dos membros da igreja, ou seja, não é pela dor que eles sentiram ao ler a carta. Porque se ele pudesse exortar o povo sem gerar tristeza e pesar com certeza ele iria fazer, mas nessa ocasião não foi possível. Todavia, ao escrever a carta severa o apóstolo fez com muitas lágrimas e tristeza, visto que o povo pecou e precisava corrigi-los. Ele foi duro com eles, porque os amava muito.
1 Por isso resolvi não lhes fazer outra visita que causasse tristeza. 2 Pois, se os entristeço, quem me alegrará senão vocês, a quem tenho entristecido? 3 Escrevi como escrevi para que, quando eu for, não seja entristecido por aqueles que deveriam alegrar-me. Estava confiante em que todos vocês compartilhariam da minha alegria. 4 Pois eu lhes escrevi com grande aflição e angústia de coração, e com muitas lágrimas, não para entristecê-los, mas para que soubessem como é profundo o meu amor por vocês.
O importante nessa situação não era a tristeza dos irmãos, mas que eles chegassem ao verdadeiro arrependimento, porque só o fato de ficar triste não significa que ocorreu um arrependimento verdadeiro, isso quer dizer que a pessoa pode chorar inúmeras vezes sem ter se arrependido.
2ª A tristeza segundo Deus leva ao arrependimento (v. 9 b - 10 a)
2ª A tristeza segundo Deus leva ao arrependimento (v. 9 b - 10 a)
9 mas porque a tristeza os levou ao arrependimento. Pois vocês se entristeceram como Deus desejava, e de forma alguma foram prejudicados por nossa causa.
A alegria de Paulo era porque aconteceu um verdadeiro arrependimento na vida dos irmãos em Corinto. O arrependimento é “uma mudança de mente”, ou seja, ter uma atitude de abandonar a prática pecaminosa e voltar-se para Deus, a fim de obedecê-lo.
A tristeza levou o povo ao verdadeiro arrependimento, essa é a tristeza que Deus deseja. O fato de eles terem ficados tristes, não foram prejudicados por Paulo, mas isso trouxe benefício para eles, visto que mudaram de vida. Isso significa que Deus usou as palavras do apóstolo para transformar os cristãos.
10 A tristeza segundo Deus não produz remorso, mas sim um arrependimento que leva à salvação,
A tristeza segundo Deus é a convicção de que o pecador cometeu um pecado contra Deus, depois seguindo para o arrependimento, isto é, confessar o pecado e mudar de vida, leva o pecador a salvação e a receber o perdão. Essa tristeza não produz remorso, mas uma verdadeira mudança.
O arrependimento atinge três áreas da vida: razão, emoção e vontade.
A mudança na razão é a transformação intelectual. É abandonar as suas crenças, seu modo de pensar, os valores errados e abraçar as verdades de Deus.
A mudança na emoção é o sentimento de tristeza pelo erro, sentir nojo do pecado.
A mudança na vontade é abandonar o pecado e voltar-se para Deus, isto é, uma mudança de caminho e de atitude prática. Não é simplesmente afirmar que se arrependeu, expressando apenas a emoção ou choro, mas na prática. Isso quer dizer que o pecador arrependido pode expressar através do choro e lágrimas, mas é necessário ser demonstrado nas ações e nas atitudes.
A escritura está repleta de exemplos sobre arrependimento:
12 “Agora, porém”, declara o Senhor,
“voltem-se para mim
de todo o coração,
com jejum, lamento e pranto.”
13 Rasguem o coração, e não as vestes.
Voltem-se para o Senhor,
o seu Deus,
pois ele é misericordioso e compassivo,
muito paciente e cheio de amor;
arrepende-se, e não envia a desgraça.
4 Jonas entrou na cidade e a percorreu durante um dia, proclamando: “Daqui a quarenta dias Nínive será destruída”. 5 Os ninivitas creram em Deus. Proclamaram um jejum, e todos eles, do maior ao menor, vestiram-se de pano de saco.
6 Quando as notícias chegaram ao rei de Nínive, ele se levantou do trono, tirou o manto real, vestiu-se de pano de saco e sentou-se sobre cinza. 7 Então fez uma proclamação em Nínive:
“Por decreto do rei e de seus nobres:
Não é permitido a nenhum homem ou animal, bois ou ovelhas, provar coisa alguma; não comam nem bebam! 8 Cubram-se de pano de saco, homens e animais. E todos clamem a Deus com todas as suas forças. Deixem os maus caminhos e a violência.
2 Ele dizia: “Arrependam-se, pois o Reino dos céus está próximo”.
19 Arrependam-se, pois, e voltem-se para Deus, para que os seus pecados sejam cancelados,
Na Bíblia Sagrada é nítido ver exemplos de pessoas que se arrependeram verdadeiramente e mudaram de vida:
Pedro negou Jesus três vezes, mas reconheceu o erro, sentiu tristeza, chorando pelo seu pecado, mas voltou-se para Cristo e mudou de vida.
72 E logo o galo cantou pela segunda vez. Então Pedro se lembrou da palavra que Jesus lhe tinha dito: “Antes que duas vezes cante o galo, você me negará três vezes”. E se pôs a chorar.
Davi o homem que foi considerado segundo o coração de Deus, cometeu pecado de adultério e de homicídio, porém, se arrependeu verdadeiramente e mudou de atitude.
7 “Você é esse homem!”, disse Natã a Davi. E continuou: “Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: ‘Eu o ungi rei de Israel e o livrei das mãos de Saul. 8 Dei-lhe a casa e as mulheres do seu senhor. Dei-lhe a nação de Israel e Judá. E, se tudo isso não fosse suficiente, eu lhe teria dado mais ainda. 9 Por que você desprezou a palavra do Senhor, fazendo o que ele reprova? Você matou Urias, o hitita, com a espada dos amonitas e ficou com a mulher dele. 10 Por isso, a espada nunca se afastará de sua família, pois você me desprezou e tomou a mulher de Urias, o hitita, para ser sua mulher’.
4 Contra ti, só contra ti, pequei
e fiz o que tu reprovas,
de modo que justa é a tua sentença
e tens razão em condenar-me.
5 Sei que sou pecador desde que nasci,
sim, desde que me concebeu minha mãe.
6 Sei que desejas a verdade no íntimo;
e no coração me ensinas a sabedoria.
7 Purifica-me com hissopo, e ficarei puro;
lava-me, e mais branco do que a neve serei.
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
Quando você comete algum pecado, você sente tristeza e vontade de mudar a sua atitude? Se a sua resposta for sim, isso é um bom sinal, pois evidência a verdadeira conversão. Mas se você comete algum pecado e isso não gera nenhuma tristeza (ou gera tristeza sem mudança), isso é preocupante, pois a possibilidade de você não ter nascido de novo é muito grande.
2º O arrependimento mundano (v. 10 b)
2º O arrependimento mundano (v. 10 b)
O arrependimento que vem da parte do mundo, traz apenas prejuízos, visto que, traz um falso arrependimento e uma falsa tristeza. Diante disso, veremos a consequência da tristeza mundana:
1ª A tristeza mundana leva a morte (v. 10 b)
1ª A tristeza mundana leva a morte (v. 10 b)
10 e a tristeza segundo o mundo produz morte.
A tristeza de acordo do mundo produz apenas o remorso e leva a morte, porque aqueles que cometem algum pecado, não mudam, pois vivem na prática pecaminosa. A tristeza do remorso, é daqueles indivíduos que açoitam a si mesmo, ficam se cortando, não porque estão quebrantados, mas porque foram flagradas cometendo algum tipo de pecado.
Por exemplo, Judas foi um homem que sentiu a tristeza do mundo, pois reconheceu o erro, confessou, ficou triste, mas não voltou para Deus e nem mudou de vida, mas sentiu apenas o remorso e decidiu cometer suicídio.
3 Quando Judas, que o havia traído, viu que Jesus fora condenado, foi tomado de remorso e devolveu aos chefes dos sacerdotes e aos líderes religiosos as trinta moedas de prata. 4 E disse: “Pequei, pois traí sangue inocente”. E eles retrucaram: “Que nos importa? A responsabilidade é sua”.
5 Então Judas jogou o dinheiro dentro do templo e, saindo, foi e enforcou-se.
3° O arrependimento traz resultados (v. 11)
3° O arrependimento traz resultados (v. 11)
A tristeza levou o povo a chegar ao verdadeiro arrependimento e isso transformou a vida da igreja em Corinto, pois eles demonstraram algumas evidências desse arrependimento. Diante disso, veremos sete resultados do arrependimento:
1° Dedicação
1° Dedicação
11 Vejam o que esta tristeza segundo Deus produziu em vocês: que dedicação, que desculpas, que indignação, que temor, que saudade, que preocupação, que desejo de ver a justiça feita! Em tudo vocês se mostraram inocentes a esse respeito.
O verdadeiro arrependimento levou os irmãos a serem dedicados. A expressão “dedicação” significa um fervor animado para fazer algo. Nesse contexto, o arrependimento levou-os a serem dedicados em obedecer ao Senhor.
2° Desculpas
2° Desculpas
11 Vejam o que esta tristeza segundo Deus produziu em vocês: que dedicação, que desculpas, que indignação, que temor, que saudade, que preocupação, que desejo de ver a justiça feita! Em tudo vocês se mostraram inocentes a esse respeito.
O arrependimento levou a membresia da igreja a se desculparem. A palavra “desculpas” significa defesa, ou seja, o ato de provar alguma ação. No contexto, a palavra é usada para mostrar que o povo reconheceu a culpa e pediu perdão, se desculpando pela prática pecaminosa.
3° Indignação
3° Indignação
11 Vejam o que esta tristeza segundo Deus produziu em vocês: que dedicação, que desculpas, que indignação, que temor, que saudade, que preocupação, que desejo de ver a justiça feita! Em tudo vocês se mostraram inocentes a esse respeito.
O verdadeiro arrependimento levou o povo a ficar indignado. A expressão “indignação” significa agitação mental, angústia. Isso descreve a tristeza que o pecador tem quando peca contra Deus, o qual sente a tristeza e ódio pelo pecado que cometeu.
4° Temor
4° Temor
11 Vejam o que esta tristeza segundo Deus produziu em vocês: que dedicação, que desculpas, que indignação, que temor, que saudade, que preocupação, que desejo de ver a justiça feita! Em tudo vocês se mostraram inocentes a esse respeito.
O verdadeiro arrependimento levou o povo a terem o temor. A palavra “temor” significa reverenciar uma divindade e respeito por alguém. Diante disso, a igreja vivia o temor de Deus e o respeito pela pessoa da apóstolo Paulo, já que eles ficaram tristes por causa das palavras contidas na carta severa.
5° Saudade
5° Saudade
11 Vejam o que esta tristeza segundo Deus produziu em vocês: que dedicação, que desculpas, que indignação, que temor, que saudade, que preocupação, que desejo de ver a justiça feita! Em tudo vocês se mostraram inocentes a esse respeito.
O arrependimento levou a igreja a sentir a saudade. A palavra “saudade” está relacionado ao forte desejo. Eles estavam ansiando para ver o apóstolo Paulo, antes eles estavam tristes com as palavras duras, mas agora sentem saudade dele, ou seja, eles querem tê-lo por perto.
6° Preocupação
6° Preocupação
11 Vejam o que esta tristeza segundo Deus produziu em vocês: que dedicação, que desculpas, que indignação, que temor, que saudade, que preocupação, que desejo de ver a justiça feita! Em tudo vocês se mostraram inocentes a esse respeito.
O arrependimento levou o povo a terem a preocupação. A palavra “preocupação” está relacionado com o zelo, então, nesse contexto a palavra significa o desejo intenso, o excesso de fervor para fazer algo.
7° Desejo pela justiça
7° Desejo pela justiça
11 Vejam o que esta tristeza segundo Deus produziu em vocês: que dedicação, que desculpas, que indignação, que temor, que saudade, que preocupação, que desejo de ver a justiça feita! Em tudo vocês se mostraram inocentes a esse respeito.
O arrependimento despertou o desejo pela justiça na vida da igreja. A palavra “desejo” está ligada com o ato de impor a justiça. Isso quer dizer que os coríntios foram despertados para aplicar a justiça diante do pecado, ou seja, punir a prática pecaminosa.
A essência do arrependimento é a busca por santidade, pois a palavra “inocente” significa “puro” ou “santo”. Paulo afirma que a igreja se mostrou inocente no que diz respeito ao pecado, porque se arrependeram e mudaram de atitude, sendo íntegros no modo de viver.
Conclusão
Conclusão
Para concluir, a igreja de Corinto pecou contra Deus, por não defender Paulo diante dos falsos apóstolos, mas houve o arrependimento da parte deles.
O cristão que nasceu de novo, está sujeito a cometer pecado, mas quando comete algum pecado, ele sente uma tristeza profunda, fica indignado, fica chateado, porque ele pecou contra Deus. Esse sentimento de tristeza leva o cristão ao verdadeiro arrependimento, onde ele confessa o pecado e busca mudanças práticas para não mais cometer o pecado. A tristeza segundo Deus traz benefícios para o cristão, já a tristeza segundo o mundo produz remorso e morte.
Qual é a tristeza que você tem tido em sua caminhada cristã? Você tem tido a tristeza do remorso, o qual não produz em você nenhuma mudança de atitude no seu dia a dia?
Você tem tido aquela tristeza segundo Deus? Aquela que te conduz ao arrependimento, onde você chora, se quebranta, confessa o pecado e busca mudança de vida?
Aplicação
Aplicação
Se você nasceu de novo, você precisa viver a prática do arrependimento, todas as vezes que você comete algum pecado.
Se você não passou por uma conversão genuína, você jamais irá sentir a tristeza que leva ao arrependimento, porque você sentirá apenas o remorso.