Estudo no livro de Tiago

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 6 views
Notes
Transcript

Introdução ao livro de Tiago

Autor:

O Autor à epístola de Tiago, existem 04 ideias sobre quem foi esse Tiago: 1) Tiago, o pai de judas, que foi um dos apóstolos Lucas 6.16 “Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, que se tornou traidor.”
2) Tiago, o irmão de João e filho de Zebedeu Mateus 4.21 “Pouco mais adiante, Jesus viu outros dois irmãos, Tiago, filho de Zebedeu, e João, o irmão dele. Eles estavam no barco em companhia de seu pai, consertando as redes; e Jesus os chamou.”
3) Tiago, o filho de Alfeu Mateus 10.3 “Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu;”
4) Tiago, o meio-irmão de Jesus Mateus 13.55 “Não é este o filho do carpinteiro? A sua mãe não se chama Maria, e seus irmãos não são Tiago, José, Simão e Judas?” e também Gálatas 1.19 “E não vi outro dos apóstolos, a não ser Tiago, o irmão do Senhor.”

CONTRAS PONTOS:

Sobre essas teorias de quem poderia ter sido Tiago:
1) teoria de que pudesse ter sido Tiago pai de Judas, ela é facilmente descartada, pois muito dificilmente ele teria sobrevivido à quinta década do primeiro seculo.
2) Tiago, o irmão do Apostolo João foi martirizado por Herodes Agripa no ano 44, sendo anterior à possível data de escrita dessa Epístola que fica entre 45 ~ 49.
3) Tiago, filho de Alfeu, um dos apóstolos possivelmente se identificaria como tal e o autor não faz isso, o que torna suspeitas as opções (2) e (3)
Em contrapartida a opção (4) de Tiago o meio-irmão de Jesus, como sendo o autor dessa epístola é a principal opinião dentre os estudiosos, Tiago é descrito como coluna da igreja de Jerusalém Gálatas 2.9 “e, quando reconheceram a graça que me foi dada, Tiago, Pedro e João, que eram tidos como colunas, estenderam a mim e a Barnabé a mão direita da comunhão, a fim de que nós fôssemos para os gentios e eles fossem para a circuncisão.” Ele liderou o concilio de Jerusalém em Atos 15 sobre o que os Judeus veriam ou não guardar da Lei de Moisés dentre outras coisas...

SOBRE TIAGO:

Tiago, o irmão de Jesus, ele primeiramente aparece na bíblia como uns dos que não criam que Jesus era o Cristo João 7.5 “Acontece que nem mesmo os irmãos de Jesus criam nele.”. Porém, depois da morte e ressurreição de Jesus, Tiago é descrito como aqueles que estavam aguardando a vinda do Espirito Santo no Pentecostes em Atos dos Apóstolos 1.14 “Todos estes perseveravam unânimes em oração, com as mulheres, com Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele.”. Logos depois é descrito Tiago como sendo coluna da igreja juntamente com o Apostolo Pedro e João em Gálatas 2.9 “e, quando reconheceram a graça que me foi dada, Tiago, Pedro e João, que eram tidos como colunas”.
Na tradição Judaico-Cristã, Tiago foi louvado como homem justo. Um historiador chamado Flávio Josefo que viveu no primeiro século, ele descreveu a morte de Tiago sendo apedrejado sob o sumo sacerdote Anano ll no ano 62, Flavio Josefo comenta que esse ato foi lamentado por toda população judaica. Eusébio de Cesareia que foi um historiador Judeu do 4º Seculo fala sobre a vida piedosa de Tiago, que tinha como título de “Tiago, O Justo”.
Então esse Tiago, o meio-irmão de Jesus, tido como coluna da principal igreja do primeiro século, à igreja de Jerusalém escreve essa Epístola...

Proposito da Epístola:

E qual foi o propósito pela qual Tiago à escreve?
Tiago, escreve essa epístola não para uma igreja especifica, mas para varias comunidades judaico-cristãs, como é dito na introdução “Às doze tribos que se encontram na Diáspora” eram cristãos espalhados a lugares distantes, provavelmente logo após a morte de Estevão em Atos 8 que diz Atos dos Apóstolos 8.1 “Naquele dia, teve início uma grande perseguição contra a igreja em Jerusalém. Todos, exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judeia e da Samaria.”
Então Tiago, escreve com os seguintes propósitos:
Encorajar: Os irmãos, como indica o capítulo 1, estavam passando por provações. Alguns deles podem ter sido de “condição humilde”.
Advertir: Ele também escreve para exortar os ricos contra a falsa noção judaica de que as riqueza eram um sinal suficiente e necessária da benção de Deus. E o perigo de agir com favoritismo para com os ricos e desprezar os pobres.
Exortar: Tiago, exorta sobre não deixar com que a fé deles fossem mortas. Que o sábio demonstra sua sabedoria pela sua vida piedosa. Ele também exorta sobre o mal uso da língua, que muito provavelmente estava acontecendo “guerras, contendas e maledicência” como é descrito no capítulo 4.
Ensinar: Tiago, enfatiza os leitores a não serem apenas ouvintes mas praticante. Que o homem sábio vive conforme a Sabedoria e os ensinamentos de Jesus Cristo, e nisso, essa epístola reflete muito ao livro de Provérbios e o Sermão do Monte.

1º Tópico: Sabedoria na provação.

Tiago 1.1–8 NAA
1 Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos que se encontram na Diáspora. Saudações. 2 Meus irmãos, tenham por motivo de grande alegria o fato de passarem por várias provações, 3 sabendo que a provação da fé que vocês têm produz perseverança. 4 Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que vocês sejam perfeitos e íntegros, sem que lhes falte nada. 5 Se, porém, algum de vocês necessita de sabedoria, peça a Deus, que a todos dá com generosidade e sem reprovações, e ela lhe será concedida. 6 Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando, pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. 7 Que uma pessoa dessas não pense que alcançará do Senhor alguma coisa, 8 sendo indecisa e inconstante em todos os seus caminhos.

2º Tópico: Fé e Obras.

Tiago 2.14–23 NAA
14 Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Será que essa fé pode salvá-lo? 15 Se um irmão ou uma irmã estiverem com falta de roupa e necessitando do alimento diário, 16 e um de vocês lhes disser: “Vão em paz! Tratem de se aquecer e de se alimentar bem”, mas não lhes dão o necessário para o corpo, qual é o proveito disso? 17 Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta. 18 Mas alguém dirá: “Você tem fé, e eu tenho obras.” Mostre-me essa sua fé sem as obras, e eu, com as obras, lhe mostrarei a minha fé. 19 Você crê que Deus é um só? Faz muito bem! Até os demônios creem e tremem. 20 Seu tolo, você quer ter certeza de que a fé sem as obras é inútil? 21 Por acaso não foi pelas obras que Abraão, o nosso pai, foi justificado, quando ofereceu o seu filho Isaque sobre o altar? 22 Você percebe que a fé operava juntamente com as suas obras e que foi pelas obras que a fé se consumou. 23 E se cumpriu a Escritura, que diz: “Abraão creu em Deus, e isso lhe foi atribuído para justiça”, e ele foi chamado amigo de Deus.

3º Tópico: O Problema da Língua.

Tiago 3.1–12 NAA
1 Meus irmãos, não sejam, muitos de vocês, mestres, sabendo que seremos julgados com mais rigor. 2 Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça no falar, é um indivíduo perfeito, capaz de refrear também todo o corpo. 3 Ora, se colocamos um freio na boca dos cavalos, para que nos obedeçam, também lhes dirigimos o corpo inteiro. 4 Observem, igualmente, os navios que, sendo tão grandes e impelidos por fortes ventos, são dirigidos por um pequeníssimo leme, e levados para onde o piloto quer. 5 Assim, também a língua, pequeno órgão, se gaba de grandes coisas. Vejam como uma fagulha incendeia uma grande floresta! 6 Ora, a língua é um fogo; é um mundo de maldade. A língua está situada entre os membros do nosso corpo e contamina o corpo inteiro, e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como também ela mesma é posta em chamas pelo inferno. 7 Pois toda espécie de animais, de aves, de répteis e de seres marinhos se doma e tem sido domada pelo gênero humano, 8 mas a língua ninguém é capaz de domar; é mal incontido, cheio de veneno mortal. 9 Com ela, bendizemos o Senhor e Pai; também, com ela, amaldiçoamos as pessoas, criadas à semelhança de Deus. 10 De uma só boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, isso não deveria ser assim. 11 Por acaso pode a fonte jorrar do mesmo lugar água doce e água amarga? 12 Meus irmãos, será que a figueira pode produzir azeitonas ou a videira, figos? Assim, também, uma fonte de água salgada não pode dar água doce.

4º Tópico: Amizade com o mundo.

Tiago 4.1–10 NAA
1 De onde procedem as guerras e brigas que há entre vocês? De onde, senão dos prazeres que estão em conflito dentro de vocês? 2 Vocês cobiçam e nada têm; matam e sentem inveja, mas nada podem obter; vivem a lutar e a fazer guerras. Nada têm, porque não pedem; 3 pedem e não recebem, porque pedem mal, para esbanjarem em seus prazeres. 4 Gente infiel! Vocês não sabem que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo se torna inimigo de Deus. 5 Ou vocês pensam que é em vão que a Escritura diz: “É com ciúme que por nós anseia o Espírito, que ele fez habitar em nós?” 6 Mas ele nos dá cada vez mais graça. Por isso diz: “Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.” 7 Portanto, sujeitem-se a Deus, mas resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês. 8 Cheguem perto de Deus, e ele se chegará a vocês. Limpem as mãos, pecadores! E vocês que são indecisos, purifiquem o coração. 9 Reconheçam a sua miséria, lamentem e chorem. Que o riso de vocês se transforme em pranto, e que a alegria de vocês se transforme em tristeza. 10 Humilhem-se diante do Senhor, e ele os exaltará.

5º Tópico: Exortação contra o agir com favoritismo.

Tiago 2.1–9 NAA
1 Meus irmãos, vocês não podem ter fé em nosso Senhor Jesus Cristo, o Senhor da glória, e ao mesmo tempo tratar as pessoas com parcialidade. 2 Porque, se entrar na sinagoga de vocês um homem com anéis de ouro nos dedos, vestindo roupa luxuosa, e entrar também um pobre muito malvestido, 3 e vocês derem um tratamento especial ao que está vestido com a roupa luxuosa, dizendo: “Você, sente-se aqui no lugar de honra”, e disserem ao pobre: “Você, fique em pé” ou “Sente-se ali, abaixo do estrado dos meus pés”, 4 será que vocês não estarão fazendo distinção entre vocês mesmos e julgando as pessoas com critérios errados? 5 Escutem, meus amados irmãos. Por acaso Deus não escolheu os que para o mundo são pobres para serem ricos em fé e herdeiros do Reino que ele prometeu aos que o amam? 6 No entanto, vocês desprezam os pobres. Por acaso não são os ricos que oprimem vocês e não são eles que os arrastam para os tribunais? 7 Não são eles os que blasfemam o bom nome que foi invocado sobre vocês? 8 Se vocês, de fato, observam a lei do Reino, conforme está na Escritura: “Ame o seu próximo como a si mesmo”, fazem bem. 9 Se, no entanto, vocês tratam as pessoas com parcialidade, cometem pecado, sendo condenados pela lei como transgressores.
Tiago 5.1–6 NAA
1 Escutem, agora, ricos! Chorem e lamentem, por causa das desgraças que virão sobre vocês. 2 As suas riquezas apodreceram, e as suas roupas foram comidas pelas traças. 3 O seu ouro e a sua prata estão enferrujados, e essa ferrugem será testemunha contra vocês e há de devorar, como fogo, o corpo de vocês. Nestes tempos do fim, vocês ajuntaram tesouros. 4 Eis que o salário dos trabalhadores que fizeram a colheita nos campos de vocês e que foi retido com fraude está clamando; e o clamor dos que fizeram a colheita chegou aos ouvidos do Senhor dos Exércitos. 5 Vocês têm tido uma vida de luxo e de prazeres sobre a terra; têm engordado em dia de matança. 6 Vocês têm condenado e matado o justo, sem que ele ofereça resistência.
CONCLUSÃO
Related Media
See more
Related Sermons
See more