Mudando a Historia

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 1 view
Notes
Transcript
Texto Áureo: Números 27.1–11

1Então, vieram as filhas de Zelofeade, filho de Héfer, filho de Gileade, filho de Maquir, filho de Manassés, entre as famílias de Manassés, filho de José. São estes os nomes de suas filhas: Macla, Noa, Hogla, Milca e Tirza.

2Apresentaram-se diante de Moisés, e diante de Eleazar, o sacerdote, e diante dos príncipes, e diante de todo o povo, à porta da tenda da congregação, dizendo:

3Nosso pai morreu no deserto e não estava entre os que se ajuntaram contra o SENHOR no grupo de Corá; mas morreu no seu próprio pecado b e não teve filhos.

4Por que se tiraria o nome de nosso pai do meio da sua família, porquanto não teve filhos? Dá-nos possessão entre os irmãos de nosso pai.

5Moisés levou a causa delas perante o SENHOR.

6Disse o SENHOR a Moisés:

7As filhas de Zelofeade falam o que é justo; certamente, lhes darás possessão de herança entre os irmãos de seu pai e farás passar a elas a herança de seu pai. c

8Falarás aos filhos de Israel, dizendo: Quando alguém morrer e não tiver filho, então, fareis passar a sua herança a sua filha.

9E, se não tiver filha, então, a sua herança dareis aos irmãos dele.

10Porém, se não tiver irmãos, dareis a sua herança aos irmãos de seu pai.

11Se também seu pai não tiver irmãos, dareis a sua herança ao parente mais chegado de sua família, para que a possua; isto aos filhos de Israel será prescrição de direito, como o SENHOR ordenou a Moisés.

Introdução

Números 27:1–7 apresenta um cenário em que as mulheres não tinham permissão para possuir terras. Na verdade, em Israel, as mulheres eram tratadas como propriedade do pai e, depois, transferidas para o marido por meio de um pagamento nupcial. Em sua humildade e sabedoria, as cinco filhas de Zelofeade influenciaram a criação de uma nova lei por Deus para permitir que as mulheres possuíssem terras.
E pior ainda uma mulher não podia, se manifestar, mas essas mulheres correram o risco de serem apedrejadas, entraram em comum acordo e foram em busca dos seus direitos,
As filhas de Zelofeade viveram no 40º ano depois do êxodo dos Hebreus do Egito, enquanto eles se preparavam para entrar na Terra Prometida. À medida que o tempo passava no deserto e a população mudava, tornou-se necessário realizar um novo censo (Números 26:1–4). O objetivo do censo era ajudar a planejar as estruturas sociais e econômicas da nova nação. Deus disse que a terra deveria ser dividida entre as tribos proporcionalmente conforme o tamanho de suas famílias (Números 26:52–56). Cada chefe de família do sexo masculino recebeu um lote.
As Sagradas Escrituras dizem que Moisés levou sua causa ao Senhor e intercedeu por eles. As filhas de Zelofeade foram positivas na resposta do Senhor. O livro dos Salmos no capítulo 84 diz que o Senhor não reterá nenhum bem daqueles que andam em retidão, isto é, que andam em retidão (Sl 84: 11b). Porque eles falaram e viveram uma vida justa diante do Senhor, as filhas de Zelofeade alcançaram o favor do Senhor e receberam a herança do Senhor (Nm 27: 7; 36: 2).
Seus nomes eram Macla, Noa, Hogla, Milca e Tirza. Tanto a história das filhas de Zelofeade quanto o significado de seus nomes têm um significado espiritual para toda mulher que deseja seguir a Deus.
Related Media
See more
Related Sermons
See more