LEMBRA-TE! Salmo 132

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 3 views
Notes
Transcript
Grande ideia: Jesus é a nossa morada eterna, e nele temos o nosso lugar de satisfação plena.
Mateus 12.6 NAA
Pois eu lhes digo que aqui está quem é maior do que o templo.
Francisco Macena da Costa:
O Salmo 132 é o maior dos cânticos de romagem. Ele conecta o passado, o presente e o futuro em um grande poema de gratidão e esperança.
Deus Cuidará de Ti (Civilla Durfee Martin, 1869-1948 e Walter Stilman Martin, 1862-1935)
Aflito e triste coração,
Deus cuidará de ti;
Por ti opera a su a mão,
Que cuidará de ti.
Deus cuidará de ti,
Em cada dia proverá;
Sim, cuidará de ti,
Deus cuidará de ti.
Na dor cruel, na provação,
Deus cuidará de ti;
Socorro dá e salvação,
Pois cuidará de ti.
A tua fé Deus quer provar,
Mas cuidará de ti;
O teu amor quer aumentar,
E cuidará de ti.
Nos seus tesouros tudo tens,
Deus cuidará de ti;
Terrestres e celestes bens,
E cuidará de ti.
O que é mister te pode dar,
Quem cuidará de ti;
Nos braços seus te sustentar,
Pois cuidará de ti.
1. O projeto do templo: “um lugar ao Senhor”. (vv. 1-5)
(a) Esse “lembra-te”, diz respeito a se “fazer um memorial”.
Stephen Yuille:
A fé é a convicção de que tudo o que Deus prometeu vai acontecer. Ela concede solidez às promessas de Deus no presente fazendo delas uma realidade atual.
(b) Possivelmente estamos diante de um salmo composto na época de Salomão: II Crônicas 6.
(c) Cremos em um Deus que se lembra:
Salmo 25.6 NAA
Lembra-te, Senhor, das tuas misericórdias e das tuas bondades, que são desde a eternidade.
Lamentações de Jeremias 3.19 NAA
Lembra-te da minha aflição e do meu andar errante, do absinto e da amargura.
Lamentações de Jeremias 5.1 NAA
Lembra-te, Senhor, do que nos aconteceu; considera e olha para a nossa desgraça.
1Crônicas 22.14 NAA
Eis que, com muito esforço, preparei para a Casa do Senhor três mil e quatrocentas toneladas de ouro e mais de trinta e quatro mil toneladas de prata, e bronze e ferro em tal abundância, que nem foram pesados. Também preparei madeira e pedras, cuja quantidade você pode aumentar.
(d) Trata-se aqui de uma citação livre, não há registros desse voto de Davi ao Senhor. Tudo aqui diz respeito ao contexto de II Samuel 7.
2Samuel 7.1–2 NAA
E aconteceu que, quando o rei Davi já morava em seu palácio, pois o Senhor lhe tinha dado descanso de todos os seus inimigos ao redor, o rei disse ao profeta Natã: — Veja! Estou morando num palácio feito de cedro, mas a arca de Deus se encontra numa tenda.
(e) “Poderoso de Jacó”: um título atribuído ao Senhor, encontrada 08 vezes na Bíblia, e 03 vezes nos Salmos (e 02 neste salmo):
Gênesis 49.24 NAA
O seu arco, porém, permanece firme, e os seus braços são feitos ativos pelas mãos do Poderoso de Jacó, sim, pelo Pastor e pela Pedra de Israel,
Isaías 60.16 NAA
Você mamará o leite das nações e se alimentará ao peito dos reis; e saberá que eu sou o Senhor, o seu Salvador, o seu Redentor, o Poderoso de Jacó.”
2. O antecedente do templo: “lugar do teu repouso”. (vv. 6-9)
(a) A arca da aliança teve um significado incrível para a formação do conceito de “temor a Deus” em Israel.
A arca da aliança é o utensílio mais importante do tabernáculo, simbolizando a santa presença de Deus (Nm 10:33-36) e a Sua aliança com o Seu povo (Js 3:3).
Números 10.35–36 NAA
Quando a arca partia, Moisés falava: “Levanta-te, Senhor, sejam espalhados os teus inimigos e fujam diante de ti os que te odeiam.” E, quando a arca parava, Moisés dizia: “Volta, ó Senhor, para os milhares de milhares de Israel.”
(b) João Calvino: A arca não era uma sombra fútil e vazia a ser contemplada, e sim aquilo mas que declarava a proximidade de Deus de sua Igreja.
(c) O contexto histórico desse episódio:
1Crônicas 13.5–6 NAA
Davi reuniu todo o Israel, desde Sior, no Egito, até a entrada de Hamate, para trazer a arca de Deus de Quiriate-Jearim. Então Davi, com todo o Israel, foi a Baalá, isto é, a Quiriate-Jearim, que fica em Judá, para de lá trazer a arca de Deus, diante da qual é invocado o nome do Senhor, que se assenta acima dos querubins.
(d) Repare no simbolismo das vestes sacerdotais: “vistam-se de justiça” (v. 9) e “vestirei de salvação” (v. 16).
Algo da importância do sacerdote na adoração do Antigo Testamento pode ser visto do fato de que no hebraico a palavra para sacerdote 'kohen' ocorre quase 800 vezes. É interessante que o verbo kahan (da mesma raiz de kohen) é usado no Antigo Testamento para descrever o noivo que se enfeita com ornamentos.
Êxodo 28.4 NAA
As vestes que farão são estas: um peitoral, uma estola sacerdotal, uma sobrepeliz, uma túnica bordada, mitra e cinto. Farão vestes sagradas para o seu irmão Arão e para os filhos dele, para que me sirvam como sacerdotes.
(e) Uma definição de sacerdote:
“Um oficial escolhido, ou um príncipe, habilitado por Deus, para se aproximar de Deus para ministrar em favor do povo. Ele é responsável para oferecer os sacrifícios divinamente ordenados por Deus, para executar os diferentes ritos e cerimônias referentes à adoração a Deus, e por ser um mediador entre Deus e o homem”.
(e) “Vestes de justiça” tem a ver com o Messias (Jesus):
Romanos 13.13–14 NAA
Vivamos dignamente, como em pleno dia, não em orgias e bebedeiras, não em imoralidades e libertinagem, não em discórdias e ciúmes. Mas revistam-se do Senhor Jesus Cristo e não façam nada que venha a satisfazer os desejos da carne.
3. O futuro do templo: “o poder de Davi”. (vv. 10-18)
(a) A promessa estabelecida: “colocarei um dos teus descentes sobre o teu trono” está em II Samuel 7.12-16.
2Samuel 7.12–13 NAA
Quando os seus dias se completarem e você descansar com os seus pais, então farei surgir depois de você o seu descendente, que procederá de você, e estabelecerei o seu reino. Este edificará um templo ao meu nome, e eu estabelecerei para sempre o trono do seu reino.
O verso 12 aqui, é eco ainda do texto de II Samuel:
2Samuel 7.14–16 NAA
Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho. Se vier a transgredir, eu o castigarei com varas de homens e com açoites de filhos de homens. Mas a minha misericórdia não se afastará dele, como a retirei de Saul, a quem tirei de diante de você. Quanto a você, a sua casa e o seu reino serão firmados para sempre diante de mim; o seu trono será estabelecido para sempre.”
(b) Sobre Sião:
Salmo 48.1–2 NAA
Grande é o Senhor e mui digno de ser louvado, na cidade do nosso Deus, seu santo monte. Alto e belo, alegria de toda a terra, é o monte Sião, para os lados do Norte, a cidade do grande Rei.
(c) Tudo se remete a Jesus:
Lucas 1.67–69 NAA
Zacarias, o pai de João, cheio do Espírito Santo, profetizou, dizendo: “Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo, e nos suscitou plena e poderosa salvação na casa de Davi, seu servo,
(d) O “poder de Davi” é Jesus:
Lucas 1.30–33 NAA
Mas o anjo lhe disse: — Não tenha medo, Maria; porque você foi abençoada por Deus. Você ficará grávida e dará à luz um filho, a quem chamará pelo nome de Jesus. Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo. Deus, o Senhor, lhe dará o trono de Davi, seu pai. Ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e o seu reinado não terá fim.
(e) Moody: Uma lâmpada simbolizava descendência. Assim Deus estabeleceu uma série de descendentes de Davi que culminaram no Messias, a Luz do mundo (cons. I Reis 11:36; 15:4).
1Reis 11.36 NAA
E ao filho dele darei uma tribo, para que Davi, meu servo, tenha sempre uma lâmpada diante de mim em Jerusalém, a cidade que escolhi para pôr ali o meu nome.
1Reis 15.4 NAA
Mas, por amor a Davi, o Senhor, seu Deus, lhe deu uma lâmpada em Jerusalém, levantando seu filho depois dele e dando estabilidade a Jerusalém.
(f) Ênfase: “cobrirei seus inimigos de vergonha”.
João Calvino:
A passagem nos ensina que a Igreja e o povo de Deus nunca desfrutarão de tão elevado grau de paz na terra, que evitarão totalmente o serem atacados pela variedade de inimigos que Satanás instiga a destruí-los. Basta-lhes a declaração de que, sob a autoridade de Deus, as tentativas desses inimigos serão frustradas e de que, eventualmente, eles se retirarão com ignomínia e desgraça.
(g) Por fim:
Francisco Macena da Costa:
Por várias gerações os peregrinos aprenderam a cantar este salmo. Dessa forma, eles garantiam que essa rica tradição passasse de uma geração para outra. Eles não eram um povo sem memória, antes, o passado tinha um lugar especial na piedade deles.
4. Outras aplicações:
(a) Deus não habita mais em templos feitos por mãos humanas. Tudo é apenas um sinal daquele que subsiste eternamente.
Atos dos Apóstolos 17.24–25 NAA
— O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em santuários feitos por mãos humanas; nem é servido por mãos humanas, como se precisasse de alguma coisa, pois ele mesmo é quem a todos dá vida, respiração e tudo mais.
(b) Jesus é o mediador de uma Nova Aliança: ele é sumo sacerdote perfeito, que se compadece dos crentes.
Hebreus 4.14–16 NAA
Tendo, pois, Jesus, o Filho de Deus, como grande sumo sacerdote que adentrou os céus, conservemos firmes a nossa confissão. Porque não temos sumo sacerdote que não possa se compadecer das nossas fraquezas; pelo contrário, ele foi tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado. Portanto, aproximemo-nos do trono da graça com confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça para ajuda em momento oportuno.
(c) Jesus é o “Filho de Davi”, sua família pode clamar por Ele. Ele atenderá, isso é certo.
Marcos 10.46–48 NAA
E foram para Jericó. Quando Jesus saía de Jericó, juntamente com os discípulos e numerosa multidão, Bartimeu, um cego mendigo, filho de Timeu, estava sentado à beira do caminho e, ouvindo que era Jesus, o Nazareno, começou a gritar: — Jesus, Filho de Davi, tenha compaixão de mim! E muitos o repreendiam para que se calasse, mas ele gritava cada vez mais: — Filho de Davi, tenha compaixão de mim!
(d) Jesus é o “lugar de repouso” de Deus. Quem estiver nele, encontrará descanso para as suas lutas diárias.
Mateus 11.28–30 NAA
— Venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu os aliviarei. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, porque sou manso e humilde de coração; e vocês acharão descanso para a sua alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.
(e) Em Jesus, nossos inimigos serão destruídos, e o “poder de Davi” estará em nosso favor. Podemos orar: “Venha o teu Reino”.
João 1.14 NAA
E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.
Mateus 6.10 NAA
venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;
Apocalipse 21.3–4 NAA
Então ouvi uma voz forte que vinha do trono e dizia: — Eis o tabernáculo de Deus com os seres humanos. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles e será o Deus deles. E lhes enxugará dos olhos toda lágrima. E já não existirá mais morte, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram.
Ilustr. DEUS CUIDARÁ DE TI!
A letra deste hino foi escrita pela Sra. Martin e a música, pelo seu esposo. O Sr. Martin era pregador. Certa vez estava com a esposa e o filhinho, visitando Nova York.
Convidaram-no para pregar em certa igreja e ele prometeu ir. A esposa que vinha adoentada há algum tempo, neste domingo piorou. Seu esposo logo pensou em telefonar, avisando não ser possível ir pregar na igreja onde era esperado. Foi ao telefone, quando o filhinho se aproximando disse-lhe: "Papai, o senhor não acha que se Deus deseja que vá pregar esta manhã, Ele cuidará da mamãe?"
O pai olhou para o filho e ficou envergonhado de, por um momento, duvidar do cuidado de Deus. Foi à igreja e sua pregação levou muitas almas a Jesus.
Logo após o trabalho o pai apressou-se a voltar para casa. O filho veio encontrá-lo na porta, entregando-lhe um envelope onde se achavam as palavras deste hino escrito, por sua esposa, enquanto ele pregava. Indo ao órgão compôs a música e cantava, enquanto a esposa esteve de cama.
Um dia de tempestade, quando os relâmpagos se sucediam e o trovão ribombava ensurdecedor, uma menina correu para a sua avó e disse-lhe: "Vovó, cante Deus Cuidará de Ti." Ambas tinham aprendido este hino na Escola Dominical e enquanto a vovó cantava, a netinha se sentia bem, na certeza de que Deus cuidava de todos.
Hoje este hino é cantado em toda parte e em várias línguas, tanto em tempo de paz, como de guerra ajudando todos a confiarem mais em Jesus. "Bem-aventurado o homem que põe no Senhor a sua confiança" Sal. 40:4.
Da Revista de Senhoras e Moças Batistas
Related Media
See more
Related Sermons
See more