UM NÍVEL MAIS PROFUNDO

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 3 views
Notes
Transcript
Pr Teófilo
João 12.1–12 (BSAS21)
Seis dias antes da Páscoa, Jesus foi para Betânia, onde estava Lázaro, a quem ressuscitara dos mortos.
Ofereceram-lhe ali um jantar. Marta servia, e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele.
Então Maria, tomando um frasco de bálsamo de nardo puro, de alto preço, ungiu os pés de Jesus e os enxugou com os cabelos. E a casa se encheu com o perfume do bálsamo.
Mas Judas Iscariotes, um dos discípulos, o que haveria de traí-lo, disse:
Por que este bálsamo não foi vendido por trezentos denários, e o dinheiro, dado aos pobres?
Ele disse isso não porque se preocupasse com os pobres, mas porque era ladrão. Como responsável pela bolsa de dinheiro, retirava do que nela se colocava.
Então Jesus respondeu: Deixa-a em paz; pois ela o guardou para o dia da preparação do meu corpo, para o meu sepultamento.
Pois sempre tereis os pobres convosco; mas a mim nem sempre tereis.
E quando souberam que Jesus estava ali, chegou um grande número de judeus, não só por causa de Jesus mas também para verem Lázaro, a quem ele ressuscitara dos mortos.
Então os principais sacerdotes decidiram matar também Lázaro;
pois, por causa dele, muitos abandonavam os judeus e criam em Jesus.
No dia seguinte, as grandes multidões que tinham ido à festa, ouvindo dizer que Jesus estava chegando a Jerusalém,
O tema da mensagem hoje é:

UM NÍVEL MAIS PROFUNDO.

Maria é uma das mulheres mais impressionantes da Bíblia, ela só aparece três vezes em todos os evangelhos e todas as vezes que ela aparece ela esta prostrada aos pés de Jesus. em Lucas 10:38 ela aparece prostrada aos pés de Jesus, ali com a intenção de aprender com Jesus. No livro de João 11 diz que Maria estava aos pés de Jesus chorando por conta da morte do seu irmão Lázaro, Maria correu e prostrou-se pedindo a Jesus, chorando porque o irmão dela havia morrido. E neste capítulo que nós lemos João 12, Maria se prostra aos pés de Jesus mais uma vez, agora não para pedir, agora não para aprender, agora ela se prostra aos pés de Jesus para agradecer.
Maria é uma mulher fantástica, e nós vamos aprender com ela como termos UM NÍVEL MAIS PROFUNDO DE ADORAÇÃO.
Nós corremos o risco de cairmos no ativismo, de trabalhar para Jesus e não estar com Jesus.
Esse texto é interessante porque Maria, ela deixa de lado todas as coisas e se prostra aos pés de Jesus.
Quando olhamos para a adoração, nós logo pensamos que adoração é cantar, que adoração é levantar as mãos, esta achando que adoração é o que você produz aqui...NÃO. O nível mais profundo de adoração é querer estar como Maria aos pés de Jesus.
“A verdadeira adoração acontece quando seu Espírito responde a Deus, e não a alguma melodia musical”. Rick Warren -
Rick Uoren
“Nós não seremos capazes de adorar a Deus nas ocasiões mais sublimes se não tivermos adquirido o hábito de adorá-lo nas mais simples” CS LEWIS -
Existe algo mais profundo, existe algo a mais de Deus para nós.
Prepararam um jantar para Jesus, isso a véspera da páscoa, a véspera da crucificação, enquanto isso a morte de Jesus estava sendo tramada lá em Jerusalém, e ali naquele jantar eu consigo observar 4 pessoas, existiam muitas pessoas ali, mais observando o comportamento de apenas 4…
PRIMEIRO QUERO FALAR DO COMPORTAMENTO DE MARTA.
Marta servia e gostava de esta na presença de Jesus, Marta gostava de fazer as coisas para agradar a Jesus. A pergunta é, Marta estava errada? Claro que não. Marta era aquela que gostava de servir, a que pegava o peixinho frito e dava para Jesus, Marta limpava o ambiente para que Jesus pudesse ficar em um lugar agradável… Marta estava sempre em atividade para poder proporcionar uma boa recepção para Jesus.
Porém, Marta era como alguns de nós, gostamos de trabalhar para Deus, gostamos de ser possível estar em muitos cargos, ficamos sobrecarregados e com isso não nos importamos em ter tempo com Jesus. Uma coisa é servi-lo, outra coisa é estar com Jesus. A gente até produz coisas para Deus, mais a gente não se envolve com ele. Veja bem, fazer não quer dizer que estamos nos envolvendo. Estar na igreja não quer dizer que estamos nos envolvendo com ele. Estar na igreja não quer dizer que nós nos relacionamos verdadeiramente com ele.
A SEGUNDA PESSOA QUE OBSERVO NESTE JANTAR É LÁZARO.
Lázaro estava à mesa com ele. Ele estava em um lugar privilegiado… Lugar de intimidade. Lázaro compartilha de um relacionamento de amizade com o Mestre.
Vejo aqui pessoas que estão dentro da casa de Deus, que já viveram experiências incríveis com Deus, que já presenciaram coisas extraordinárias. Pessoas que já sentiram a presença de Deus, ou até mesmo que sentem a presença de Deus. Mas estão satisfeitos em apenas ter o seu lugar à mesa. Vivem experiências com Deus, tem intimidade, mais não se aprofunda, não vai além. Se contentam em ter o seu lugar à mesa.
A TERCEIRA PESSOA QUE OBSERVO É MARIA…
Maria foi além que os outros foram. Maria lavou os pés de Jesus com o que ela tinha de mais valor.
Para pessoas como Maria nada é mais importante que estar aos pés de Jesus. Pessoas como Maria não medem esforços para agradá-lo, e nem se preocupam com o que os outros pensam, sua adoração é o que de mais valioso tem em sua vida.
Quem você é hoje? Marta, Lázaro, Maria? Será que você é algum dos três? Ou será que você é Judas?
Judas era discípulo de Jesus, caminhava com Jesus, conhecia Jesus melhor que todos os outros, mais estava totalmente apegado às coisas desta terra, preocupado com lucros pessoais e totalmente desinteressado da missão do seu mestre, ainda criticou a atitude de Maria.
Temos pessoas como Judas em nosso meio. Pessoas que estão na igreja, mais se importam apenas com seus próprios interesses, estão ao lado do mestre, mais estão totalmente distantes da missão do mestre. Pessoas que não fazem nada para agradar a Jesus, fazem coisas apenas para agradar a si mesmas, a sua própria carne. Estão na igreja, caminham, vê os milagres, mais na primeira oportunidade abandonam a Jesus porque as coisas não aconteceram como ela queria que acontecesse.
Estou aqui destacando pessoas, destacando padrões que existem dentro da Igreja para que você possa perceber que existem atitudes em nós que nos tornam apenas ativistas religiosos.
E nesta noite estou aqui pelo poder do Espírito Santo, para falar com você que deseja ter um nível mais profundo com Deus. Para você que nesta noite entende que precisamos que Deus faça uma obra em nossas vidas e a gente consiga romper para esse nível de maior profundidade. Nesta noite estou falando para você que está aí com o coração frio, com o coração apagado, com seu amor por Jesus apagado, e que se Jesus entrasse aqui hoje você não derramaria o que tem de mais valioso, sabe por quê? Porque ele já entrou aqui nesta noite, porém você só esta sentado ao lado dele, fazendo coisas para ele, ou não fazendo mais, assim como Judas está aqui nesta noite para criticar quem está fazendo… E quando na verdade o que você deveria esta fazendo é: SE DERRAMANDO AOS PÉS DE JESUS.
MARIA NOS ENSINA ALGUMAS LIÇÕES:
E A PRIMEIRA LIÇÃO QUE DESTACAMOS É:

1. SE NÃO FOR O MELHOR NÃO SERVE

Maria em um ato inesperado quebrou um vaso de alabastro e derramou sobre a cabeça de Jesus, um preciosíssimo perfume de Nardo Puro. Certamente ela teria outras formas para poder honrar a Deus. Ela poderia fazer outras coisas. Mais ela deu o seu melhor.
Quantas vezes estamos oferecendo a Jesus as migalhas que sobram da nossa mesa. Para que eu vim a igreja em todas as celebrações? QUINTA esta de bom tamanho… EBD? coisa do passado… Eu já dou o meu melhor no dia que me escalam… para que ir nos outros dias?
Se não for o melhor não serve…
Está bom demais uma oração pela manhã… e se der uma à noite…
Tem uns que só oram no almoço… Senhor tu és Jóia, abençoa essa boia… Ou faça mal, faça bem em nome de Jesus amém.
Estamos nos contentando com pequenos momentos de intimidade… se é que podemos chamar esses momentos de intimidade e de prazer com Deus.
Quem é você? Esta se contentando em apenas ter um cargo, ou você tem procurado ter um relacionamento de profundidade com Jesus.
Maria nos ensina que se não for o melhor não serve. Se nós não estivermos dispostos a dar a Jesus o nosso melhor não serve.
Tem gente que pede a Deus uma casa, Deus dá… o infeliz vem na igreja mais não fica em casa.
Pede um serviço, Deus dá, aí vem na igreja não porque está cansado…
Pede a Deus uma moto, um carro, aí em vez de vir para Igreja, vai gastar gasolina perambulando… Gente a gasolina está 6,08… sossega o facho… Deus quer o seu melhor…
Qual é o tempo que você tem dado para o seu Senhor? Qual o tempo que você tem dedicado a Jesus? A sobra? O que tem roubado o tempo de Deus em sua vida? Sua casa, seu trabalho, seus bens?
Pensa se Deus fosse te abençoar na mesma proporção?
Onde está o vazamento? É o celular? É os seus amigos? É seus familiares?
MARIA TAMBÉM NOS ENSINA QUE:

1. TEM QUE CUSTAR ALGO…

Para Deus adoração tem que custar algo…
Você já entendeu que quando eu falo de adoração eu não falo de cantar. Porque você já sabe que adoração é mais que cantar.
Adorar a Deus tem haver com uma totalidade de entrega de vida… Adoração tem haver com mudança de caráter.
Adoração tem haver com entrega. Maria ela não se importa com o valor… Maria não preocupa quantos dias de trabalho custava aquele perfume… Eu não estou falando de sacrifício… Eu estou falando de entrega total…
E quando adoramos a Deus com nossos dízimos e ofertas é isso que Paulo nos ensina.
2Coríntios 9.7–8 (BSAS21)
Cada um contribua de acordo com o que decidiu no coração; não com tristeza nem por constrangimento, pois Deus ama a quem contribui com alegria.
E Deus é poderoso para fazer toda a graça transbordar em vós, a fim de que, tendo sempre o suficiente em tudo, transbordeis em toda boa obra.
Tem que custar algo… Esse unguento equivalia a 300 denários, hoje seria em torno de 15.000 reais, ou seja, ao salário de um trabalhador comum, salário de um ano inteiro. O texto não fala como ela adquiriu, quanto tempo ela teve que poupar, economizar… Mais Maria não fez conta e nem pensou em prejuízos, ela só queria adorar ao mestre.
Enquanto Judas ainda recriminou Maria falando que ela não sabia administrar… Coitado de Judas ele estava com Jesus e não sabia que estava no melhor lugar, tanto que não sabia que desperdiçou a sua própria vida… ASSIM COMO MUITOS TEM FEITO… Estão na casa do Senhor e não estão aproveitando porque só estão para ser críticos…
Tem que custar algo… Quanto tem custado a você ser servo do Senhor… E eu não falo só de dízimos e ofertas… Falo da oferta maior..SUA VIDA… Quanto você tem ofertado? Você tem ofertado algo que te custe, ou as sobras?
APRENDEMOS COM MARIA QUE:

3. A OPINIÃO DAS PESSOAS É O QUE MENOS IMPORTA

Maria demonstrou o seu amor por Jesus e não ficou preocupada com a opinião das pessoas. Não quis a aprovação deles e nem recuou após as suas críticas.
Mergulhar nesse nível mais profundo, vai requerer de você total desprendimento da aprovação humana, você fará coisas que possivelmente desagradará algumas pessoas, mais em obediência a palavra de Deus você precisa ficar firme.
Seus amigos vão zombar de você… e possivelmente você precisará renunciar companhias… você precisará renunciar lugares… coisas…
Você tem que dar o melhor… Tem que custar algo… e a opinião das pessoas que estão em um nível de profundidade igual ao seu, não importa.
Esquece a crítica do outro, esquece o aplauso do outro, lembra que você está buscando um nível de profundidade com Jesus… é pra ele e é por ele…
Às vezes a gente quer agradar a todos e esquecemos de agradar a Deus. Muda o foco, Deus está nos levando para um outro nível… Um nível mais profundo, um nível em que o que importa é… DEUS ESTÁ AGRADANDO DE MIM? EU TENHO AGRADADO A DEUS?
Conclusão:
O que você está fazendo para Deus, a próxima geração vai saber, eu vai ficar apagado quando você não estiver mais entre nós?
ADORE ENQUANTO DER TEMPO…
Maria unge Jesus no tempo certo… A bíblia diz que Maria ungiu Jesus da cabeça aos pés… A bíblia diz que Maria quebrou um vidro de perfume muito valioso e derramou sobre Jesus e esse perfume ia até os pés de Jesus, e quando chegou nos pés, Maria enxugou com seus cabelos.
Sabe o que fico a pensar: Quando Jesus voltar ele vai perguntar. Quem estava me ungindo? Quem estava me entregando adoração verdadeira? Quem estava vivendo uma entrega total, um nível de profundidade?
E ele virá, e todo joelho se dobrará e toda língua confessará… Mas a pergunta é… Porque dobrar o joelho somente quando ele voltar?
Related Media
See more
Related Sermons
See more