LIÇÃO - A DEPOSIÇÃO DA RAINHA VASTI E A ASCENSÃO DE ESTER
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 5 viewsNotes
Transcript
O livro de ester praticamente foi escrito para explicar a origem da Festa do Purim e para garantir que ela fosse celebrada por todas as gerações, ainda hoje, israel comemora festa. A palavra Purim é derivada do termo persa Pur que significa sorte.
Mas o livro também mostra a ação de Deus indiretamente, diferente das outras história, aqui nesse livro, nessa históri não vamos ver a participação de Deus. É como se Deus estivesse agindo em silencio, por de traz das cortinas.
Em relação aos livros da bíblia, é o único livro que de fato não menciona o nome de Deus.
1 - O BANQUETE DE ASSUERO E A RECUSA DE VASTI
O primeiro ponto da lição está tratando justamente sobre o banquete do Rei Assuero, que no grego é Xerxes.
Esse banquete como nos relata as Escrituras tem uma duração de 180 dias, ou seja, seis meses.
Alguns estudiosos seguem o mesmo raciocinio do historiador grego Heródoto, que diz que foi justamente nesse banquete que o Rei tratou com os seus líderes sobre atacar à Grécia.
Embora a Bíblia não menciona, mas o Extra Bíblico, nos diz que não era 180 dias consecutivos, diários. Eram dias isolados em que havia a festa ou o banquete real. Mas independente disso, o fato é que a tragedia da sua família estava se iniciando a partir daqui.
Mas além disso, podemos destacar alguns pontos ou algumas caracteristicas do rei, que apesar de não estarem tão especificos no texto bíblico, podemos entender que há essas caracteristicas negativas na vida do rei.
1 - Podemos ver que há uma VAIDADE (Ester 1.4 ; 6-7).
Então, mostrou as riquezas da glória do seu reino e o esplendor da sua excelente grandeza, por muitos dias, por cento e oitenta dias.
Havia tecido branco, linho fino e estofas de púrpura atados com cordões de linho e de púrpura a argolas de prata e a colunas de alabastro. A armação dos leitos era de ouro e de prata, sobre um pavimento de pórfiro, de mármore, de alabastro e de pedras preciosas. Dava-se-lhes de beber em vasos de ouro, vasos de várias espécies, e havia muito vinho real, graças à generosidade do rei.
Além disso, alguns estudiosos afirmam que o rei era orgulhoso. Era impulsivo, onde no calor do momento tomou uma medida, uma ação que ocasionou a destruição do seu casamento.
É claro que há um fator que vai potencializar esse seu lado impulsivo que é o vinho ou a bebida alcoolica.
Ao sétimo dia, estando já o coração do rei alegre do vinho, mandou a Meumã, Bizta, Harbona, Bigtá, Abagta, Zetar e Carcas, os sete eunucos que serviam na presença do rei Assuero,
o texto está usando a expressão ‘alegre do vinho’ - embora o texto não esteja dizendo claramente, mas podemos entender que o rei já estava bêbado. Afinal, eram sete dias bebendo, fora os outros 180 dias.
Bebiam sem constrangimento, como estava prescrito, pois o rei havia ordenado a todos os oficiais da sua casa que fizessem segundo a vontade de cada um.
2 - VASTI RESISTE À ORDEM DO REI E É DEPOSTA
PRIMEIRO PONTO A TITULO DE CURIOSIDADE
Alguns estudiosos dizem que o nome VASTI era apenas um titulo, como se fosse um apelido.
Vasti tem por significado - LINDA - BONITA - FORMOSA.
Por outro lado os historiadores registram que os documentos gregos antigos trazem o nome da esposa de Assuero como Amestris.
Em razão do seu estado de embriaguez o rei manda que sete eunucos fossem buscar a rainha Vasti e se apresentar no local onde eles estavam.
que introduzissem à presença do rei a rainha Vasti, com a coroa real, para mostrar aos povos e aos príncipes a formosura dela, pois era em extremo formosa. Porém a rainha Vasti recusou vir por intermédio dos eunucos, segundo a palavra do rei; pelo que o rei muito se enfureceu e se inflamou de ira.
Aqui há alguns pontos que o texto bíblico também não menciona, mas a história e o extra bíblico nos aponta para essas teorias ou ideias.
Primeiramente podemos ver mais uma vez a vaidade do rei, pois, Assuero estava tendo sua festa reservada com os homens. A rainha estava tendo a sua festa reservada com as mulheres.
Mas agora, o rei manda chamar a rainha, para mostrar aos outros que ele tinha a mulher mais bonita. Ou seja, ele estava expondo a sua mulher, como se fosse um trofeu.
O ponto interessante aqui é que alguns estudiosos dizem que era para ela desfilar na presença do rei e dos convidados, nua.
Outra ideia diz que a rainha recusou o pedido do rei, pois a mulher não poderia compararecer em uma reunião pública de homens conforme o costume dos persas e por esse motivo, entre contrariar o costume ou a lei e desobedecer a ordem do rei, ela preferiu desobedecer.
Outro ponto diz que ela estava grávida, razão essa que a motivou em não comparecer publicamente.
Entretanto, independente dos motivos os das razões. Podemos observar aqui uma ofensa dupla contra o rei.
Ela desobedeceu às ordens do marido e , como súdita, desrespeitou a ordem do seu rei.
Em razão disso o rei vai ficar com raiva, endurecido.
E a partir daqui aprendemos algumas lições praticas para a nossa vida.
“AÇÕES TOMADAS NO CALOR DO MOMENTO PODEM TRAZER GRANDES CONSEQUENCIAS”.
Através de uma ação, de uma atitude erronea, através de uma ação mal pensada o rei colocou a sua família em ruina.
É claro que a vida desse o homem é totalmente contraria é regida pelos seus prazeres.
Pórem, indo na contra mão das Escrituras, Assuero não cumpre com o seu papel de homem.
O papel do homem é cuidar da sua esposa, é proteger a sua esposa, é zelar pela imagem da sua esposa.
O papel do homem é cuidar da mulher nos aspectos físico, emocional e espiritual.
Podemos observar uma falha no carater na vida desse homem.
Assim como Adão, que é o homem, que tem a responsabilidadede guiar a sua casa, de cuidar da sua esposa, mas falhou.
Assuero, também, falhou nesse papel.
Através do calor do momento, da recusa da rainha Vasi. O rei vai consultar os seus sábios e tomar uma medida que no momento parece ser uma solução correta.
Perceba que através de um erro, gera outros erros.
sobre o que se devia fazer, segundo a lei, à rainha Vasti, por não haver ela cumprido o mandado do rei Assuero, por intermédio dos eunucos. Então, disse Memucã na presença do rei e dos príncipes: A rainha Vasti não somente ofendeu ao rei, mas também a todos os príncipes e a todos os povos que há em todas as províncias do rei Assuero. Porque a notícia do que fez a rainha chegará a todas as mulheres, de modo que desprezarão a seu marido, quando ouvirem dizer: Mandou o rei Assuero que introduzissem à sua presença a rainha Vasti, porém ela não foi. Hoje mesmo, as princesas da Pérsia e da Média, ao ouvirem o que fez a rainha, dirão o mesmo a todos os príncipes do rei; e haverá daí muito desprezo e indignação. Se bem parecer ao rei, promulgue de sua parte um edito real, e que se inscreva nas leis dos persas e dos medos e não se revogue, que Vasti não entre jamais na presença do rei Assuero; e o rei dê o reino dela a outra que seja melhor do que ela. Quando for ouvido o mandado, que o rei decretar em todo o seu reino, vasto que é, todas as mulheres darão honra a seu marido, tanto ao mais importante como ao menos importante. O conselho pareceu bem tanto ao rei como aos príncipes; e fez o rei segundo a palavra de Memucã. Então, enviou cartas a todas as províncias do rei, a cada província segundo o seu modo de escrever e a cada povo segundo a sua língua: que cada homem fosse senhor em sua casa, e que se falasse a língua do seu povo.
ESTER É FEITA RAINHA
Seu nome em hebraico é hadassa, mas ao ser escolhida como uma das moças começou a se chamar Ester
O NOME ESTER É UM NOME PERSA QUE SIGNIFICA ESTRELA
Talvez a principal qualidade na vida dessa moça seria uma vida de oração