Quanto amo a tua lei! Mensagem 1.

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 4 views
Notes
Transcript
1. Necessitamos da Palavra
2. Ela é fruto da Misericórdia e bondade de Deus

Devemos amar a Palavra por que necessitamos Dela.

Introdução

Pensarmos na Lei de Deus é pensar na misericórdia do Senhor para com cada um de nós, pecadores.
Por que?
Com a entrada do pecado no mundo, todos nós nascemos extraviados, desviados do caminho da verdade. Nascemos alheios a vida com Deus, da vida real. Com o pecado perdemos todo o senso dos princípios divinos para a vida. Sem a Lei do Senhor não conhecemos a verdade.

1. A Entrega da Lei

Quando o Senhor libertou o povo da escravidão do Egito, Ele lhes preparou uma Lei. Em quanto o povo caminhava para terra prometida Deus deu a eles a Lei.
Com qual proposito?
Deuteronômio 10.12–13 ARA
Agora, pois, ó Israel, que é que o Senhor requer de ti? Não é que temas o Senhor, teu Deus, e andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração e de toda a tua alma, para guardares os mandamentos do Senhor e os seus estatutos que hoje te ordeno, para o teu bem?
Para o nosso bem.
O Senhor nos deu a sua Palavra por que temos uma grande necessidade dela. (mesmo sabendo que o homem não reconhece essa verdade). O pecado nos arruinou por completos e sem a Palavra, sem a Lei de Deus, o que será de nós?
O que podemos fazer de bom para nossas próprias vidas sem o direcionamento da Lei de Deus? Uma vez que já nascemos extraviados?
Só podemos conhecer o pecado, saber se estamos desobedecendo a Deus através da Lei do Senhor.
Paulo diz: Rm 7:7
Romanos 7.7 (ARA)
Que diremos, pois? É a lei pecado? De modo nenhum! Mas eu não teria conhecido o pecado, senão por intermédio da lei; pois não teria eu conhecido a cobiça, se a lei não dissera: Não cobiçarás.
Quando o homem rejeita a lei de Deus seus pensamentos, seus propósitos, seu sentido de vida é vão e ele fica na pior situação que alguém pode estar que é entregue ao próprio coração.
Veja o que acontece quando desprezamos o conhecimento de Deus, a verdade de Deus. (Rm 1:18-32
Romanos 1.18–32 ARA
A ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça; porquanto o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis; porquanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato. Inculcando-se por sábios, tornaram-se loucos e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, bem como de aves, quadrúpedes e répteis. Por isso, Deus entregou tais homens à imundícia, pelas concupiscências de seu próprio coração, para desonrarem o seu corpo entre si; pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual é bendito eternamente. Amém! Por causa disso, os entregou Deus a paixões infames; porque até as mulheres mudaram o modo natural de suas relações íntimas por outro, contrário à natureza; semelhantemente, os homens também, deixando o contato natural da mulher, se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo torpeza, homens com homens, e recebendo, em si mesmos, a merecida punição do seu erro. E, por haverem desprezado o conhecimento de Deus, o próprio Deus os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem coisas inconvenientes, cheios de toda injustiça, malícia, avareza e maldade; possuídos de inveja, homicídio, contenda, dolo e malignidade; sendo difamadores, caluniadores, aborrecidos de Deus, insolentes, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais, insensatos, pérfidos, sem afeição natural e sem misericórdia. Ora, conhecendo eles a sentença de Deus, de que são passíveis de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que assim procedem.
É através da Lei que conhecemos a Deus e a nós mesmos. Ele nos deu a verdade, não podemos despreza-la.

2. A Lei do Senhor é Vida.

Como já dito, a Lei do Senhor é essencial para nossa vida. Tudo que procede da boca de Deus serve de sustento para nossa vida. Dt 8:3
Deuteronômio 8.3 ARA
Ele te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conhecias, nem teus pais o conheciam, para te dar a entender que não só de pão viverá o homem, mas de tudo o que procede da boca do Senhor viverá o homem.
O deserto testou e disciplinou o povo de várias maneiras. Por um lado, a desolação do deserto removeu disposições e suportes de que o homem naturalmente depende e fez o povo voltar a Deus, o único que poderia prover força para a sobrevivência no deserto. Por outro lado, a severidade do período no deserto solapou as bases rasas da confiança daqueles cujas raízes não estavam verdadeiramente firmadas em Deus. O deserto pode formar ou quebrar um homem; ele transforma a força de vontade e o caráter. Entretanto, a força que ele pode dar não é uma força de autossuficiência, mas aquela que procede do conhecimento do Deus vivo.
Quando o povo teve fome, Deus o alimentou com o maná; tal provisão não foi simplesmente milagrosa, mas foi planejada para ensinar aos israelitas um princípio fundamental para sua existência como povo de Deus. A fonte básica da vida era Deus e suas palavras dadas ao seu povo.
O princípio contido no v. 3 foi aplicado por Jesus em seu próprio período de tentação no deserto. Ele foi levado ao deserto pelo Espírito e, por quarenta dias e quarenta noites, foi tentado a realizar um milagre para transformar pedras em pães. O milagre teria sido similar, em princípio, ao que foi realizado por Deus no deserto em favor dos israelitas. Mas Jesus não realizou o milagre, pois sabia que seria sustentado por Deus. Após a tentação, “eis que vieram anjos e o serviram” (Mt 4.11). A completa dependência da Palavra de Deus e da capacidade de Deus para prover é uma lição sempre difícil de ser aprendida, quer em tempos antigos quer em tempos modernos.
Mas é necessário aprendermos.
Deus quer ensinar a você que somente a comida não é suficiente para lhe manter [ou às pessoas] vivos; para permanecermos vivos de verdade, precisamos [ou todos precisam] de tudo o que o Senhor ordena.
Sem a Lei do Senhor, estamos todos mortos, mortos para tudo que de fato importa e tem valor, ou seja, que glorifica nosso Criador. Então ele na sua misericórdia, nos deu a sua Palavra.
O que seria do povo na terra prometida sem os mandamentos?
Quando o povo está prestes a entrar na terra, quais foram as exortações do Senhor? Dt 8:1-20.
Quando vivemos debaixo da Lei do Senhor vivemos de fato uma vida plena e verdadeira.
Para exercermos o nosso amor pela Palavra precisamos enxergar sua importância em nossa vida.
Você gosta de beber água? Você bebe todos os dias. Ela é fundamental para nossa vida física.
Já pensou ficar impedido de beber água?
Muitas vezes desprezamos a Lei do Senhor em vez de Ama-la por que ignoramos a sua importância em nossa vida.
Devemos amar a Lei do Senhor por que ela é essencial para nossa vida.

A Lei do Senhor nos ensina Amar. (Algo Fundamental para nossa vida).

3. Ele nos deu a sua Lei para que aprenderssemos a Amar de verdade.

O pecado nos tornou pessoas odiosas.
O que são os 10 Mandamentos? Se não mandamentos de amor? Um chamado ao amor a Deus e ao próximo. Duas coisas que o pecado roubou de nós, o amor a Deu e ao próximo. (Ex 20).
Sem a Lei de Deus nosso casamento não vai bem, nosso relacionamento com o próximo não vai ser bom e o principal dos relacionemos nunca estará bem, que é o nosso renascimento com Deus.
Como não amar a Lei de Deus? Se ela nos ensina as principais coisas dessa vida?

4. A Lei de Deus não é uma fardo, mas uma benção

Preserva a vida.
Infelizmente para muitos a Lei de Deus é um peso, um fardo, uma prisão. Não conseguem ver que a Lei de Deus que nos foi dada foi para o nosso bem.
1 João 5:3 “Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; ora, os seus mandamentos não sãopenosos,”
Sem a Lei de Deus nós nos altos destruímos.
Passamos a viver uma verdadeira miséria de vida. A pessoa pode até ter muitos bem, uma boa saúde, mas sem a Lei de Deus, ela é uma miserável alma neste mundo.
Related Media
See more
Related Sermons
See more