Será que amamos a Palavra? - Mensagem 3

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 2 views
Notes
Transcript

Introdução

Vivemos um tempo onde as pessoas gostam de se justificarem por meio de suas palavras para mostrar ser uma coisa que não são. É fácil dizer, mas ser é uma outra questão.
É fácil dizer que amamos a Palavra de Deus, a Lei de Deus, mas será que nossas vidas tem evidências de que amamos de fato a Palavra?
O Verso nos 97 dos salmos 119 nos diz:
“Quanto amo a tua lei! É a minha meditação, todo o dia!”
Neste texto, a vidência do amor é a meditação, todo o dia.
Não contente com uma simples afirmação, o salmista exclama, se sentia inflamado por incrível amor à lei de Deus; e, como prova disso, ele acrescenta que estava continuamente engajado em meditar sobre ela.
Se alguém se vangloria de amar a lei de Deus, mas negligencia o seu estudo e aplica sua mente a outras coisas, tal pessoa revela a mais grosseira hipocrisia; pois o amor à lei, especialmente um amor ardente por ela, como o Salmista expressa aqui, produz sempre meditação contínua sobre ela.
Quem ama o Senhor certamente sentirá o mesmo por sua Palavra. Esse amor se manifestará no uso de todas as oportunidades para refletir sobre a Bíblia e assim aplica-la em sua vida.
Vejamos 4 pontos dentro desse assunto
1. Aqueles que amam a Palavra Tem seu cristianismo fundamentado na Palavra.
2. Aqueles que amamos a Palavra manejam bem a Palavra.
3. Aqueles que amam a Palavra tem prazer na Palavra.
4. Aqueles que amam a Palavra, praticam a Palavra
1. Aqueles que amam a Palavra Tem seu cristianismo fundamentado na Palavra.
A Vida de muitos cristãos é uma triste realidade, pois levam uma vida sem sem paudada da Palavra.
Uma evidencia de que não Amam a Lei do Senhor.
Amados vivemos um tempo em que grande parte daqueles que se intitulam cristãos, evangélicos, crentes não conhecem a Palavra de verdade!
Temos uma geração cristã sem a Palavra, como isso é possível?
Não existe amor pela palavra de Deus na pratica, e me refiro especificamente aqueles que se identificam como crentes.
A cada dia que passa estão buscando desassociar a Palavra da vida cristã, do cristianismo.
A vida moderna está tirando daqueles que se intitulam cristão a necessidade da Palavra, a importância da Palavra.
Temos uma geração ignorante com respeito a Palavra.
A Palavra de Deus é Eterna, ou seja, ela permanece para sempre.
1 Pedro 1:22-25 –
Salmos 119:89 ¶ “Para sempre, ó SENHOR, está firmada a tua palavra no céu.”
Isaías 40:8seca-se a erva, e cai a sua flor, mas a palavra de nosso Deus permanece eternamente.”
A Palavra do Senhor não caduca, não perde sua validade.
Não podemos abrir mão da Palavra do Senhor.
2. Aqueles que amamos a Palavra manejam bem a Palavra.
2 Timóteo 2:15 “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.”
Não só os pastores, mas todos nós precisamos manejar bem a Palavra. Quando fazemos isso estamos evidenciando que Amamos essa Palavra. Por que? Porque para manejar algo bem, você precisa dedicar-se em função daquilo.
A palavra grega horthotomeo, traduzida por “manejar bem”, significa “cortar em linha reta”.
Essa palavra era utilizada na engenharia civil no sentido de “cortar um caminho em linha reta”, ou na agricultura no sentido de “conduzir o sulco em linha reta”. O significado espiritual é claro: o obreiro não pode torcer a Palavra. Precisa expô-la integralmente, fielmente, corretamente.
Mas para que você seja capaz disso, você precisa esforça-se.
Precisa se dedicar a Palavra.
Amados na vida de muitos o conhecimento mais profundo que eles têm, é o que eles assistem nas novelas da Record. Que Tristeza!
Vejamos o que o Escritor do livro de Hebreus escreveu a seus leitores. Hb 5 :11-14.
Quando vivemos um cristianismo sem a Palavra em nossas vidas, o que vai acontecer?
Justamente isso:
Cl 2:8-9
Ef 4:11-16.
Devemos ser como os bereanos.
Atos 17:11Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim.”
Jesus Cristo em seu ministério, quando ia responder a seus opositores, quando estava ensinando, ele sempre recorria a Palavra...
Quantas vezes Jesus usou a Palavra?
Quando os fariseus vieram embaraçar Jesus com questões sobre divórcio, como ele respondeu? (Mateus 19).
3. Aqueles que amam a Palavra tem prazer na Palavra.
“É a minha meditação, todo o dia!”
O escritor do Salmos 119 foi uma pessoa que tinha um grande prazer na Palavra.
Sl 119: 127 - “Amo os teus mandamentos mais do que o ouro, mais do que o ouro refinado.”
A imagem aqui empregada traz diante de nós o retrato do avarento. Seu coração e seu tesouro estão em seu ouro. Com que deleite ele o estima! Com que vigilância o guarda, escondendo-o em tutela segura, para que não seja despojado daquilo que lhe é mais caro que a vida!
Assim deveriam ser os cristãos, avarentos espirituais, considerando que seu tesouro é mais do que o ouro refinado e “escondessem-no em seu coração”, em lugar seguro, onde o grande despojador não poderá alcançá-lo.
Sl 119: 47-48 – “Terei prazer nos teus mandamentos, os quais eu amo. Para os teus mandamentos, que amo, levantarei as mãos e meditarei nos teus decretos.”
Sl 119:165 – “Grande paz têm os que amam a tua lei; para eles não há tropeço.”
Que versículo encantador é este! Em meio às intempéries e tempestades do mundo, há uma perfeita calmaria no peito daqueles que não apenas executam a vontade de Deus, mas “amam” executá-la.
Nenhuma dificuldade exterior pode roubar-lhes sua grande paz, nenhum “tropeço” ou pedras de tropeço, que são lançadas em seu caminho pela perseguição, ou tentação, pela malícia dos inimigos, ou pela apostasia de amigos, por qualquer coisa que eles veem, ouvem ou sentem pode detê-los ou desviá-los de seu curso. O amor celestial supera todo obstáculo e percorre com deleite pelo caminho dos mandamentos de Deus.
Será que o nosso deleite está na Palavra de Deus? Quando nos deleitamos na Palavra, investiremos tempo na Palavra, meditaremos na palavra.
Meditar é contemplar. Ninguém contempla algo rápido, seu prazer é ficar ali contemplando aquilo que lhe encanta.
Então se amamos a Palavra vamos investir tempo, lendo, estudando, meditando. Você tem feito isso? Isso é uma grande evidencia se amamos ou não a Lei de Deus.
4. Aqueles que amam a Palavra, praticam a Palavra
Ela não deve ser somente contemplada, mas praticada.
Tiago 1.
Não basta ouvir ou ler a Palavra, é preciso praticá-la. Não basta apenas o conhecimento da verdade, é necessário também a prática da verdade. Muitos crentes marcam sua Bíblia, mas a Bíblia não os marca.
A Palavra aqui é comparada com o espelho. O principal propósito do espelho é o auto-exame. Quando você olha para dentro da Palavra e compreende o que ela diz, você conhece a você mesmo: seus pecados, suas necessidades, seus deveres e suas recompensas. Ninguém olha no espelho e logo vai embora sem fazer nada. Você olha no espelho para saber se já penteou o cabelo, se já lavou o rosto ou se a roupa está bem passada. Você olha no espelho para ver as coisas como elas são. Quando você olha no espelho, você descobre que tipo de pessoa você é e como você está.
Há alguns perigos quanto ao espelho que precisamos evitar: devemos evitar olhar apenas de relance no espelho. Muitas pessoas não estudam a si mesmas quando lêem a Bíblia. Muitas pessoas lêem a Bíblia todo dia, mas não são lidas por ela, não a observam. Muitos lêem por um desencargo de consciência, mas não se afligem por não colocar sua mensagem em prática. Há sempre o perigo de você se ver no espelho e não fazer nada a respeito. Leia esta história:
Conta-se a história de um homem idoso, bastante míope, que tinha grande orgulho em atuar como crítico de arte. Um dia, ele visitou um museu com alguns amigos e, imediatamente, começou a fazer suas críticas sobre vários quadros. Parando diante de um quadro de corpo inteiro, começou a dar a sua opinião. Ele havia deixado seus óculos em casa e não podia ver a pintura com clareza. Com ar de superioridade, ele comentou: ‘A constituição física desse modelo está simplesmente em desacordo com a pintura. O sujeito (um homem) é bastante rústico e está miseravelmente vestido. De fato, ele é repulsivo, e foi um grande erro para o artista selecionar esse modelo de segunda classe para pintar o seu retrato’. O velho camarada foi seguindo em seu caminho, quando sua esposa o puxou para o lado e sussurrou em seu ouvido: ‘Querido, você estava se olhando no espelho’.
Devemos tomar cuidado para não esquecermos o que vemos no espelho. Muitas vezes lemos a Bíblia tão distraidamente que nem conseguimos ver quem nós somos, como está a nossa aparência. Não temos convicção de pecado. Não sentimos sede de Deus. Não falamos como Isaías: “Ai de mim!”. Não falamos como Pedro: “Senhor, aparta-te de mim, porque eu sou um pecador”. Não falamos como Jó: “Eu me abomino no pó e na cinza”.
Não basta ler a Bíblia, é preciso praticá-la. Não basta falar, é preciso fazer.
Segundo, quem pratica a Palavra torna-se verdadeiramente livre (1.25). Por que Tiago chama a lei de Deus de “lei perfeita, lei da liberdade?” É porque quando a obedecemos, Deus nos liberta. Aquele que comete pecado é escravo do pecado (Jo 8.34). Disse Jesus: “Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sois meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (Jo 8.31,32). Deus não deu a Sua lei como meio de salvação, mas a deu como um estilo de vida para os salvos, aqueles que haviam sido redimidos (Êx 20.2).
Terceiro, quem pratica a Palavra torna-se bem-aventurado no que realizar(1.15). Ouvir a palavra sem praticá-la é enganar-se a si mesmo. É como se olhar no espelho, ver a roupa suja e não fazer nada. Ouvir a Palavra e não praticá-la é ter uma falsa religião. O fim é o engano, é a tragédia. Mas, quem obedece à Palavra é bem-sucedido em tudo quanto faz (Js 1.6–8).
1. Aqueles que amam a Palavra Tem seu cristianismo fundamentado na Palavra.
2. Aqueles que amamos a Palavra manejam bem a Palavra.
3. Aqueles que amam a Palavra tem prazer na Palavra.
4. Aqueles que amam a Palavra, praticam a Palavra
Related Media
See more
Related Sermons
See more