Jesus Chama Discípulos para Segui-Lo (Lc 5.1-11)

Jesus: Vida e Obra  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 4 views

Assim como Jesus chamou discípulos, Ele chama ainda hoje pessoas para segui-Lo.

Notes
Transcript

Introdução

1. Lucas tem dois grandes propósitos ao escrever seu evangelho:

a. Que creiamos que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus;
b. Que decidamos seguir a Jesus sem restrições por toda a nossa vida.

2. Uma das formas que Lucas usa para nos levar a seguir a Jesus é contando histórias daqueles que foram os primeiros a segui-Lo.

Aqui: Pedro, Tiago e João.
Hoje enfrentamos em nosso tempo uma crise no discipulado. Igrejas cheias. Cristãos nominais, frequentadores. Não é esse o propósito de Deus para nós! É muito mais.
Quatro atitudes indispensáveis de um verdadeiro discípulo de Jesus:

Primeiro, um verdadeiro discípulo ouve a Jesus (vv. 1-3).

V. 1: Jesus estava no lago de Genesaré: Galileia. Perto de Cafarnaum.
A multidão apertava Jesus para ouvir a palavra de Deus. O povo foi ao encontro de Jesus pelo motivo correto: para “ouvir a Palavra de Deus”.
Nem todos conseguiam ouvi-Lo. Então, afastou-se de barco.
Algumas pessoas ali acabaram se tornando discípulos de Jesus. Pois é assim que o discipulado começa: ouvindo a Jesus. Para seguir a Jesus, precisamos ouvir o que Ele diz.
O que significa ouvir a Jesus?
Para a multidão daquele tempo, significava ouvir Jesus pregar.
Pedro precisava ouvir a Jesus. Ele já conhecia a Jesus, chegando a recebê-Lo em casa, mas ainda não havia seguido a Jesus plenamente.
Para nós hoje, significa ler a Bíblia, a Palavra de Deus. Ler e meditar na Palavra, sozinhos ou acompanhados.
Romans 10:17 NAA
17 E, assim, a fé vem pelo ouvir, e o ouvir, pela palavra de Cristo.
Mas ouvir a Jesus da forma certa nunca fica apenas no ouvido. O ouvir leva ao praticar. Se ouvimos a Jesus sem a prática, não estamos seguindo a Ele.
Ouvir a Jesus é cois séria.
Matthew 11:23–24 NAA
23 — E você, Cafarnaum, pensa que será elevada até o céu? Será jogada no inferno! Porque, se em Sodoma se tivessem operado os milagres que foram feitos em você, ela teria permanecido até o dia de hoje. 24 Mas eu digo a vocês que, no Dia do Juízo, haverá menos rigor para a terra de Sodoma do que para você.
Ouvir sem praticar nos leva a uma condenação maior. Se não seguimos a Jesus, seremos condenados por causa dos nossos pecados.
Portanto, se quisermos seguir a Jesus, precisamos ouvir Sua voz.
Isso nos leva à segunda característica de um discípulo verdadeiro:

Em segundo lugar, um verdadeiro discípulo de Jesus se arrepende do pecado (vv. 4—10a).

Vemos isso acontecer na história de Pedro. Jesus O levou ao arrependimento. Jesus fez isso de uma forma estranha: ordenou a Pedro que lançasse as redes novamente, após uma noite malsucedida.
Pedro certamente não estava nada confiante com tal pedido. O que poderia um carpinteiro saber sobre pescaria?
Pedro havia passado a noite acordado, pois os peixes sobem à superfície de noite, e não sob a luz do sol. Os pescadores já tinham trabalhado a noite toda, mas sem sucesso. A pescaria já tinha acabado. As redes já estavam sendo lavadas e consertadas. Assim, as redes secariam à luz do sol.
É por isso que Pedro, aborrecido, diz ao mestre Jesus n v. 5:
Lucas 5.5 “— Nós não conseguimos pegar nada a noite toda!” Jesus poderia ensinar a palara de Deus. Mas ensinar um pescador experiente a pescar - aí é diferente!
Jesus invadiu o espaço pessoal de Pedro - e quantas vezes Ele faz isso conosco?
Mesmo aborrecido, Pedro obedeceu a Jesus: “mas, sob esta sua palavra, lançarei as redes”.
Pedro estava a caminho de se tornar um discípulo. Ele obedeceu a Jesus, mesmo quando achou improvável o que Jesus lhe pedia.
Isso encoraja nossa fé, pois todos nós temos algum tipo de dúvida. Os primeiros discípulos também tiveram. Mas Pedro mostra como acontece com um discípulo: ele começa a conhecer a Jesus e confiar em Sua palavra.
Ao lançar as redes, o pescado foi tão grande que quase rompeu as redes! Talvez uma tonelada de peixes.
Pedro passou a crer depois do milagre, e não o inverso. Jesus é misericordioso e lhe proporciona uma experiência especial para que ele visse e cresse que, de fato, Jesus é Deus! Mas o maior milagre não foi a pesca dos peixes, foi a pesca de Pedro! Enquanto Pedro pescava os peixes, Jesus pescava Pedro.
Pedro aprendeu a confiar nas palavras de Jesus, mas aprendeu algo ainda mais importante: que ele era terrivelmente pecador.
Vejamos a reaçao de Pedro em Lc 5.8
Luke 5:8 NAA
8 Vendo isto, Simão Pedro prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: — Senhor, afaste-se de mim, porque sou pecador.
Do que Pedro se arrepende?
Pedro sabia que era humanamente impossível pescar peixes naquela hora do dia. Com a pesca maravilhosa, Jesus entra no campo profissional de Pedro e lhe causa um poderoso impacto. Pedro tinha certeza de que aquilo somente Deus poderia fazer. Então ele se prostra diante de Jesus por causa da percepção de Sua glória e da compreensão de sua própria pecaminosidade.
Mas o arrependimento de Pedro foi mais abrangente. Ele entendeu que era pecador e carente de Deus. Antes do milagre, Pedro chamou a Jesus de “mestre”. Agora chama a Jesus de “Senhor”. Ele entendeu que estava diante de alguém totalmente Santo, e que ele mesmo era totalmente depravado. Então, Pedro caiu e confessou sua completa pecaminosidade.
Meus irmãos, todo encontro real com Jesus nos faz ver nossa pecaminosidade. E a melhor forma de ver os nossos pecados é vendo Jesus como Ele realmente é.
Jó viu a glória de Deus: “antes eu te conhecia só de ouvir falar, mas agora meus olhos te veem”.
Isaías: “Ai de mim!”
Foi assim também com Pedro. Ele se prostra aos pés de Jesus e reconhece sua total indignidade de estar com Ele em seu barco.
Assim como Pedro, todo aquele que deseja seguir a Jesus deve se arrepender não apenas de seus pecados, mas de sua pecaminosidade. Assim como Pedro, nós também devemos dizer a Jesus: “Senhor, eu sou pecador”.
Mas Pedro teve uma atitude errada. Ao ver o quão pecador era, ele quis se afastar de Jesus. Às vezes nos sentimos dessa aneira. Quando vemos nossa pecaminosidade, sentimos nossa total indignidade, e pensamos em não entrar mais na presença de Deus. Mas a boa notícia está em Lc 5.10b: “Não tenha medo!”

Em terceiro lugar, um verdadeiro discípulo faz discípulos (v. 10b).

Jesus disse a Pedro: “de agora em diante você será pescador de gente”. Por mais que Pedro se sentisse pecador e indigno, Jesus estava lhe dizendo: “eu tenho o propósito de te usar. Você abençoará muita gente levando o evangelho a elas”.
Jesus agora redireciona a vida de Pedro. Agora sua ocupação não será mais pescar peixes, mas pescar gente. Ele foi chamado para o discipulado integral. Quando de sua primeira pregação no livro de Atos, mais uma vez houve uma pesca extraordinária: 3.000 vidas para Cristo!
Esse chamado não foi apenas para Pedro, mas também para todos os que creem em Jesus. Às vezes pensamos que evangelizar é tarefa para o pastor, ou alguns irmãos. Sim, alguns são mais talentosos nisso do que outros. Mas o chamado de fazer discípulos foi feito para todos os discípulos.
Todo aquele que segue a Jesus é pescador de gente.
Evangelizar é como pescar:
Nunca sabemos o que vamos pescar - isso depende de Deus. Mas, se não lançarmos as redes, nunca pegaremos nada!
Além disso, um pescador lança as redes de forma abrangente, convidando todo tipo de pessoas - prováveis e improváveis - para o estudo bíblico, para os cultos, apresentando o evangelho a pessoas próximas, apoiando missões ao redor do mundo. Esse é o nosso chamado, tanto da nossa igreja como de cada cristão individualmente.
Vamos pescar alguma coisa? Não sabemos. Mas não podemos deixar de lançar as redes. Continue lançando. Continue orando pelos perdidos, convidando, orando.

Em quarto lugar, um verdadeiro discípulo deixa tudo para seguir a Jesus (v. 11).

Quando Jesus nos chama para ser Seus discípulos, Ele nos chama para uma espécie de escola de Deus. Cada etapa é mais difícil do que a outra. Uma coisa é ouvir a Jesus; outra coisa é se arrepender do pecado - algo que só quem viu a santidade de Deus é capaz de fazer. Uma coisa é afastar-se do pecado, e outra coisa é pregar o evangelho aos perdidos. Contudo, o discípulo de Jesus faz todas essas coisas.
Mas chega um momento em que o discípulo precisa abrir mão e tudo para seguir a Jesus. Foi isso que Pedro e seus amigos fizeram:
Luke 5:11 NAA
11 E, arrastando eles os barcos para a praia, deixando tudo, o seguiram.
Pedro e os outros já conheciam a Jesus. Já tinham ouvido Seus ensinos e visto Seus milagres. Mas eles ainda não tinham tomado a decisão de abandonar tudo para seguir a Jesus. Eles simplesmente deixaram tudo na praia e foram. Deixaram para trás suas vidas, seus antigos pecados, a segurança para viver - tudo.
Um verdadeiro discípulo faz isso: deixa tudo e segue a Jesus. Sem isso, não há discipulado. Sem isso, não há fé verdadeira, apenas religiosidade vazia. É possível fingir que estamos seguindo a Jesus quando na verdade estamos querendo manter nossas próprias vidas como estão.
Certa vez, uma moça chamada Cora estava dormindo à noite quando seu prédio estava sendo destruído pela água e pelo fogo. O alarme disparou. Ela pensou nas coisas mais valiosas que tinha. Começou a enrolar um tapete. Mas então parou e orou: Senhor, deixo tudo para trás. Se eu precisar de alguma coisa, por favor, preserve ela! Algum tempo depois ela conseguiu salvar alguns de seus bens.
É assim que Deus trabalha conosco. Renunciamos a tudo, entregamos tudo a Ele, e então Ele graciosamente nos devolve tudo o que Ele deseja que usemos para Sua glória. Mas, antes que isso aconteça, precisamos deixar tudo para trás em nossos corações para seguir a Jesus.

Considerações finais

Recapitular: quatro atitudes indispensáveis de um discípulo de Jesus:
O discípulo ouve a Jesus;
O discípulo se arrepende dos seus pecados;
O discípulo faz discípulos;
O discípulo deixa tudo para seguir a Jesus.

Apelo

O que você ainda precisa deixar para trás?
Jesus está te chamando para ser um discípulo que ouve Sua Palavra, que se arrepende dos pecados, que faz outros discípulos e que deixa tudo para trás. Atenta a Jesus. Decida segui-Lo.
Related Media
See more
Related Sermons
See more