HISTÓRIA DOS BATISTAS
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 2 viewsNotes
Transcript
IGREJA LOTE 92
DIA DO HOMEM BATISTA
SINTESE DA HISTÓRIA DOS BATISTAS
OS BATISTAS EM MEIO AO PROTESTANTISMO BRASILEIRO
Os batista são fruto do movimento puritano-separatista da reforma Inglesa, com duas alas, sendo uma “os Batistas gerais, Armenianos em sua teologia e um separatista da congregação de Gainsborough em Amsterdam, parte desta congregação voltou para a Inglaterra e fundou a primeira congregação em solo inglês, enquanto um grupo de convicções batistas se separou da igreja congregacional de Southwark, em 1633 para fundar a primeira congregação batista Particular, de teologia calvinista em 1641, adotou o batismo por imersão; a pós, houve uma discriminação das vertentes batistas que culminarão na primeira convenção batista em Filadélfia em 1707 que originou a “ Confissão de Fé de Filadélfia, que era uma ementa da confissão de Westminster, e uma modificação sobre o batismo; durante o período colonial não houve uma preocupação na preparação teológica, mas que em foi construído o colégio “Rhode Island. College”. que se tornou uma faculdade.
Assim, como outras denominações, os batistas se dividem por causa da escravidão, a junta de Missão se recusaram a aceitar donos de escravos como missionários, assim nasceu na Georgia em 1845 a Convenção Batista do Sul, através de Thomas Jeffeson tentou fundar uma missão aqui no brasil “Rio de Janeiro”, em quanto os metodistas e presbiterianos organizaram congregações sulistas em Santa Barbara da Oeste SP. Uma década depois se deu início a um trabalho permanente entre os brasileiros, com a vinda dos missionários e suas respectivas esposas Willian Buck Bagby e Zachery C. Taylor, fundaram a igreja de Salvador BA em 1882, é considerada a primeira Igreja Batista Brasileira.
A maioria dos imigrantes sulistas norte-americanos que fixaram residência no Brasil depois da guerra de secessão era protestante. Os batistas organizaram duas igrejas entre esses imigrantes de Santa Bárbara do Oeste: a de Santa Bárbara, propriamente dita e uma menor no local chamado Station, a estação da nova estrada de ferro, atual Americana. Em 1872, a Igreja de Santa Bárbara resolveu lançar um apelo para a vinda de missionários, através de muitos esforços e labutar, os batistas brasileiros conseguem sua tão desejada ascensão e realiza um trabalho magnifico, quando olhamos para a história dos batistas nos orgulhamos e deveríamos no mínimo dar continuidade a esta obra que nasceu no coração de Deus. Infelizmente estamos sofrendo uma decadência em quanto denominação, precisamos voltar as nossas raízes e resgatar os nossos valores esquecidos de geração em geração.
Somos o povo da Bíblia, a Palavra Infalível e Eterna de Deus. Cremos em Deus Pai, Santo, Justo, Criador, e Sustentador de todas as coisas. Cremos no Deus Filho, Jesus Cristo, Salvador e Senhor de nossas vidas e almas, e no Deus Espirito Santo, o Consolador que nos guia em tudo quanto Jesus ensinou.
Nossas Igrejas adotam a forma de governo Congregacional Democrático. São Igrejas autônomas e locais. Relacionam-se umas com as outras pela mesma fé e ordem, de forma cooperativa e por laços fraternais.
Creem na conversão pessoal de cada crente a Jesus Cristo, no exercício de sua responsabilidade individual e que é aceito pela Igreja por batismo por imersão e mediante confissão da sua fé em Jesus Cristo como salvador pessoal. Portanto, não aceitam e nem praticam o batismo infantil. Realizam seus objetivos comuns pela cooperação voluntária, na forma de associação de Igrejas ou de Convenções, como é o caso da Convenção Batista Brasileira.
Os Batistas e a Educação
A educação é uma marca visível do povo Batista. Sua paixão pelo estudo da Bíblia desenvolveu o interesse pela educação religiosa, cultivada nas Igrejas através das organizações de treinamento e da EBD. Os templos se tornaram verdadeiros complexos educacionais.
Finalmente, em 1608, um grupo de refugiados ingleses que foram para a Holanda em busca da liberdade religiosa, liderados por John Smyth, que era pregador, e Thomas Helwys, que era advogado, organizaram em Amsterdã, em 1609, uma Igreja de doutrina Batista, como era o sonho dos dois líderes.
Hoje, os Batistas estão presentes em cerca de 200 países e representam uma população de perto de quarenta milhões de membros e atingem cerca de cem milhões de pessoas no mundo inteiro.