Uma vida digna do evangelho

Carta aos Filipenses  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 8 views
Notes
Transcript
Handout

Introdução

Paulo escreveu essa carta para a igreja de Filipos quando estava preso na cidade de Roma, essa é a prisão domiciliar do apóstolo Paulo onde permaneceu por dois anos. A carta aos Filipenses foi escrita por volta de 61 d.C.
Paulo escreveu essa carta com três propósitos:
1. Para expressar a sua gratidão à igreja, porque a igreja de Filipos enviou Epafrodito até Roma para entregar a oferta financeira ao apóstolo Paulo.
2. Para relatar o motivo de enviar Epafrodito de volta à cidade de Filipos.
3. Paulo escreveu para exortar a igreja sobre alguns aspectos da vida cristã:
A unidade
A humildade
A alegria
Os falsos ensinos
Resolução de conflitos
E dentre outros assuntos que vão surgindo ao longo da carta.

Ideia Central

A vida cristã é um campo de batalha, por isso o cristão deve estar preparado para sofrer e para defender a fé.

Transição

Veremos dois elementos que o cristão precisa para viver no campo de batalha.

Desenvolvimento

1° Viver a vida com coerência (v. 27)

Nós como cristãos vivemos nesse mundo, mas não pertencemos a esse mundo, pois a nossa cidadania é do céu. Então, ao viver nesse mundo, precisamos ser coerente no nosso modo de viver, ou seja, não afirmar apenas que somos um cristão salvo, mas a nossa conduta prática deve trazer evidências de que somos cidadãos do céu. O texto apresenta três maneiras para vivermos de forma coerente:

1ª Ter um bom testemunho (v. 27)

27 Não importa o que aconteça, exerçam a sua cidadania de maneira digna do evangelho de Cristo,
Independente das circunstâncias, é necessário prezar pelo seu modo de viver. Exercer a cidadania é se comportar como um bom cidadão, trazendo isso para a vida cristã, significa viver de acordo com o evangelho, isto é, dar um bom testemunho de vida. Isso quer dizer que os cristãos precisam, viver de acordo com o que acreditam, com o que ensinam e com o que pregam.
Não é afirmar apenas que é um cristão, mas o comportamento no dia a dia deve trazer evidências de um verdadeiro cristão.

2ª Viver unidos com os irmãos (v. 27)

27 para que assim, quer eu vá e os veja, quer apenas ouça a seu respeito em minha ausência, fique eu sabendo que vocês permanecem firmes num só espírito
Os cristãos de Filipos deveriam viver de maneira digna do evangelho, na presença ou na ausência de Paulo, ou quando ele ficasse sabendo do modo de viver deles, o apóstolo esperava que eles estivessem firmes na unidade.
A unidade é uma das maneiras em que o povo de Deus vive de forma coerente com a fé que é professada. Porque ao afirmar que é um cristão, consequentemente significa que é membro do corpo de Cristo e os membros vivem ligados ao mesmo corpo, isso quer dizer que os membros não devem viver separados, mas unidos em um só espírito. Isso é fundamental para os cristãos viverem coerentes com o evangelho.
1Coríntios 12.12–17 NVI
12 Ora, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo. 13 Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em um único Espírito: quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um único Espírito. 14 O corpo não é feito de um só membro, mas de muitos. 15 Se o pé disser: “Porque não sou mão, não pertenço ao corpo”, nem por isso deixa de fazer parte do corpo. 16 E se o ouvido disser: “Porque não sou olho, não pertenço ao corpo”, nem por isso deixa de fazer parte do corpo. 17 Se todo o corpo fosse olho, onde estaria a audição? Se todo o corpo fosse ouvido, onde estaria o olfato?
A Bíblia deixa claro que o povo de Deus precisa viver em unidade:
Salmo 133.1 NVI
1 Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em união!
Efésios 4.1–4 NVI
1 Como prisioneiro no Senhor, rogo-lhes que vivam de maneira digna da vocação que receberam. 2 Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor. 3 Façam todo o esforço para conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. 4 Há um só corpo e um só Espírito, assim como a esperança para a qual vocês foram chamados é uma só;

3ª Lutar pela fé (v. 27)

27 lutando unânimes pela fé evangélica,
Os cristãos precisam viver unidos a fim de lutar, isto é, “esforçar-se junto com alguém”. Essa luta deve ser pela fé evangélica, a qual está revelada nas Escrituras Sagradas, essa fé é a do evangelho, ou seja, as boas novas de Jesus Cristo.
1Coríntios 15.1–4 NVI
1 Irmãos, quero lembrar-lhes o evangelho que lhes preguei, o qual vocês receberam e no qual estão firmes. 2 Por meio deste evangelho vocês são salvos, desde que se apeguem firmemente à palavra que lhes preguei; caso contrário, vocês têm crido em vão. 3 Pois o que primeiramente lhes transmiti foi o que recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, 4 foi sepultado e ressuscitou no terceiro dia, segundo as Escrituras,
Os cristãos devem lutar pelo evangelho, para isso é fundamental permanecer nele.

2° Viver a vida com coragem (v. 28-30)

Os cristãos, ao viverem nesse mundo precisam ter coragem, porque eles enfrentarão batalhas e desafios, pois os inimigos de Deus se levantam para se opor contra os filhos de Deus. Diante disso, o texto apresenta três motivos que servem para encorajar os cristãos ao passar por sofrimentos:

1° O cristão é salvo (v. 28)

28 sem de forma alguma deixar-se intimidar por aqueles que se opõem a vocês. Para eles isso é sinal de destruição, mas para vocês, de salvação, e isso da parte de Deus;
A igreja de Filipos estava passando por um momento difícil. Pois estava sofrendo a ameaça da quebra de comunhão no meio do povo e a perseguição externa.
Os cristãos não devem deixar os opositores do evangelho os intimidar, pois sempre haverá pessoas que irão se opor contra os cristãos que abraçam o evangelho. Diante dos opositores, os cristãos devem permanecer firmes, porque aqueles que perseguem a igreja serão destruídos, mas o povo de Deus será salvo.
A vida cristã não é o fim das batalhas, mas é o começo delas, pois aqueles que professam a fé em Cristo e vivem piedosamente, certamente serão perseguidos.
João 16.33 NVI
33 “Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”.
2Timóteo 3.12 NVI
12 De fato, todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.

2° O cristão é privilegiado por sofrer (v. 29)

29 pois a vocês foi dado o privilégio de não apenas crer em Cristo, mas também de sofrer por ele,
A igreja de Cristo tem o privilégio de crer em Jesus, ou seja, de depositar a fé nEle, a tal ponto de confiar que somente Ele pode dar a salvação. Além disso, o cristão tem o privilégio de sofrer pelo Senhor Jesus, pela causa do evangelho de Cristo.
Jesus Cristo sofreu pagando o preço na cruz do calvário, e aqueles que seguem o Senhor sofrem com Ele. A marca do cristão é a cruz, e a cruz é sofrimento, mas ela é vida.
A Bíblia deixa claro que os verdadeiros cristãos, que seguem a Cristo, vão sofrer.
Mateus 5.11–12 NVI
11 “Bem-aventurados serão vocês quando, por minha causa, os insultarem, os perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês. 12 Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a sua recompensa nos céus, pois da mesma forma perseguiram os profetas que viveram antes de vocês.
1Pedro 2.19–21 NVI
19 Porque é louvável que, por motivo de sua consciência para com Deus, alguém suporte aflições sofrendo injustamente. 20 Pois, que vantagem há em suportar açoites recebidos por terem cometido o mal? Mas se vocês suportam o sofrimento por terem feito o bem, isso é louvável diante de Deus. 21 Para isso vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando-lhes exemplo, para que sigam os seus passos.
Paulo foi um homem que sofreu pela causa de Cristo, mas isso era um privilégio para ele.
Gálatas 6.17 NVI
17 Sem mais, que ninguém me perturbe, pois trago em meu corpo as marcas de Jesus.
2Timóteo 2.8–10 NVI
8 Lembre-se de Jesus Cristo, ressuscitado dos mortos, descendente de Davi, conforme o meu evangelho, 9 pelo qual sofro e até estou preso como criminoso; contudo a palavra de Deus não está presa. 10 Por isso, tudo suporto por causa dos eleitos, para que também eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus, com glória eterna.

3° O cristão não está sozinho no sofrimento (v. 30)

30 já que estão passando pelo mesmo combate que me viram enfrentar e agora ouvem que ainda enfrento.
No momento em que o apóstolo estava escrevendo a carta, ele estava passando por sofrimento, e a igreja testemunhou o sofrimento de Paulo quando ele foi açoitado e preso em Filipos, injustamente. Nesse momento a igreja estava passando pelos mesmos sofrimentos.
Diante do sofrimento, os cristãos devem lembrar que eles não estão sozinhos, porque outros servos fiéis passam por lutas e dificuldades. Isso foi encorajador para o apóstolo Paulo.

Conclusão

Para concluir, a vida cristã não é um mar de rosas, mas é um campo de batalhas e por isso, o cristão precisa está pronto para sofrer e lutar pelo evangelho de Cristo. Todavia, para enfrentar as batalhas é necessário viver de acordo com o evangelho, dando um bom testemunho e viver em união com os irmãos. Também é preciso ter coragem para enfrentar os sofrimentos e as perseguições.
Os cristãos que professam a fé em Cristo, passarão por sofrimentos e por perseguições, assim como é desde o início da história da igreja, é nítido ver que muitos sofreram. Jesus sofreu, Paulo sofreu enfrentando prisões terríveis e a igreja de Filipos estava sofrendo.
Nos dias atuais, a igreja sofre perseguições por defender a fé em Cristo Jesus. Há relatos de muitos cristãos que morrem por pregar o evangelho em países perseguidos. No Brasil, os cristãos sofrem com divergências políticas, por não abraçarem a corrupção e são zombados quando se tornam cristãos.
Ser cristão é um desafio, pois a vida cristã é renunciar a própria vida para servir a Cristo, mas é um privilégio ser filho de Deus e sofrer pela causa do evangelho.
Deus realmente quer que o corpo de Cristo, a igreja, experimente parte do sofrimento pelo qual ele passou, de modo que, quando proclamamos que a cruz é o caminho para a vida, as pessoas vejam as marcas da cruz em nós e sintam de nossa parte o amor da cruz. Nosso chamado é tornar as aflições de Cristo reais para as pessoas, por meio de aflições que experimentamos, levando-lhes a mensagem da salvação. Como Cristo não está mais na terra, ele quer que seu corpo, a igreja, revele seu sofrimento no sofrimento dela. Já que somos seu corpo, nossos sofrimentos são seus sofrimentos. ANDREU MONTEIRO. O sofrimento humano e a graça divina. p. 72

Aplicação

Viva de acordo com o evangelho, dando um bom testemunho para os descrentes.
Se prepare para enfrentar as lutas e as perseguições por amor a Cristo Jesus.
Related Media
See more
Related Sermons
See more