ENVOLVIDOS NUMA GRANDE OBRA

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 5 views
Notes
Transcript
Cadastro de membros - implantação do sistema de gestão
Esquenta para o aniversário
Apresentar o baixolão
ENVOLVIDOS NUMA GRANDE OBRA
Neemias 6.1–14 (BSAS21)
Quando Sambalate, Tobias e Gesém, o árabe, e o restante dos nossos inimigos souberam que eu tinha construído o muro e que nele já não havia brecha alguma, embora eu ainda não tivesse colocado as portas nos seus lugares,
Sambalate e Gesém mandaram dizer-me: Vem, vamos encontrar-nos num povoado da planície de Ono. Eles, porém, estavam planejando o mal contra mim.
Por isso, enviei-lhes mensageiros com a seguinte resposta: Estou empenhado numa grande obra e não posso descer. Por que eu deveria parar e deixar a obra para encontrar-me convosco?
Eles me mandaram essa mensagem quatro vezes, e todas as vezes lhes dei a mesma resposta.
Pela quinta vez, Sambalate enviou o seu homem de confiança com uma carta aberta na mão.
Na carta, estava escrito: Dizem entre as nações, e Gesém o confirma, que tu e os judeus planejais uma rebelião; por isso estás reconstruindo o muro. Dizem também que queres tornar-te rei deles
e que nomeaste profetas em Jerusalém para proclamarem a teu respeito: Há um rei em Judá! Essas coisas chegarão aos ouvidos do rei. Por isso, vem e vamos conversar.
Mandei dizer-lhe então: Nada do que dizes é verdade; é tudo invenção tua.
Pois todos eles tentavam atemorizar-nos, dizendo: Elesvão abandonar a obra; ela não será concluída. Então pedi a Deus: Fortalece as minhas mãos!
Depois, fui à casa de Semaías, filho de Delaías, filho de Meetabel, que se tinha trancado. E ele disse: Vamos nos reunir na casa de Deus, dentro do templo, a portas fechadas, pois virão matar-te. Sim, virão matar-te esta noite.
Mas eu respondi: Deveria fugir um homem como eu? Alguém como eu poderia entrar no templo para salvar a vida? De maneira nenhuma entrarei lá.
E percebi que não era Deus que o enviara; mas ele pronunciou essa profecia contra mim porque Tobias e Sambalate o haviam subornado.
Eles o subornaram para me atemorizar, a fim de que eu agisse assim e pecasse para que tivessem motivo pelo qual me pudessem difamar e desacreditar.
Lembra-te, meu Deus, do que fizeram Tobias e Sambalate, e também da profetisa Noádia, e dos demais profetas que tentaram atemorizar-me.

ENVOLVIDOS NUMA GRANDE OBRA

Nesta noite temos que compartilhar essa palavra olhando para o texto que nós lemos, (enquanto líder aqui) que Deus deseja nesta noite nos encher com a sua palavra.
Todos nós conhecemos um pouquinho a história de Neemias e é interessante porque a cada dia que eu sobrevivo na liderança de Comunidade local tão relevante como a nossa, cada dia que eu consigo me manter liderando uma igreja, eu me torno ainda mais convicto de que quando se trata de fazer a vontade de Deus, ou quando se trata em levar adiante os propósitos em que Deus nos entrega, sempre existirão na caminhada situações indesejadas.
No reino de Deus a obra de Deus não é feito de forma muito harmônica, desde o início da Bíblia a gente percebe que para entrar em Canaã, existiu ou tiveram que existir coragem, tiveram que existir ousadia, destemor, batalha, vencer povos inimigos, alcançar terra habitada. Ou seja, quando se trata de fazer algo que Deus coloca no coração sempre existirão situações não desejadas. Assim foi com Neemias.
Observando alguns comentários eu fui no comentário do velho Moody (mude) e em seu comentário ele diz o seguinte:

"A TAREFA DE NEEMIAS, O COPEIRO DO REI ARTAXERXES, CONSISTIA EM LIDERAR A RECONSTRUÇÃO DOS MUROS AO REDOR DE JERUSALÉM". D.L MOODY

Foi com esse propósito que então Deus arrancou o copeiro do rei, o Neemias, foi com esse propósito que Deus fez com que Neemias deixasse a Pérsia e seguisse rumo a sua cidade.
Neemias havia recebido a notícia: A sua cidade foi invadida pelos Babilônicos, os Babilônicos queimaram as portas, derrubaram os muros, levaram cativos os príncipes, ou seja Jerusalém estava devastada. E agora Neemias com essa informação, o seu coração se enche de compaixão, o seu semblante cai, se abate, e agora então por misericórdia e bondade de Deus, o coração do rei é quebrantado, Neemias deixa a Pérsia e segue rumo a sua cidade para a reconstrução dos muros da cidade.
Agora o interessante, é que a bíblia diz que a realização da missão, do propósito, da visão que Deus havia dado a Neemias de reconstruir os muros, a realização dessa missão foi marcada pela oposição de alguns homens, entre os quais estavam Sambalate, Tobias, e seus aliados.
Situações indesejadas: O FATO DE DEUS NOS ENTREGAR UMA VISÃO, E ATÉ MESMO PAVIMENTAR A ESTRADA PARA QUE ESSA VISÃO SEJA REALIZADA, NÃO SIGNIFICA QUE ESTAREMOS IMUNES A SITUAÇÕES INDESEJADAS.
Um ponto que eu quero considerar: PORQUE SAMBALATE, TOBIAS, GESÉM, OS AMONITAS E OUTROS ALIADOS SE TORNARAM UMA FORTE OPOSIÇÃO A NEEMIAS?
Eu penso que o que originou essa oposição (grave isso aqui), eu penso que o que originou essa oposição de Sambalate, Tobias e dos outros, foi exatamente:
O SUCESSO DE NEEMIAS EM REALIZAR O PROJETO QUE DEUS HAVIA O IMPULSIONADO A FAZER.
(eu vou repetir, porque você está dormindo, até parece que você veio para cá com a cama nas costas). Olha só: Porque que Sambalate, Tobias, Gesém, os Amonitas, os aliados, perseguiram tanto Neemias? Quando eu leio todos os capítulos eu chego a conclusão que A OPOSIÇÃO SE ORIGINOU PELO FATO DE NEEMIAS TER SE TORNADO, SUPER, HIPER, MEGA, BEM SUCEDIDO, na realização do projeto que Deus havia o impulsionado a fazer.
Parece que na igreja esbarramos com pessoas que torcem para tudo dar errado (olha vocês não conhece o o pastor, quero ver na hora que vocês quebrar a cara). O problema vai com Deus irmãos (até porque todo processo de sucessão foi feito debaixo de muita oração) pelo menos eu e minha família oramos muito.
E aí me veio uma frase que eu quero compartilhar com vocês.

"PESSOAS COMO SAMBALATE E TOBIAS NÃO SUPORTAM CONVIVER COM ALGUÉM CUJA A VIDA É ALIMENTADA POR UMA VISÃO E DIRIGIDA PELOS PROPÓSITO DE DEUS".

Gente bem sucedida pelo propósito de Deus, incomoda pessoas mal resolvidas. Pessoas frustradas não celebram o sucesso do próximo de jeito nenhum. Pessoas mal resolvidas não conseguem elevar virtudes que outros têm. Porque? Porque a bíblia diz que a boca expressa o que o coração está cheio. (Se só tem frustração, vai destilar frustração). (Se só tem ingratidão, vai destilar ingratidão). Gente como Sambalate e Tobias e os aliados não suportam conviver pacificamente com quem TEM A VIDA ALIMENTADA POR UMA VISÃO, E INCENDIADA EM CUMPRIR O PROPÓSITO QUE DEUS ENTREGA. Se você já esteve envolvido na realização de algum projeto, ou se você já esteve empenhado na execução de alguma tarefa no Reino de Deus, por certo você já recebeu alguns elogios, e por certo também você já recebeu algumas críticas. Conviver com as críticas tem sido a realidade de muitas pessoas. A propósito só existe uma forma de não ser criticado (BASTA NÃO REALIZAR NADA QUE SEJA RELEVANTE). Se realizar algo tão relevante como reconstruir uma cidade, onde tinha se tornado um conjunto de entulhos (vai ser criticado).
(Nós estamos vivendo um tempo muito bom enquanto igreja), mais tem hora que parece que existem pessoas que não estão satisfeitas com o que Deus está fazendo. Tem gente que reclama tanto da igreja, mais que não contribui com nada (nem com dom, nem com talento, nem com os dízimos e ofertas), só com reclamação. (óbvio que aqui não existe isso, estou falando das outras igrejas). QUEM AQUI JÁ CONVIVEU COM ALGUM TIPO DE CRÍTICA PORQUE ESTAVA REALIZANDO ALGUM TIPO DE TRABALHO? Em algum momento, se você já esteve realizando alguma coisa relevante, você já foi criticado. E de fato as críticas elas perturbam, elas causam desânimo, elas provocam chateação. Realizar algo relevante para Deus é conviver e sobreviver em meio a realidade de oposições alheias. Se você está realizando alguma coisa relevante, o que você realiza ganha proporções extraordinárias, e por isso é natural que pessoas observem e expressem as suas próprias opiniões. (em alguns momentos você será herói, em outros momentos você será o vilão. Existem momentos que você é respeitado e existem momentos que você é odiado). Ou seja, servir no reino do Senhor é conviver com essas duas realidades.
Eu consigo perceber o jovem Neemias diante de um grande perigo. A Bíblia diz que estava sendo preparado uma grande conspiração contra Neemias, estava sendo planejado por Sambalate, Tobias e os seus aliados um ataque a Neemias, por que? Porque eles queriam que a reconstrução dos muros ao redor da cidade fosse interrompida e a sua missão não terminasse. Ou seja, Neemias foi atacado por estratégias sutis dos seus opositores.
São exatamente essas estratégias sutis, disfarçadas, que eu quero considerar a luz deste capítulo, estratégia que tinha como objetivo desanimar Neemias, enfraquecer os liderados, e impedir a conclusão com êxito daquela obra.
Eu faço dois destaques, qual é o primeiro cuidado?

1. CUIDADO COM O CONVITE INOFENSIVO

Você vai se lembrar de quando você era jovem e a sua mãe dizia assim: "Não vá". E você dizia: "Que mal tem ir? Fala para mim então porque que eu não tenho que ir?
Existem convites que são aparentemente inofensivos.
Aconteceu isso aqui. Teve um convite pessoal.
A bíblia diz que o convite que Sambalate fez a Neemias inicialmente parecia inofensivo, inocente. Foi exatamente o que aconteceu. Olha o que diz o versículo 02:
Neemias 6.2 (BSAS21)
Sambalate e Gesém mandaram dizer-me: Vem, vamos encontrar-nos num povoado da planície de Ono. Eles, porém, estavam planejando o mal contra mim.
Ou seja, houve por parte de Sambalate e Gesém um convite aparentemente inofensivo, um convite que se assemelhava até mesmo a manifestação de cuidado. Era como se Sambalate e Gesém estivessem falando para Neemias o seguinte: Neemias você está trabalhando tanto, você precisa descansar um pouco, Neemias nós estamos tão preocupados com você, você está fazendo um trabalho tão extraordinário, que homem corajoso sair lá de Vargem Alegre (que Vargem Alegre, sair lá da Pérsia) e vir para Mantenópolis (que Mantenópolis), e vir para Jerusalém, reconstruir muros, Neemias nós estamos tão preocupados. Neemias eu acho que você está indo rápido demais, Neemias você vai se cansar, Neemias você está precisando de descanso. Neemias vem passar alguns dias comigo num lugar agradável, Neemias. A bíblia diz que Neemias diante de um convite que foi feito disse: NÃO! Eu não vou…
Se você observar no texto, eles insistiram 4 vezes com Neemias ( se fosse nos dias de hoje talvez Neemias receberia whatsapp todos os dias "vem Neemias" "não vou").
Neemias percebeu a presença de problemas. Neemias discerniu a dissimulação do que existia naquele convite.

NÃO SE ENGANE: “É necessário haver discernimento quando realizamos a obra de Deus, pois nem toda manifestação de preocupação procede do trono de Deus. Pode até ter aparência espiritual, mas a motivação é carnal".

É o discernimento que nos fará livrar de relacionamentos entorpecentes, é o discernimento que nos fará entender com convicção onde a mão de Deus está agindo. É o discernimento que vai apontar para nós o que as nossas emoções , ou o que as nossas carências estão gritando, é o discernimento que nos dará a revelação exata do propósito que Deus tem para as nossas vidas. CRENTE SEM DISCERNIMENTO ESPIRITUAL ACEITA QUALQUER TIPO DE CONVITE COM APARÊNCIA ESPIRITUAL. Cuidado!

2. CUIDADO COM A CONSTRUÇÃO DE NARRATIVAS

A bíblia diz que eles fizeram esse convite 4 vezes, e Neemias disse não 4 vezes. A quinta vez eles mudaram a estratégia, não mais era um convite inofensivo, mais agora era a construção de uma narrativa, Porque agora, Sambalate e Gesém eles disseram, eles de alguma forma ameaçaram espalhar narrativas, ou inverdades, narrativas mentirosas que Neemias estava inflamando o povo com o objetivo de se tornar rei.
A primeira estratégia fracassou, vai para a segunda. GENTE RUIM NÃO DESISTE.
A bíblia diz aqui no capítulo 6 no versículo 5 ao versículo 9
Neemias 6.5–9 (BSAS21)
Pela quinta vez, Sambalate enviou o seu homem de confiança com uma carta aberta na mão.
Na carta, estava escrito: Dizem entre as nações, e Gesém o confirma, que tu e os judeus planejais uma rebelião; por isso estás reconstruindo o muro. Dizem também que queres tornar-te rei deles
e que nomeaste profetas em Jerusalém para proclamarem a teu respeito: Há um rei em Judá! Essas coisas chegarão aos ouvidos do rei. Por isso, vem e vamos conversar.
Mandei dizer-lhe então: Nada do que dizes é verdade; é tudo invenção tua.
Pois todos eles tentavam atemorizar-nos, dizendo: Eles vão abandonar a obra; ela não será concluída. Então pedi a Deus: Fortalece as minhas mãos!
Eu não sei se você já foi vítima de alguma narrativa caluniosa, mais geralmente esses tipos de narrativa nunca citam a fonte. (Estão dizendo) (Falaram) (ouvi dizer) (e muita das vezes passam o pensamento pessoal como se fosse de todos).
Ninguém sabe ao certo quem falou, ninguém sabe ao certo onde falou, ninguém sabe ao certo porque falou. O propósito de qualquer e todo boato, e toda e qualquer mentira é gerar mágoa, é calúnia, é gerar difamação. Ou seja, não são poucas pessoas que gostam de envolverem em boatos.
Por exemplo, Lucas 11 a partir do versículo 14 a bíblia diz que existiam espírito mudo, e quando os inimigos de Jesus viram que Jesus havia repreendido aquele espírito mudo. A bíblia diz que os inimigos de Jesus declaram que o poder de Jesus manifestou sobre os demônios era resultado da sua união com Belzebu (príncipe das trevas). (calúnia, mentira, narrativa). Porque? Porque queriam tornar descrédito a liderança de Jesus. Eles disseram: É por Belzebu príncipe dos demônios que ele está expulsando os demônios. Ou seja, os inimigos de Jesus atribuíram o poder de Jesus não a Deus, mais ao diabo.
Irmãos, pessoas que constroem narrativas mentirosas, a exemplo de Sambalate e Tobias e suas aliados, pessoas desse tipo espalham mentiras revelando quão fraco é o seu caráter. São pessoas que se dedicam a espalhar mentiras invariáveis sem qualquer tipo de sabedoria.
EU ESTOU PESSOALMENTE CONVICTO QUE O INIMIGO NÚMERO 1 DA COMUNHÃO DA IGREJA DE JESUS "NÃO É BEBIDA". O INIMIGO NÚMERO 1 DA COMUNHÃO DA IGREJA DE JESUS NÃO SÃO "AS DROGAS". O INIMIGO NÚMERO 1 DA COMUNHÃO DA IGREJA DE JESUS NÃO É A PROSTITUIÇÃO. EU ESTOU CONVICTO QUE O INIMIGO NÚMERO 1 DA COMUNHÃO NA IGREJA DE JESUS É A "LÍNGUA".
O Tiago irmão de Jesus, ele quando escreveu a sua carta, no capítulo 3 versículo 10 e 11, Tiago disse sobre o poder destruidor da língua. Tiago diz que com a mesma boca que bendizemos ao Senhor, amaldiçoamos o nosso irmão, e isso não é bom que aconteça. Se Tiago, para você é muito fraco, eu volto para Salomão que você considera muito sábio. E Salomão quando escreveu os provérbios. Olha o que Salomão diz, Provérbios 6.16-19
Provérbios 6.16–19 (BSAS21)
Seis coisas o Senhor detesta, sim, sete ele abomina:
olhos arrogantes, língua mentirosa e mãos que derramam sangue inocente;
coração que faz planos perversos, pés que se apressam a praticar o mal;
testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia inimizade entre irmãos.
Se você observar com atenção a lista dos setes pecados apresentados por Salomão, três entre os sete estão ligados ao pecado da língua. (quase 50%). Por exemplo, Salomão diz que o Senhor abomina: "Língua mentirosa, testemunha falsa que profere mentira" E o pecado que Deus abomina qual é? o que semeia contenda, discórdia entre os irmãos.
Pessoas envolvidas em narrativas, pessoas envolvidas em mentiras, pessoas envolvidas em maledicências, pessoas envolvidas em fofocas, são pessoas que prestam serviços carnal e diabólico (do leva e traz). É gente maldosa que torce para que haja confusão e discórdia. Porque não tem paz interior, não suporta conviver com a realidade de que exista paz em outro ambiente.
Não subestime as estratégias do diabo, eu tenho dito para vocês que o diabo é sutil, ele lança as iscas (ele só aparece com chifre na imaginação do ser humano), porém aqui ele parece anjo de Luz (alguns até carregam bíblia, e conseguem recitar alguns versículos bíblicos), não se impressione, pois as estratégias de satanás são sutis.
A língua, apesar de parecer pequena, a bíblia diz que a língua se tornou o músculo mais forte de um corpo humano, porque é capaz de incendiar um corpo todo.
Portanto, Pib em Mantenópolis tenha cuidado com o que você ouve, e tenha ainda mais cuidado com o que você fala.
TEM GENTE QUE PARECE QUE TORCE CONTRA O QUE DEUS ESTA FAZENDO (conversas de bastidores dizem que depois que o pastor decepcionar as pessoas ai que eu quero ver (nem conhecem o pastor direito). Irmãos, vocês não me conhecem, porém o Senhor dessa igreja me conhece. E se ele me enviou para cá é porque algo ele tem para realizar através da minha vida (ao invés de ser o que torce contra, chega junto, pois nós estamos numa grande obra. (Não deixa o Espírito de Sambalate e Tobias tomar conta da sua vida).

UMA IMPORTANTE ORIENTAÇÃO “TENHA CUIDADO COM O QUE VOCÊ OUVE E MAIS CUIDADO COM O QUE VOCÊ FALA".

Qual é a conclusão que eu chego?

CONCLUSÃO:

Considerar a vida e o ministério de Neemias me faz concluir:

É INEVITÁVEL REALIZAR A OBRA DE DEUS DE FORMA TÃO RELEVANTE IMUNE ÀS CRÍTICAS.

NÓS ESTAMOS ENVOLVIDOS NUMA GRANDE OBRA.

Quando Sambalate convida Neemias para se encontrar na planície de Ono. Neemias diz: Eu não vou porque eu estou envolvido numa grande obra. Quem tem convicção do que está fazendo e o destino que está alcançando, não gasta tempo com o que é desnecessário.
Cuidado com as narrativas - Tenho foco!
NÓS ESTAMOS CONQUISTANDO UMA CIDADE.

"NÃO CEDA A CONVITES MAQUIAVÉLICOS DISFARÇADOS DE ENCONTROS ESPIRITUAIS OU MOMENTOS DE COMUNHÃO, NÃO SE ENVOLVA EM NARRATIVAS DISTORCIDAS E FUJA DOS BOATOS".

ENTENDA: A nossa missão é muito grande, e porque é muito grande e é de Deus, deve receber toda a nossa atenção e a nossa dedicação. Nós não temos tempo para convergir para o propósito final de participar da reconstrução espiritual de uma cidade.
Nós temos uma grande missão.

NÓS ESTAMOS ENVOLVIDOS NUMA GRANDE OBRA, POR ISSO NÓS NÃO VAMOS PARAR.

VAMOS CONQUISTAR A NOSSA CIDADE

Related Media
See more
Related Sermons
See more