A vida de Salomão e suas conclusões
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 9 viewsA brevidade da vida e o que vale a pena fazer de baixo do sol com base nos temores e amores humanos.
Notes
Transcript
Graça e paz, bom dia!
Podem se sentar.
Por gentileza abra a sua Bíblia no livro de eclesiaste capítulo 2, leremos dos versos 1 ao 11.
Enquanto você encontra o texto eu gostaria de agradecer a Deus por esse dia, agradecer ao pastor pelo convite, amo sua vida pastor , Deus abenço sua família, agradecer todos os irmãos da ibp Brooklin e claro aquela morena linda, minha esposa Bruna, te amo! Missionária Lourdes que nos acompanha...
Antes de lermos o texto eu gostaria de fazer uma breve reflexão que não foi contruida por mim mas que eu gosto muito e que foi utilizada pelo Pastor Jonas Madureira em um evento da escola charles spurgeon que faz a seguinte reflexão:
O que Vale a pena nesta vida conhecer?
Aquilo que a gente ama, porque tudo que amamos queremos conhecer.
E para conhecer aquilo que amamos gastamos tempo, investimos tempo.
Por que cargas d’água a gente gasta tanto tempo para conhecer aquilo que não é Deus? Porque amamos aquilo que não é Deus e gastamos boa parte de nossa vida com ídolos criados pelo nosso coração na busca de alegria, satisfação esperança e proteção.
E é sobre justamente isso que eu quero refletir com vocês :
O que vale a pena nesta vida conhecer? Com o que vale a pena gastar nossos dias? Nossa força, nosso vigor, nossas finanças, onde realmente vale a pena investir tudo isso? onde encontramos satisfação para nossa alma?
Para isso vamos ler Eclesiaste 2:1-11 (minha bíblia é a versão A21)
Introdução
Introdução
Meus irmãos, eclesiastes é um livro colocado na categoria de um dos mais difíceis de interpretar na bíblia, ficando atrás apenas de Apocalipse, e depois de um discurso melancólico e pessimista como este da pra entender porque não ouvimos muitas pregações em eclesiastes. Esse livro se encontra na divisão dos livros de sabedoria da bíblia juntamente com provérbios e Jó, e seu nome em hebraico que é Qohelet que significa Pregador ou Mestre sábio e dentro desta sabedoria de Eclesiastes temos duas expressões fundamentais para a compreensão deste livro, e são elas: Tudo é vaidade, vaidade de vaidades, ou como melhor se traduz, tudo é ilusão, vapor, tudo é passageiro, transitório, é como uma névoa que se desfaz. (sabe quando você toma banho e sai aquele vapor da água quente que logo some é mais o menos isso). a segunda expressão é : “A vida de baixo do sol” ou : “tudo que se faz de baixo do sol” essa expressão aparece 28 vezes nesse livro.
Guardem essas duas expressões: Tudo é vaidade/ilusão e a vida de baixo do sol. (são fundamentais para a compreensão da mensagem de eclesiastes).
Mas antes de entrar no texto vamos retornar um pouco na história do povo de Deus, do povo de Israel, e como Deus governava o povo em um reino onde o próprio Deus era o Rei ( reino Teocrático), mas em dado momento o povo pede um rei humano no lugar de Deus e Deus permite que Saul se torne Rei, o primeiro Rei de Israel, mas Saul não obedeceu a Deus, ele desviou-se dos caminhos do Senhor e teve esse reino arrancado de suas mãos, ou melhor como 1 Samuel diz: “teve o reino rasgado suas mãos”, Davi então, ainda jovem, foi ungido a Rei, derrotou golias, e passou por momentos difíceis de perseguição vindas da parte do Rei Saul, mas finalmente com aproximadamente 40 anos Davi sobe ao trono e faz um trabalho incrível de conquista militar e geográfica unificando um Reino forte e próspero. Davi se relaciona com uma mulher casada de nome bateseba com a qual tem um filho e esse primeiro filho morre como uma punição de Deus pelo pecado de Davi contra Deus, e Urias (marido de bateseba), dai surge o salmo 51 que é o canto de arrependimento de Davi, após isso Davi se casa com Batseba e vem o segundo filho que tem por nome Salomão , que não é o filho único de Davi, por que Davi tinha outras mulheres, mas é ele que vai subir no trono e Reinar sobre Israel. E Salomão ainda jovem inicia seu reinado e oferece ao Deus de seu pai Davi um sacrifício descrito em 2 Cr 1:6-11 que diz:
2Crônicas 1.6–12 (NVI)
6 Salomão ofereceu ao Senhor mil holocaustos sobre o altar de bronze, na Tenda do Encontro.
(E Deus responde a Salomão, escute o que o texto diz:)
7 Naquela noite Deus apareceu a Salomão e lhe disse: “Peça-me o que quiser, e eu lhe darei”.
8 Salomão respondeu: “Tu foste muito bondoso para com meu pai Davi e me fizeste rei em seu lugar. 9 Agora, Senhor Deus, que se confirme a tua promessa a meu pai Davi, pois me fizeste rei sobre um povo tão numeroso quanto o pó da terra. 10 Dá-me sabedoria e conhecimento, para que eu possa liderar esta nação, pois quem pode governar este teu grande povo?”
11 Deus disse a Salomão: “Já que este é o desejo de seu coração e você não pediu riquezas, nem bens, nem honra, nem a morte dos seus inimigos, nem vida longa, mas sabedoria e conhecimento para governar o meu povo, sobre o qual o fiz rei, 12 você receberá o que pediu, mas também lhe darei riquezas, bens e honra, como nenhum rei antes de você teve e nenhum depois de você terá”.
E é este homem, o Rei salomão, ou שְׁלֹמֹ֨ה, que significa “o paciífico” vindo da palavra shalom em hebraico que significa paz, o terceiro rei de Israel que constrói um templo magnífico ao Senhor, este homem que foi tão sábio em sua época a ponto de reis e rainhas virem de longe para apreciarem sua sabedoria, como exemplo a rainha de sabá ( de acordo com 1Re 10:1-13)
Shelomon teve tantas riquezas que 1Re10:14-29 relata sobre um trono de marfim revestido de ouro puro onde ele se assentava, as taças usadas em seu palácio eram todas de ouro, a prata perdeu seu valor no reino de salomão pela abundância que havia dela, ele recebia por ano 23 toneladas de ouro vindo de comerciantes de toda a terra, prata, marfim, animais raros, fora madeiras preciosas como cedro , especiarias, carros de guerra...
E por que que estou enfatizando tanto a vida de Shelomon, pois foi esse Rei de grande poder, fama, honra, influência, riqueza e sabedoria que escreveu eclesiastes , um homem que experimentou de fato os prazeres da vida e que nos deixou ensinamentos preciosos a respeito disso e do que realmente vale a pena nesta vida conhecer.
E ele inicia o livro Ec 1:2 com a seguinte afirmação:
2 Vaidade de vaidades, diz o Pregador.
Vaidade de vaidades! Tudo é vaidade.
Na Almeida 21 está assim:
Diz o grande sábio: Que grande ilusão! Que grande ilusão! Tudo é ilusão!
E no verso 14 ele dramatiza ainda mais dizendo:
14 Vi todas as obras que se fazem debaixo do sol, e eis que tudo é vaidade e correr atrás do vento.
E aqui nós precisamos entender aquelas duas expressões que eu disse no início, vaidade de vaidades e a vida de baixo do sol, pois com isto Salomão está dizendo: Alguém que vive como se Deus não existisse, e apoia suas esperanças em coisas terrenas, nas obras de baixo do sol, concluirá que tudo é ilusão, tudo é correr atrás do vento. E Salomão diz isso com propriedade pois ele investiu tempo, dinheiro (e isso ele tinha de sobra) e vigor para :
“ Saber o que vale a pena fazer debaixo do céu, nos poucos dias da vida humana”
E aqui o primeiro ponto que vamos refletir de Eclesiastes 2 é :
1.0 - A experiência da vida de baixo do sol!
1.0 - A experiência da vida de baixo do sol!
Salomão tenta os seguintes caminhos para a satisfação nesta vida :
v.2 - Riso é loucura e a alegria de nada vale, pois uma risada em momento oportuno é maravilhosa, mas quem vive sorrindo esconde uma frustração no coração, claro aqui falando das pessoas que vivem esse estilo de vida de baixo do sol, longe de Deus.
v.3a - Na bebida não achou resposta, se entregou aos efeitos do vinho mas não obteve sucesso.
v.4 - Na edifição de grandes obras não obteve satisfação
v.5,6 - Plantações, agricultura
v.7a - Compra de escravos e escravas e escravos nascidos em casa
v.7b - Gados e rebanhos (mais doque todos os que viveram em jerusalém antes de mim)
v. 8a - Acúmulo de ouro , prata e jóias preciosas
v.8b - Música, com cantores e cantoras pra animar o palácio, mas isso não preenche a alma por muito tempo.
v.8c - Mulheres em grande número. 1Re 11:1-3 (700 mulheres e 300 concubinas- muitas delas vindas de acordos políticos com outros reinos)
v. 9 - O mais rico de todos (top 1 da revista forbes da época)
O menino Salomão fez tudo o que desejou, como ele diz no verso 10 de eclesiaste 2:
10 Não me neguei nada
que os meus olhos desejaram;
não me recusei a dar prazer algum
ao meu coração.
Na verdade, eu me alegrei
em todo o meu trabalho;
essa foi a recompensa
de todo o meu esforço.
Queridos, talvez o seu coração já desejou algumas dessas experiências de Salomão, ou está desejando agora, e eu não quero destruir seus planos com esse discurso, claro desde que sejam pautados na palavra de Deus, mas eu peço que o Espírito Santo coloque cada sonho do seu coração no devido lugar, eu prego aqui para que você compreenda que uma vida longe de Deus, com os olhos fitos nas obras de baixo do sol te farão concluir o mesmo que salomão concluiu, isso se você conseguir chegar ao mesmo patamar que salomão:
E olhe que conclusão terrível que ele teve:
11 Contudo, quando avaliei
tudo o que as minhas mãos
haviam feito
e o trabalho que eu tanto me esforçara
para realizar,
percebi que tudo foi inútil,
foi correr atrás do vento;
não há nenhum proveito
no que se faz debaixo do sol.
Sabe, salomão testou muitos outros caminhos descritos no livro de Eclesiastes e percebeu a :
A inquietação do coração que só trabalha para acumular riqueza e não desfruta delas, e sí quer consegue dormir em paz a noite, isso é um absurdo ele conclui. (cap.2)
A aflição do coração de quem deixa a herança para pessoas que nunca se esforçaram para construí-la, isso também é absurdo. (cap.2)
A religião mecânica e fria, o ritualismo que não serve para nada, é vaidade, é ilusão. (cap.5)
A fama que pode até ser boa em alguns aspectos mas ela não dura muito tempo, você será esquecido ele diz. (cap 7)
A conclusão de seu teste é :
“O desfrutar dos prazeres e felicidades de uma vida terrena e carnal, sem Deus, é pura ilusão, cheia de canseiras e desapontamentos! é Tudo vaidade e aflições de espírito.”
No capítulo 8 ele relata a incapacidade de entender a vida de baixo do sol dizendo:
17 percebi tudo o que Deus tem feito. Ninguém é capaz de entender o que se faz debaixo do sol. Por mais que se esforce para descobrir o sentido das coisas, o homem não o encontrará. O sábio pode até afirmar que entende, mas, na realidade, não o consegue encontrar.
E é nesse mesmo capítulo que Salomão apresenta o contraste entre o homem que vive a vida debaixo do sol e aquele que vive a vida acima do sol, olhando para as regiões celestiais descrito nos versos 12 e 13:
12 O ímpio pode cometer uma centena de crimes e apesar disso, ter vida longa, mas sei muito bem que as coisas serão melhores para os que temem a Deus, para os que mostram respeito diante dele. 13 Para os ímpios, no entanto, nada irá bem, porque não temem a Deus, e os seus dias, como sombras, serão poucos.
E não faz sentido mesmo experimentar esta vida distânte de Deus , usando uma ilustração de Jonatan Edwards (Avivalista e Teólogo do Séc. 18), essa vida de pecado é comparada a pular de um penhasco se segurando num fio de teia de aranha. Não vá por esse caminho, não se encante com essas paixões, elas custarão sua alma. Arrependa-se hoje meu querido e minha querida, você pode dizer no seu coração: eu não faço nada disso que salomão fez, mas eu te digo, o simples fato de escolher viver uma vida como se Deus não existisse já te faz sulficientemente culpado e pecador e Deus não quer isso para você, Ele quer te dar vida e vida em abundância. o Perdão está com ele para que seja temido, como diz o Salmo 130.
Salomão vai em uma crescente reflexão até que ele passa de uma visão horizontal e terrena, de baixo do sol, para uma visão acima do sol, uma visão celestial, ele olha para cima, enxerga O Criador e encontra o propósito da vida que vale a pena ser vivida, ele conclui o capítulo 12 de Eclesiastes dizendo nos versos 13 e 14 a expressão mais bela e sábia deste livro que é :
“Agora que já disse tudo, aqui está a conclusão: Teme a Deus e obedece aos seus mandamentos, porque este é o propósito do homem. Porque Deus levará a juízo tudo oque foi feito e até tudo que está oculto, quer seja bom, quer seja mal.”
O segundo ponto dessa pregação é:
2.0 - Teme a Deus e obedece os Seus mandamentos!
2.0 - Teme a Deus e obedece os Seus mandamentos!
Observe que essa frase vem carregada de princípios fundamentais da vida cristã, da vida que vale a pena ser vivida, e essa frase pode ser substituída pela seguinte frase: Tema a Deus, Ame a Deus de todo coração, de toda a tua alma, de todo teu entendimento e de toda a tua força e ame o próximo como a tí mesmo. Este seria o resumo dos mandamentos somados ao temor à Deus. E para praticar isso é preciso gastar tempo, ou investir tempo com Deus, como os olhos fixados na vida a cima do sol.
A palavra aqui usada para teme a Deus em hebraico é yare (יְרָא֙) que significa : Temer, reverenciar, respeitar e honrar. Praticar isso é libertador!!!
Certa feita depois que eu e minha esposa nos posicionamos no chamado que Deus tinha para nossa vida, nós ouvimos de uma pessoa que eu amo muito a seguinte frase: “Vocês serão os mendigos do Evangelho”, e a fala ainda foi pública, na frente de muitas outras pessoas conhecidas e queridas por nós, eu confesso que se eu temesse os homens eu teria tombado diante dessa afronta, mas que bom que o o meu temor é exclusivo à Deus.
Temer somente à Deus é libertador!
Todos os outros temores caem do coração, eles perdem a força nas tomadas de decisão, pois o teu único objetivo é agradar à Deus e quem estuda um pouco de psicologia sabe que um dos maiores bloqueios emocionais da humanidade é o medo, o medo da morte, medo dos homens, do abandono, do sofrimento, da solidão, mas quando de fato você teme à Deus nem mesmo a morte tem poder sobre a sua vida! e Jesus foi cirurgico em explicar isso em Mt10:28
28 Não temam os que matam o corpo, mas não podem matar a alma; pelo contrário, temam aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo.
Por isso no dia de hoje deixe os seus temores, quebre seus ídolos e Tema apenas o Rei dos Reis e o Senhor dos senhores, Jesus Cristo o filho de Deus!!!! Essa é a vida que vale apena ser vivida, uma vida de relacionamento com Deus.
A vida de um homem só terá sentido quando ele entender e praticar esse temor e esse amor à Deus, o coração só vai encontrar paz e satisfação quando ele confiar de verdade em Deus, as coisas mais essenciais da vida não serão motivo de preocupação como Jesus diz em Mateus6:28-33
28 — E por que se preocupam com o que vão vestir? Observem como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam. 29 Eu, porém, afirmo a vocês que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. 30 Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, não fará muito mais por vocês, homens de pequena fé? 31 Portanto, não se preocupem, dizendo: “Que comeremos?”, “Que beberemos?” ou “Com que nos vestiremos?” 32 Porque os gentios é que procuram todas estas coisas. O Pai de vocês, que está no céu, sabe que vocês precisam de todas elas. 33 Mas busquem em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas lhes serão acrescentadas.
Se arrependa hoje por não ter buscado à Deus verdadeiramente, por não ter amado ele acima de todas as coisas, por ter vivido uma vida focada apenas nas coisas de baixo do sol, pois existe um juízo de Deus sobre os que não se arrependem e isso fica bem claro quando Jesus está falando a respeito da geração de sua época em Mt12:41-42, olha o que ele diz:
41 Ninivitas se levantarão, no Juízo, com esta geração e a condenarão, porque se arrependeram com a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas. 42 A rainha do Sul se levantará, no Juízo, com esta geração e a condenará, porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão.
Todas as faltas de sentido que encontramos para a vida debaixo do sol no experimento de salomão são resolvidas quando somos encontrados por Jesus que nos oferece a oportunidade de nos arrependermos, nos oferece o perdão dos pecados, a vida a cima do sol, a vida eterna, a salvação e a satisfação da nossa alma.
Nós precisamos gastar nossa vida para conhecer e fazer conhecido esse Deus maravilhoso, que cuida tão bem de nós, que faz milagre nas nossas vidas, que nos chama para perto e nos abraça com Amor e Misericórdia.
E eu quero aqui fazer um alerta muito sério, que é o terceiro e último ponto desse sermão.
3.0 - O cuidado com as riquezas, elas são o maior ponto de tensão do coração dos homens !
3.0 - O cuidado com as riquezas, elas são o maior ponto de tensão do coração dos homens !
Veja que o problema não é a riqueza em sí, ela é uma bênção para os que temem à Deus e eu quero ver o povo de Deus cada vez mais próspero, porque quem teme a Deus e é próspero ajuda muita gente, tira a fome e a sede de muitas crianças, sustentam missioários, distribuem remédios, supre a necessidade do próximo, ama o próximo e assim demonstra o amor à Deus.
Mas a posição da riqueza no coração pode ser perigosa, se ela for tua serva, serás feliz e satisfeito, mas se você amá-la, asenhorá-la você nunca se fartará dela, ela sempre te castigará com medo e aflição de espírito.
Não é atoa que a humanidade é dividida em dois grupos por jesus em Mt6:24
24 — Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou irá odiar um e amar o outro, ou irá se dedicar a um e desprezar o outro. Vocês não podem servir a Deus e às riquezas.
Ou seja, você terá que escolher quem você vai amar...
Quem você vai temer...
Quem você vai servir...
Com Quem você gastará os dias da sua vida.
Lembre que o próprio Deus disse que o daria riquezas para salomão quando ele pediu sabedoria, e salomão só experimentou todos os prazeres descritos em eclesiastes por causa das riquezas que tinha, se não seria impossível viver aquela vida dissoluta debaixo do sol.
É claro que alguém que não tem riquezas pode esejá-la e se perder sem experimentar uma vida como a de Salomão, mas as riquezas potencializam o caminho perverso dos homens.
E essas riquezas tiveram a participação no envolvimento de Salomão com suas diversas mulheres, as riquezas não aparecem como um ídolo para Salomão, mas elas proporcionaram os caminhos para idolatria olha o que 1Re11:1-6 diz:
1 Além da filha de Faraó, Salomão amou muitas mulheres estrangeiras: moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e heteias, 2 mulheres das nações de que o Senhor tinha dito aos filhos de Israel: “Não casem com elas, nem casem elas com vocês, pois perverteriam o coração de vocês, para seguirem os seus deuses.” A estas Salomão se apegou pelo amor. 3 Tinha setecentas mulheres que eram princesas e trezentas concubinas; e suas mulheres lhe perverteram o coração. 4 Sendo já velho, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses, e o coração dele não era fiel ao Senhor, seu Deus, como havia sido fiel o coração de Davi, seu pai. 5 Salomão seguiu Astarote, deusa dos sidônios, e Milcom, abominação dos amonitas. 6 Assim, Salomão fez o que era mau aos olhos do Senhor e não perseverou em seguir o Senhor, como Davi, seu pai, havia feito.
As riquezas podem tanto se tornar o seu Deus como fabricar deuses para você! Elas podem proporcionar o cenário que te levará a ruína, a queda.
E comparando a vida de Jesus e a de Salomão podemos perceber que Jesus, se apresentando como maior que Salomão, não teve as riquezas terrenas que Salomão teve.
Ai eu entendo por que Jesus contou a parábola do rico tolo de Lc12:13-21 que diz:
13 Nesse ponto, um homem que estava no meio da multidão disse a Jesus:
— Mestre, diga a meu irmão que reparta comigo a herança.
14 Mas Jesus lhe respondeu:
— Homem, quem me nomeou juiz ou repartidor entre vocês?
15 Então lhes recomendou:
— Tenham cuidado e não se deixem dominar por qualquer tipo de avareza, porque a vida de uma pessoa não consiste na abundância dos bens que ela tem.
16 E Jesus lhes contou ainda uma parábola, dizendo:
— O campo de um homem rico produziu com abundância. 17 Então ele começou a pensar: “Que farei, pois não tenho onde armazenar a minha colheita?” 18 Até que disse: “Já sei! Destruirei os meus celeiros, construirei outros maiores e aí armazenarei todo o meu produto e todos os meus bens. 19 Então direi à minha alma: ‘Você tem em depósito muitos bens para muitos anos; descanse, coma, beba e aproveite a vida.’ ” 20 Mas Deus lhe disse: “Louco! Esta noite lhe pedirão a sua alma; e o que você tem preparado, para quem será?”
21 — Assim é o que ajunta tesouros para si mesmo, mas não é rico para com Deus.
Observe mais uma vez que o problema não é a riqueza, mas aquilo que você faz com ela.
Eu já acompanhei de perto pessoas que tiveram a generosidade roubada do coração por conta do enriquecimento, quando eram necessitadas eram mais generosas mas as riquezas perverteram o coração.
E eu ja ví também pessoas que enriqueceram e aumentaram a generosidade.
Como ja ví de perto aontecer o que Provérbios 11:24 diz:
24 Uns dão com generosidade
e têm cada vez mais;
outros retêm mais do que é justo
e acabam na pobreza.
Lembre daquilo que o apóstolo Paulo disse para Timóteo em 1Tm6:9-15
9 Mas os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos insensatos e nocivos, que levam as pessoas a se afundar na ruína e na perdição. 10 Porque o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e atormentaram a si mesmos com muitas dores.
11 Mas você, homem de Deus, fuja de tudo isso. Siga a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança, a mansidão. 12 Combata o bom combate da fé. Tome posse da vida eterna, para a qual você também foi chamado e da qual fez a boa confissão diante de muitas testemunhas. 13 Diante de Deus, que preserva a vida de todas as coisas, e diante de Cristo Jesus, que, na presença de Pôncio Pilatos, fez a boa confissão, eu exorto você 14 a guardar este mandato imaculado, irrepreensível, até a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo, 15 a qual, no tempo certo, há de ser revelada pelo bendito e único Soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores, 16 o único que possui imortalidade, que habita em luz inacessível, a quem ninguém jamais viu, nem é capaz de ver. A ele honra e poder eterno. Amém!
Sabe pelo que dizem os historiadores Salomão se arrependeu dos seus pecados no fim de sua vida e teve a oportunidade de escrever o capítulo 12 de eclesiastes após experimentar tudo aquilo que a vida de baixo do sol oferece, e o conselho que ele deixou é Ec12
1 Lembre-se do seu Criador nos dias da sua mocidade, antes que venham os dias maus, e cheguem os anos em que você dirá: “Não tenho neles prazer.” 2 Lembre-se do Criador antes que se escureçam o sol, a lua e as estrelas, e as nuvens voltem depois da chuva. 3 Lembre-se dele antes do dia em que tremerem os guardas da casa, os seus braços, e se curvarem os homens que no passado eram fortes, as suas pernas, e cessarem os moedores da sua boca, por já serem poucos, e se escurecerem os que olham pelas janelas, os seus olhos. 4 Faça isso antes que as portas da rua se fechem e o ruído das pedras do moinho se torne difícil de ouvir; quando você se levantar à voz das aves, e todas as harmonias, filhas da música, começarem a desaparecer; 5 quando você tiver medo do que é alto e se espantar no caminho; quando florescer como a amendoeira, e o gafanhoto lhe for um peso; e quando você perder o apetite. Porque o ser humano vai à morada eterna, e os pranteadores andarão rodeando pela praça. 6 Lembre-se do seu Criador, antes que se rompa o fio de prata, e se despedace o copo de ouro, e se quebre o cântaro junto à fonte, e se desfaça a roda junto ao poço, 7 e o pó volte à terra, de onde veio, e o espírito volte a Deus, que o deu.
8 Vaidade de vaidade, diz o Pregador, tudo é vaidade.
9 O Pregador, além de sábio, ainda ensinou ao povo o conhecimento; e, atentando e examinando, compôs muitos provérbios. 10 O Pregador procurou achar palavras agradáveis e escrever com retidão palavras de verdade. 11 As palavras dos sábios são como aguilhões, e as coleções de sentenças são como pregos bem-fixados; elas provêm de um único Pastor.
12 Além do mais, meu filho, leve em conta o seguinte: não há limite para fazer livros, e o muito estudar é enfado da carne.
13 De tudo o que se ouviu, a conclusão é esta: tema a Deus e guarde os seus mandamentos, porque isto é o dever de cada pessoa. 14 Porque Deus há de trazer a juízo todas as obras, até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más.
Acho que isso responde as perguntas que fizemos no início :
O que vale a pena nesta vida conhecer? Com o que vale a pena gastar nossos dias? Nossa força, nosso vigor, nossas finanças, onde realmente vale a pena investir tudo isso? onde encontramos satisfação para nossa alma?
Se coloque em pé e vamos orar.
Feche os olhos
Eu gostari de perguntar: Se Deus falou com você e você se identificou com a vida de Salomão que estava vivendo uma vida de baixo do sol, mas você qeur mudar isso hoje, quer reconehcer Jesus como o Seu Senhor, quer voltar ao caminho de onde nunca deveria ter saído eu oeço que você faça um sinal com a mão.
venha qui na frente eu quero orar com você.
Vamos orar!!