A Alegria no Senhor que nos Traz a Paz

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 9 views

A alegria constante no Senhor e a paz que excede todo entendimento, mesmo em tempos difíceis.

Notes
Transcript
Filipenses 4.4-7 NVI
4 Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: Alegrem-se!
5 Seja a amabilidade de vocês conhecida por todos. Perto está o Senhor.
6 Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.
7 E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.

INTRODUÇÃO

Paulo escreve a carta aos Filipenses com um certo tom de despedida. Ao iniciar a carta, em sua apresentação no capítulo 1, versículo 1, ele começa com: “Paulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus…” e, em seguida, menciona “os bispos e diáconos…”. Essa apresentação é o mesmo que Paulo estar dizendo: “Se acontecer o que é previsto, se realmente eu vier a morrer, Timóteo é o meu sucessor”. Timóteo está sendo colocado em igualdade a Paulo, o bastão está sendo passado e isso fica claro à igreja de Filipos. Naquele tempo, ser prisioneiro de Roma era o mesmo que estar morto, havia essa certeza: “todos sabiam que as pessoas morriam nas prisões romanas”. É nesse contexto que o apóstolo está escrevendo à igreja de Filipos sobre alegria.
1 - ALEGREM-SE
No texto em que lemos da carta aos Filipenses 4.4 , Paulo diz:
Filipenses 4.4 (NVI)
Alegrem-se sempre no Senhor.
Ele quer deixar claro que nossa alegria, em todo momento, toda situação, em todo tempo, deve ser única e exclusivamente em Deus, nosso SENHOR.
Iremos passar por momentos de dificuldades em nossas vidas, em diferentes áreas: financeira, relacional, emocional, nos estudos, na escola, na faculdade ou no trabalho. Momentos que irão nos desestabilizar, em que teremos vários questionamentos sobre a nossa vida, sobre a situação que estamos vivendo, se estamos tomando as decisões corretas, ou por que a doença ou o desemprego chegou até nossas vidas, ou algo em que criamos tantas expectativas, corremos atrás, lutamos para conquistar, parecia que estava indo tudo bem, mas, por fim, não deu certo e aí vem a frustração. Não teremos as respostas para todas as perguntas que irão surgir quando as coisas não vão bem. Podemos nos abalar, desestabilizar, pensar que não temos força e vontade para continuar, mas quero lembrar das palavras de Jesus em João 16:33. Ele nos consola em meio às situações de dificuldade da vida, dizendo:
João 16.33 (NVI)
“...Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”.
Jesus, o Filho de Deus, o Deus encarnado, que viveu neste mundo, passou por diversas situações, como dificuldades, sofrimento, foi preso e condenado à morte de forma injusta. Mas, mesmo sabendo que tudo isso iria acontecer em sua vida, Ele nos deixa esta palavra, que pode, em certo momento, até parecer estranha: “Vocês vão sim passar por dificuldades, não se surpreendam com isso, mas tenham ânimo, se alegrem”. As palavras de Jesus até parecem contraditórias, mas não são, pois Ele conclui, dizendo: “EU VENCI O MUNDO”.
Em Jesus, podemos ter esperança e ânimo em meio às aflições da vida. Ele é o Deus conosco, que passou por sofrimentos e acusações que não podemos imaginar ou suportar, mas Ele venceu e se compadece de Seu povo. Podemos, sim, em Cristo, ter ânimo, pois Ele está conosco. Junto dEle, venceremos também este mundo.
Então, quando Paulo enfatiza no final do versículo, dizendo: “Novamente direi: Alegrem-se!”, ele quer dizer que a nossa alegria deve ser no Senhor Jesus. Ela deve estar localizada em Deus e em nenhum outro lugar. Somente Deus deve ser a fonte de nossa alegria. Ele conhece cada um de nós muito bem. Temos um Deus que se relaciona com Seu povo, conhece cada dificuldade e luta do dia a dia.

2 - SEJAM GENTIS

Sabendo agora que temos um Deus que nos conhece, que tem um relacionamento conosco e que nossa alegria deve estar nEle, Paulo continua:
Filipenses 4.5 (NVI)
Seja a amabilidade de vocês conhecida por todos. Perto está o Senhor.
Nossa alegria, estando em Deus, não está sujeita às situações e momentos de nossas vidas. Dessa forma, nosso modo de ser e agir não será conduzido pelas nossas emoções, sendo rude ou mal-educado, mas sim amável, moderado, entre outros adjetivos que podemos usar para traduzir a palavra grega ἐπιεικὲς utilizada por Paulo nesse texto.
William Hendriksen diz no comentário bíblico de Efésios e Filipenses, que “Não há em nossa língua uma única palavra que expresse toda a riqueza contida no vocabulário grego.”
Hendriksen diz que podemos entender ἐπιεικὲς por qualquer uma das seguintes virtudes: “paciência, condescendência, cordialidade, amabilidade, gentileza, compreensão carinhosa, consideração, caridade, mansidão, magnanimidade.”
Dessa forma, podemos ter a certeza de que, quando a nossa alegria está em Deus, nossas atitudes e personalidade são socialmente comunicáveis. Não são as situações que irão abalar nosso modo de agir e ser, mas, ao estarmos próximos de Deus, as pessoas à nossa volta não conseguem compreender o porquê de, mesmo estando em tempos difíceis em nossa vida, não deixarmos que isso controle o nosso comportamento para com os outros, sendo rudes, sem compaixão ou grosseiros. Seremos conhecidos por todos à nossa volta pelo modo como agimos e enfrentamos os momentos de dificuldades.

3 - DEIXE A ANSIEDADE

Nossa alegria está firmada em Deus. Nosso modo de agir e ser contradiz o que o mundo está acostumado a ver quando alguém está passando por dificuldades. Não são as circunstâncias que condicionam nosso agir, mas sim a nossa alegria, que está localizada em Deus e não no momento que estamos vivendo. Com isso, Paulo continua::
Filipenses 4.6 NVI
Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.
Paulo está nos convidando a descansar o nosso coração em Deus. Quando diz: “por coisa alguma”, Paulo está querendo dizer que nada, absolutamente nada, deve trazer à nossa mente e coração preocupações futuras. Mas tudo que estamos passando em nossas vidas, devemos sempre orar a Deus, entregar nossas súplicas daquilo que está tentando nos deixar preocupados. Principalmente, devemos apresentar tudo a Deus com gratidão, independente do que seja. Ele é soberano e cuida do Seu povo.
Esse texto me lembra de um trecho que fala muito ao meu coração e que sempre tenho comigo. Jesus, no Sermão do Monte, em Mateus 6:25-33, está ensinando o povo e Seus discípulos sobre deixar de lado as preocupações da vida no que diz respeito às coisas do cotidiano, como alimento e vestimenta. Mas Cristo enfatiza que devemos buscar em primeiro lugar o Reino de Deus.
Um pouco antes de Jesus ensinar o povo sobre a ansiedade pelas coisas da vida, Ele ensina como devemos orar, começando com: “Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino.” Jesus está retomando o que ensinou na oração do Pai Nosso quando fala sobre a ansiedade e preocupações. Cristo está novamente dizendo que devemos buscar, ir atrás e pedir para Deus que o Seu Reino esteja entre nós, para que vivamos no Seu reinado, na dependência e cuidado de Deus, que está sobre todos. Deus deve reinar sobre nossas vidas.
Ao continuar a oração, Jesus ensina a pedirmos o pão de cada dia, o alimento e sustento diário. No texto de Mateus 6:25-33, Cristo deixa claro que não devemos nos preocupar com o alimento, com o sustento diário. Nem mesmo as aves se preocupam com isso; elas não semeiam, não colhem, mas o Pai não deixa de alimentá-las. Quanto mais nós, que temos mais valor que as aves, Deus não deixará de cuidar dos Seus filhos.
Mateus 6.34
Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal.
Que possamos cantar:
“Vou confiar E me entregar A cada dia basta o seu próprio mal Quero só descansar”
Confiar - Oficina G3
Sabendo que temos um Deus que cuida de nossas necessidades, enquanto O buscamos e vivemos debaixo de Seu reinado.

4 - VIVA A PAZ DE DEUS

Nossa alegria está em Deus, refletimos isso em nosso modo de ser, deixamos toda ansiedade, mas oramos sempre a Deus com gratidão pelo Seu cuidado e amor. Agora estamos vivendo plenamente a paz de Deus.
Filipenses 4.7 (NVI)
E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.
A paz que somente Deus tem, uma paz que o mundo não pode dar, mas que pertence a Deus. Essa paz, por meio de Jesus Cristo, guarda nosso coração de todas as angústias da vida, guarda nossa mente das preocupações futuras, tira toda ansiedade, molda nossa vida, nossa forma de viver e agir. Essa paz, que é de Deus, guarda nossa mente e coração de todas as adversidades, aflições e situações para as quais, às vezes, não vemos solução. Essa paz em nossas vidas testemunha ao mundo o Deus que cuida de nós e que nos dá uma esperança que desafia toda lógica do mundo. As pessoas irão dizer: “Como pode alguém passar por tudo isso e continuar com esperança e alegria em sua vida, agindo de forma gentil e cuidando de quem está à sua volta?”. Essa é a paz que excede todo entendimento, porque ela não faz sentido nenhum para o mundo.
O Rev. Hernandes Dias Lopes, em seu comentário Filipenses: A Alegria Triunfante no Meio das Provas, diz:
“Pela oração, a paz de Deus ocupa o lugar que antes a ansiedade tomava conta. A oração aquieta o nosso interior e muda o mundo ao nosso redor. Por meio dela, nos elevamos a Deus e trazemos o céu à terra”
Voltando ao texto de João 16 , Jesus diz:
João 16.33 (NVI)
“Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz.”
Jesus, ao falar das coisas que aconteceriam com Ele, afirma aos discípulos que tudo aquilo foi dito para que eles possam ter paz. Ele diz que eles passariam por dificuldades, mas que tenham paz, pois Ele venceu o mundo. Somente em Cristo podemos ter a paz de Deus.

CONCLUSÃO

Se temos como fonte da nossa alegria a nossa família, amigos, ou o sucesso, trabalho, bens materiais, quando as coisas estiverem indo mal, perderemos a alegria. Viveremos amargurados, sem esperanças, desrespeitando e maltratando as pessoas. Iremos tentar resolver as situações com nossas próprias forças, tentando dar um jeito para tudo, perdendo o sono, nos sentindo cansados, desesperados, ansiosos.
Mas, quando colocamos nossa alegria em Deus, por meio de Jesus Cristo, reconhecendo o Deus conosco, que conhece bem o que vivemos, porque Ele deixou os céus, se fez homem e viveu o que vivemos, podemos ter certeza do Seu cuidado com as nossas vidas. Iremos refletir a imagem de Cristo, pois somos filhos de Deus.
Saibamos que podemos entregar tudo a Deus em oração, pois Ele nos ouve. Temos um Deus, Senhor e Rei, soberano sobre nossas vidas, que é misericordioso, em quem podemos descansar na Sua paz.
Que sejamos gratos a Deus, por Jesus Cristo, que nos deu a salvação e nos permite ter alegria e paz durante as dificuldades. Que possamos ter ânimo e, principalmente, a esperança de que um dia Cristo voltará e viveremos em Seu Reino, sem angústias, sem dor ou medo da morte, pois temos vida em Cristo Jesus.
Enquanto isso, alegrem-se sempre no Senhor.
REFERÊNCIAS
1- J. Kruger, Michael. Introdução bíblico-teológica ao Novo Testamento (Portuguese Edition) (p. 453). Editora Fiel. Edição do Kindle.
2 - William Hendriksen, Efésios e Filipenses, ed. Cláudio Antônio Batista Marra, trans. Valter Graciano Martins, 3a edição., Comentário do Novo Testamento (São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã, 1992), 579.
3 - Filipenses: A Alegria Triunfante no Meio das Provas (A Paz de deus, uma Bênção a Ser Recebida (4.7))
Related Media
See more
Related Sermons
See more