Como vencer o medo?
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 4 viewsNotes
Transcript
O que você faria se tivesse certeza que está do lado de quem vence?
Hoje com as febre dos Bets da vida, que é um laço do capeta, você apostaria no vencedor. Muito se arrasam financeiramente nessas apostas, mas eu não aposto apenas meu dinheiro, mas dou minha vida por Aquele que venceu, e é o vencedor: Jesus Cristo.
Jesus Cristo venceu a morte.
Jesus Cristo venceu a dor.
Jesus Cristo venceu o mundo.
E se estamos no lado de Jesus, de quê temeremos? Você está no lado de Jesus?
Se está no lado de Jesus, uma coisa você tem garantia, sou vencedor e não serei incomodado pelo medo. O medo não tem vez porque não pode nos derrotar. Pois ao seu lado está o Vencedor de todas as batalhas.
28 Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. 29 Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. 30 E aos que predestinou, também chamou; aos que chamou, também justificou; aos que justificou, também glorificou.
31 Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? 32 Aquele que não poupou seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará juntamente com ele, e de graça, todas as coisas? 33 Quem fará alguma acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. 34 Quem os condenará? Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus, e também intercede por nós. 35 Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? 36 Como está escrito:
“Por amor de ti enfrentamos
a morte todos os dias;
somos considerados
como ovelhas
destinadas ao matadouro”.
37 Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. 38 Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, 39 nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.
Se estamos do lado vencedor, por que somos tão afligidos pelo medo? Como posso vencer o medo?
O medo é forjado no inferno; é produzido por Satanás, como uma arma padrão para todos os demônios. Eles sabem o significado do medo, que é uma força paralisadora. O medo é o veneno de Satanás, e ele quer picar a todos nós, nos deixando doentes com isso. O diabo já tem preparado para nós um futuro carregado de temores; todavia, tudo isso não passa de ilusões, pois os medos são meros fantasmas. Eles só adquirirão substância se nós os aceitarmos; por isso, precisamos exorcizar esses fantasmas.
Como vencer o medo?
Sabendo que Deus sempre age para o nosso bem. (v 28-31)
Para recebermos uma vida de vitórias precisamos crer que Deus age em nosso favor, e não que estamos numa postura de vítima das armadilhas do diabo. O medo é a arma do inimigo para que você não avance.
Cuidado com os demônios, com a maldição, com as obras do inferno...
Só que Pv26:2
2 Como o pardal que voa em fuga,
e a andorinha que esvoaça veloz,
assim a maldição sem motivo justo
não pega.
O medo do mal, é uma força paralisadora e uma força que tira de nós a capacidade de crer na obra redentora de Cristo. Lendo este texto, você fica com apenas uma dúvida… que motivo justo é esse? Você começa a duvidar da sua santidade. Já paralisou! Santidade não é um estado final da espiritualidade, mas um pleno estado de consciência de que sou justificado pela fé em Jesus Cristo de modo que, confiando nEle, sou santificado (não me torno santo - sou pecador) ser santificado é uma obra que recebo. Se não crer nisso, começo a achar que tem maldição me alcançando.
Enquanto Balaque e Balaão tentavam lançar maldição sobre o povo de Israel, o povo descansava nas promessas. O livro de Números 22 -24 fala de um profeta corrupto que aceita suborno para se corromper espiritualmente lançando maldição sobre o povo de Deus que nem toma conhecimento disso, porque no acampamento de Israel esta o Leão da tribo de Judá. Nessa tentativa frustrada, no capítulo 23 Balaão fala a verdade. Nm 23:23
23 Não há magia que possa contra Jacó,
nem encantamento contra Israel.
Agora se dirá de Jacó e de Israel:
‘Vejam o que Deus tem feito!’
Os ventos uivantes da morte, soprando por todo o Egito, tinham sido ouvidos não muito tempo atrás. O medo vem das mãos do diabo. Ele não pode nos causar qualquer dano real, a não ser nos fazer ter medo de que ele possa. O diabo é um artista falso. Quando passou o anjo da morte, todas as casas em que o sangue do Cordeito estava selado na porta de casa, a família dormia em paz.
Por que você acha que rodear Jericó deveria ser em silêncio? foi porque, provavelmente, teriam espalhado a dúvida e o medo entre eles próprios (Josué 6.10 . O diabo não receia o homem que tem medo, pois sabe que essa pessoa não oferece perigo algum. Entretanto, Satanás treme quando nós não tememos.
10 Mas, Josué tinha ordenado ao povo: “Não dêem o brado de guerra, não levantem a voz, não digam palavra alguma, até o dia em que eu lhes ordenar. Então vocês gritarão!”
Os cristãos não são a caça, mas os caçadores; não são os atacados, mas aqueles que atacam. Não estamos cercados. Não estamos com as nossas costas colocadas contra a parede. Longe disso! Somos as tropas de ataque de Deus, enviadas para libertar os reféns do inferno. Somos as forças invasoras do Senhor! Porque estamos do lado vencedor e Deus luta por nós. E se Deus é por nós, quem será contra nós.
Como vencer o medo?
2. Não deixando que as aflições da vida e os relacionamentos tirem a nossa fé (V.32- 34)
Inúmeras vezes Jesus falou: “Não temas!”; Entretanto, isso não foi tudo o que o Senhor disse. Ele foi o Mentor supremo. Preste atenção no que Ele disse: “Não temas, crê somente” (Lucas 8.50 – ênfase do autor). Foi sempre mais do que apenas “Não tenhas medo”, ou “sê forte, sê corajoso”. O medo é uma força e deve ser enfrentado por uma força superior, que é a fé.
O oposto do medo não é a coragem, e sim a fé.
4 O que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.
Jesus não foi poupado da dor, da rejeição, da traição, do esárnio, da mentira, do desprezo. Isso por nós, como nós não seremos incluídos nas bênçãos?
O medo só nos permite ver o que nossos olhos enxergam. A fé, pelo contrário, vê o que Deus vê – e age baseada nisso. A fé cria ação, e pessoas de ação, como Calebe e Josué. A incredulidade nos mantém amarrados num deserto espiritual – como Israel esteve durante tantos anos. O medo e a dúvida aumentam as dificuldades, levando-nos a pensar que as pessoas não podem ser ganhas para Cristo, e que o mundo é demasiado forte. Sem fé, tememos o fracasso e a zombaria; entretanto, com fé as pessoas podem ser ganhas, e logo somos contagiados pela alegria da expectativa. Pela fé, passamos do mínimo para o máximo.
Como vencer o medo?
3. Se permitindo ser amado com o amor de Deus e amando com o amor de Deus (v 35 - 39)
Como pode duas pessoas jurarem amor no altar para sempre, depois de anos decidem se separar? Deixaram de amar? Sim! Não porque não quero mais amar, mas por reação ao medo. Medo da dor.
Os seres humanos, geralmente, desenvolvem 3 reações clássicas à ameaça da dor (medo): lutar, fugir ou esfriar.
Quando a ameaça de danos é alta, o nível de amor é baixo. Não conseguimos liberar o amor porque temos medo do que pode nos acontecer.
As pessoas nos oferecer conforto e proteção contra dor, quanto nos ameaçam com a dor.
A mãe que suportou seus gritos dando colo e seio materno, é a mesma que gritou com você pra você não colocar o dedo na tomada. O pai que te ensinou a andar de bicicleta é o mesmo que nunca disse eu te amo pra você. O seu esposo ou esposa que lhe prometeu amor eterno, é o mesmo(a) que pode partir seu coração pela rejeição ou traição.
A questão é: como vou reagir a dor? Se viver no medo você vai fugir dela (saio antes de levar um pé no traseiro) outros tentam controlar a relação para não ser machucado, são reações que retém o amor. Você foi chamado para ser livre.
O homem caiu no jardim exatamente porque Deus não nos controlou no jardim, e tão pouco nos controla agora.
Quem nos separará do amor de Deus? A mensagem de Jesus Cristo foi e sempre será “Eu te amo” aconteça o que acontecer. Não tenho medo dos seus erros , você não precisa ter medo também.
18 No amor não há medo; ao contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor.