Exposição em Romanos 1. 8-32.
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 5 viewsNotes
Transcript
Amor oração e reciprocidade, o que para muitos não tem valor, o pecado da humanidade.
Amor oração e reciprocidade, o que para muitos não tem valor, o pecado da humanidade.
No culto passado vimos que Paulo faz uma apresentação aos Romanos declarando-se escravo (Doulos) de Cristo, e apostolo mensageiro essa era a melhor posição que um homem pode ter essa vida Rm 1.1-7.
Romanos 1. 8-15.
Amor!
O Apostolo tem uma dedicação pela Igreja de Roma e isso é importante ser lembrado, pois Paulo não fundou essa Igreja isso nos mostra que quando as Igrejas em Cristo se fortalecem (rro Basileia é quem ganha), lembrando que falamos de Igreja corpo de Cristo e não seitas neo pentecostais e outras que existem aos montes por aí.
Oração!
Versículo 10. Paulo deixa claro que o maior dos atos praticados em favor de alguém não é lhe oferecer algo desse mundo seja o que for, mas orar por essa pessoa ou causa.
Reciprocidade!
Outro interesse de Paulo é repartir dando e recebendo com os irmãos de Roma os frutos do Espirito ( vemos isso no final do verso 13)
Romanos 1. 16, 17.
O que para muitos não tem valor!
O Apostolo Paulo vai até HC 2.4., para lembrar as pessoas em Roma que não existe motivo para envergonhar-se das coisas de Deus alias ele deixa claro que quem vive ou confessa ser escravo de Deus é que realmente está fazendo o correto e sem sentir-se melhor que ninguém diz que as boas novas de Deus é o único poder para salvar definitivamente todo ser humanos seja homem seja mulher seja Judeu seja Grego. e que pode transformar o ladrão o drogado o infiel o homossexual a prostituta o politico ladrão o pastor mercenário o policial corrupto.
Romanos 1. 18-32.
O pecado da humanidade!
Verso 18 Diferente do que muitos dizem por aí Deus esta Irado desde o céu .
Verso 19 Toda manifestação de Deus é recusada pelos homens.
Verso 20 Ele mesmo se da a conhecer as criaturas sabemos que há um Ser Maior Todo Poderoso Bondoso e Justo tanto é assim que nos esperamos Nele.
Esse é o grande problema das pessoas elas não glorificaram Ele como Deus veja os versos (21, 22, 23).
Romanos 1 24, 25.
AS vezes pensamos que Deus trará no ultimo momento a condenação para os impios, mas a bíblia afirma que isso já aconteceu de forma prévia onde homens e mulheres que não temem a Deus vivem já nesse momento uma verdadeira desgraça embora aparentem uma tranquilidade no sentido social ou seja têm dinheiro, não têm doenças, vivem rodeados de amigos, e tudo o que fazem prospera por um momento de tempo. Paulo explica isso nos versos 24 e 25.
Romanos 1. 26, 27.
A Palavra aqui empregada que Diz Deus os entregou as paixões mostra claramente que por tau pratica homens e mulheres estão totalmente deixados propositalmente ao estilo de vida que querem, e o próprio Deus é quem faz isso com a intenção de os matar mandando-os ao inferno, esse entendimento é extraído da Palavra no velho testamento vamos observar:
Lev 20.13., Gen 19 4-9., Deut 23.17., Jui 19. 22-24., 1 Corintios 6 9-10 ., Efe 4.19., 2 Pedro 2. 6., para quem pensa que o ditado popular Deus é Amor, mas se esquece que Ele é Justiça também.
Romanos 1. 28, 29, 30, 31, 32.
Para finalizarmos nossa exposição o Espirito Santo faz uma descrição do coração de todo homem que nessa terra anda sem Cristo e trata-se de uma relação de adjetivos bastante pessoal !!! conforme formos lendo lembre-se de pessoas que encaixam-se na descrição.
Aplicação:
1- Apesar das pessoas no mundo ter um retrato tão feio e comprometido com satanás, nós podemos demostrar nosso amor por meio da oração e pregação do evangelho.
2- O Crente é o único ser nessa terra que, tem vida verdadeira embora muitas vezes viva abaixo do que a sociedade aclama como vida perfeita.
3- Essa relação de vícios, promiscuidade, vida sexual pervertida e os adjetivos de miséria relacionados nesse texto pode fazer parte da vida dos nossos familiares e em consequência disto eles estão indo para o inferno. portanto pregue o evangelho a eles.