TRÊS CONSELHOS PARA OS PAIS
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 9 viewsNotes
Transcript
TRÊS CONSELHOS PARA OS PAIS
Texto – Efésios 6:4
Série – Herança do Senhor
Tema – Educação dos Filhos
Tese – A Bíblia fornece conselhos para os pais educarem seus filhos.
INTRODUÇÃO
Vocês já imaginaram como seria bom se todos os bebês ao nascer viessem com um manual de instruções. Isso obviamente não acontece, mas é algo que auxiliaria muitos pais. O que fazer quando a criança chora? É automático: O bebê resmunga e a primeira reação é oferecer o peito ou a mamadeira. Mas o choramingo pode indicar também que seu filho está cansado, agitado, com calor, desconforto, tediado ou com dor. O que colocar dentro do berço do bebê? Alguns pais colocam pelúcias, cobertor, manta, protetores, almofada, cachorro, periquito, papagaio, e quase não sobra espaço nem para a criança. Como dar banho? Começa lavando o bumbum e usar a mesma água para lavar o rosto. Acredito que todos concordam, até certo ponto, ter o bebê é a parte mais fácil do processo.
A doutora Nancy Van Pelt afirma que: “ A perfeição na arte de Ser pai e mãe é um alvo que não se pode alcançar. No entanto é possível fazer melhorias necessárias... E cada pequena vitória é um passo dado na direção certa.”2
II – LAR DIVINO
Foi Deus quem criou a família e a concepção de um filho era, e deve ser considerada como uma bênção da parte de Deus (Sl 128:1-3), mesmo que hoje tenhamos diferentes métodos de concepção. Embora os métodos sejam diversos, a vida sempre é dom de Deus. O Senhor é o doador da vida.
Um lar sem crianças é como um jardim sem flores. Ao criar o primeiro casal, Deus notou que o lar não estaria completo somente com o esposo e a esposa. Eles sentiriam a casa vazia sem os filhos. Por essa e outras razões ele deu a ordem: “sede fecundos e multiplicai-vos” (Gn 2.) “Há muitos lares que não têm filhos, por uma ou outra razão. Porém, quando isto acontece, Deus tem outras compensações. Deus sabe suprir todas as nossas necessidades, porém, o que é mais importante numa família é a presença de Deus. É Ele quem torna o lar significativo e abençoado. É Deus quem torna a família abençoada. Um casal pode ter filhos, pode ter até muitos filhos, porém, se a presença e o senhorio de Deus não for uma realidade, certamente, naquela família, não há felicidade, nem a bênção divina.”1
Não existem fórmulas perfeitas para educar filhos. Eles são diferentes e precisam de cuidado individual. Por isso, Deus providenciou conselhos que podem ajudar a fixar valores cristãos nas crianças a fim de prepará-las para o Céu. O verso bíblico que vamos estudar apresenta três desses conselhos divinos que pode nos auxiliar neste propósito, VAMOS LER EFÉSIOS 6.4.
A palavra pais, é um termo “que pode ser usado genericamente para incluir pais e mães. No entanto, a primeira responsabilidade para a disciplina geralmente recai sobre o pai e, além disso, os pais com frequência precisam seguir esse conselho mais do que as mães. Às vezes, as mães tendem a ser indulgentes (facilidade em perdoar os erros), e os pais, à severidade.”4 “Os pais devem criar uma atmosfera que faça da obediência algo fácil e natural, a saber, uma atmosfera de amor e confiança. Devem criar seus filhos na disciplina e instrução do Senhor.”5
III – NÃO PROVOQUE A IRA NOS FILHOS
O primeiro é um alerta para não fazer algo negativo: Não provoque a ira nos filhos. A razão para essa exortação está escrito no texto paralelo contido em Colossenses 3.21, “para que eles não percam o ânimo”. “Quando os pais são injustos e extremamente severos, é formado nos corações de seus filhos um espírito sombrio de submissão, ao invés de uma submissão saudável. Os filhos ficam “desanimados”, pensando: “Não importa o que eu fizer, estará sempre errado”. A admoestação de Paulo é para não amargurar os filhos – logo deve-se ser amável para com eles.”5
Há muitas formas de provocar a ira: disciplinar em momento de raiva, “educar” pela palavra e deseducar pelo exemplo, ter uma vida espiritual superficial, mas exigir deles espiritualidade, substituir a presença por presentes, estabelecer padrões inatingíveis, criticar, ser grosseiro, gritos, tratamento injusto ou severo demais.
Educar é uma arte que só pode ser desenvolvida com muita oração. Se não for assim, as limitações dos pais provocarão desequilíbrio nos filhos e levarão a um de dois extremos perigosos: superproteção ou permissividade.
VI – CRIE COM DISCIPLINA
O segundo conselho é desafiador: crie os filhos com disciplina. O Dicionário Internacional de Webster define a palavra disciplina como treinar através da instrução ou do exercício. No entanto, essa palavra tomou uma conotação de castigo. A disciplina é um treinamento para a criança aprender a se autogovernar. O objetivo principal dos pais ao exercer a disciplina, é ajudar a criança a se tornar uma pessoa capaz de autocontrolar-se. As vezes tenho a impressão que não são somente os valores que estão em crise, mas, parece que os próprios pais é que estão em crise. Nossos filhos precisam de pais que disciplinem com firmeza e ternura, para que eles desenvolvam responsabilidade, estabeleçam limites e saibam fazer as escolhas certas. As vezes o filho pode discutir teimosamente com você, mas faça a lembrar que você é o professor ela o aluno. Não é ela quem define as regras, mas tem que cumpri-las.
“Filhos indisciplinados são sinônimo de ruína para a nação, para a igreja e para a sociedade! A promessa de Deus, de recompensar a obediência, ainda está em vigência.”3 Provérbios 22.6 é um conselho muito conhecido: “Ensina a criança no caminho que deve andar”, mas esse não é o único texto que fala sobre a importância de ensinar, são vários os texto em que Deus orienta os pais sobre a necessidade de ensinar os filhos. Ainda que a bíblia fale do castigo físico, a prioridade é ensinar.
Quando começa a disciplina? Assim que a criança começa a mostrar sua própria vontade e escolher sua maneira de fazer as coisas. O famoso psicólogo Leland E. Glover dá o seguinte conselho: Excluindo o importante período do pré-natal, o primeiro ano é o mais importante, e cada mês que se segue é menos importante que o anterior, porque o ser humano amadurece mais rapidamente no primeiro mês... Isso Significa que seu filho precisa mais de você agora do que no futuro. Nunca mais ela será tão infantil e imaturo como agora. Nunca mais você terá a oportunidade de proporcionar um bom começo de vida. (how to give your child the best start in life)”2
Estão seus filhos sendo instruídos a conter impulsos, cumprir responsabilidades e ser controlados no uso do dinheiro, devolvendo a Deus o que Lhe pertence? A serem manso, alegre. “Toda essa disciplina e admoestação devem ser “no Senhor”. Este deve ser seu caráter. Toda atmosfera em que a educação é dada deve ser tal que o Senhor ponha sobre ela seu selo de aprovação.”3
VI – ENSINE NO CAMINHO DO SENHOR
O terceiro conselho é fundamental: ensinem os filhos no caminho do Senhor. Quem transmite os valores espirituais com palavras, atitudes e prioridades não será decepcionado. Os filhos podem até sair do caminho, mas a semente estará plantada. Alguns textos bíblicos nos ajudam a entender essa admoestação, e o que deve ser ensinado a criança.
1. “Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento” (Mc 12:30). Estão seus filhos aprendendo a amar a Deus de forma suprema? Estão aprendendo a confiar nEle e dirigindo-se a Ele quando amedrontados, ansiosos e solitários? Estão aprendendo a apreciar e memorizar as Escrituras e a orar? Estão aprendendo a ter um amor firme pelo Senhor?
2. “Amarás o teu próximo” (Mc 12:31). Estão suas crianças aprendendo a se identificar com os outros, sendo solidários com os que sofrem? Eles sabem compartilhar? Eles estão aprendendo a respeitar o semelhante? Eles estão tendo amor pelas pessoas? Seu exemplo nisso é fundamental.
3. “Ensina-me a fazer a Tua vontade, pois Tu és o meu Deus” (Sl 143:10). Estão eles aprendendo a obedecer aos pais, em preparo para a futura obediência a Deus? Quando você ensina eles a te respeitarem, eles respeitaram a Deus? Quando eles respeitarem sua igreja, serão membros dela. Quando aprenderem a ser gratos a você, serão gratos a Deus?
4. “Teme a Deus e guarda os Seus mandamentos” (Ec 12:13). Estão eles aprendendo a ser verdadeiros e honestos? Eles entendem, de modo compatível com a idade, o significado do sábado? Estão eles aprendendo sobre a insignificância do materialismo? Estão sendo ensinados sobre o significado e importância da família?
5. “Aquele que se humilha será exaltado” (Lc 14:11). Seus filhos estão aprendendo a imensa diferença entre a autoestima e o orgulho? Verdadeira humildade é atribuir a Deus qualquer vantagem que julgamos ter: aparência, inteligência, recursos. Aqui se pode incluir a questão: Estão as crianças aprendendo a se curvar em reverência diante do Deus do Universo? Estão as crianças aprendendo a se submeter a Deus?
CONCLUSÃO
Antes de falar sobre Deus, pais cristãos vivem com Ele, e seu exemplo se torna irresistível. Esses pais estabelecem prioridades espirituais claras: estão sempre presentes aos cultos da igreja, não deixam faltar materiais devocionais, investe para que os filhos participem do clube de desbravadores, aventureiros ou o coral da igreja, fazem o culto familiar diariamente, deixam que os filhos os vejam orando e lendo a Bíblia, etc. Escolhem ter o coração mais na eternidade do que na modernidade.
Como pais devemos recorrer a palavra do Senhor, permita que a verdade bíblica te instrua e te guie, permitir que ela te mostre o caminho por onde andar e como agir para edificarmos seus filhos na verdade preparando assim homens e mulheres que sejam úteis para a sociedade, para a igreja e um cidadão do céu.
APELO
Precisamos de pais que eduquem os filhos com equilíbrio, disciplina e consagração. “Educar demanda tempo, disponibilidade para o diálogo e a construção de uma relação mais justa entre pais e filhos. As crianças buscam e querem limites. Elas querem saber até onde podem ir, e é uma forma de demonstrar amor por elas colocando-lhes os limites, claros e coerentes. Educar não é uma tarefa fácil; é preciso paciência, insistência e persistência. A cada momento os pais tem que reagir de um jeito; é preciso ser criativo na educação. Assim, há horas em que precisamos brincar e horas em que é preciso ser firme.”2 Ouça os conselhos da Palavra de Deus e ajude a preparar uma geração para a breve volta de Jesus.
1SOUZA, Itamir Neves de, Comentário Bíblico de Efésios: Através da Bíblia. Org. I. Mazzacorati, Rádio Trans Mundial, 1°ed, São Paulo, SP: 2015, p. 183
2PELT, Nancy Van, Como Formar Filhos Vencedores, trad. Sueli N. F. Oliveira, 1°ed, Casa Publicadora Brasileira, Tatuí, SP: 2006, p. 11.
3HENDRIKSEN, W. Efésios e Filipenses. Org. C. A. B. Marra, Trad. V. G. Martins, 3°ed, Editora Cultura Cristã, São Paulo, SP: 1992, p. 310.
4Comentário Bíblico Adventista
5HENDRIKSEN, W. (2007). 1 e 2 Tessalonicenses, Colossenses e Filemon. (H. G. Silva, V. G. Martins, & É. C. Mullins, Trads.) (2a edição, p. 442). São Paulo: Editora Cultura Cristã.
7MEYER, H. A. W. (1875). Manual Crítico e Exegético às Epístolas aos Filipenses e Colossenses. (W. P. Dickson, Org., J. C. Moore, Trad.) (P. 456-457). Edimburgo: T&T Clark.