Pregação Salmo 18 – A diário do Rei ungido mostrando as vitórias contra os inimigos.
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 3 viewsNotes
Transcript
Texto: Salmo 18 – A diário do Rei ungido mostrando as vitórias contra os inimigos.
INTRODUÇÃO
Criançasvocês sabem o que é um diário ou melhor você tem algum diário? Diário é um registro pessoal onde uma pessoa escreve regularmente sobre suas experiências, pensamentos, sentimentos e acontecimentos diários. Ele pode ser usado para refletir sobre o que aconteceu durante o dia, explorar emoções, registrar memórias, ou simplesmente anotar ideias e reflexões.
Diários são geralmente escritos de forma privada, e o conteúdo pode variar muito, desde detalhes sobre a vida cotidiana até reflexões profundas sobre temas importantes para a pessoa que escreve.
Neste salmo é o diário de Davi mostrando as vitórias contra os inimigos. Vocês lembram quem era Davi na época? Um rei um ungido de Deus. E você lembram as batalhas de Davi?
1.Batalha contra Golias: Esta é a batalha mais famosa de Davi.
2. Confrontos com os Filisteus: Davi teve várias batalhas contra os filisteus, incluindo uma onde ele atacou e destruiu completamente os inimigos em Baal-Perazim. Ele também lutou contra os filisteus em várias outras ocasiões, sempre saindo vitorioso.
3. Batalha contra os Moabitas:
4. Conflito com Saul: Antes de se tornar rei, Davi teve conflitos com o rei Saul, que o via como uma ameaça. Embora não fosse uma batalha direta, Davi precisou fugir e se esconder por muito tempo para escapar das tentativas de Saul de matá-lo. Durante esse período, Davi e seus homens enfrentaram algumas adversidades.
5. Batalha contra os Amalequitas:
6. Rebelião de Absalão: Davi enfrentou uma rebelião liderada por seu próprio filho, Absalão. Embora relutante, Davi teve que mobilizar suas forças para derrotar Absalão e seus seguidores, o que resultou na trágica morte de seu filho. Fora as conquistas de Jerusalém
Assim, esse salmo cântico, salmo de louvor foi depois de tudo isso, já foi no final de sua vida, inclusive a traição com Bate-Seba
Esse é o quarto dos maiores salmos da Bíblia: 1. Salmo119 depois 2. 78 - com 72 versículo, o 89 com 52 versículos e o salmo 18 com 50 versículos. E o que Davi quer nos ensinar? Que o Deus que nós servimos agi na história derrotando os nossos inimigos (que inimigo? Um colequinha da escola? Não. O pecado o mundo, satanás e nós mesmo) e porque Deus agi na história devemos bendizer o seu nome, mas também que devemos viver a luz daquilo que ele é.
Versículo-memorizar: v.1 - Eu te amo, ó Senhor, força minha.
Adultos - vocês também devem ter os seus diários ou o seu caderno de meditação. Neste caderno você deve escrever a sua trajetória com Deus, suas meditações, neste caso você vai perceber a providência de Deus em sua vida e como a Palavra, vai lhe guiando. O Salmo 18 descreve a ação do Senhor na vida de Davi. Davi descreve a ação do Senhor e como Deus o capacitou para as batalhas. Assim, o salmo 18 nos ensina que
Ideia: O Senhor, Deus poderosos, resgada o Rei ungido e dar vitória contra os inimigos.
I. O SENHOR é digno do nosso amor e louvor por sua ação. V1-3/ 46-50
Explicação:
A) A importância do Salmo 18 e 19 a luz do saltério – Ungido (messias) e Lei -Salmo 1 e 2 tem a mesma temática, conhecido como os portais dos salmos. E quero me deter só no salmo 2 e salmo 18. O Salmo 2 fala sobre quem – Ungido de Deus – Salmo 3-17 – aparece essa expressão e agora no Salmo 18 onde o Senhor dá a vitória do ao Rei, ao ungido, por isso devemos celebrar, veja v.50 do Salmo 18. E essa vitória e celebração do Senhor e do Rei, ungido de Deus, ficará mais claro nos salmos 20-24 que fica depois dessa estrutura
B) O contexto do Salmo é no final da sua vida -em 2 Samuel 22.1-51 – oração de ações de graças, e no capítulo 23 2 Samuel, tem as últimas palavras de Davi. Um homem de guerra que reino 40 anos sobre Israel; sete anos em Hebron e em Jerusalém 33 anos. Descreve os feitos de Deus em favor do seu ungido,
C) Assim o salmo 18 começa e termina exaltado os atributos de Deus. v1-3/ v.46-50. Veja v.1-2 9 declarações de quem Deus é diante dos nossos inimigos: 1. Força minha, 2 minha rocha, 3 minha cidadela, 4 meu libertador, 5 o meu Deus, 6 meu rochedo (marque essa palavra) em que me refúgio ,7 meu escudo, 8 a força daminha salvação,9 meu baluarte . Calvino: “Davi,... fornece ... aos fiéis com uma armadura completa, para que possam sentir que não correm nenhum risco de ser feridos, uma vez estejam protegidos pelo poder de Deus.
D) V.46-50: Louvor pela ação de Deus – Minha rocha 3x aparece essa expressão
E) V.3 Davi orar ao Deus te intervém da História – Não há um deus Deísta(relojoeiro)
II. O SENHOR agi resgatando o seu povo. V.4-19.
Explicação:
A) Agora Davi descreve de forma vivida a ação de Deus graciosa e sobrenatural em favor daqueles que amam a Deus.
Vejam que elas são semelhantes a oração de Jonas no capítulo 2 e mostra de forma prática a característica da poesia – v.4-6 a sua situação do Salmista e v.7-19 ação divina. Leia comigo os versos v.7-11
B) Mais uma vez o autor Davi que chamar a atenção dos seus leitores por meio dessas imagens -Quanto nas narrativas você ver Deus agindo assim na vida de Davi? - não tem.
C) Deus por sua ação sobrenatural está tirando Davi das profundezas da morte e levando a lugares altos – Das alturas as profundezas e das profundezas as alturas. V.16-19. Comparece os versos 16 e verso 6 Alto monte e templo
III. O SENHOR abençoa o seu povo. V.20-30
Explicação:
A) Nesses versículos são um ponto para o tema que vai seguir – Tal ponto revela alteridade” divina. v.26-28 - tipo de relação recíproca entre o caráter humano e a resposta divina é às vezes chamada de retribuição – um tipo de compreensão comumente associado a muitos dos provérbios. “Os olhos do Senhor estão em toda parte, vigiando os maus e os bons” (Pv 15:3).
Quem dá ouvidos à instrução prosperará, e bem-aventurado aquele que confia no Senhor” (Pv16:20).
“O Senhor detesta os pensamentos dos ímpios, mas os pensamentos dos puros lhe agradam” (Pv15:26).
“O Senhor está longe dos ímpios, mas ouve a oração dos justos” (Pv15:29; cf. 10:27; 11:4, 8, 19–20).
B) Deus abençoa o seu povo com base na justiça deles? V.20-21 “Retribuiu-me” – Agir com misericórdia.
Neste contexto, parece claro que a reivindicação de justiça do salmista não é uma pretensão de absoluta impecabilidade, mas sim uma reivindicação de ter assumido a atitude apropriada de “temor de Yahweh”. Aqueles que temem a Deus sabem que, em última análise, dependem da sua graciosa misericórdia para a vida e a preservação contínua.
C) V.30-31 o meio do Salmo mostra o caminho de Deus e quem ele é. Compare com o Salmo 2.12/118.8-9
IV. O SENHOR te capacita para a batalha V. 31-45
Explicação:
A) UMA MUDANÇA DO discurso direto em primeira pessoa para a descrição de Deus em terceira pessoa sinaliza a mudança para a quarta seção principal do salmo: uma descrição da vitória que os fiéis experimentam quando confiam no “caminho perfeito” de Yahweh. V32-34
B) V.38-39 Davi descreve esse Deus o capacitando para a Batalha.
C) Transição do salmo é apresentado a nós no versos 46 //30-31// 1-2: Não esqueça: Louvor ao Senhor pelas vitórias diante dos inimigos, O Senhor é a nossa rocha e o Senhor nos capacita para vencer os nossos inimigos.
Aplicação:
1. Deus intervém em qualquer problema que o ser humano pode ter. Porque não acreditamos na intervenção divina na história. Confiamos mais no nosso Eu e não no poder do Evangelho? Pense em alguns problemas da sua vida:
A) Criação de Filhos - Perseverança necessária na educação de Filhos.
Provérbios 22.6 Ensine a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho não se desviará dele. Salomão está nos dando um sabedoria, não um promessa. Por isso, persevere no ensino dos filhos e ore para que essa verdade alcance o coração deles.
B) Problema no Casamento – Estou lendo um livro cuja o título é O ministério Pastoral segunda a Bíblia. – Cura da alma – O pastor servindo ao rebanho – Ele compara o ministério pastoral com o casamento e diz: “ o casamento é a fonte de maiores alegria e de suas maiores dores de cabeças. O mesmo acontece com a cura das almas. A agonia e o esforço com cuidado das lamas abatem os melhores homens, mas as alegrias são diferentes de qualquer alegria conhecida sobre a terra.”
C) Brevidade da Vida: Uma semana atras mais uma vez, fomos lembrados sobre a brevidade da vida. Acidente aéreo 62 mortas e muito dos nossos irmãos estão perdendo seus entes queridos. Em contrapartida o mundo luta para que você não envelheça – Longevidade é a marca da nossa sociedade. (academia, suplementos, etc)
Lucas 13.1-3: 1Naquela mesma ocasião, estavam ali algumas pessoas que falaram para Jesus a respeito dos galileus cujo sangue Pilatos havia misturado com os sacrifícios que os mesmos realizavam. 2Então Jesus lhes disse:
— Vocês pensam que esses galileus eram mais pecadores do que todos os outros galileus, por terem padecido estas coisas? 3Digo a vocês que não eram; se, porém, não se arrependerem, todos vocês também perecerão
Mortes assim nos lembram que a vida tem fim. Ninguém vive para sempre. Todos vamos nos encontrar com Deus.
Salomão escreveu que “melhor é ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há banquete, pois naquela se vê o fim de todos os homens; e os vivos que o tomem em consideração.” (Ec 7.2).Você já parou para pensar no dia em que você morrer, como você vai justificar a sua vida diante de Deus?
D) Solteirice – Deus intervém na história. Mas desta forma não para lhe dar uma esposa ou esposa. Mas dando cristo, aquele que te supri todos os seus sentimentos. Por isso, Alegre-se no Senhor.
2. Qual tem sido a sua ação para o avanço do Reino. V.32, 37, 42 Observe Davi nesses versículos
A) No serviço – 1 Pedro 4.7-11 8Acima de tudo, porém, tenham muito amor uns para com os outros, porque o amor cobre a multidão de pecados. 9Sejam mutuamente hospitaleiros, sem murmuração. 10 Sirvam uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como encarregados de administrar bem a multiforme graça de Deus. 11Se alguém fala, fale de acordo com os oráculos de Deus; se alguém serve, faça-o na força que Deus lhe dá, para que, em todas as coisas, Deus seja glorificado, por meio de Jesus Cristo, a quem pertence a glória e o domínio para todo o sempre. Amém!
- Sirva com os seus recursos financeiros –
Ex: Igreja da Macedônia 2 Coríntios 8.1-5 – Quando pensamos em generosidade para o reino de Deus, podemos pensar em primeiro lugar dar dinheiro, não é? Contudo veja essa expressão no v. 5. “Generosidade é fruto daquilo que eu me entregou ao Senhor ou Generosidade é fruto do entendimento da graça, onde eu sou um mordomo de Deus.”
Sendo assim como é a minha relação com o dinheiro: Duas: Capitalista o dinheiro é meu eu faço o que eu quiser. “Fui eu” Socialista – dinheiro é do povo, não tenho nada pra mim.” “eu não fico com nada tudo é do povo”
Texto de Efésios 4.28 - Qual é o contrário de roubar? - Generoso e vice-versa.
B) Na luta contra o pecado – “Pastor ore por mim”, mas o que você tem feito. O que você tem feito de forma prática na luta contra o pecado?
3. Como você demostra o seu amor para com Deus? v1-3/ v.46. Louvando, declarando o seu amor para com ele e expressa sua adoração a Deus. Não esqueça, você foi criado para adorar, você é um ser religioso. Quando você não adorar a Deus, como Senhor, você vai adorar outra coisa como o seu Senhor.
Ex: Pessoas que não negocia o dia do Senhor - “agenda de acordo com obra do Senhor” . O nosso amor a Deus esta alinhado com os meus interesses
4. Por que você deve amar a Deus?
Por aquilo que ele é e por aquilo que ele faz v.25-28 - O que Deus fez por você? v.27-18 Para derramar luz em trevas o que ele fez? V.25-26