EU SOU A LUZ DO MUNDO

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 2 views
Notes
Transcript
João 8.12 “De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida.”
INTRODUÇÃO:
Quando falamos de luz, logo pensamos no Sol. Fomos ensinados que ele é a estrela central do nosso Sistema Solar e que todos os outros corpos desse mesmo sistema giram ao seu redor: planetas, satélites, asteróides, cometas, lixo cósmico, etc. Não é por acaso que aprendemos na escola que o Sol é a luz do mundo. Alguns dados, que a maioria de nós desconhece, revelam a grandeza do Sol:
- responsável por 99,86% da massa do Sistema Solar, o Sol possui uma massa 333 mil vezes maior que a da Terra, um volume 1.300.000 vezes maior que o do nosso planeta (sim, dentro do Sol caberiam 1.300.000 Terras!);
- a distância da Terra ao Sol é de cerca de 150 milhões de quilômetros; a luz solar demora aproximadamente 8 minutos e 18 segundos para chegar à Terra; viajando a uma velocidade média de 240 km/h (sem parar!), levaríamos pouco mais de 70 anos para chegar da Terra ao Sol;
- a camada externa visível do Sol (fotosfera) arde a uma temperatura de 6.000° C; a energia solar é gerada no núcleo do Sol — lá, a temperatura (15.000.000° C) e a pressão (340 bilhões de vezes a pressão atmosférica da Terra ao nível do mar) são tão intensas que ocorrem reações nucleares.
Porém, apesar da grandeza do sol, Cristo, é o sol da Justiça!
Malaquias 4.2“Mas para vós outros que temeis o meu nome nascerá o sol da justiça, trazendo salvação nas suas asas; saireis e saltareis como bezerros soltos da estrebaria.”
Tanto o Antigo como o Novo Testamento declaram que Jesus é o astro de infinita grandeza do universo: a luz do mundo, o sol da justiça, sol e escudo, luz da vida, etc.
Diante do Cristo de Deus, dispensa-se o próprio Sol, pois, conforme o Apocalipse 21.23 “A cidade não precisa nem do sol, nem da lua, para lhe darem claridade, pois a glória de Deus a iluminou, e o Cordeiro é a sua lâmpada.”
Perceba que diante de Cristo podemos dispensar até mesmo aquilo que é indispensável para a sobrevivência da raça humana, como por exemplo o Sol!
Mas não sobreviveremos sem o sol da justiça, sem a luz do mundo que dissipa as trevas do meu coração!
Pensando nessa imensidão do sol me lembrei desse versículo que diz que toda a criação aponta para Cristo, a Terra, as estrelas, a lua o sol! tudo aponta para aquele que está sobre todas as coisas e que é maior que todas as coisas!
Efésios 1.10 “de fazer convergir nele, na dispensação da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do céu como as da terra;”
A luz do mundo não é o sol, a luz do mundo é Jesus! Jesus é aquele que traz luz as trevas do meu coração, traz luz ao meu caminho me dando vida abundante! Jesus, somente Jesus pode trazer luz a esse mundo em trevas!
Feito essa introdução eu gostaria de dividir o versiculo que lemos em duas partes.

1 - Podemos dizer que o mundo necessita de luz, pois ele está em trevas!

O mundo esta em trevas tanto no sentido moral como também no sentido espiritual!
Os homens não enxergam nem compreendem a pessoa de Deus nem a realidade do mundo vindouro. O homem com tanta inteligencia, descobertas cientificas mas, ainda assim cegos, ignorantes para a realidade de Deus, caminhando a passos largos para a escuridão eterna!
Isaías 60.2“Porque eis que as trevas cobrem a terra, e a escuridão, os povos; mas sobre ti aparece resplendente o Senhor, e a sua glória se vê sobre ti.”
João disse que o mundo em trevas rejeitou a Luz do mundo!
João 1.10–11O Verbo estava no mundo, o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.”
Podemos dizer que Andar na escuridão, significa rejeitar a luz do evangelho de Cristo, não reconhecê-lo, não compreendê-lo, não desejá-lo.
E porque o mundo em trevas rejeita a luz que é Cristo? Porque as pessoas tem aversão ao evangelho, a luz?
João 3.19–20“O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más. Pois todo aquele que pratica o mal aborrece a luz e não se chega para a luz, a fim de não serem arguidas as suas obras.”
O mundo, as pessoas rejeitam a luz porque possuem um coração que ama as trevas, João nos ensina isso, que vive para as suas prioridades, que ama o mal e o pecado, por isso odeia a luz, porque a luz expõe suas vergonhas, mazelas...
Quem está em trevas foge da luz como insetos fogem da quando a luz é acesa, eles correm para os buracos e voltam para a escuridão!
Trevas ou escuridão, não é um problema de cognição (incapacidade para compreender), mas do coração (indisposição para confessar).

JESUS A LUZ DO MUNDO

Vejamos, agora, com alguns detalhes, o significado de: “Eu sou a luz do mundo”.
1. “A luz do mundo” significa que o mundo não tem outra luz além de Jesus. Se há uma luz para o mundo, essa luz é Jesus. É Jesus ou a escuridão. Não há terceira alternativa. Nenhuma outra luz.
2. “A luz do mundo” significa, que todo o mundo e todos nele precisam de Jesus como a sua luz, se não quiserem continuar andando na escuridão.
3. “A luz do mundo” significa que o mundo foi feito para essa luz. Esta não é uma luz estranha ou uma luz alternativa. É a luz do dono do mundo. A luz do Criador. Quando essa luz vem, ela não apenas torna claro que o pecado é estranho e feio, mas também faz com que tudo de bom no mundo brilhe com sua beleza plena e verdadeira. Este mundo foi feito para ser iluminado por essa luz. A luz de Cristo é a luz natural do mundo.
4. Por fim, Jesus como “a luz do mundo” significa que um dia este mundo será preenchido com esta luz, como as águas cobrem o mar; e todas as trevas, todas as obras das trevas, todos os filhos das trevas serão expulsos. É por isso que Jesus chamou o inferno de “trevas exteriores” (Mt 8.12; 22.13; 25.30). Naquele dia, no Dia do Senhor, tudo será luz. Jesus, o esplendor do Pai, encherá o mundo e tudo será lindo com a luz de Cristo.
A luz é essencial para a subsistência. Sem luz não há vida — as plantas dependem de luz para a fotossíntese; sem luz, toda a cadeia alimentar é quebrada e morremos de fome e frio. Sem luz nós vagamos perdidos e nos ferimos — procure andar no escuro, num lugar desconhecido. Sem luz não há alegria — pessoas sofrem com depressão em lugares cinzentos; crianças choram no escuro; a beleza das cores desaparece na escuridão.
Precisamos de luz, da luz do mundo. Precisamos de Cristo, do contrário continuaremos andando no escuro: perdidos, sem vida e sem alegria.
Quem me segue não andara nas trevas...
O mundo inteiro ainda não está iluminado. Afinal, Jesus disse assim: “Se vocês me seguirem, não andarão no escuro”. Ou seja: se não o seguirmos, continuaremos andando na escuridão.
“Seguir”, um verbo que expressa a ideia de “crer”, seguir a Cristo significa crer no Senhor Jesus comprometendo-se por completo e integralmente com Ele e submetendo-se a Ele em todos os assuntos tanto de doutrinas quando da pratica da fé.
Quando Israel periguinava no deserto, seguia a coluna de nuvens e de fogo durante sua viagem pelo deserto, avançando quando está se movia e parado quando estacionava em determinado lugar.
Exatamente assim devemos agir em nosso relacionamento com Cristo! Devemos seguir o cordeiro por onde quer que vá.
Apocalipse 14.4“São estes os que não se macularam com mulheres, porque são castos. São eles os seguidores do Cordeiro por onde quer que vá. São os que foram redimidos dentre os homens, primícias para Deus e para o Cordeiro;”
Aquele que segue a Cristo não andará em trevas, nem será deixado na ignorância, diferente de muitos ao seu redor.
Ele não andará em dúvidas ou incertezas, mas verá o caminho que conduz ao céu e saberá para onde está indo, pois “terá a luz da vida”. Desfrutará a luz da presença de Deus brilhando em seu íntimo. Perceberá, em seu entendimento e em sua consciência, uma luz viva, que nada poderá apagar. As luzes com que muitos iluminam suas vidas desaparecerão no vale da sombra da morte, mostrando-se inúteis. No entanto, a luz que Cristo dá a todos os seus seguidores jamais falhará.
Concluo dizendo que Ser um seguidor de Cristo, é se dar com toda força, coração, alma e entendimento à obediência do Mestre; e segui-lo é andar na luz. Quando andamos sozinhos (nas trevas sem Cristo), tropeçamos e, quando não caímos, somos obrigados a tatear, pois muitos dos problemas da vida estão além da nossa visão ou solução. Quando andamos sozinhos (nas trevas sem Cristo), somos inclinados a tomar caminhos errados, porque não temos um mapa seguro da vida, tampouco conseguimos enxergar.
TERÁ A LUZ DA VIDA…
Qual é a conexão entre luz e vida?
João 1.4 dá a resposta: “A vida estava nele e a vida era a luz dos homens.”
A vida dá a luz. A vida que Jesus tem, é a vida que ele compartilha com aqueles que o seguem, nos dá luz.
Estamos mortos e cegos para a luz até que a vida de Jesus seja transmitida a nós pelo Espírito de Deus, e então nós enxergamos. Os olhos do nossos coração são abertos e a luz divina entra em nosso espírito vivificado. E assim temos a luz da vida.
Em Cristo Deus se mostra pleno de misericórdia, graça e paz, Cristo é a nossa luz!
Agostinho de Ipona disse que Deus é incompreensivel, mas conhecido em jesus!
A luz que vem da nova vida é espiritual e reveladora — a vida que dá visão à alma cega; vida eterna que dá visão eterna: visão da beleza e do prazer que é a vida e a obra de Cristo, visão do reino do céu, visão dos propósitos de Deus para todas as coisas (boas ou ruins nesta vida), visão da beleza da criação que resplandece a glória de Deus. A luz da vida é a visão que recebemos da graça de Deus.
Ouça como Paulo orou pelos Efésios 1.18 “iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos”
A luz da vida é a nova vida que recebemos do Espírito, o poder para enxergar a gloriosa herança que Deus nos deu em Jesus Cristo.
Jesus Cristo é o único que possui o mapa da vida. Segui-lo significa transitar a salvo pela vida e depois entrar na glória.
Related Media
See more
Related Sermons
See more