Casamento: Arena da Submissão - 1 Pedro 3:1-7

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 1 view
Notes
Transcript

Contexto

Quando falamos de submissão, talvez hoje a primeira área que nos vem a mente é o casamento, afinal de contas, com a derrocada cada vez mais acirrada da família, o casamento seja o relacionamento mais submisso após o relacionamento com Cristo. Imagine você, duas pessoas abrindo mão do que seria somente bom para si, e convergido para o propósito de buscar a felicidade e o bem estar do outro, buscar a parceria e o cuidado.
Contudo, casamento não é somente para o casal, talvez você tenha sido enganado com essa mentira, segundo a mentalidade de Deus, o homem e a mulher devem se unir para agir de maneira missionária no mundo, glorificando a Deus, espelhando e espalhando a glória de Deus no mundo. A Família, primordialmente é a agência de Deus para o mundo, Deus foi direcional em usar uma família para cultivar e guardar o jardim, espalhar-se através da procriação e ensinar os outros a adorarem o Senhor.
Contudo, não é isso que se tem visto, o mundo é tomado de competição matrimonial, homens e mulheres vivem uma verdadeira guerra em seus lares, a todo momento essa ideia de guerra entre eles é o natural e esperado. O mundo e satanás sabem que a família é o plano original de Deus, sabe que o Senhor instituiu a família como agente do reino, não é sem motivo por exemplo que a Igreja é chamada de a Família de Deus
Epístolas de Pedro e Judas 1. Conduta (3.1,2)

as unidades familiares são os tijolos que formam a construção da sociedade e que um relacionamento saudável entre marido e mulher é o cimento que une a família.

Temos trabalhado isso intensamente, chegando a um momento célebre de nosso livro, a submissão e amor dentro do casamento, e como isso mais uma vez evidencia que a submissão a Deus é um árduo mas possível caminho que podemos trilhar.

Grande Ideia

Um casamento submisso a Deus será evidenciado em Homem e Mulher comprometidos em glorificar a Deus um na vida do outro.

O Desafio da Mulher submissa ao Marido

Talvez para você esses versículos não façam tanto sentido, mas imagine comigo uma mulher lá no primeiro século, sua vida por ser mulher já era difícil, muitos desafios cercavam desde o arranjamento matrimonial, até mesmo a questão de direitos civis. Para uma mulher do primeiro século, sua fé deveria ser a mesma de seu esposa, não podendo diferir em nada, com vista a não parecer infiel ao seu esposo e a religião pagã dele. Com isso, converte-se a Cristo era passar por um processo perigoso, visto que o marido poderia expulsa-la, por isso Pedro vai chamar atenção para alguns pontos que a Mulher deve observar.
submissão/sujeição - O primeiro ponto é que a mulher deve ser submissa ao seu marido, ela deve manter-se submissa a vontade do esposo descrente, não por que concorda com o que ele faz, mas para honrar a Deus com sua vida, de tal modo a demonstrar que Deus cuidará de tudo, assim como agir fielmente a Deus no lar, seria uma forma que seguiria o nosso segundo ponto;
Ação viva - O procedimento daquela mulher seria agir de maneira a testemunhar na vida de seu marido, a graça que recebeu, uma vez que ela age em submissão, buscando agradar a Deus, assim como, pelas virtudes de Cristo, ama e cuida mais profundamente do seu lar. Entenda que Pedro não está menosprezando a mulher neste texto, não está diminuindo o seu valor, haja vista que quando falarmos dos maridos cristãos, eles devem obedecer a Deus cuidando de suas esposas. O que Pedro está dizendo aqui, assim como semelhantemente aos escravos, é que as injustiças que os ímpios cometerão, deve ser vividas diante do trono de Deus, os seus filhos entregam seus sofrimentos e provações, como ofertas de aroma suave.
Uma aparência de humildade e Mansidão - Não somente uma chamada de atenção acerca da mulher como esposa, mas também de suas ações cotidianas, diante da sua aparência.

Homens de Deus vivem de maneira santa no lar

Assim como a mulher do Reino deve ser submissa ao seu marido, de igual modo, o homem deve viver ciente de como deve conduzir sua vida familiar, uma vez que o homem foi direcionado como uma liderança no processo da criação, ele deve ser o primeiro a conduzir espiritualmente sua casa, deve direcionar seu lar a viver para glória de Deus, haja vista que sua esposa é coerdeira espiritual.
Related Media
See more
Related Sermons
See more