Proverbios 11: 29-31

Proverbios   •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 1 view
Notes
Transcript
Cuide de sua casa ou herde o ventoO que perturba a sua casa herda o vento, e o insensato é servo do sábio de coração(Pv 11.29). Receber o vento por herança é herdar o nada. Aqueles que causam problemas à sua família herdarão somente o vento. Não terão o respeito nem a gratidão de seus entes queridos. Estarão condenados a viver na solidão e na miséria. Nada é mais perigoso para o futuro do que destruir a própria família. Aqueles que transtornam sua própria casa não encontrarão abrigo no dia da tempestade.
Aqueles que infernizam a família não encontrarão amparo no dia da calamidade. Terão de se alimentar de pó e receber o vento como herança.
O insensato, que não investe na família, antes luta para destruí-la com as próprias mãos, acabará servo do sábio de coração. Suas ameaças se desfarão como água, e sua tola arrogância baixará a crista. Nessa hora, o jugo da escravidão lhe esfolará o pescoço, pois desprezou tanto a família como a sabedoria.
O texto em tela é um solene alerta para nós.
Precisamos investir em nossa família para não termos apenas o vento como herança. Precisamos buscar a sabedoria para não sermos escravos dos sábios. Aquele que não cuida da sua família é pior do que o incrédulo.
“Há muitas maneiras de perturbar a própria casa.” Muitas faíscas voam de uma bigorna, mas uma é suficiente para incendiar uma casa. Alguns destruidores de lares emitem muitas faíscas, mas um mau hábito ou temperamento é suficiente para consumir toda a paz da vida doméstica. Um homem pode perturbar sua casa por—
1. Egoísmo
2. Temperamento precipitado
3. Falta de temor a Deus
4. Indisciplina
5. Mal administrador
O olho de Deus ainda está sobre nós, e ele observa como nos comportamos em nossas diferentes relações. Ele pune com decepção, pobreza e desgraça o homem que é um flagelo em vez de uma bênção para sua própria família. Uma pessoa é uma praga para sua família quando tem um temperamento dominador e briguento, explodindo em paixão a cada omissão insignificante de sua vontade e prazer.
O perturbador de sua casa possuirá vaidade, decepção e miséria. Os males que ele traz para seus dependentes são dobrados para si mesmo. Aqueles que poderiam ser seus melhores amigos, ele os torna seus inimigos; e seus vícios, tão problemáticos para os outros, produzem no final tormento e ruína para si mesmo. Ele tem todas as marcas de um tolo e, através das consequências naturais de sua loucura e do merecido julgamento de Deus, é provável que seja reduzido a uma dependência servil dos sábios de coração, que mostram sua sabedoria por tal governo de suas famílias, como promove a santidade e a felicidade daqueles a quem a Providência confiou aos seus cuidados.
Nossa casa precisa ser o primeiro território da pratica do nosso amor, misericórdia, diligencia.
“e o insensato é servo do sábio de coração.”
O homem tolo que administra mal suas contas também pode ter que se vender como um servo para a pessoa sábia que é um gerente melhor. Um exemplo seria uma pessoa que se endivida muito e tem que vender todos os seus bens para pagar seus credores.
Quanto o perturbador de lares herda o vendo, o justo, seu fruto é árvore da vida.
“O fruto do justo é árvore de vida, e o que ganha almas é sábio.”
30. Uma pessoa cuja vida atrai os outros à sabedoria e à verdade é justa e sábia.
A vida do justo é como uma árvore plantada junto à corrente das águas, e o fruto do justo é árvore de vida. O fruto do justo alimenta os famintos e fortalece os fracos. Da boca do justo saem palavras de vida eterna, e das mãos do justo se originam obras da bondade. O justo também é sábio, e a maior expressão de sabedoria é investir na vida de outros.
Ele te fato é uma benção na vida do outro. Não é aquele que perturba, mas ele ganha, atrai a pessoa para verdadeira sabedoria, que conquista aquela alma.
Quão excelente é o homem justo! Suas palavras graciosas, sua conversação santa, suas orações, suas admoestações e instruções são meios de prestar serviço aos outros, mais valiosos do que prata, ouro ou a própria vida. Que os cristãos, portanto, se esforcem para serem frutíferos no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo e trabalhem para ganhar almas para seu Redentor.
“Se o justo é punido na terra, quanto mais o perverso e o pecador!” 31
11:31 Nem mesmo os justos escapam da punição por seus delitos nesta vida. Moisés não entrou na terra prometida. Se até os justos colhem o que plantam, quanto mais o perverso e o pecador! Conforme escreve Pedro: “E, se é com dificuldade que o justo é salvo, onde vai comparecer o ímpio, sim, o pecador?” (1Pe 4:18).
Não é verdade que a vida do justo é um mar de rosas. Ser cristão não é viver numa colônia de férias nem num parque de diversões. O justo é afligido na terra, seja por suas fraquezas, seja por praticar a justiça. O apóstolo Paulo diz que nos importa entrar no reino de Deus por meio de muitas tribulações (At 14.22). Mas, se o justo não é poupado de punição na terra, quanto mais o perverso e o pecador! Eles estão acumulando ira para o dia da ira. Eles sofrerão não apenas o castigo que seus atos merecem, mas também sofrerão penalidade de eterna destruição. Eles serão banidos para sempre da face do Deus vivo e serão lançados nas trevas exteriores, onde haverá choro e ranger de dentes.
A recompensa dos erros dos justos está confinada a esta vida. Eles podem sofrer muita correção severa, mas não há condenação para eles; pois Jesus os livra da ira vindoura, e em seu sangue eles têm um perdão completo de suas iniquidades; de modo que suas calamidades não são o efeito da ira divina, mas provações de sua fé, ou as correções de um pai. Agora, se os justos são castigados tão severamente, quão terrível é a condenação do mundo! Se as correções paternas quebram os ossos e sugam os espíritos do povo de Deus, que imaginação pode conceber os horrores daquela ira inflamada que é a porção dos ímpios!
Related Media
See more
Related Sermons
See more