TRISTEZA EM DOBRO
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 2 viewsNotes
Transcript
Philippians 2:27 “Com efeito, adoeceu mortalmente; Deus, porém, se compadeceu dele e não somente dele, mas também de mim, para que eu não tivesse tristeza sobre tristeza.”
Harry Lauder era um artista famoso que costumava fazer todo mundo rir das músicas e piadas. Um dia, porém, uma pesada nuvem de tristeza lhe desabou sobre a cabeça: o seu filho único faleceu. Foi um golpe traumatizante, pois o rapaz era muito amado.
Lauder questionado sobre a vida que levava após a morte de seu filho, ele disse: Quando a tristeza sobrevém a uma pessoa, há três opções: ela pode ficar amargurada pelo resto da vida, pode se lançar no mundo dos vícios ou pode recorrer a Deus. Eu escolhi a última alternativa.
Assim como aconteceu com a Lauder, todos nós também passamos por momentos de tristeza na vida. Não fomos feitos para sofrer nem para morrer. Graças a Deus, porém, existem alguns instantes de “anestesia”, que são verdadeiros atos de carinho de Deus demonstrados por meio de sua misericórdia divina e nos permitem emergir das nossas angústias e respirar o ar da paz!
Em sua carta escrita aos filipenses, o apóstolo Paulo retratou alguns momentos de tristeza que passou pelo fato de estar preso e distante das pessoas amadas. Uma delas era o seu amigo e missionário Epafrodito, ambos ficaram doentes. Epafrodito quase morreu. De forma miraculora, Deus preservou a vida daqueles homens, impedindo que o caos se instalasse ao seu redor.
Essas palavras nos ensinam que devemos nos alegrar mesmo em meio aos problemas. A alegria cristã não depende das circunstâncias, mas sim da presença de Cristo no coração. Com ele, não há “tristeza sobre tristeza”, apenas paz “que excede todo o entendimento”.