Raízes na Vida Plena
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 3 viewsPedro fala sobre o chamado para suportar sofrimentos injustos, seguindo o exemplo de Cristo, que sofreu por nós, deixando-nos um modelo de paciência e confiança em Deus.
Notes
Transcript
PACIÊNCIA E CONFIANÇA - “RAÍZES PARA UMA VIDA PLENA”
PACIÊNCIA E CONFIANÇA - “RAÍZES PARA UMA VIDA PLENA”
18 Servos, sede submissos, com todo o temor ao vosso senhor, não somente se for bom e cordato, mas também ao perverso;
19 porque isto é grato, que alguém suporte tristezas, sofrendo injustamente, por motivo de sua consciência para com Deus.
20 Pois que glória há, se, pecando e sendo esbofeteados por isso, o suportais com paciência? Se, entretanto, quando praticais o bem, sois igualmente afligidos e o suportais com paciência, isto é grato a Deus.
21 Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos,
22 o qual não cometeu pecado, nem dolo algum se achou em sua boca;
23 pois ele, quando ultrajado, não revidava com ultraje; quando maltratado, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga retamente,
24 carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas, fostes sarados.
25 Porque estáveis desgarrados como ovelhas; agora, porém, vos convertestes ao Pastor e Bispo da vossa alma.
Qual é a Paciência do Servo? (LONGANIMO) V.18
Dicionário de Ética Cristã (Paciência (1))
A paciência é a virtude que capacita a pessoa a aguardar algo que foi prometido ou que é esperado, e a suportar sem ira ou recriminação alguém que esteja faltoso. Em Êxodo 34.6, na Septuaginta, Deus se apresenta como aquele que é paciente, onde o significado do hebraico é “tardio em irar”.
6 E, passando o Senhor por diante dele, clamou: Senhor, Senhor Deus compassivo, clemente e longânimo e grande em misericórdia e fidelidade;
Dicionário de Ética Cristã Paciência (1)
quando Deus é paciente a ponto de exercer o perdão, seu povo deverá levar o exemplo ao coração e agir de igual modo uns com os outros.
21 Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.
O atraso é frequentemente o teste e a força da fé. Quanta paciência é necessária quando esses tempos de provação chegam! No entanto, a fé ganha força ao esperar e orar. A paciência tem seu trabalho perfeito na escola do atraso.
Edward McKendree Bounds (ministro episcopal metodista norte-americano)
Qual é a Confiança do Servo? (FÉ)
eles pensam crendo e crêem pensando
Dicionário de Ética Cristã (Fé)
“Se confessares com tua boca que Jesus é Senhor, e creres no coração que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo”. Assim também, João nos diz que aqueles que crêem em seu nome, ou seja, que crêem que ele é o Messias, têm o direito de ser chamados filhos de Deus (1.12; 3.15,36), o que não ocorre com os que não crêem (3.18). Os que creram já passaram da morte para a vida (5.24). Fé ou assentimento não é a causa da vida; é a evidência da vida. Idéias semelhantes se encontram em 6.40, 47; 7.38; 8.31; 11.25, e especialmente em 8.51,52: “Se alguém guarda a minha doutrina, jamais verá a morte”.
A base fundamental da fé e do conhecimento é a confiança em Deus. Não podemos acreditar nem saber de nada, a menos que confiemos nas leis da crença que Deus implantou em nossa natureza.
Charles Hodge (teólogo presbiteriano americano)
O que Pedro está tratando?
Aplicação Raízes para IBVJ?
A paciência que mostra Cristo - A paciência se associa prontamente a virtudes irmãs tais como bondade e benignidade (Rm 2.4).
Everett F. Harrison, “Paciência (1)”, trans. Elizabeth Gomes, Dicionário de Ética Cristã (São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2007), 429.
A Paciência que traz a Esperança do que Esperar: A importância da paciência com respeito à volta de Cristo é clara. Tiago oferece uma ilustração perspicaz ao citar a atitude do lavrador que semeia e aguarda com paciência, sem desanimar, o tempo da colheita (Tg 5.7,8)
Everett F. Harrison, “Paciência (1)”, trans. Elizabeth Gomes, Dicionário de Ética Cristã (São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2007), 429.
Se permita ser tocada pelo E.S - As Escrituras não indicam a paciência como uma capacidade inata que só precisa ser cultivada para que floresça. Pelo contrário, ela pertence à vocação cristã (Ef 4.12) e é operada no crente pelo Espírito Santo (Gl 5.22).
Everett F. Harrison, “Paciência (1)”, trans. Elizabeth Gomes, Dicionário de Ética Cristã (São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2007), 429.
O REI QUE VIVE PARA SEMPRE - PORQUE ELE VIVE POSSO CRER NO AMANHÃ.
CONSAGRAÇÃO: MEU BARQUINHO DUAS VEZES.