A justiça de Deus

A Essência do Evangelho  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 2 views
Notes
Transcript

Introdução

Paulo entendeu que o seu trabalho evangelístico tinha acabado na região da Acaia, Ásia, Macedônia e Galácia.O desejo dele era de pregar o evangelho na Espanha, mas antes Paulo iria passar em Roma para estar com os irmãos.
Romanos 15.23–24 NVI
23 Mas agora, não havendo nestas regiões nenhum lugar em que precise trabalhar, e visto que há muitos anos anseio vê-los, 24 planejo fazê-lo quando for à Espanha. Espero visitá-los de passagem e dar-lhes a oportunidade de me ajudarem em minha viagem para lá, depois de ter desfrutado um pouco da companhia de vocês.
Paulo escreve a carta com dois propósitos:
1. Para preparar a igreja para a sua chegada em Roma. O objetivo era edificar o corpo de Cristo.
Romanos 1.13 NVI
13 Quero que vocês saibam, irmãos, que muitas vezes planejei visitá-los, mas fui impedido até agora. Meu propósito é colher algum fruto entre vocês, assim como tenho colhido entre os demais gentios.
2. Para apresentar as doutrinas da fé cristã, porque ele não tinha fundado a igreja.
Hoje focaremos no capítulo 10, que apresenta a incredulidade do povo de Israel, porque eles rejeitaram a justificação que vem de Deus para abraçar a justificação pelas obras, isto é, pela prática da lei. Mas o apóstolo Paulo afirma claramente que a justificação é pela justiça de Deus.

Ideia Central

A salvação é por meio da justiça de Deus, mediante a fé no Senhor Jesus Cristo.

Transição

Veremos três aspectos da justiça de Deus.

Desenvolvimento

1° A justiça não é alcançada pela lei (v. 5)

A lei de Deus deixada por Moisés ao povo de Israel é boa, perfeita, santa e espiritual. Todavia, a lei não salva, mas ela é apenas uma sombra do que haveria de vir, ou seja, a lei é sombra que aponta para a realidade que é Cristo Jesus. Diante disso, veremos porque que a justiça de Deus não vem da lei:

1° A justiça não é mediante o esforço humano (v. 5)

5 Moisés descreve desta forma a justiça que vem da Lei: “O homem que fizer estas coisas viverá por meio delas”.
Paulo faz a citação das palavras de Moisés, onde deixa claro que o homem que praticar lei viverá por ela.
Levítico 18.5 NVI
5 Obedeçam aos meus decretos e ordenanças, pois o homem que os praticar viverá por eles. Eu sou o Senhor.
Ao olhar para esse texto, é natural pensar que ao obedecer a lei, o homem pode ser salvo dos seus pecados. Todavia, isso é impossível, porque o problema não está na lei, mas no fato de que o homem não é capaz de praticar a justiça por meio da lei, porque ele é pecador. Isso significa que, por mais que ele tente obedecer, ele não irá conseguir.
O homem está no estado de corrupção total, o seu coração está inclinado para o pecado e para praticar o mal. Então, ao tentar obedecer a lei, ele não consegue, por meio dela o homem encontrará condenação.
Tiago 2.10 NVI
10 Pois quem obedece a toda a Lei, mas tropeça em apenas um ponto, torna-se culpado de quebrá-la inteiramente.
A lei não salva, porque ela traz apenas o conhecimento do pecado.
Romanos 3.20 NVI
20 Portanto, ninguém será declarado justo diante dele baseando-se na obediência à Lei, pois é mediante a Lei que nos tornamos plenamente conscientes do pecado.
Romanos 7.7 NVI
7 Que diremos então? A Lei é pecado? De maneira nenhuma! De fato, eu não saberia o que é pecado, a não ser por meio da Lei. Pois, na realidade, eu não saberia o que é cobiça, se a Lei não dissesse: “Não cobiçarás”.
O homem que estiver debaixo da lei estará debaixo de maldição, porque não conseguirá praticar a lei de forma plena.
Gálatas 3.10 NVI
10 Já os que se apóiam na prática da Lei estão debaixo de maldição, pois está escrito: “Maldito todo aquele que não persiste em praticar todas as coisas escritas no livro da Lei”.
O homem não alcança a justiça de Deus por praticar as obras da lei. Então, a solução para o homem alcançar a justiça não é pela lei.

2° A justiça é alcançada por meio de Cristo (v. 6-8)

A única forma do homem pecador alcançar a justiça de Deus, ou seja, ser salvo dos seus pecados é seguir o caminho de Cristo. Diante disso, veremos duas afirmações sobre Jesus:

1ª Jesus está próximo (v. 6-7)

6 Mas a justiça que vem da fé diz: “Não diga em seu coração: ‘Quem subirá aos céus?’ (isto é, para fazer Cristo descer) 7 ou ‘Quem descerá ao abismo?’” (isto é, para fazer Cristo subir dentre os mortos).
Paulo faz a citação de Deuteronômio, onde mostra a bênção e a maldição para o povo de Israel. Isso significa que se eles obedecessem a palavra de Deus, eles receberiam bênçãos, mas se vivessem na desobediência, eles colheriam maldições. As palavras não estavam longe deles, mas estavam próximas deles e foi apresentada de forma simples.
Deuteronômio 30.12–14 NVI
12 Não está lá em cima no céu, de modo que vocês tenham que perguntar: “Quem subirá ao céu para trazê-lo e proclamá-lo a nós a fim de que lhe obedeçamos?” 13 Nem está além do mar, de modo que vocês tenham que perguntar: “Quem atravessará o mar para trazê-lo e, voltando, proclamá-lo a nós a fim de que lhe obedeçamos?” 14 Nada disso! A palavra está bem próxima de vocês; está em sua boca e em seu coração; por isso vocês poderão obedecer-lhe.
Paulo cita as palavras de Moisés, para mostrar que não é preciso subir aos céus e nem descer ao lugar dos mortos, para encontrar o Senhor Jesus, porque ele está perto.
Paulo está afirmando que a salvação por meio de Cristo não está longe. Por isso, é inútil tentar ir ao céu ou descer ao abismo, para tentar encontrar a verdade da salvação. Porque Jesus Cristo se encarnou, veio do céu para morrer no lugar do seu povo, sofreu enfrentando a morte, mas ressuscitou ao terceiro dia.
João 1.14 NVI
14 Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade.
Filipenses 2.6–8 NVI
6 que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; 7 mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. 8 E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz!

2ª A palavra de Jesus está acessível (v. 8)

8 Mas o que ela diz? “A palavra está perto de você; está em sua boca e em seu coração”, isto é, a palavra da fé que estamos proclamando:
A mensagem da fé está próxima, isto é, perto da boca e do coração. Isso significa que a obra do evangelho de Cristo já está realizada, Cristo veio, morreu e ressuscitou. Essa mensagem já está acessível, já está disponível, porque a mensagem da fé tem sido lida, está no coração e está sendo meditada. Paulo disse isso porque os judeus tiveram acesso a essa mensagem, porém, eles insistiam em viver debaixo da lei.

3° A justiça é alcançada por meio da fé (v. 9-13)

O caminho da fé leva o pecador a ter a salvação. Sem a fé é impossível o homem ser salvo, porque a fé é o ato de crer no Senhor Jesus. Diante disso, veremos duas verdades sobre a salvação pela fé:

1ª A salvação é crer na pessoa certa (v. 9-10)

9 Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo.
O apóstolo Paulo mostra que a salvação está na pessoa de Cristo Jesus, isso quer dizer que, para o pecador alcançar a salvação é necessário confessar, ou seja, professar publicamente que Jesus é o Senhor e reconhecer que não existe outro além dEle e que ele governará e guiará a sua vida.
Jesus mostra que é necessário confessar diante dos homens:
Mateus 10.32–33 NVI
32 “Quem, pois, me confessar diante dos homens, eu também o confessarei diante do meu Pai que está nos céus. 33 Mas aquele que me negar diante dos homens, eu também o negarei diante do meu Pai que está nos céus.
Além de confessar é fundamental crer. A palavra “crer” aparece duzentas e quarenta e três vezes no Novo Testamento, ela está relacionada a fé e a confiança no Senhor Jesus. Então, crer significa confiar que Jesus Cristo é o único que pode dar a salvação. Crer não é simplesmente afirmar que acredita ou que tem conhecimento a respeito de Jesus, mas de confiar e se entregar a ele.
O apóstolo Paulo traz um pilar importante no que diz respeito a fé salvadora, isto é, a ressurreição de Cristo Jesus. Isso quer dizer que para alcançar a salvação é preciso crer que Jesus ressuscitou dentre os mortos. Porque se Cristo não ressuscitou significa que ele não está vivo, e se ele não está vivo, significa que não existe salvação.
1Coríntios 15.17 NVI
17 E, se Cristo não ressuscitou, inútil é a fé que vocês têm, e ainda estão em seus pecados.
Em uma aula do seminário, um professor trouxe uma reflexão interessante: “Se alguém deseja acabar com o cristianismo, comprove que encontrou os ossos de Jesus Cristo de Nazaré”. Portanto, sem ressurreição não há vida cristã.
10 Pois com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa para salvação.
A boca e o coração estão conectados. A palavra “coração” na Bíblia significa o local dos pensamentos, da mente, da vontade. O coração é o órgão da consciência, ele determina quem é a pessoa religiosamente falando, porque envolve a parte intelectual. Portanto, crer com o coração é a convicção de fé que a pessoa tem em Jesus Cristo.
A boca serve para declarar a convicção que está no coração. Isso quer dizer que a fé precisa andar de mãos dadas com a confissão, porque o ato de confessar, mostra a evidência da fé genuína.
O ato de crer para a justiça significa que obtemos a justiça de Deus por meio da fé, ou seja, o pecador é justificado dos seus pecados ao confiar em Jesus Cristo. E confessar com a boca para a salvação mostra a fé que está no coração.

2ª A salvação é para todos (v. 11-13)

11 Como diz a Escritura: “Todo o que nele confia jamais será envergonhado”.
12 Não há diferença entre judeus e gentios, pois o mesmo Senhor é Senhor de todos e abençoa ricamente todos os que o invocam, 13 porque “todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”.
O apóstolo Paulo usa o texto de Isaías para afirmar que a salvação faz parte do plano de Deus e quem crê no Senhor Jesus não será envergonhado, ou seja, não se arrependerá de ter depositado a confiança no Senhor.
Isaías 28.16 NVI
16 Por isso diz o Soberano, o Senhor: “Eis que ponho em Sião uma pedra, uma pedra já experimentada, uma preciosa pedra angular para alicerce seguro; aquele que confia, jamais será abalado.
A justiça da fé, isto é, a justificação pela fé, é para os judeus e os gentios. Isso mostra que a salvação é para todo aquele que deposita a fé no Senhor Jesus.
Gálatas 3.28–29 NVI
28 Não há judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher; pois todos são um em Cristo Jesus. 29 E, se vocês são de Cristo, são descendência de Abraão e herdeiros segundo a promessa.
Para continuar o seu argumento de que a salvação é para todos, o apóstolo cita o texto de Joel:
Joel 2.32 NVI
32 E todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo, pois, conforme prometeu o Senhor, no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento para os sobreviventes, para aqueles a quem o Senhor chamar.
O texto deixa claro que a salvação é para todas as nações e raças. Isso significa que todo aquele que “invocar”, isto é, “chamar pelo Senhor” será salvo.

Conclusão

Para concluir, os judeus não aceitavam a justificação que vem de Deus, pois acreditavam que seriam justificados pela prática da lei. Mas a passagem bíblica deixa claro que a justificação vem da parte de Deus, isso quer dizer que não é pelo esforço humano, mas é pela fé e confissão pública de que Jesus Cristo é o Senhor e o Salvador.
Nos dias atuais muitas pessoas estão perdidas e procurando a justificação pela prática de boas obras, mas a Bíblia é bem clara em dizer que a única forma de ser salvo é pela fé em Cristo Jesus.
Efésios 2.8–10 NVI
8 Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; 9 não por obras, para que ninguém se glorie. 10 Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos.
Você foi salvo pela fé no Senhor Jesus? Ou você tem buscado a salvação nos seus esforços pessoais?

Aplicação

Lembre-se de que você nunca alcançará a salvação pelo seu esforço pessoal, ou seja, por fazer boas ações.
Se você deseja alcançar a salvação, é necessário depositar a sua fé no Senhor e confessar que ele é o único salvador e professar publicamente a sua fé.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.