ESTUDO 12- OS FILHOS DE ABRAÃO

MICALI  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 8 views
Notes
Transcript

ESTUDO 12 - OS FILHOS DE ABRAÃO

Objetivos

Evidenciar a fidelidade de Deus em suas promessas apesar da pecaminosidade humana.
Introduzir o tema do sacrifício substitutivo

Preparo:

Preparar as figuras relacionadas às histórias de Jacó e Esaú.

Proposição inicial

Abraão creu nessa palavra, mas não acreditou completamente. Ele cometeu erros

Introdução

Deus havia prometido à Abraão um filho que herdaria seus bens e seria o próximo líder em seu lugar. Deus sempre cumpre o que ele fala. Ele nunca conta mentiras. Se Deus diz que fará, Ele certamente fará de acordo com o que prometeu.

Desenvolvimento

A promessa de um herdeiro [Gn15.1-6]

Quando Deus prometeu um filho a Abraão e Sara eles já eram velhos. Nessa época, ele tinha um servo chamado Eliéser.
O patriarca tinha um trabalhador que se chamava Elieser. Ele era um escravo (aquele que trabalha de graça). Como Abrão não tinha filhos, ele acreditava que quando morresse as coisas dele se tornariam posse de Elieser. Mas, Deus falou novamente com Abrão. O Senhor disse que Abrão vai ter um filho de verdade. Esse filho de verdade herdará as coisas de Abraão. Disse também que seus descendentes seriam tão numerosos que ninguém seria capaz de contá-los.

O nascimento de Ismael [Gn16]

O plano de Sarai [Gn16.1-3]

Sara era bem idosa e não podia ter filhos. Mesmo que Deus havia prometido que eles teriam filhos, Sarai não ficava grávida. Mesmo que ela e seu marido tivessem relações, ela não engravidava. Portanto ela disse que Deus havia proibido ela de ter filhos e que talvez, seria melhor Abraão ter relações com uma escrava egípcia chamada Hagar para que eles tivessem um filho. Sarai disse que quando esse criança nascesse ela cuidaria dele como se fosse filho dela.

A conclusão do plano [Gn16.4-16]

Hagar engravidou de Abrão. Quando ela estava grávida, ela passou a desprezar sua chefe Sarai. Ela não obedecia mais as ordens de Sarai, não a respeitava como chefe. Por causa disso Sarai ficou muito brava e foi brigar com Abraão. Ela disse: -“A culpa é sua! Eu te dei a minha serva para que você fizesse um filho para nós, mas agora ela me despreza. Que Deus julgue entre você e eu. A culpa é sua!” Abrão respondeu que Hagar era escrava de Sarai e que ela poderia fazer o que quisesse com a mulher. Então Sarai começou a humilha-la, tratá-la mal. Por causa disso Hagar fugiu para o deserto, para longe de sua chefe.
Quando estava no deserto, Hagar ficou perto de uma fonte de água que ficava no caminho de uma cidade chamada Sur. Um anjo apareceu para ela e disse: “Hagar, de onde você está vindo? Para onde você vai?”. Hagar explicou que estava fugindo de sua chefe Sarai. Então o anjo disse que ela deveria voltar para a casa de sua chefe. Disse também que ela teria um menino e que ele deveria se chamar Ismael. O anjo também avisou que Ismael seria um homem bravo. Ele viveria brigando contra seus outros parentes, irmãos e primos. Hagar obedeceu à palavra do anjo e teve um filho o qual chamou de Ismael. Ela fez exatamente como o anjo havia dito.

A renovação da promessa [Gn17]

Deus fala novamente com Abrão, renova suas promessas e fala muitas outras coisas:

Descendencia muito numerosa

Deus diz que ele será o pai de povos inteiros. Ele diz que o seu filho Ismael não herdará os seus bens e nem será líder do povo que Deus escolheu. Deus falou que Sarai terá um filho e ele será o herdeiro de Abrão. Esse menino deverá se chamar Isaque. Deus disse que entregaria uma promessa para ele que jamais deixaria de existir.
Ao professor: Em geral, a palavra de uma pessoa não tem muito valor na cultura yanomami. Acho bom enfatizar que aqui se trata de uma palavra vinda do Deus que SEMPRE cumpre o que promete.
Deus avisa que vai cuidar de Ismael e que ele será pai de uma outra grande nação, mas que essa não sera a escolhida por Deus.

Um novo nome

Abrão significa pai exaltado (pai que alguém o fez grande). Mas, Deus deu um novo nome ao patriarca, Ele o chama de Abraão, o que significa o pai de uma nação. Deus também muda o nome de sua esposa Sarai, para Sarah, que significa princesa (a filha do chefe que governa).

Circuncisão

Deus ordena que ele corte seu prepúcio e corte de seus descendentes também. A partir daquele momento, alguém teria que cortar o prepúcio de todos os homens que nascerem na terra de Abraão. Mesmo os escravos ou pessoas de outras tribos que nascessem na terra de Abraão. Alguém iria passar a cortar o prepúcio de todos os homens no oitavo dia de nascido.
Abraão obedece a Deus
Abraão, então pega seu filho Ismael e todos os escravos nascidos em sua casa e todos os que ele comprou por dinheiro e cortou o prepúcio de todos eles. Ele mesmo foi circuncidado, talvez por outra pessoa, mas seu prepúcio foi cortado também.

O Nascimento de Isaque [Gn21]

Sara ficou grávida como Deus havia prometido e deu a luz um filho. Ela colocou o nome de Isaque, assim como Deus a ordenara. Abraão tinha 100 anos e Sara 90. Eles eram MUITO velhos, mas mesmo assim deram a luz a um filho porque Deus os fez ficar fortes para engravidarem e dar a luz o filho. [Gn21.1-7]

O Conflito entre Ismael e Isaque

Isaque cresceu e parou de mamar em sua mãe, Sara. Então Abraão resolveu dar uma grande festa com muita comida para comemorar que seu filho Isaque estava sendo desmamado. Enquanto festejavam, Sara viu que Ismael caçoava de Isaque e ficou muito brava e foi falar com Abraão. Ela disse: “Rejeite essa escrava! Rejeite também seu filho Ismael! Ele não será o seu herdeiro com o meu filho.” Abraão ficou muito triste por ter ouvido isso.
Porém, Deus falou com Abraão de novo. Ele falou para seguir a palavra de sua esposa Sara dessa vez. Então Abraão acordou bem cedo pela manhã, quando estava escuro, chamou Agar e seu filho Ismael, deu-lhes pão e um odre com água, e mandou que eles fossem embora. Agar foi embora com seu filho pelo deserto de Berseba.
No deserto, a água acabou e ela pensou que os dois iriam morrer. Ela colocou Ismael embaixo de um arbusto e sentou-se numa distancia de tiro de flecha. Ela fez isso porque não queria ver seu filho morrer. Ela ficou lá sentada e chorando por um tempo.
Então um anjo apareceu e chamou Agar. Ele a disse que ela não deveria ter medo porque Deus os protegeria. Disse que Ismael iria crescer e se tornar grande, um pai de um povo muito numeroso. Agar, então olhou ao lado e viu um poço de água. Ela enchei ali seu odre e deu água a Ismael. Seu filho cresceu e morou no deserto de Parã e sua mãe o casou com uma mulher egípcia.

7. O Sacrifício de Isaque

Deus testa a fé de Abraão ao pedir que ele sacrifique Isaque, seu filho da promessa (Gênesis 22).Abraão obedece, mas antes de sacrificar Isaque, Deus intervém e providencia um carneiro como substituto, reafirmando Sua promessa a Abraão.

8. O Legado de Abraão, Ismael e Isaque

Ismael: Torna-se o pai de 12 príncipes e é considerado o ancestral dos povos árabes (Gênesis 25:12-18).Isaque: Torna-se o pai de Esaú e Jacó, e através de Jacó, a promessa de Deus continua com a nação de Israel (Gênesis 25:19-26).

9. A Morte de Abraão

Abraão morre aos 175 anos e é sepultado por seus dois filhos, Ismael e Isaque, na caverna de Macpela, ao lado de sua esposa Sara (Gênesis 25:7-10).

Cristologia do texto

Da mesma forma como Isaque estava prestes a morrer nós também somos merecedores da morte porque merecemos a punição divina por nossos pecados. Mas, assim como Deus providenciou o cordeiro para substituir Isaque no sacrifício, Ele providenciou Jesus, Seu próprio filho, para morrer substitutivamente em nosso lugar na cruz.

Conclusão

Deus cumpre sua promessa de um filho a Abraão apesar da incredulidade. Ele tem um filho chamado Isaque que será o seu herdeiro e liderará o povo em seu lugar. Deus testa a fidelidade de Abraão pedindo que ele sacrifique Isaque, porém ao ver a fidelidade do patriarca, providencia um sacrifício substitutivo.
Related Media
See more
Related Sermons
See more