Resgatando vidas esquecidas (2Sm 9:1-13)

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 5 views
Notes
Transcript
INTRODUÇÃO: Quando assistimos um filme ou uma série, muitas vezes encontramos personagens que estão destruídos e, quando olhamos para eles, parece que não encontramos uma solução. Parece que a vida deles está perdida, até o momento em que são salvos e podem desfrutar de um bom futuro.
CONTEXTUALIZAÇÃO: É o que podemos ver que está para acontecer no texto desta noite. Davi acaba se se tornar rei de Israel, ele é ungido no capítulo 5, e o Senhor firma com ele uma aliança que será duradoura.
Davi procura estabelecer justiça nas mais diversas situações, como por exemplo, traz a arca do Senhor para Jerusalém, ele vence muitas batalhas, e procura fazer com que a promessa feita ao seu amigo Jônatas seja cumprida.
Jônatas, aqui nesta situação, já está morto, e possui um filho que está sobrevivendo em condições precárias. Mas nosso Deus é aquele que resgata aquela pessoa que se encontra na situação mais deplorável e degradante que se pode existir, pois Ele é Deus e pode todas as coisas.
É sobre um destes resgates que vamos falar nesta noite: RESGATANDO VIDAS ESQUECIDAS.
Dobradiça: Deus vem para nos restaurar. Assim, primeiramente:
1. DEUS LEMBRA DE NÓS NOS MOMENTOS DIFÍCEIS (v. 1-4)
2Samuel 9.1–4 ARA
1 Disse Davi: Resta ainda, porventura, alguém da casa de Saul, para que use eu de bondade para com ele, por amor de Jônatas? 2 Havia um servo na casa de Saul cujo nome era Ziba; chamaram-no que viesse a Davi. Perguntou-lhe o rei: És tu Ziba? Respondeu: Eu mesmo, teu servo. 3 Disse-lhe o rei: Não há ainda alguém da casa de Saul para que use eu da bondade de Deus para com ele? Então, Ziba respondeu ao rei: Ainda há um filho de Jônatas, aleijado de ambos os pés. 4 E onde está? Perguntou-lhe o rei. Ziba lhe respondeu: Está na casa de Maquir, filho de Amiel, em Lo-Debar.
Explicação: Há uma preocupação real pelo futuro da família de Saul e principalmente de Jônatas, seu filho. Neste ponto da história, os dois já estão mortos.
Esta pergunta de Davi enfatiza que a descendência de Saul e Jônatas está passando necessidade, estão longe da terra destinada ao seu povo. O texto vai relatar Se o filho de Jônatas está em uma condição tão difícil, como isto aconteceu? Temos de voltar para o capítulo 4:
2Samuel 4.4 ARA
4 Jônatas, filho de Saul, tinha um filho aleijado dos pés. Era da idade de cinco anos quando de Jezreel chegaram as notícias da morte de Saul e de Jônatas; então, sua ama o tomou e fugiu; sucedeu que, apressando-se ela a fugir, ele caiu e ficou manco. Seu nome era Mefibosete.
O texto não deixa muito claro, mas o mais provável é que tudo aconteceu desta maneira em consequência do controle dos filisteus depois de derrotar Israel no monte Gilboa que é relatado no final do primeiro livro de Samuel, capítulo 31. Jônatas, Abinadabe e Malquisua foram mortos pelos filisteus e Saul, logo após, cometeu suicídio para que não ficasse a fama que havia sido morto também por eles.
Com o domínio dos filisteus sobre a região em que se encontra o poder do reino de Israel, eles invadem cidades do reino, como Gibeá, para saquear os bens e causar grande destruição.
Na ocasião, Mefibosete ainda é criança, tem cerca de cinco anos de idade. O nome da mulher que cuida dele não é relatado, ela apenas é citada como sua ama, uma serva do reino que se encarrega de cuidar da alimentação, da higiene e das roupas dele.
A fuga em meio ao desespero de ver seus inimigos saqueando os bens do povo causou a queda de Mefibosete, fazendo com que ele não tivesse mais condições de se locomover, viria a ser um paralítico, pois a queda pode ter causado uma lesão em seu pescoço, sua coluna ou quebrado suas duas pernas.
Desde então, o filho do já falecido Jônatas se encontra em uma situação muito difícil. No v. 4, a serva Ziba responde a Davi que Mefibosete está na casa de Maquir, filho de Amiel, em Lo-Debar. Maquir é um bom homem de grandes posses e posição social considerável que o permite receber um descendente de Saul.
Assim, vemos que, no texto que estamos estudando, a ênfase está na ação de Davi ao se lembrar do filho de seu grande amigo, visto que, se dependesse de Mefibosete, do servo Ziba ou de outra pessoa que não fosse o rei, aquela situação não seria mudada.
É importante ressaltar que este homem paralítico é neto de Saul, aquele que perseguiu Davi por um bom tempo. Mas o desejo de vingança não toma o coração do rei, os descendentes de Saul não sofreriam por causa dos erros de seu antepassado. Além disso, ele não tem medo de que algum destes venha tentar algo contra seu reino.
Por amor, ou por causa de Jônatas, o qual ele fez aliança anteriormente, Davi não permitiria que a descendência dele viesse a perecer:
1Samuel 20.14–17 ARA
14 Se eu, então, ainda viver, porventura, não usarás para comigo da bondade do Senhor, para que não morra? 15 Nem tampouco cortarás jamais da minha casa a tua bondade; nem ainda quando o Senhor desarraigar da terra todos os inimigos de Davi. 16 Assim, fez Jônatas aliança com a casa de Davi, dizendo: Vingue o Senhor os inimigos de Davi. 17 Jônatas fez jurar a Davi de novo, pelo amor que este lhe tinha, porque Jônatas o amava com todo o amor da sua alma.
Aplicação: Aqui fica claro que, enquanto há vida, há esperança para os momentos mais difíceis que enfrentamos. O que é difícil demais para que Deus venha a Se lembrar de mim e de você?
Seja qual for a situação: se é física, emocional, financeira ou principalmente espiritual, jamais somos esquecidos por Ele, que é o nosso grande Rei.
Uma história que me deixou bastante tocado, contada pelo Pastor Abelardo em nossa Conferência Missionária, foi a respeito do dia em que ele levou aquela senhora com muitas posses, mas que possuía um grande vazio no seu coração, em um local que ele cuidava de pessoas com deficiência mental.
E então vai até aquela mulher o rapaz que talvez fosse o mais agitado, e ele diz a ela, de uma forma tão alegre, que aquele homem que cuida dele vai chamá-lo para seu banho, e diz que aquele homem sabe o seu nome.
A sociedade, o mundo, por algum motivo, até pode desprezar você, mas Deus jamais fará isto! Ele conhece você:
Isaías 43.1–3 ARA
1 Mas agora, assim diz o Senhor, que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu. 2 Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando, pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. 3 Porque eu sou o Senhor, teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador; dei o Egito por teu resgate e a Etiópia e Sebá, por ti.
As promessas de Deus para o povo de Israel nos alcançam em nossos dias nos fazendo compreender que, custe o que custar, Ele jamais te abandona, por mais que pareça, mas saiba que na hora certa Ele sempre age, Ele sempre responde.
Dobradiça: Este Deus que não Se esquece de nós também nos leva a termos:
2. DEUS RENOVA NOSSA ESPERANÇA (v. 5-8)
2Samuel 9.5–6 ARA
5 Então, mandou o rei Davi trazê-lo de Lo-Debar, da casa de Maquir, filho de Amiel. 6 Vindo Mefibosete, filho de Jônatas, filho de Saul, a Davi, inclinou-se, prostrando-se com o rosto em terra. Disse-lhe Davi: Mefibosete! Ele disse: Eis aqui teu servo!
Explicação: Davi não fica apenas no conhecimento a respeito daquele homem. Ele ordena que tragam Mefibosete até sua presença, e em um gesto de humildade, se prostra e se coloca como um servo do rei. Ele não faz ideia do que o espera. Geralmente, quando um rei chama alguém, era pra condenar ou para agir com bondade.
Mefibosete já não possui em sua vida muita esperança de um bom futuro, então é possível que ele imagine que venha a acontecer com ele algo ruim, pois ele conhece o passado de Saul, perseguidor do rei Davi, assim como acontecia com muitos outros reis que, ao assumirem o poder, eliminavam todos os inimigos que poderiam derrubá-los do trono.
Mas Davi não age de acordo com os padrões mundanos em situações como esta, visto que ele sabe que seu reinado foi garantido por Deus:
2Samuel 9.7 ARA
7 Então, lhe disse Davi: Não temas, porque usarei de bondade para contigo, por amor de Jônatas, teu pai, e te restituirei todas as terras de Saul, teu pai, e tu comerás pão sempre à minha mesa.
A bondade de Davi representa a bondade de Deus na vida de Mefibosete. Deus usa o rei Davi para agir de forma misericordiosa na vida deste descendente de Jônatas que vive longe das promessas destinadas ao povo escolhido pelo Senhor.
Mefibosete é o único herdeiro legítimo das propriedades de Saul. Davi promete restituir tudo o que pertence ao neto do primeiro rei de Israel, e não somente isto, também promete trazê-lo para comer na mesa do rei, o que não é concedido para qualquer pessoa.
Como Mefibosete está sem esperança, o texto relata que ele responde:
2Samuel 9.8 ARA
8 Então, se inclinou e disse: Quem é teu servo, para teres olhado para um cão morto tal como eu?
Denominar a si mesmo como um cão morto naquela cultura é algo humilhante, depreciativo. Para ele, sua vida não seria nada mais do que algo digno de desprezo.
A condição de uma pessoa como ele, um órfão, não é levada em consideração. Davi não olha para ele desta forma, ele age com bondade, demonstrando que todo o passado deve ficar para trás e somente se deve olhar para frente caminhando rumo às coisas que já estão preparadas para ele.
Aplicação: Sem Deus, somos órfãos, também nos encontramos nesta condição, ainda que não fisicamente, mas sim espiritualmente. Com Deus, somos filhos adotivos que recebem as grandes bênçãos no Reino do Senhor.
Ele age, Suas santas promessas jamais falharam! Como filhos, recebemos do Senhor o sustento que necessitamos.
Deus usa homens como George Muller, um pastor e missionário alemão do século XIX que teve seu ministério em território inglês. Ele é usado por Deus para trazer o sustento de 10.024 órfãos, e tudo começa com a oração.
Para que estes órfãos sem esperança, que ele cuida, possam ser amparados, o início é com a fé no coração deste homem. É por meio da oração que Ele crê que Deus pode enviar tudo o que eles precisam para a sobrevivência das crianças.
Através da oração dele, Deus envia todos os recursos necessários, e os órfãos não morrem de fome. Agora as crianças ouvem a voz de Deus por meio da ação de George Muller.
O que é impossível demais para o Senhor fazer, aquele que é o Dono de todas as coisas? Ele está a uma oração de distância.
O testemunho de George Muller levou muitas pessoas a conhecerem ao Senhor. E sabe o que motiva o ministério dele no cuidado dos orfanatos? Ele busca “viver uma vida e liderar um ministério de forma a provar que Deus é real, que Deus é digno de confiança e que Deus responde à oração”.
Se ainda há dúvidas no seu coração a respeito de Deus, se há alguma dificuldade para crer que este Deus é real e Todo-Poderoso, clame ao Senhor que gere está fé inabalável, que te faça confiar, independentemente da dificuldade que esteja passando.
Se na sua família, ou algum conhecido seu, ou até mesmo na igreja, você perdeu a esperança de que Deus pode solucionar problemas e pode restaurar vidas, deixe de lado a desconfiança. Você precisa aquietar sua alma para ouvir a voz de Deus te dizendo para confiar.
Dobradiça: Assim como acontece com Mefibosete, Deus Se lembra de nós, renova nossa esperança e, em último lugar, para resgatar a nossa vida:
3. DEUS NOS DÁ BÊNÇÃOS INIMAGINÁVEIS (v. 9-13)
2Samuel 9.9–10 ARA
9 Chamou Davi a Ziba, servo de Saul, e lhe disse: Tudo o que pertencia a Saul e toda a sua casa dei ao filho de teu senhor. 10 Trabalhar-lhe-ás, pois, a terra, tu, e teus filhos, e teus servos, e recolherás os frutos, para que a casa de teu senhor tenha pão que coma; porém Mefibosete, filho de teu senhor, comerá pão sempre à minha mesa. Tinha Ziba quinze filhos e vinte servos.
Explicação: A ordem do rei Davi a Ziba tem como objetivo atender a causa de Mefibosete. Ele promete ao filho de Jônatas que daria as terras de Saul, seu avô, e assim ele cumpre sua promessa.
Ziba, seus filhos e os outros servos poderiam ter o alimento a partir do trabalho nesta terra, principalmente para receberem o alimento essencial, que é o pão.
Observe que Ziba possui quinze filhos e vinte servos, o que leva à compreensão de que as propriedades existentes nas terras de Saul que ficam para Mefibosete são extensas. Ziba, seus filhos e servos poderiam trabalhar na lavoura de forma tranquila, mas isso também poderia indicar uma ameaça para Mefibosete, caso eles desejassem se rebelar contra ele, como começa a acontecer no capítulo 19:
2Samuel 19.24–30 ARA
24 Também Mefibosete, filho de Saul, desceu a encontrar-se com o rei; não tinha tratado dos pés, nem espontado a barba, nem lavado as vestes, desde o dia em que o rei saíra até ao dia em que voltou em paz. 25 Tendo ele chegado a Jerusalém a encontrar-se com o rei, este lhe disse: Por que não foste comigo, Mefibosete? 26 Ele respondeu: Ó rei, meu senhor, o meu servo me enganou; porque eu, teu servo, dizia: albardarei um jumento e montarei para ir com o rei; pois o teu servo é coxo. 27 Demais disto, ele falsamente me acusou a mim, teu servo, diante do rei, meu senhor; porém o rei, meu senhor, é como um anjo de Deus; faze, pois, o que melhor te parecer. 28 Porque toda a casa de meu pai não era senão de homens dignos de morte diante do rei, meu senhor; contudo, puseste teu servo entre os que comem à tua mesa; que direito, pois, tenho eu de clamar ao rei? 29 Respondeu-lhe o rei: Por que ainda falas dos teus negócios? Resolvo que repartas com Ziba as terras. 30 Disse Mefibosete ao rei: Fique ele, muito embora, com tudo, pois já voltou o rei, meu senhor, em paz à sua casa.
Na ordem de Davi no capítulo 9, Ziba se mostra obediente:
2Samuel 9.11 ARA
11 Disse Ziba ao rei: Segundo tudo quanto meu senhor, o rei, manda a seu servo, assim o fará. Comeu, pois, Mefibosete à mesa de Davi, como um dos filhos do rei.
É importante ressaltar um fato histórico dos tempos de Davi: os prisioneiros políticos dificilmente ficavam em prisões, mas eram colocados no palácio real para comerem na mesa do rei, pois seria mais seguro e vantajoso que os inimigos ficassem sendo vigiados pelo rei do que confinados em prisões onde seria possível elaborar um plano contra o reino.
Aqui, porém, não é o caso de Davi, pois Mefibosete possui uma condição física que não lhe permite ser uma ameaça. Além disso, como já falamos, Davi não alimenta em seu coração a vingança ou o medo, ele deixa o passado para trás.
Os vv. 12 e 13 deixam claro que as promessas de Davi na aliança estabelecida com Jônatas se cumprem também para outros descendentes:
2Samuel 9.12–13 ARA
12 Tinha Mefibosete um filho pequeno, cujo nome era Mica. Todos quantos moravam em casa de Ziba eram servos de Mefibosete. 13 Morava Mefibosete em Jerusalém, porquanto comia sempre à mesa do rei. Ele era coxo de ambos os pés.
Aplicação: Deus é de palavra, Ele sempre cumpre Suas promessas, assim como se cumprem na vida de Mefibosete, as promessas do Senhor nos alcançam, e por muitas vezes, servos dEle são usados em nosso favor.
George Muller é um destes servos do Senhor usados para que aqueles órfãos sejam sustentados. ele começa na oração e recebe o sustento.
É a sua confiança em Deus que o permite viver o sobrenatural, quando sua oração resulta nasbênçãos de Deus para o sustento dele e dos orfanatos que ele cuida.
Acima de qualquer objetivo, ele procura mostrar que é Deus quem envia todos os recursos. A Deus deve ser dada toda a glória! Sua vida se torna, como ele mesmo diz: uma “prova visível da fidelidade imutável do Senhor”.
Ele é um importante exemplo de como o Deus soberano abençoa não somente com grandes bênçãos materiais, mas principalmente com as bênçãos espirituais. Sua esperança está além da vida.
Mesmo diante da doença de sua esposa que a levou à morte posteriormente, ele registra em um hino a sua confiança no Senhor: “O melhor das bênçãos Ele nos dará. Nada além do bem nos vai acontecer, seguros para a glória Ele nos guiará. Oh, como ele ama!”.
Meu querido irmão, minha querida irmã, confie que este Deus está contigo em todos os momentos. Fique firme, ore, persevere, Deus não vai te desamparar.
PONTE CRISTOCÊNTRICA: Se Davi tem com Jônatas uma aliança que o faz se lembrar dos descendentes de seu grande amigo, quanto mais nós que temos o Senhor que firmou conosco uma aliança eterna?
Hebreus 9.15 ARA
15 Por isso mesmo, ele é o Mediador da nova aliança, a fim de que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia sob a primeira aliança, recebam a promessa da eterna herança aqueles que têm sido chamados.
Cristo morreu em nosso lugar a fim de nos dar vida hoje e estabelecer esta nova aliança. Agora fazemos parte do Seu povo, receberemos a eterna aliança. Um dia, comeremos em Sua mesa e toda condição contrária vivida neste mundo já não mais existirá!
CONCLUSÃO: Toda história que lemos, ouvimos e assistimos possuem um autor, alguém responsável por aquela narrativa. E temos registros de várias histórias incríveis! Mas nenhuma delas se compara à história que Deus, o Autor da Vida, escreve para cada um de nós.
Ele é o Autor da sua história! Deus vem para resgatar vidas esquecidas, seja qual for a história delas. Seja qual for a sua história de vida, Deus conhece e pode agir. Ele te conhece!
Este Deus Se lembra do Seu povo, Ele jamais fica indiferente. Ele é quem renova nossa esperança a fim de nos fazer confiar e perseverar, Ele nos dá fé que nos permite crer ainda que não vejamos nada em nossa frente. As bênçãos que Ele nos dá são incontáveis, coisas que somente Ele pode fazer.
Confie no Senhor, deixe para Ele toda a sua preocupação e ansiedade. Ele está com você! E que o Senhor abençoe grandemente a sua vida!
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.