UMA IGREJA MISSIONAL
Notes
Transcript
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
A enchente nos proporcionou algumas perspectivas novas:
1. Uma perspectiva melhor acerca da vida - ela é passageira;
2. Uma perspectiva melhor acerca do que temos - Deus é quem nos dá, então precisamos aprender a sermos mais gratos, humildes e generosos!
3. Uma perspectiva mais aguçada da necessidade urgente que temos de mudança:
Tomar uma decisão em relação a Deus - reconciliar-se com Deus;
Tomar uma decisão em relação à missão que Deus nos deu - sermos uma igreja missional;
O que é uma igreja missional?
Filipe Niel: “Os membros entendem que devem viver em missão”
Spurgeon: “Todo cristão é um missionário, ou é um impostor”
Micheal Goheen: “Uma igreja missional é um povo que tem aprendido a viver distintamente. Isso é viver de maneira atrativa no coração do evangelho pelo amor do mundo”.
NARRATIVA
NARRATIVA
As palavras que Paulo usa para se referir à igreja de Tessalônica, e seu serviço na causa do reino, na missão, são muito específicos, e nos ajudam a entender melhor o que signfica UMA IGREJA MISSIONAL
TRÊS ENSINOS SOBRE “O QUE É UMA IGREJA MISSIONAL”
TRÊS ENSINOS SOBRE “O QUE É UMA IGREJA MISSIONAL”
I. UMA IGREJA MISSIONAL É MARCADA POR SEUS FRUTOS ESPIRITUAIS - v.2-3
I. UMA IGREJA MISSIONAL É MARCADA POR SEUS FRUTOS ESPIRITUAIS - v.2-3
1Tessalonicenses 1.2–3: “Sempre damos graças a Deus por todos vocês, fazendo menção de vocês em nossas orações e, sem cessar, lembrando-nos, diante do nosso Deus e Pai, da operosidade da fé que vocês têm, da dedicação do amor de vocês e da firmeza da esperança que têm em nosso Senhor Jesus Cristo.”
Paulo tem um coração muito grato a Deus, em relação à igreja de Tessalônica, o que faz com que ele sempre ore, em gratidão, por eles. E, quando ora, ele sempre cita três coisas:
1. Operosidade da fé - uma fé que trabalha, que age, que é palpável | Tg 2.14;
2. Dedicação do amor - um amor abnegado, que está pronto para dar, ser generoso e se doar | 1Coríntios 13.4–7 “O amor é paciente e bondoso. O amor não arde em ciúmes, não se envaidece, não é orgulhoso, não se conduz de forma inconveniente, não busca os seus interesses, não se irrita, não se ressente do mal. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. O amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.”
3. Firmeza da Esperança no Senhor Jesus - é a solidez, a resistência, a resiliência, a perseverança | Romanos 5.3–4 “… nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança, a perseverança produz experiência e a experiência produz esperança.”
Então, isto é o que marcava a igreja de Tessalônica = “A TRÍADE DA GRAÇA” - 1Coríntios 13.13 “Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor…”
Entretanto, Paulo não cita apenas os frutos espirituais, mas ele os qualifica em relação à missão que a igreja exercia.
A fé que ela tinha, a fazia trabalhar;
O amor que ela tinha, a fazia dar e se doar;
A esperança que tinha, a fazia trabalhar e se doar, independente do sofrimento e das tribulações, independente do que estavam perdendo, em razão de perseguição;
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
Uma igreja missional é marcada por seus frutos espirituais!
- Ela não é marcada por sua estrutura, por mais que seja importante que se exista uma estrutura que sirva à missão;
- Ela não é marcada por sua riqueza, por mais que seja importante se ter recursos para se investir na missão;
- Ela não é marcada pelo seu número de membros, por mais que ter mais membros na igreja possa significar mais mãos para o trabalho;
Entretanto! Inúmeras são as igrejas que esperam serem reconhecidas por sua beleza, sua estética, sua riqueza, seus recursos e o número de membros, mas isto não significa que são missionais!
Uma igreja rica, não é necessáriamente missional;
Uma igreja com um louvor bom e impactante, não é necessarimente uma igreja fiel e saudável;
Uma igreja com uma estrutura louvável e atraente, não significa nada sobre o quanto ela está envolvida na missão;
O que importa, antes da estrutura… antes da riqueza… antes do número de membros… antes da glória musical e show de luzes é: operosidade da fé, abnegação do amor e firmeza na esperança!
O que importa é se a fé leva a igreja para fora;
O que importa é se o amor faz com a igreja se doe ao mundo;
O que vale é se a esperança faz com que a igreja continue servindo ainda que esteja sofrendo;
II. UMA IGREJA MISSIONAL TEM A CONVICÇÃO DE QUE NASCEU PELA OBRA SOBRENATURAL DE DEUS - v.4-5
II. UMA IGREJA MISSIONAL TEM A CONVICÇÃO DE QUE NASCEU PELA OBRA SOBRENATURAL DE DEUS - v.4-5
1Tessalonicenses 1.4–5: “Sabemos, irmãos amados por Deus, que ele os escolheu, porque o nosso evangelho não chegou a vocês somente em palavra, mas também em poder, no Espírito Santo e em plena convicção. E vocês sabem muito bem qual foi o nosso modo de agir entre vocês, para o próprio bem de vocês.”
Paulo tem convicções específicas sobre a igreja - ele sabe… ele reconhece, mas diz isto à para que ela também tenha esta convicção - que saiba disto também.
Então, ele elenca quatro aspectos do nascimento de uma igreja que precisam serem parte de nossa convicção como membros de uma igreja.
1. Pregação do Evangelho - “nosso evangelho não chegou a vocês somente em palavra” | O evangelho é a boa-nova acerca de quem é Jesus, e o que ele fez. É uma notícia, uma história, um fato, que precisa ser pregado com palavras.
Não se prega o evagelho com atos, ou comportamento | Jesus não nos chamou para fazer mímica, mas para falar dele;
Romanos 10.13–17 “Porque: “Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.” Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: “Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas!” Mas nem todos obedeceram ao evangelho. Pois Isaías diz: “Senhor, quem creu em nossa pregação?” E, assim, a fé vem pelo ouvir, e o ouvir, pela palavra de Cristo.”
2. Poder no Espírito Santo - “mas também em poder, no Espírito Santo...” | Poder se refere a algo que gera influência de modo sobrenatural, e isto só acontece pelo agir do Espírito Santo;
Romanos 1.16 “Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego.”
João 16.8 “Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo:”
3. Convicção do pregador - “e em plena convicção” | refere-se à própria atitude do pregador, e ao coração dele. Ele deve pregar com total confiança.
Deus pode salvar pessoas de diversas formas - com uma pregação relaxada (Jonas)… com um folheto, um livro, uma música…
Mas, o modo natural de Deus agir, é por meio de pessoas, pessoas que estão convictas de que o evangelho é a salvação, e de que Deus salva pecadores!
4. Convicção da eleição - “Sabemos, irmãos amados por Deus, que ele os escolheu” | Paulo viu, no nascimento da igreja, de que, de fato, foi obra de Deus, e, portanto, ele tinha convicção de que eles eram povo de Deus, e estava dizendo isto para que a igreja também se firmasse cada vez mais nesta convicção: fomos chamados por Deus, e não pertencemos a mais ninguém, se não a Deus. Não somos de nós mesmos, somos de Deus. Ele nos escolheu para ele!
Paulo tem a convicção, e a igreja deve ter esta convicção, de que seu nascimento foi exclusivamente uma obra poderosa e sobrenatural de Deus!
Cada membro deve dizer para si mesmo: Eu não poderia ter salvo a mim mesmo, mas Deus me salvou! Se existe graça para um pecador como eu, existe para qualquer outro!
Agora, a resposta a esta convicçã é uma outra convicção: Somos povo de Deus, e servimos a Deus, em sua missão. Não vivo mais para mim mesmo, ele me chamou para serví-lo!
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
Uma igreja missional tem a convicção de que ela nasceu pela obra sobrenatural de Deus
- Uma igreja, em que seus membros, não tem a convicção de que eram pecadores, geralmente não gosta de pecadores…
Ela é um tanto farisaíca e moralista;
Ela é um tanto preocupada em se sujar com o mundo, com pessoas diferentes;
Ela cria barreiras ao invés de pontes…
- Uma igreja, em que seus membros, não tem a convicção de que foi o evangelho, e nada mais, que mudou suas vidas, não prega o evangelho…
Ela desconhece da beleza do evangelho… de sua doçura e da alegria que Cristo tráz…
Geralmente, o que ela tem a oferecer, são regras de bom comportamento, etiqueta e moralidade…
Ela tem bons conselhos, que não mudam a vida de ninguém - faça isto… faça aquilo…
- Uma igreja, em que sua liderança, não tem a convicção de que Deus é quem faz a obra, por meio de pessoas pregando o evangelho, tende a conduzir a igreja por caminhos estranhos…
Ela investe em imagem, estética e louvor, para dar às pessoas o que elas querem - conforto e status, por fazerem parte de algo glorioso;
A pregação do evangelho é substituída por palavras terapêuticas, mensagens motivacionais e massagem no ego, para que as pessoas se sintam bem;
A figura do pastor é substituída pela figura do presidente, do CEO, a ponto da imagem da igreja estar associada ao ministério do pastor, e assim o pastor deixa de ser o servo da palavra, para ser alguém temido, honrado, intocável e venerado entre os membros… ele faz o que ele quer, porque a igreja se torna sua propriedade...
- Uma igreja, em que seus membros, não tema convicção de que Deus é quem os chamou para ser seu povo, tende a se juntar, primaria, por vínculos sociais e familiares...
Não quer dizer que família e amigos não sejam importantes no processo de crescimento da igreja, se esquecer que a causa primária é Deus, mexe com nosso senso de identidade;
Ex.: amigos dos pais = amigos dos filhos |
Se não tivermos a convicção de que a igreja nasceu por uma obra sobrenatural de Deus, dificilmente seremos servos fiéis de Deus!
Iremos orar pouco por missões! Iremos orar pouco pela igreja! Iremos orar pouco pela saúde espiritual da igreja!
E, pior, iremos achar que isto não é o mais importante! Que não deveríamos ocupar tanto tempo com isto…
ATENTE-SE A ISTO! PERDER ESTA CONVICÇÃO, PODE LHE FAZER ACREDITAR QUE SUAS NECESSIDADES DEVEM TER PRIORIDADE EM RELAÇÃO À CAUSA DO REINO DE DEUS, E, POR ISSO, VOCÊ PODE ACABAR ACHANDO QUE ORAR PELA IGREJA E POR MISSÕES NÃO É ALGO PELO QUAL VOCÊ DEVA ESTAR DESESPERADO, INCOMODADO!
Conta da oração: 60% problemas pessoais + 30% amigos + 10% reino de Deus x ORAÇÃO DO PAI NOSSO (?)
E MAIS! Se você não tiver a convicção de que Deus lhe escolheu, você vai olhar para igreja como algo bom, necessário e importante, mas que não precisa ter tanta prioridade em sua vida… você nunca vai querer se envolver de verdade com a igreja… sempre vai achar que ela existe para servir suas necessidades pessoais… você terá dificuldade de entender que ela existe para adorar a Deus e servir a Deus, na missão do Reino!
III. UMA IGREJA MISSIONAL TEM ATITUDES MISSIONAIS - v.6-10
III. UMA IGREJA MISSIONAL TEM ATITUDES MISSIONAIS - v.6-10
1Tessalonicenses 1.6–10 “E vocês se tornaram nossos imitadores e do Senhor, recebendo a palavra com a alegria que vem do Espírito Santo, apesar dos muitos sofrimentos. Assim, vocês se tornaram modelo para todos os crentes na Macedônia e na Acaia. Porque a partir de vocês a palavra do Senhor repercutiu não só na Macedônia e na Acaia, mas a fé que vocês têm em Deus repercutiu em todos os lugares, a ponto de não termos necessidade de dizer mais nada a respeito disso. Porque, no que se refere a nós, as pessoas desses lugares falam sobre como foi a nossa chegada no meio de vocês e como, deixando os ídolos, vocês se converteram a Deus, para servir o Deus vivo e verdadeiro e para aguardar dos céus o seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira vindoura.”
Paulo apresenta quatro atitues missionais:
1. Imitação - “E vocês se tornaram nossos imitadores e do Senhor” | relação é a imitação no Sofrimento
O caminho de Jesus é um caminho de renúncia, serviço e morte | Filipenses 2 - 3
Atos dos Apóstolos 9.15–16 “Mas o Senhor disse a Ananias: — Vá, porque este é para mim um instrumento escolhido para levar o meu nome diante dos gentios e reis, bem como diante dos filhos de Israel. Pois eu mesmo vou mostrar a ele quanto deve sofrer pelo meu nome.”
Uma igreja missional imita a Jesus. Segue a Jesus, no caminho de Jesus e do jeito de Jesus.
2. Receber a Palavra - “recebendo a palavra com a alegria que vem do Espírito Santo, apesar dos muitos sofrimentos” | a igreja precisa ter um envolvimento saudável com a palavra de Deus;
Com alegria - ela deve ter uma disposição alegre em relação a Bíblia;
Apesar do sofrimento - ela não pode abrir mão da palavra;
Uma igreja missional tem um relacionamento íntimo com a palavra de Deus. Ela a tem como prioridade.
3. Propagação da palavra - “Assim, vocês se tornaram modelo para todos os crentes na Macedônia e na Acaia. Porque a partir de vocês a palavra do Senhor repercutiu não só na Macedônia e na Acaia, mas a fé que vocês têm em Deus repercutiu em todos os lugares, a ponto de não termos necessidade de dizer mais nada a respeito disso” | a igreja precisa receber a palavra e propagar a Palavra.
Repercutiu - Ecoar; reverberar; circular o som;
Uma igreja missional prega a palavra, seja perto ou longe. Ela está envolvida em pregação do evangelho.
4. Serve a Deus até o fim - “Porque, no que se refere a nós, as pessoas desses lugares falam sobre como foi a nossa chegada no meio de vocês e como, deixando os ídolos, vocês se converteram a Deus, para servir o Deus vivo e verdadeiro e para aguardar dos céus o seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira vindoura”.
Conversão = deixar de servir os ídolos para servir a Deus até o fim
Uma igreja missional preocupa-se em servir a Deus, e continuar servindo sempre e sempre…
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
Uma igreja missional tem atitudes missionais
Ela sabe da importância da estrutura, mas a missão é mais importante, e, por isso, ela submete a estrutura à missão.
As sociedades internas não podem girar em torno de si mesmas, elas pertencem à igreja e precisam existir para a edificação da igreja e o avanço do reino;
Os investimentos da igreja precisam ter como objetivo final, a missão da igreja;
Sua organização interna precisa frutificar em missão;
Cada membro da igreja precisa de ter atitudes missionais!
Você precisam se importar em ter prioridades missionais - seja em sua agenda, em sua rotina, em sua vida;
O que você faz para ser um servo melhor? Um servo mais eficaz?
Você ativamente se dispõe à palavra, para ao aprender dela, poder compartilhá-la?
Você ora, para que Deus lhe ajude a ser mais ativo?
Você cria aberturas, portas, para pregar o evangelho, com seu comportamento, com suas atitudes, com suas decisões?
CONCLUSÃO
CONCLUSÃO
Uma igreja missional (1) é marcada por seus frutos espirituais, (2) tem convicção de que nasceu pela obra sobrenatural de Deus e (3) tem atitudes missionais.
- É tempo de mudança! É tempo de mudar convicções!
- É tempo de orar por mudanças! É tempo de trabalhar por mudanças!
Filipe Niel: “Os membros entendem que devem viver em missão”
Spurgeon: “Todo cristão ou é um missionário, ou é um impostor”