ONDE VOCÊ ESTÁ?
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 2 viewsNotes
Transcript
Programa da igreja
Oração: Vó da Selma
João Guilherme - Neto da irmã Maria Jaime
É uma pergunta que eu tentarei responder tendo como base o texto que vamos ler.
Gênesis 3.1–13 (BSAS21)
Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais do campo que o Senhor Deus havia feito. E ela disse à mulher: Foi assim que Deus disse: Não comereis de nenhuma árvore do jardim?
Respondeu a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim podemos comer,
mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis; se o fizerdes, morrereis.
Disse a serpente à mulher: Com certeza, não morrereis.
Na verdade, Deus sabe que no dia em que comerdes desse fruto, vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal.
Então, vendo a mulher que a árvore era boa para dela comer, agradável aos olhos e desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, comeu e deu dele a seu marido, que também comeu.
Então os olhos dos dois foram abertos e ficaram sabendo que estavam nus; por isso, entrelaçaram folhas de figueira e fizeram para si aventais.
Ao ouvirem a voz do Senhor Deus, que andava pelo jardim no final da tarde, o homem e sua mulher esconderam-se da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim.
Mas o Senhor Deus chamou o homem, perguntando: Onde estás?
O homem respondeu: Ouvi a tua voz no jardim e tive medo, porque estava nu; por isso me escondi.
Deus perguntou-lhe outra vez: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste da árvore da qual te ordenei que não comesses?
Respondeu então o homem: A mulher que me deste deu-me da árvore, e eu comi.
E o Senhor Deus perguntou à mulher: Que foi que fizeste? E ela respondeu: A serpente me enganou, e eu comi.
ONDE VOCÊ ESTÁ?
ONDE VOCÊ ESTÁ?
A pergunta mais importante para mim e você nesta noite enquanto primeira igreja IGREJA, a pergunta é: ONDE VOCÊ ESTÁ? Como você define o cenário em que você está inserido?
Eu confesso que no exercício do ministério pastoral que por ter a responsabilidade de falar pelo menos três vezes por semana para um público qualificado, (são tantas pessoas quanto aqui no prédio, quanto pela igreja online), eu confesso que no exercício da vida pastoral com a missão de ter que pregar algo publicamente, algumas coisas, ou poucas coisas me frustram mais, do que ter as minhas palavras tirada do contexto.
Celebração após celebração, porque tenho a missão de subir aqui neste púlpito, e compartilhar com você pelo menos três mensagens semanais, isso me torna completamente exposto e vulnerável. Ou seja, é fácil ter as minhas palavras tiradas do contexto. Aí eu fiquei pensando: Se ter as minhas palavras manipuladas, ou distorcidas, ou retiradas do contexto já é péssimo, pior é quando a voz do Deus criador que nunca comete erro e que nunca fala a mentira, pior é quando as palavras do Deus criador é arrancada do contexto.
FOI EXATAMENTE O QUE ACONTECEU NAQUELE JARDIM.
De acordo com o texto que nós lemos, o que Deus havia dito foi tirado de contexto. A ordem que Deus havia dado para Adão e Eva, ela foi arrancada, ela foi distorcida, ela foi manipulada. Naquele dia, naquele jardim houve uma edição, houve um corte do que Deus de fato havia falado. Satanás conseguiu seduzir Adão e Eva para longe das suas verdadeiras identidades. Por meio de uma insinuação, por meio de uma distorção, por meio de uma dissimulação, por meio de uma dúvida, o diabo tirou o que Deus havia falado no seu devido contexto.
Quando eu olho para esse texto e começo a refletir no seu contexto e como tudo aconteceu, eu começo a acreditar que quase sempre a estratégia do inimigo para nos arrancar do lugar de onde jamais deveríamos sair, quase sempre a estratégia do inimigo para corromper a nossa identidade, ou para comprometer o propósito da nossa existência, quase sempre a estratégia do inimigo ela não se dá por meio de uma tentação direta, ou seja, ela não vem de forma óbvia, ela não vem de forma que seja facilmente identificada, não, a estratégia do inimigo quase sempre vem por meio de um diálogo aparentemente inofensivo.
Aí vem a primeira lição:
1. EM QUALQUER HIPÓTESE NÃO DIALOGUE COM O INIMIGO
1. EM QUALQUER HIPÓTESE NÃO DIALOGUE COM O INIMIGO
Em qualquer hipótese. Na verdade, tem gente que gosta de conversar.
Quem é você? Eu fico as vezes vendo algumas questões, e nós somos muito engraçados. A gente pergunta, quem é você? A gente já sabe que é o capiroto, e a gente fica, quem é você? É o diabo.
Aí a gente pergunta: De onde você veio? De onde? Do inferno.
Qual o seu objetivo? Qual é o objetivo do diabo? Matar, roubar e destruir.
A gente fica fazendo perguntas que a gente já sabe qual é a resposta.
Em qualquer hipótese, não dialogue com o inimigo.
Deixa eu voltar o texto. Preste a atenção de como começou o processo de aproximação do inimigo com a mulher.
Gênesis 3.1 (BSAS21)
Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais do campo que o Senhor Deus havia feito. E ela disse à mulher: Foi assim que Deus disse: Não comereis de nenhuma árvore do jardim?
Naquele momento para Eva, o questionamento do inimigo parecia apenas um diálogo despretensioso. Ou seja, de forma muito dissimulada o inimigo conseguiu prender a atenção de Eva e avançar passo a passo no seu diálogo. Eu tenho aprendido que uma vez que a conversa com o inimigo se inicia nós temos muitas dificuldades para encerrá-la. Ele consegue prender a nossa atenção, ele consegue minar o nosso discernimento, ele consegue minar o nosso entendimento.
"O ERRO CRÍTICO QUE COMETEMOS NORMALMENTE NÃO É PORQUE TEMOS UMA INFORMAÇÃO ERRADA, MAS PORQUE DECIDIMOS ENTRAR NA CONVERSA ERRADA"
"O ERRO CRÍTICO QUE COMETEMOS NORMALMENTE NÃO É PORQUE TEMOS UMA INFORMAÇÃO ERRADA, MAS PORQUE DECIDIMOS ENTRAR NA CONVERSA ERRADA"
Com o inimigo a gente não conversa, o inimigo a gente despreza - Resisti ao diabo e ele fugirá de vós.
O problema não é ter uma informação errada, o problema é que a gente coloca os pés no terreno errado. Não se inicia conversa com o inimigo. O objetivo do inimigo sempre será deturpar os nossos entendimentos. A maioria das decisões que coloca as nossas vidas na direção errada, é resultado da nossa resposta equivocada.
UMA PODEROSA LIÇÃO: "COMO O INIMIGO NÃO TEM PODER PARA APAGAR OU INVADIR AS PROMESSAS QUE DEUS FAZ, ELE NOS INDUZ A DUVIDAR DO QUE DEUS DIZ".
UMA PODEROSA LIÇÃO: "COMO O INIMIGO NÃO TEM PODER PARA APAGAR OU INVADIR AS PROMESSAS QUE DEUS FAZ, ELE NOS INDUZ A DUVIDAR DO QUE DEUS DIZ".
Como o inimigo não tem poder para invalidar o que Deus prometeu, ele gera dúvida, ele perturba a nossa mente, ele coloca os nossos pés ou nos conduz a colocar os pés no terreno onde a gente passa a questionar o que de fato Deus diz. Foi isso mesmo que Deus disse? A forma como ele age inclusive nos dificulta inclusive detectar que é ele que está agindo.
Paulo quando escreveu a sua carta aos Coríntios, na sua segunda carta, ele deixou registrado o seguinte:
2Coríntios 11.3 (BSAS21)
Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com sua astúcia, também a vossa mente seja de alguma forma seduzida e se afaste da simplicidade e da pureza que há em Cristo.
Ou seja, o que Paulo está dizendo é que o inimigo é especialista em nos atacar com golpes de engano. Foi isso mesmo que Deus disse?
Naquele dia o inimigo deturpou a ordem de Deus, e aqui cabe uma observação, preste atenção por favor. Diferentemente como a forma que foi apresentado para Eva, a primeira ordenança que Deus deu não foi de limitação, mais foi de liberação. Olha que coisa impressionante. O inimigo já começa dialogando: Foi isso mesmo que Deus disse? Não comam? Mais se a gente volta no capítulo anterior, capítulo 2.16, a primeira ordem que Deus deu para Adão, não foi não comer, não foi uma ordem de limitação, foi uma ordem de liberação. Deus disse: COMAM LIVREMENTE. Depois de dizer coma livremente, Deus disse: Só não toquem no fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. Porém, como Adão e Eva se permitiram dialogar com o inimigo, eles foram motivados a focar mais na proibição de não poder comer do fruto, do que na autorização de comerem livremente de todas as demais árvores do Jardim.
O DIÁLOGO COM O INIMIGO INFECTOU ADÃO E EVA DE TÃO FORMA QUE ELES VALORIZARAM O QUE DEIXARAM DE POSSUIR, E DESPREZARAM O QUE TINHAM RECEBIDO.
É assim que o inimigo age nos dias de hoje. TEM MUITA GENTE ABRINDO MÃO DAS PROMESSAS DE DEUS PARA VIVER DEBAIXO DAS MENTIRAS DE SATANÁS.
Tenha certeza de uma coisa:
"A INCLINAÇÃO DOS NOSSOS PENSAMENTOS, SEJA PARA AS VERDADES DE DEUS OU PARA AS MENTIRAS DO INIMIGO, SEMPRE AFETARÁ AQUILO QUE VALORIZAMOS E, CONSEQUENTEMENTE, AFETARÁ A MANEIRA COMO VIVEMOS".
"A INCLINAÇÃO DOS NOSSOS PENSAMENTOS, SEJA PARA AS VERDADES DE DEUS OU PARA AS MENTIRAS DO INIMIGO, SEMPRE AFETARÁ AQUILO QUE VALORIZAMOS E, CONSEQUENTEMENTE, AFETARÁ A MANEIRA COMO VIVEMOS".
Mantenha-se firmado no que a palavra do Senhor determina. "Esse é o meu filho amado, em quem tenho prazer". A partir desse momento qualquer coisa que se falar não tem sentido, a única coisa que tem sentido é o que Deus diz: "Esse é o meu filho amado em que tenho prazer".
Segunda advertência, ou segundo sugestão:
2. DECIDA NESTA NOITE SOB QUE INFLUÊNCIA VOCÊ VIVERÁ
2. DECIDA NESTA NOITE SOB QUE INFLUÊNCIA VOCÊ VIVERÁ
A pergunta mais importante é a pergunta que Deus fez para Adão. Adão ONDE VOCÊ ESTÁ?
Essa pergunta ficou na minha mente: Onde você está?
Na verdade, quando nós olhamos para a onipresença de Deus, é óbvio que Deus sabia onde Adão estava, mais essa pergunta na minha opinião é Deus levando Adão a refletir sob que influência, sob a influência de quem você decidiu passar a viver?
É como se Deus tivesse perguntando para Adão: Neste exato momento você está habitando na verdade do que eu disse, ou você está se permitindo ser iludido pelas mentiras que o diabo contou? ONDE VOCÊ ESTÁ?
DEUS NÃO PERGUNTOU A ADÃO ONDE ELE ESTAVA PORQUE PRECISAVA DE RESPOSTA, DEUS PERGUNTOU A ADÃO PARA QUE ELE PUDESSE SE LOCALIZAR EM RELAÇÃO A SUA IDENTIDADE, EM RELAÇÃO AO SEU PROPÓSITO, isso para que Adão pudesse parar de se esconder. O objetivo sempre será bagunçar os nossos pensamentos até que nos esqueçamos de quem SOMOS EM DEUS, e desistamos de viver onde fomos projetados para habitar.
Essa mesma pergunta que faço para você nesta noite: ONDE VOCÊ ESTÁ?
Quando Adão foi questionado por Deus onde ele estava, olha o que Adão respondeu:
Gênesis 3.10 (BSAS21)
O homem respondeu: Ouvi a tua voz no jardim e tive medo, porque estava nu; por isso me escondi.
E é interessante porque no versículo 11 Deus pergunta para Adão:
Gênesis 3.11 (BSAS21)
Deus perguntou-lhe outra vez: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste da árvore da qual te ordenei que não comesses?
Irmãos, gravem essa verdade. Qual é a verdade?
"QUEM SE PROPOĒ A DIALOGAR COM A MENTIRA E COM O MENTIROSO, EM POUCO TEMPO, SE ENCONTRARÁ NÚ, ENVERGONHADO E TERMINARÁ DESORIENTADO E DESCONECTADO DA VOZ DE DEUS".
"QUEM SE PROPOĒ A DIALOGAR COM A MENTIRA E COM O MENTIROSO, EM POUCO TEMPO, SE ENCONTRARÁ NÚ, ENVERGONHADO E TERMINARÁ DESORIENTADO E DESCONECTADO DA VOZ DE DEUS".
Quem é você?
Sob que influência você decidiu viver?
Você hoje vai precisar decidir, debaixo de que influência você vai prosseguir a partir desse dia. A serpente é especialista em fazer perguntas que distorcem as intenções de Deus.
Pelos padrões de quem você decidiu escrever a sua história?
Nas mãos de quem você decidiu colocar a sua vida?
Eu concluo:
CONCLUSÃO:
CONCLUSÃO:
Eu quero concluir com a forma em que o apóstolo Paulo explica a identidade de Jesus. E talvez você diga assim: Uai, mais você está falando de Adão e vai concluir falando de Jesus? Sim!
Porque Paulo quando escreve a sua carta ele apresenta Jesus como sendo o segundo Adão. E tem um contraste muito interessante, preste atenção:
De acordo com o apóstolo Paulo:
"O PRIMEIRO ADÃO FOI PARA LONGE DA VONTADE DO PAI POR PERGUNTAS QUE CONTRADIZIAM A PALAVRA DE DEUS. ENQUANTO O SEGUNDO ADÃO, JESUS CRISTO, CUMPRIU A VONTADE DO PAI AO CONTRADIZER AS PERGUNTAS DO DIABO COM A PALAVRA DE DEUS".
"O PRIMEIRO ADÃO FOI PARA LONGE DA VONTADE DO PAI POR PERGUNTAS QUE CONTRADIZIAM A PALAVRA DE DEUS. ENQUANTO O SEGUNDO ADÃO, JESUS CRISTO, CUMPRIU A VONTADE DO PAI AO CONTRADIZER AS PERGUNTAS DO DIABO COM A PALAVRA DE DEUS".
O primeiro Adão fracassou: Foi isso mesmo que Deus disse? Embora tenha dito para Eva, né? Foi isso mesmo que Deus disse? - Isso aconteceu lá no deserto.
É isso mesmo? Aos seus anjos dará ordem a teu respeito? E todas as vezes o segundo Adão respondeu dizendo: Está escrito.
O que você fala, para mim já não tem mais sentido porque eu já decidi firmar os meus pés no terreno da palavra de Deus.
"QUANDO AS NOSSAS PERSPECTIVAS ESTÃO CARREGADAS COM A PALAVRA DE DEUS, AS MENTIRAS DO INIMIGO PERDEM O PODER SOBRE OS NOSSOS PENSAMENTOS".
Sob que influência você está? ONDE VOCÊ ESTÁ?
Você está sob a influência da mentira contada pelo inimigo que gera dúvida no seu coração. Ou você sob a influência da palavra de Deus?
Entenda: Ele não erra, ele fala a verdade, ele pode ser surpreendido pelos eventos, ele não pode ser vencido por qualquer adversidade, ELE É O EMANUEL, ELE É O DEUS CONOSCO, ELE NÃO PERDE BATALHA, ELE FIRMA OS NOSSOS PÉS, ELE GUIA OS NOSSOS PASSOS, ELE É COMPLETAMENTE FIEL PARA LEVAR A CABO TUDO QUANTO ELE PROMETEU, ELE VELA PELO CUMPRIMENTO DA SUA PALAVRA.
NÓS PRECISAMOS COMPREENDER.
"NÃO É SOBRE O QUE TEMOS CONHECIMENTO QUE FAZ A DIFERENÇA, MAS SOBRE O QUE ACEITAMOS COMO VERDADE QUE PROVOCA TRANSFORMAÇÃO".
"NÃO É SOBRE O QUE TEMOS CONHECIMENTO QUE FAZ A DIFERENÇA, MAS SOBRE O QUE ACEITAMOS COMO VERDADE QUE PROVOCA TRANSFORMAÇÃO".
Não basta você saber se Deus disse ou não disse, você precisa decidir acreditar: É VERDADE O QUE DEUS DISSE.
Foi isso mesmo que Deus disse? Sim, foi isso mesmo, porque ele não erra.
Ele fala a verdade, quem mente é o diabo, porque a bíblia diz que é o pai da mentira. O nosso inimigo mente desde o princípio.
E entenda uma coisa, o que o diabo fala sobre você, não te descreve, sabe porque? Porque você é ovelha do supremo pastor, você está nas mãos dele, e ele garantiu que quem está nas mãos dele de maneira nenhuma poderá ser arrancado.
ONDE VOCÊ ESTÁ?
ONDE VOCÊ ESTÁ?
Talvez você tenha entrado aqui nesta noite aprisionado por mentiras, acreditando nas balelas de satanás. Não há possibilidade dele falar a verdade para você. Porque a bíblia diz que ele mente desde o princípio, ele não se apega a verdade.
Mas o que Deus falou, eu garanto - vai se cumprir. DEUS NÃO MENTE. Na verdade, a bíblia diz que ele não sofre variação - ELE NÃO MUDA. A palavra que ele lança ele garante.
Para nós aqui nesta noite fica o poder da decisão.
Vamos nos esconder de Deus ou vamos nos apresentar a ele.
A pergunta nesta noite é:
Onde você está? Sob qual influência você está decidindo viver?
Para onde estão inclinados os seus ouvidos?
Quem está ditando a direção, ou quem de alguma forma está ditando o ritmo da sua caminhada? Nas mãos de quem você decidiu permanecer?
MINISTRAÇÃO QUE NÃO DÁ OPORTUNIDADE PARA DECISÃO, NÃO CUMPRI O PROPÓSITO.
Você precisa tomar uma decisão nesta noite. Eu não sei se você consegue ouvir, mais os passos do Senhor estão se aproximando. Assim como ele visitou Adão, ele está nos visitando aqui nesta noite. ELE CONSEGUE ENXERGAR VOCÊ.
E eu quero fazer a última pergunta: A quem você decidirá imitar na resposta que precisa ser dada nessa noite?
Você vai copiar o primeiro Adão?
Ou você vai copiar o segundo Adão?
Você vai copiar o primeiro Adão duvidando? Repito, embora a pergunta tenha sido feita para Eva: Foi isso mesmo que Deus disse?
A minha sugestão nesta noite é que você caminhe tendo o segundo Adão como seu ponto de referência.
NÃO IMPORTA O QUE O INIMIGO DIGA, MUITO MESMO AS PERGUNTAS QUE ELE FAÇA. EU DECIDI: EU NÃO VOU DIALOGAR COM QUEM NÃO MERECE A MINHA ATENÇÃO. PORQUE UMA VEZ QUE EU JÁ RECEBI DE DEUS, UMA PALAVRA DE QUEM EU ME TORNEI EM CRISTO, NÃO EXISTE NADA QUE POSSA ME ARRANCAR DESSE LUGAR. (MAIS VALE UM DIA EM TEUS ÁTRIAS DO QUE MIL EM QUALQUER OUTRO LUGAR). PARA MIM MAIS VALE OUVIR O QUE DEUS ESTÁ DIZENDO, DO QUE ACREDITAR NAS MENTIRAS QUE O DIABO ESTÁ CONTANDO.
E PRA VOCÊ QUAL É A SUA DECISÃO?
A QUE VOZ VOCÊ DECIDIRÁ DAR OUVIDOS NESTA NOITE?