O VASO QUE EU SOU
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 4 viewsNotes
Transcript
2Coríntios 4.7–12 (NVI)
7 Mas temos esse tesouro em vasos de barro, para mostrar que este poder que a tudo excede provém de Deus, e não de nós. 8 De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados; 9 somos perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos. 10 Trazemos sempre em nosso corpo o morrer de Jesus, para que a vida de Jesus também seja revelada em nosso corpo. 11 Pois nós, que estamos vivos, somos sempre entregues à morte por amor a Jesus, para que a sua vida também se manifeste em nosso corpo mortal. 12 De modo que em nós atua a morte; mas em vocês, a vida.
2Coríntios 4.16–18 (NVI)
16 Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, 17 pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles. 18 Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno.
Onde costuma-se colocar os cofres de uma casa? Onde está evidente que todos desconfiem onde está ou escondê-los em locais onde levante menos suspeita de onde poderão estar escondidos os tesouros daquele proprietário?
Deus resolveu se esconder dentro de mim, dentro de nós? Em locais menos prováveis que poderiam conter algo tão valioso. Viemos do pó, um dia voltaremos para o pó. Enquanto isso somos apenas vasos de barro nas mãos do Senhor!
Hoje em dia falamos em cofres, mas naquele tempo as coisas eram guardadas em vasos. Havia vasos para fins honrosos (servir vinho, servir bebidas ou alimentos em um banquete), mas também havia vasos com finalidades nada honrosos (penicos).
Ora, numa grande casa não há somente utensílios de ouro e de prata; há também de madeira e de barro. Alguns, para honra; outros, porém, para desonra.
1) O PODER PERTENCE A DEUS E NÃO A MIM, EU SOU APENAS UM VASO DE BARRO. O fato de sermos feitos de pó. Se explodirmos viramos a mesma coisa nos condiciona em sermos humildes. versículo 7
Mas temos esse tesouro em vasos de barro, para mostrar que este poder que a tudo excede provém de Deus, e não de nós.
Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um de vocês que não pense de si mesmo além do que convém. Pelo contrário, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um.
Não resta outra condição a nós, filhos de Deus, se não de sermos humildes.
O temor do Senhor
é instrução na sabedoria,
e a humildade precede a honra.
Olhem a imensa quantidade de versículos sobre a humildade que a bíblia traz:
— Bem-aventurados os mansos,
porque herdarão a terra.
Não façam nada por interesse pessoal ou vaidade, mas por humildade, cada um considerando os outros superiores a si mesmo,
A recompensa da humildade
e do temor do Senhor
são riquezas, honra e vida.
e disse:
— Em verdade lhes digo: se vocês não se converterem e não se tornarem como crianças, de maneira nenhuma entrarão no Reino dos Céus. Portanto, aquele que se humilhar como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus.
com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando uns aos outros em amor,
Portanto, como eleitos de Deus, santos e amados, revistam-se de profunda compaixão, de bondade, de humildade, de mansidão, de paciência.
Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, os exalte.
Porque todo o que se exalta será humilhado; e o que se humilha será exaltado.
Santo Agostinho disse:
Foi o orgulho que transformou os anjos em demônios, mas é a humildade que faz de homens anjos.
Isso é evidente, pois quem é orgulhoso se importa com os que sofrem? O orgulhoso vai ajudar quem passa por calamidades? O orgulhoso chora com os que choram? O orgulhoso pensa no próximo? O orgulhoso reparte o pão com o faminto? O orgulhoso se coloca na brecha para abrir sua casa para receber pessoas e anunciar seu testemunoh de como a graça de Jesus o alcançou? O orgulhoso se importa com os não crentes? O orgulhoso se preocupa com os novos convertidos que não estão sendo discipulados ou com os bancos vazios da igreja?
CERTAMENTE A RESPOSTA PARA TODAS ESSAS PERGUNTAS É UM RETUMBANTE: NÃO, ELE SÓ SE IMPORTA COM ELE! SE O CULTO FOI BOM PRA ELE, SE O MINISTÉRIO INFANTIL FOI BOM PRO FILHO DELE, SE O ESTACIONAMENTO ACOMODOU BEM O CARRO DELE. SE O LOUVOR EMOCIONOU E FALOU AO CORAÇÃO DELE… E DE FORMA MESQUINHA NÃO ESTÁ NEM AÍ PARA OS PROBLEMAS QUE NÃO SÃO DELE.
Agora eu, Eliel Thiago da Rocha Messias, preciso para e orar pedindo que eu possa ser mais parecido com Jesus e eu necessito pedir perdão se alguns desses pensamentos orgulhosos e egoístas estão me impedindo de olhar para os meus irmãos com o sentimento de Cristo Jesus, conforme diz a palavra em Filipenses 2:5-8
Tenham entre vocês o mesmo modo de pensar de Cristo Jesus, que, mesmo existindo na forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus algo que deveria ser retido a qualquer custo. Pelo contrário, ele se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se semelhante aos seres humanos. E, reconhecido em figura humana, ele se humilhou, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz.
Considero esse ser o remédio para um coração orgulhoso. Perguntar em meus passos o que faria Jesus?
Há um propósito em sermos apenas barro, contendo algo de tão inestimável valor: Para que o poder extraordinário seja de Deus e não nosso.
Em outra versão o versículo 7 diz:
Para que fique claro que o poder SUPREMO pertence a Deus e não a mim.
IMAGINE AGORA UM VASO DE BARRO DETERMINANDO PARA O DEUS SUPREMO: EU DETERMINO? MERMÃO, VOCÊ NÃO DETERMINA NEM PARA O SEU CACHORRO? VAI LÁ DETERMINAR PRO TOTÓ ALGUMA COISA PARA VER SE ELE IRÁ LHE OBEDECER. VAI DETERMINAR ALGUMA COISA PARA A SUA MULHER PARA VER O QUE VAI ACONTECER! Agora imagina que nós,seres tão insignificantes e feitos de barro, como poderemos determinar para aquele que a Bíblia deixa bem claro que o PODER SUPREMO PERTENCE AO NOSSO SENHOR JESUS, aquele que simplismente:
Quem na concha de sua mão
mediu as águas
e tomou a medida dos céus a palmos?
Quem recolheu o pó da terra
na terça parte de uma vasilha
e pesou os montes e as colinas
numa balança?
Quem guiou o Espírito do Senhor?
Ou, como seu conselheiro, o ensinou?
Com quem ele se aconselhou,
para que lhe desse compreensão?
Quem lhe ensinou a vereda da justiça
ou quem lhe ensinou sabedoria?
E quem lhe mostrou
o caminho de entendimento?
Eis que as nações
são consideradas por ele
como um pingo que cai de um balde
e como um grão de pó na balança;
eis que ele carrega as ilhas
como se fossem pó fino.
O Líbano não seria suficiente para o fogo,
e os animais de lá não bastariam
para um holocausto.
Diante dele, todas as nações
são como coisa que não é nada;
ele as considera menos
do que nada, como um vácuo.
Levantem os olhos para o alto e vejam.
Quem criou estas coisas?
Aquele que faz sair o seu exército
de estrelas,
todas bem-contadas,
as quais ele chama pelo nome;
por ser ele grande em força
e forte em poder,
nem uma só vem a faltar.
A humildade é uma qualidade muito importante. Quem é humilde reconhece que sua vida depende de Deus. Tudo que você faz, todos os seus talentos, todos os seus sucessos vêm de Deus. O humilde reconhece que sem Deus não é nada.
O orgulho afasta de Deus mas a humildade aproxima. A humildade leva a reconhecer o pecado e a pedir perdão. A humildade também ajuda nos relacionamentos com outras pessoas. O humilde reconhece que não é melhor que ninguém e todos merecem amor e atenção. Deus humilha o orgulhoso, mas abençoa o humilde.
2) UM CONTÍNUO TREINAMENTO PARA A MORTE
VERSÍCULOS 8 A 12
De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados; 9 somos perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos. 10 Trazemos sempre em nosso corpo o morrer de Jesus, para que a vida de Jesus também seja revelada em nosso corpo. 11 Pois nós, que estamos vivos, somos sempre entregues à morte por amor a Jesus, para que a sua vida também se manifeste em nosso corpo mortal. 12 De modo que em nós atua a morte; mas em vocês, a vida.
Gálatas 2.19-20 (NAA)
Porque eu, mediante a própria lei, morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. E esse viver que agora tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.
Jesus dizia a todos:
— Se alguém quer vir após mim, negue a si mesmo, dia a dia tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida a perderá; e quem perder a vida por minha causa, esse a salvará. De que adianta uma pessoa ganhar o mundo inteiro, se vier a perder-se ou causar dano a si mesma?
Lembra após sofrer tudo o que sofreu o apóstolo Paulo, falso testemunho perante o sinédrio, açoites, prisão, companheiros o entregando, olha o que Jesus já tinha dito em Mateus 10:16-22
— Eis que eu os envio como ovelhas para o meio de lobos. Portanto, sejam prudentes como as serpentes e simples como as pombas. Tenham cuidado com os homens, porque eles os entregarão aos tribunais e os açoitarão nas suas sinagogas. Por minha causa vocês serão levados à presença de governadores e de reis, para lhes servir de testemunho, a eles e aos gentios. E, quando entregarem vocês, não se preocupem quanto a como ou o que irão falar, porque, naquela hora, lhes será concedido o que vocês dirão. Afinal, não são vocês que estão falando, mas o Espírito do Pai de vocês é quem fala por meio de vocês.
— Um irmão entregará à morte outro irmão, e o pai entregará o filho. Haverá filhos que se levantarão contra os seus pais e os matarão. Todos odiarão vocês por causa do meu nome; aquele, porém, que ficar firme até o fim, esse será salvo.
Esse era o treinamento contínuo para a morte, esse desconforto com os confortos e prazeres desse mundo. A entrega da sua vida por uma causa sublime, entendendo que somos apenas vasos de barro, mas com um privilégio de anunciar Jesus e entendendo a finalidade de aprender a sofrer e passar pelo treinamento da morte diária, da nossa cruz constantemente pesando sobre nossos ombros sem momentos de alívio.
2 Coríntios 4:15
Porque tudo isso é para o bem de vocês, para que a graça, multiplicando-se, torne abundantes as ações de graças por meio de muitos, para a glória de Deus.
Mesmo tendo que enfrentar a atuação constante da morte em sua vida crucificada, desde que Deus iluminou a sua glória no coração de Paulo através do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo, essa morte produzia vida daqueles que estavam mortos espiritualmente e ouviam sobre Cristo. Quanto mais Paulo se fazia escravo dos gentios no serviço e no testemunho desse ministério que cheirava morte aos que se perdiam nas trevas, mais e mais filhos eram adotados nessa família e poderiam sentir como é, de fato, sentir o aroma da vida concedida pela graça de Cristo Jesus, nosso Senhor!
Por isso, tendo este ministério, segundo a misericórdia que nos foi dada, não desanimamos. Pelo contrário, rejeitamos as coisas ocultas que trazem vergonha, não agindo com astúcia, nem adulterando a palavra de Deus. E assim, pela manifestação da verdade, nos recomendamos à consciência de todos na presença de Deus. Mas, se o nosso evangelho ainda está encoberto, é para os que se perdem que ele está encoberto, nos quais o deus deste mundo cegou o entendimento dos descrentes, para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus. Porque não pregamos a nós mesmos, mas a Jesus Cristo como Senhor e a nós mesmos como servos de vocês, por causa de Jesus. Porque Deus, que disse: “Das trevas resplandeça a luz”, ele mesmo resplandeceu em nosso coração, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Jesus Cristo.
MEUS TESTEMUNHO DE QUANDO EU SONHEI QUE ESTAVA DIANTE DO MEU CAIXÃO E O ESPÍRITO SANTO ME DISSE QUE EU TERIA QUE ACEITAR ESSA MORTE PARA QUE DE FATO EU PUDESSE VIVER A VIDA COMO ELE QUERIA
Pra que outros possam viver, vale a pena morrer
E nas palavras de 2Co 4 que nós acabamos de ler, pra
Que outros possam viver, não apenas vale a pena
Morrer, como deve-se morrer, deve-se. Pra que outros
Possam viver, deve-se, é necessário morrer pra que
Haja vida, trazendo sempre em nosso corpo o morrer de
Jesus, pra que a vida de Jesus também seja revelada em
Nosso corpo, pois nós que estamos vivos, somos sempre
Entregues à morte por amor a Jesus, pra que a sua vida
Também se manifeste em nós de modo que em nós atua a
Morte, pra que em vocês, pra que em outros, atue a
Vida. Assim como a semente que não morre, não germina
Assim como a semente que não morre é incapaz de gerar
Frutos, aquele que não morre é incapaz de gerar vida
Incapaz. Não fosse o sangue do Cordeiro, não fosse o
Sangue de todos os mártires que vieram antes de nós
Não fossem aqueles que vivem como se não pertencessem
A este mundo, não seríamos conhecedores das boas novas
Da vida, não seríamos. Mas se as coisas são assim, se
Isso é verdade, se isso reflete a realidade, se o
Senhor teve toda a intenção de dizer exatamente o que
Ele disse, por que é então que não morremos? Por que é
Então que o mundo está cansado de ver uma Igreja que
Deveria carregar a mensagem da morte, mas não carrega
IGREJA, NÓS AINDA AMAMOS A MENSAGEM DA CRUZ? OU ERA A IGREJA DOS NOSSOS ANTEPASSADOS QUE AMAVA? OU ERA A IGREJA DE PAULO, PEDRO E JOÃO QUE AMAVA?
Sempre vou lembrar da coragem, do amor
Da firmeza e vontade, da fé e devoção
Da igreja no tempo de Paulo, de Pedro e João
Que enfrentaram a fúria de Roma
Mas nunca negavam sua fé de cristãos
É um exemplo pra mim, verdadeira lição
Oh, meu Deus
Reaviva Tua igreja de novo
Faz a chama arder nesse povo
Como eram os primeiros cristãos
Oh, meu Deus
Reaviva Tua igreja de novo
Faz a chama arder nesse povo
Começando em meu coração
Eu queria ver a bravura dos santos
Em plena arena, enfrentando os leões
Quanto mais a fogueira queimava
Se ouvia o louvor dos nossos irmãos
Sob o sangue, tombavam nas ruas
Chegavam nos Céus com a vitória nas mãos
É um exemplo pra mim, verdadeira lição
Oh, meu Deus
Reaviva Tua igreja de novo
Faz a chama arder nesse povo
Como eram os primeiros cristãos
Oh, meu Deus
Reaviva Tua igreja de novo
Faz a chama arder nesse povo
Começando em meu coração
A COMEÇAR NO MEU CORAÇÃO, EU QUERO MORRER PARA QUE OUTROS POSSAM VIVER. O QUE EU POSSO FAZER MAIS PARA QUE O REINO DE DEUS SEJA AMPLIADO ATRAVÉS DOS NOSSOS ESFORÇOS EM CONJUNTO IGREJA. UMA EBD A MAIS, UMA CÉLULA A MAIS, UM DISCIPULADO A MAIS, UM PROJETO SOCIAL A MAIS, UM FOOTBENÇÃO A MAIS, UMA REUNIÃO DE MULHERES A MAIS? JÁ PENSOU SE DUAS HORAS NA SEMANA A GENTE ESCOLHESSE MORRER PARA ALGO QUE A GENTE GOSTA. MULTIPLICADO PELAS PESSOAS QUE ESTÃO AQUI. QUANTAS HORAS TERÍAMOS?
3) PRESTE ATENÇÃO NA ETERNIDADE E NÃO RETIRE SEUS OLHOS DE LÁ
V.18 (NTLH) Preste atenção nas coisas que não se veem. Pois o que pode ser visto dura apenas um pouco, mas o que não pode ser visto dura para sempre.
Cite um objeto que sua bisavó viu quando criança que ainda você consegue pegar e ver?
v. 18 ntlh diz:
Porque nós, não prestamos atenção nas coisas que se vêem, mas nas que não se vêem. Pois o que pode ser visto dura apenas um pouco, mas o que não pode ser visto dura para sempre.
versão A MENSAGEM v.18
Há muito mais do que podemos ver. As coisas que agora vemos estão aqui hoje, mas desaparecerão amanhã. Mas as coisas que não vemos agora irão durar para sempre.
Porque agora vemos como num espelho, de forma obscura; depois veremos face a face. Agora meu conhecimento é incompleto; depois conhecerei como também sou conhecido.
Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior deles é o amor.
Pensem nas coisas lá do alto, e não nas que são aqui da terra. Porque vocês morreram, e a vida de vocês está oculta juntamente com Cristo, em Deus. Quando Cristo, que é a vida de vocês, se manifestar, então vocês também serão manifestados com ele, em glória.
Portanto, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena: imoralidade sexual, impureza, paixões, maus desejos e a avareza, que é idolatria;
Nessa outra passagem vai narrar a história de um homem que só recebeu seu milagre devido a sua capacidade de prestar atenção naquilo que seus olhos, por ser ele cego, não podiam enxergar:
Em Marcos 10:46-52
E foram para Jericó. Quando Jesus saía de Jericó, juntamente com os discípulos e numerosa multidão, Bartimeu, um cego mendigo, filho de Timeu, estava sentado à beira do caminho e, ouvindo que era Jesus, o Nazareno, começou a gritar:
— Jesus, Filho de Davi, tenha compaixão de mim!
E muitos o repreendiam para que se calasse, mas ele gritava cada vez mais:
— Filho de Davi, tenha compaixão de mim!
Jesus parou e disse:
— Chamem o cego.
Chamaram, então, o cego, dizendo-lhe:
— Coragem! Levante-se, porque ele está chamando você.
Atirando a capa para o lado, o cego levantou-se de um salto e foi até onde estava Jesus, que lhe perguntou:
— O que você quer que eu lhe faça?
O cego respondeu:
— Mestre, que eu possa ver de novo.
Então Jesus lhe disse:
— Vá, você foi salvo porque teve fé.
E imediatamente passou a ver e foi seguindo Jesus estrada afora.
O DEUS ETERNO ESTAVA SE APROXIMANDO DELE E O MANDOU CHAMAR. HOJE O SENHOR ESTÁ AQUI E LHE CHAMA, O QUE VOCÊ QUER QUE ELE LHE FAÇA? VOCÊ QUER PRESTAR ATENÇÃO NELE. VOCÊ QUER SANTIDADE NO SEU FALAR, VOCÊ QUER VIGIAR O SEU CORAÇÃO E GUARDAR A PALAVRA DE DEUS DENTRO DELE PARA EVITAR PECAR CONTRA DEUS? PARAR DE ENTRISTECER O ESPÍRITO SANTO.
APLICAÇÃO:
A) ORAR COM VOCÊ QUE DESEJA A HUMILDADE DE CRISTO
B) PESSOAS QUE PRECISAM MORRER. ESTAMOS NUMA BUSCA POR SANTIDADE. O QUE VOCÊ PRECISA FAZER MORRER PARA VIVER PARA GLÓRIA DE DEUS?
C) EU PRECISO PRESTAR ATENÇÃO NAQUILO QUE NÃO VEJO E PARAR DE PRESTAR ATENÇÃO EM COISAS QUE NÃO PARO DE VER. TRAGA AQUI SEU CELULAR E CONSAGRE AO SENHOR. (VÍDEO / MEME DA BÍBLIA COMPARADA AO CELULAR). SE CADA WHATS QUE A GENTE MANDASSE FOSSE UMA ORAÇÃO QUE A GENTE FIZESSE A DEUS?