Jesus: Relevante no crescimento espiritual
Sê Relevante • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 9 viewsNotes
Transcript
Jesus: Relevante no crescimento espiritual
Jesus: Relevante no crescimento espiritual
Lucas 2.41–52 (NVI)
41 Todos os anos seus pais iam a Jerusalém para a festa da Páscoa. 42 Quando ele completou doze anos de idade, eles subiram à festa, conforme o costume. 43 Terminada a festa, voltando seus pais para casa, o menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que eles percebessem. 44 Pensando que ele estava entre os companheiros de viagem, caminharam o dia todo. Então começaram a procurá-lo entre os seus parentes e conhecidos. 45 Não o encontrando, voltaram a Jerusalém para procurá-lo. 46 Depois de três dias o encontraram no templo, sentado entre os mestres, ouvindo-os e fazendo-lhes perguntas. 47 Todos os que o ouviam ficavam maravilhados com o seu entendimento e com as suas respostas. 48 Quando seus pais o viram, ficaram perplexos. Sua mãe lhe disse: “Filho, por que você nos fez isto? Seu pai e eu estávamos aflitos, à sua procura”. 49 Ele perguntou: “Por que vocês estavam me procurando? Não sabiam que eu devia estar na casa de meu Pai?” 50 Mas eles não compreenderam o que lhes dizia. 51 Então foi com eles para Nazaré, e era-lhes obediente. Sua mãe, porém, guardava todas essas coisas em seu coração. 52 Jesus ia crescendo em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens.
Do oitavo dia de vida até os seus doze anos não há relatos bíblicos com o que acontecia com o menino Jesus, mas temos um relato e este relato é apenas no evangelho de Lucas, de quando o Jovem Jesus de Nazaré participou da sua primeira festa da Páscoa. Depois deste relato, Lucas vai dos 12 anos, para os 30 anos de idade de Jesus (Lc 3.23)
Jesus teve uma infância como todos os meninos tinham naquela época, foi um bebê comum, uma criança comum e um adolescente comum, deve ter sido nessa idade que ele aprendeu a profissão do seu pai José, que era carpinteiro, é provável que ele ajudava seus pais nos afazeres da casa, que Jesus brincava como uma criança deveria brincar e crescia como um ser humano normal.
A maioria dos estudiosos dizem que Jesus, enquanto criança e adolescente, teve uma vida totalmente humana e que em algum momento entre sua adolescência e juventude, ele através do Espírito Santo, compreendeu sua missão e quem ele realmente era, vemos nesse relato que Jesus já entendia que a missão dele na terra era fazer a vontade do Deus Pai.
Meus irmãos, irei contextualizar esse relato bíblico nos versos 41-45 para entendermos o que estava acontecendo naqueles dias.
Os Homens Judeus precisavam participar anualmente de 3 festas judaicas importantes, a Páscoa, o Pentecoste e a festa do Tabernáculo, as mulheres e crianças não eram obrigadas a participarem, e podemos já observar que eles iam todos os anos para a festa e que Maria fazia questão de estar participando daquela cerimônia, mostra que os pais de Jesus eram fiéis a Deus. A festa mais esperada era a Páscoa, onde era celebrada para comemorar a libertação do povo de Israel da escravidão que viviam no Egito.
Esta época, Jerusalém estava cheia de pessoas, que viriam de muito longe, de todos os lugares, e por ser um evento o tanto cansativo, porque pessoas caminhavam 3, 4, 5 dias para chegarem a cidade, não eram obrigados a participarem todos os dias, e essa festa durava cerca de 7 dias, e muitas pessoas permaneciam 1 ou 2 dias e iriam embora.
Apresentar um menino de doze anos na Páscoa em Jerusalém estava ligado com a obrigação do pai ensinar a Torá ao menino, porque para os Judeus, o menino se tornava responsável ou chegava a maturidade de cumprir os mandamentos de Deus, ou se tornar um filho da lei, aos 13 anos de idade.
Estão Jesus e sua família estão na festa da Páscoa, o verso 43 diz que permaneceram lá os 7 dias, Jerusalém estava lotada de pessoas, muitas pessoas vindo embora, naquela época era costume as pessoas irem para essas celebrações em caravanas, na ida e na volta, as mulheres iam a frente com as crianças e os homens iriam mais atrás com os jovens, como uma forma de se protegerem no caminho, então Jesus poderia tanto estar a frente com Maria, quanto atrás com José, e é provável que Maria achava que Jesus estaria com José, e José achava que Jesus estivesse com Maria.
Eles não o encontram e voltam para Jerusalém, demoram um dia para perceber que Jesus sumiu, demoram mais um dia para chegar a Jerusalém e demoram mais um dia para encontrá-lo.
Meus irmãos, quem é pai e mãe, deve saber o desespero que é imaginar ou perder o filho por alguns minutos, algumas horas, imaginem por 3 dias!
Até que encontram o jovem Jesus no templo, e agora veremos esta noite, 3 atitudes de Jesus que o adolescente, o Jovem deve imitar para crescer espiritualmente.
Imitar Jesus … Atitude de aprendiz (Lc 2.46-47)
Jesus poderia estar em qualquer lugar de Jerusalém, teve por 3 dias a oportunidade de escolher estar no pior lugar, poderia querer conhecer algo errado, ilícito ou fazer o'que sabia que era proibido (Porque os jovens amam fazer o que proibido)
Ele é encontrado no templo, e o que pode ter feito ele não ter procurado lugares ou pessoas erradas?
Jesus teve uma infância com pais que o ensinavam os caminhos do Senhor.
Ele tinha interesses nos assuntos sobre Deus, como um bom aprendiz, ele fazia perguntas e ouviam os mestres com muita atenção e certamente Jesus não era apenas um bom ouvinte, mas colocava em prática o que aprendia em como viver de uma maneira que agradasse a Deus.
Meus irmãos, você que é Adolescente, Jovem, é desta forma que vocês devem se comportar como cristãos, tanto na presença dos pais como longe deles, Jesus procurou estar no lugar seguro, onde Deus estava, Jesus procurou estar na presença de pessoas sábias, conhecedores de Deus e que eram prudentes. O jovem Jesus, aproveitou as oportunidades, oportunas e adversas, para o seu crescimento espiritual.
Jesus não perdeu tempo, e hoje temos muitos jovens perdendo tempo com conteúdos que não agregam nada em sua vida, em sua comunhão com Deus, muitas vezes por não haver interesse em conhecer o Salvador Jesus.
Por isso, meus irmãos, aproveitem a sua juventude para crescer espiritualmente e terem uma base, uma firme esperança no evangelho, um conhecimento que o ajudará a crescer como ser humano, conhecimentos que ajudarão a vencer as lutas que a vida trará.
2. Imitar Jesus … Atitude de piedade (Lc 2.48-50)
Jesus tinha o desejo de ter comunhão com Deus ou ser devoto a Deus, mesmo jovem ele permaneceu no templo, buscando seu crescimento espiritual.
Seus pais o encontram no templo, todos estão maravilhados com o Jovem Jesus, o desespero de José e Maria acabou (Pais quando encontram o filho), Maria estava tão aflita que não percebeu que seu filho estava entre os mestres, que ele estava no templo do Deus de Israel e que ali era o melhor lugar que um jovem poderia estar.
Após ser questionado pelos seus pais, Jesus demonstra uma atitude que todo Jovem deve ter … Estar na presença de Deus.
Jesus está dizendo que sua prioridade é o reino dos céus, e com isso fez seus pais não o compreenderem (Lc 2.50)
Como deve ser para os pais, mesmo sem entender às vezes os desejos dos filhos, mas os verem sendo piedosos e buscando servir ao Senhor.
Ter piedade é acordar com o pensamento em Deus, e quando chegar a noite, permanecer com o pensamento em Deus.
Às vezes os jovens e adolescentes começam a relaxar, a afrouxar sua comunhão com Deus, muitos chegam ao ponto de abandonar o Salvador.
Por isso vocês não podem deixar que o desejo por Deus, a vontade de estar com Cristo, esfrie.
Quantos não voltaram e se perderam para sempre.
Ter o desejo de ter comunhão com Deus, deve ser o principal objetivo da sua vida, e é através do conhecimento sobre Deus, que você deve demonstrar com suas atitudes se você realmente é um jovem cristão ou não. Mateus 7.20 “Assim, pelos seus frutos vocês os reconhecerão!”
3. Imitar Jesus ... Atitude de Obediente (Lc 2.51-52)
Jesus sabiam quem ele era, mas isso não fez com que ele agisse por conta própria, mas obedecia ao Pai celestial e com isso, crescia espiritualmente diante de Deus.
O maior exemplo para um Jovem sobre obediência, é Jesus! Pois o criador do universo, como homem, foi submisso aos seus pais! Ele obedeceu ao 5° Mandamento Êxodo 20.12 “Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá.” e
Efésios 6.1–4 “1 Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. 2 “Honra teu pai e tua mãe” – este é o primeiro mandamento com promessa – 3 “para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra”. 4 Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor.”
Hoje vemos Jovens querendo viver como se não tivessem pais, que por atingir uma certa idade, já não precisam obedecer como antes ou que já são “donos do próprio nariz”.
Jesus sabia da sua missão divina, sabia que devia priorizar o reino dos céus, que deveria continuar se preparando para que em alguns anos depois desse ocorrido, ele iria estar pregado em uma Cruz, se sacrificando em nosso lugar.
Mas mesmo com suas prerrogativas divinas, Jesus não deixou de fazer o que o Pai celeste esperava dele, não deixou de respeitar seus pais terrenos, de demonstrar submissão a eles, Jesus ajudava seu pai com o trabalho e provavelmente (Seu pai morreu precocemente) sua mãe com os deveres de casa.
Willian MacDonald faz um comentário interessante sobre o verso 52
Porque Podemos ver no verso 52 as consequências do jovem ter as atitudes de APRENDIZ, DE PIEDADE E DE OBEDIÊNCIA.
Lucas 2.52 “Jesus ia crescendo em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens.”
Ele Crescia em SABEDORIA - Crescimento Mental.
Em ESTATURA - Crescimento físico.
Em GRAÇA diante de DEUS - Crescimento espiritual.
Em GRAÇA diante dos HOMENS - Crescimento social.
Em resumo ...
O jovem é alguém que enfrenta lutas, tentações e são as pessoas que o inimigo mais quer, porque os jovens são os futuros cristãos que irão falar de Jesus, ou, serão pessoas que irão fazer as vontades do inimigo e virar as costas para Deus e se perder eternamente.
O jovem precisa ser um “Jovem espiritual”, onde ele se fundamenta na palavra de Deus (Aprendiz) e busca a comunhão com Deus para não se desviar (Piedade) e busca obedecer a Deus e seguir os seus conselhos (Obediente). Para que o seu coração, seus pensamentos e suas atitudes sejam firmados em Cristo, e com isso confrontem com as tentações que vocês estão enfrentando e irão enfrentar.
Warren Wiersbe diz que “Jesus é um exemplo maravilhoso para os jovens. Cresceu de maneira equilibrada, sem negligenciar qualquer aspecto da vida, e sua prioridade era fazer a vontade do Pai.
Aplicação
Meus irmãos, vocês jovens e adolescentes despertem para o exemplo que Jesus demonstrou aos 12 anos de idade.
Porque um adolescente, um jovem nos dias de hoje, já tem idade para pecar, para fazer todas as coisas que desagradam a Deus, mas também um jovem tem idade e mentalidade suficiente para andar com Deus, para ler a palavra e orar.
Siga a Jesus, para vocês crescerem em sabedoria e graça diante de Deus e dos homens, para que seus amigos, colegas e todas as pessoas com quem você se relaciona, vejam Cristo em suas vidas!
E hoje eu vejo muitos Jovens que estão se perdendo no mundo, buscando as soluções para os seus problemas nas bebidas, festas e na pornografia, saibam que isso, são os passos que o inimigo quer que vocês andem, jovens aos 12,15,18,21 anos abandonando a fé por achar que Jesus não irá aceitá-lo mais, mas Cristo morreu pelos seus muitos pecados, nenhum adolescente, jovem e adulto, não a ninguém que não possa experimentar a graça de Deus em Cristo Jesus! Ele é o salvador, em Cristo há descanso, paz e a vida eterna. Salmo 103.3 “É ele que perdoa todos os seus pecados e cura todas as suas doenças,”
Por isso meus irmãos olhem para a cruz, e que o Espírito de Deus ilumine seus olhos para seguirem firmes os caminhos do Senhor.
Que Deus abençoe a todos.
