Episódio 5 - O Rei Onipotente

Jesus  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 9 views

Séria para apresentar Jesus.

Notes
Transcript

Introdução

Hoje vamos continuar conhecendo mais uma história de Jesus que consta na Bíblia. A intenção é de que nós conheçamos Jesus, conheçamos o Cristo, porque precisamos conhecer mais sobre quem Deus é.
Em Romanos 10.17 o apóstolo Paulo nos ensina uma importante lição de que “17 (…) a fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo.”. Desta forma, conhecer a Deus e a sua palavra implica que nós crescemos na fé e assim ficamos firmes na rocha, a rocha que é Cristo.
Além disso passamos a ter um relacionamento verdadeiro nosso Senhor. Afinal, Jesus disse que ele é o “Caminho, a verdade e a vida, ninguém vai ao Pai se não através de Cristo”.
Ao conhecer Jesus, nossa esperança, descobrimos na Bíblia que Ele tem todo o poder, Ele venceu a morte, Ele venceu o pecado, Ele venceu o Diabo, e Ele nos reconciliou com o Pai todo poderoso.
Eu quero ler uma história que consta no livro de João.

Leitura

João 4.43–54 (NVI)
43 Depois daqueles dois dias, ele partiu para a Galiléia. 44 (O próprio Jesus tinha afirmado que nenhum profeta tem honra em sua própria terra.) 45 Quando chegou à Galiléia, os galileus deram-lhe boas-vindas. Eles tinham visto tudo o que ele fizera em Jerusalém, por ocasião da festa da Páscoa, pois também haviam estado lá.
46 Mais uma vez ele visitou Caná da Galiléia, onde tinha transformado água em vinho. E havia ali um oficial do rei, cujo filho estava doente em Cafarnaum. 47 Quando ele ouviu falar que Jesus tinha chegado à Galiléia, vindo da Judéia, procurou-o e suplicou-lhe que fosse curar seu filho, que estava à beira da morte.
48 Disse-lhe Jesus: “Se vocês não virem sinais e maravilhas, nunca crerão”.
49 O oficial do rei disse: “Senhor, vem, antes que o meu filho morra!”
50 Jesus respondeu: “Pode ir. O seu filho continuará vivo”. O homem confiou na palavra de Jesus e partiu. 51 Estando ele ainda a caminho, seus servos vieram ao seu encontro com notícias de que o menino estava vivo. 52 Quando perguntou a que horas o seu filho tinha melhorado, eles lhe disseram: “A febre o deixou ontem, à uma hora da tarde”.
53 Então o pai constatou que aquela fora exatamente a hora em que Jesus lhe dissera: “O seu filho continuará vivo”. Assim, creram ele e todos os de sua casa.
54 Esse foi o segundo sinal miraculoso que Jesus realizou, depois que veio da Judéia para a Galiléia.

Contexto

Nessa passagem conhecemos mais sobre a vida de Jesus.
Vemos Jesus viajando nas cidades próxima, realizando milagres e proclamando o Reino de Deus. Algo que ele fez durante o período de 3 anos antes de ser crucificado.
Nesta ocasião, quando chegou naquela cidade, algumas pessoas já tinham ouvido falar de Jesus e conheciam seu poder, conheciam sua fama, como por exemplo o milagre da transformação da água em vinha, do qual Jesus realizou no casamento naquela cidade.
Quando Jesus chegou um homem funcionário do Rei veio procurar Jesus, porque ele tinha um filho que estava incrivelmente doente e por acreditar que Jesus poderia realizar um milagre, procurou Jesus em meio ao seu desespero.

Explicação e Aplicação

1 - Os milagres revelam sua glória

Eu queria focar e meditar com vocês em algumas coisas que são importante nessa passagem. A primeira coisa é que os milagres que Jesus realizou naquela região, incluindo a cura de um menino, revelam a sua Glória. Revela que Ele é misericordioso, que Ele nos ama, e que atendeu o pedido de um pai desesperado.
Jesus, sendo Deus, tem poder para curar e nos dar vida. Tem poder para nos saciar com a água eterna do seu interior. Ele quer que nós o conheçamos e o creiamos em sua palavra. Meu convite pra vocês essa noite é conhecer mais sobre Jesus, clamando a Ele em algo que vocês também estejam desesperado.

2 - O Rei onipotente, tem poder a distância, apenas uma palavra.

O segundo ponto nessa passagem que chama atenção é que Jesus, sendo Deus e poderoso, não precisava nem estar na presença do menino doente para realizar a cura. Bastou apenas a sua palavra no versículo 50 “Pode ir. O seu filho continuará vivo” para que o destino daquele pai e filho fosse totalmente alterado. É interessante porque em João 1.1–3 “1 No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus. 2 Ele estava com Deus no princípio. 3 Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito.” E aqui novamente no poder da sua palavra um menino foi curado da morte.
Jesus é Deus, Ele é Senhor onipotente, e tudo obedece ao comando da sua voz!
Como não querer conhecer, seguir e servir esse Deus incrível e poderosos. Todos os reinos se dobram diante de Jesus! Ele é o Rei dos Reis!!! Orem e peçam para conhecer esse Deus tão incrível e poderoso.

3 - Precisamos ter fé / Jesus quer que tenhamos fé

Por fim, esse ato de cura é marcado por uma história de fé. Jesus menciona no versículo 48 “Se vocês não virem sinais e maravilhas, nunca crerão”. A palavra de Deus nos ensina sobre os milagres de Jesus nos levam a crer nEle e é crendo que veremos os milagres de Deus em nossa vida. Quando oramos, precisamos crer que Deus, nosso pai, ouve nosso clamor e sempre responde nossa oração segundo a sua vontade.

Conclusão

Uma oração sem fé não tem resultado, assim como a própria passagem inicia “O próprio Jesus tinha afirmado que nenhum profeta tem honra em sua própria terra”. Sem fé é impossível agradar a Deus.
Nessa passagem aprendemos que Jesus é incrível e poderoso, apenas com o seu comando pessoas são curadas e em outras passagem pessoas até mesmo voltaram da morte. Ele próprio venceu a morte e é nEle que está nossa esperança. Ele venceu a morte, ele venceu Satanas e é esse Deus que nós seguimos e adoramos.
Eu convido vocês a orarem e pedirem a Deus pelas suas famílias, por cura, por libertação, por salvação, crendo que Ele está ouvindo a oração de vocês. Tudo quanto for pedido em nome de Jesus e for de acordo com a vontade de Deus, que sabe o que é melhor para todos nós, nos será concedido se cremos de todo nosso coração.
Alguém tem um pedido especial? Vamos orar juntos o pai nosso.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.