O servo escolhido

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 5 views
Notes
Transcript
Is 42.1-9.
Introdução
1. Isaías, diz no cap. 41 sobre a incapacidade e nulidade dos deuses que os inimigos dos israelitas confiam para tentar destruí-los. Anima-os a confiarem no verdadeiro Deus que estabelece e destrói nações. Mas, acima de tudo, o Deus que escolheu Israel, se comunica através dos seus profetas. E revela as coisas que acontecerão.
2. E a maior revelação é a vinda do servo do Senhor, que não existe nenhuma dúvida que é Jesus, o esperado, o Messias, o Salvador.
3. O Servo não viria só para a nação de Israel, mas também para os gentios - que somos nós.
4. Diferentemente dos homens que procuram vencer pela violência, por meio das armas - Ele vencerá sendo Servo.
5. 1º) Ele será servo; 2º) A maneira do seu agir; 3º) A promessa é do Deus que fez céu e terra; 4º) Por isso, você deve confiar; 5º) Considere o que já se cumpriu, e aguarde na sua Palavra.
I - O anúncio do servo (v.1)
6. Isaías está pré anunciando o evangelho que se cumpriu com a vinda de Jesus.
7. A questão é - ninguém procura um salvador que é servo. Espera-se alguém com muita força política, que reúna a nação em torno de si e seja um novo rei como Davi. Israel tinha períodos de liberdade, mas também tempos que eram dominados por outros povos, como assírios, Síria, babilônios, persas, gregos. E na época de Jesus, eles estavam sob o domínio romano. E a rebelião que os espalhou e eles ficaram sem nação acabou acontecendo no ano 70.
8. Mas, Jesus não veio com poder de armas, não reuniu nenhum exército. Pelo contrário, veio como servo. Sem exército. Reuniu doze homens, que a maioria eram simples pescadores. E com esses doze cumpriu as profecias de Isaías.
Ia) - Ele será meu servo, eu o sustenho, o escolhi, me agrado nele, ele anunciará a minha vontade a todos os povos (v.1)
9. Será meu servo - Paulo diz: sendo ele Deus, não tomou essa condição, mas tornou-se servo. Outra pergunta - tornou-se servo de quem? Primeiro, de Deus, para que a justiça fosse feita, e segundo, dos homens, para glorificar o Pai, terceiro, para ser modelo dos salvos.
10. Justiça nossa (Jr 23.6 - Nos seus dias, Judá será salvo, e Israel habitará seguro; será este o seu nome, com que será chamado: Senhor, Justiça Nossa). Jesus viveu uma vida humana perfeita, sem pecado, e fez o bem à todos. Ele foi servo de Deus e atendeu a todas as aflições dos que o buscaram.
11. Justiça nossa - porque fomos salvos da ira de Deus - Ele pagou o preço do pecado. Ele foi punido por nosso pecado (2Co 5.21).
12. Ele é o modelo dos salvos - (Ef 4.13) - Se Jesus pensou nas pessoas e fez o bem, também esse é nossa dever. Somos chamados por Deus a sermos seguidores de Jesus. Em outras palavras somos o povo que copia o modelo de vida de seu Senhor. Sempre pensando no próximo. Isso significa ser servo.
13. Eu o escolhi e o sustenho (capacito) a fazer o que me agrada. Tudo isso que vimos é Deus que realiza, em seu Filho e também em todos os que são seus discípulos. (Sl 16.3- quanto aos santos que há na ....). Deus sente prazer em quem faz a vontade dEle. Primeiro, e acima de tudo em seu Filho, e segundo naqueles que possuem comunhão verdadeira com seu Filho.
*Se alguém pensa que Deus se agrada de todos, e relaciona isso à bençãos materiais, NÂO! Ele dá a chuva e o sol para todos, assim como devemos abençoar nosso próximo, mas não significa que a salvação é dada da mesma forma, NÂO! Só receberá a salvação os que se arrependeram e possuem fé. De quem Deus se agrada? Os santificados pelo Filho.
14. Promulgará o direito (a justiça) Anunciará a minha vontade - A conversão e a prática das boas obras. Jesus deu um mandamento que resume todas as boas obras - amar o próximo como a ti mesmo. A vontade de Deus é que sejamos unidos pelo amor. O ES controla nossos desejos e vontade.
II - A maneira de agir (v.2-4,7)
15. Não clamará nas ruas como os fariseus fizeram, não subiria num palanque nas praças. Em resumo - não seria um agitador.
16. Não esmagaria a cana quebrada - Para tirar o caldo da cana, ela é cortada (quebrada) e passada na moenda. O que significa - os já oprimidos e sem esperança encontram em Jesus a esperança, a coragem e o verdadeiro objetivo da vida - viver para um Senhor que é Deus.
17. Não apagará a torcida que fumega - Aqui a figura é de um lampião que se alimenta do azeite e produz luz. Ele está quase se apagando, e Jesus disse que o lampião é aceso e alumia toda a casa. É preciso coragem, propósito e fé no Deus que criou céus e terra.
18. Jesus trouxe um propósito de vida que se fundamenta na verdade e na vida. Porque a vida é mais importante que ouro. Mas, ainda hoje muitos procuram satisfazer interesses banais - que é ter mais do que necessário. Jesus elogiou Maria por escolher a melhor parte. Disse que Zaqueu ganhou a vida (salvação) por decidir dar a metade da sua riqueza aos pobres, e devolver o que tinha tirado de forma ilegal.
19. A mulher que foi pega em adultério não foi condenada por Jesus - Ele a defendeu das garras dos fariseus que queriam apedrejá-la - embora na lei existisse essa ordem. Ninguém te condenou? nem eu te condeno - vai e não peques mais. Enquanto os opressores fariseus receberam a maldição dos ais vindo do Senhor.
20. Não desanimará - não mostrará fraqueza, não falhará. Vencerá porque o Espírito do Senhor estará nEle. Vc já viu muitos não terminarem bem a jornada cristã. mas todos o que Deus escolheu, deu do seu Espírito. Estes chegarão até o alvo porque não é a força deles, mas poder do ES que é derramado neles.
21. (v.7 - O evangelho é o poder de Deus para salvar - a mensagem precisa dizer que o homem não pode sair da situação que ficou após a desobediência de Adão. Todos precisam se reconciliar com Deus, porque todos pecaram).
III - Quem faz a promessa - cumpriu (v.5-8)
22. Quem faz a promessa é Deus (assim diz Deus, o Senhor). Trazer a memória o poder de Deus que criou tudo se faz necessário. Isso porque temos uma mente que é moldada pelo que vemos e ouvimos. E é fácil de perder o foco no que não vemos. Porém, a verdade é essa - Sl 19.1 Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos. Rm 1.20 - O caráter (atributos, poder e divindade) se reconhecem, são percebidos por meio das coisas criadas.
23. A promessa vem desde a queda (Gn 3.15). E Isaías diz que não é possível qualquer falha por que o anúncio vem de Deus.
IV - Por isso, você pode confiar em sua Palavra
24. Te chamei em justiça para ser o mediador da aliança - Essa aliança foi concretizada pelo sangue de Jesus - Ele veio para salvar pecadores. Porque todos andavam mortos em seus delitos e pecados. Mas, agora todos os que são lavados pelo sangue de Cristo possuem a vida eterna.
V - Considere o que já se cumpriu, e aguarde na sua Palavra.
25. Os crentes tem dado muita atenção para o que o mundo fala e vivem descontentes, angustiados, com medo. Paulo mostra em suas cartas uma vida tomada de um novo propósito - conhecer Cristo, e a sua vontade. E todas as coisas que ocorriam na sua vida, tinha um propósito - ocorriam para o seu bem.
26. Deus continua falando em sua Palavra - considere o que Ele já fez. E vc descansará em sua Palavra - que não pode falhar.
Related Media
See more
Related Sermons
See more