Justiça mais profunda - Olho por olho

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 2 views
Notes
Transcript
Introdução
Êxodo 21.24–25 “olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé, queimadura por queimadura, ferimento por ferimento, golpe por golpe.”
Lendo o Sermão do Monte com John Stott Olho por Olho (Mateus 5.38–39a)

A citação que Jesus usa é extraída diretamente do Antigo Testamento. Quando decidiam um caso, os juízes de Israel deviam seguir o princípio da retribuição exata. A punição devia ser adequada ao delito, e a compensação extraída do agressor devia ser exatamente igual e não mais. A lei tinha o efeito de determinar a justiça e restringir a vingança

Mateus, Volumes 1 e 2 Quinta Antítese: O Mandamento concernente à Retaliação

As passagens do Antigo Testamento não dizem: “Vinga-te pessoalmente quando te fizerem dano”. Significam exatamente o oposto: “Não te vingues por ti mesmo, porém deixa que a justiça seja administrada publicamente”.

Levítico 24.14 ARA
Tira o que blasfemou para fora do arraial; e todos os que o ouviram porão as mãos sobre a cabeça dele, e toda a congregação o apedrejará.
Os fariseus porém usavam tal lei para se vingarem contra as pessoas, ferindo o objetivo primeiro da lei.
Levítico 19.18 “Não te vingarás, nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor.”
Provérbios 24.29 “Não digas: Como ele me fez a mim, assim lhe farei a ele; pagarei a cada um segundo a sua obra.”
Os versos anteriores já haviam advertido o povo com relação a ira e ao amor.
Mateus 5.27–28 “Ouvistes que foi dito: Não adulterarás. Eu, porém, vos digo: qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com ela.”
Romanos 12.19–21 “não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira; porque está escrito: A mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor. Pelo contrário, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.”
Êxodo 22.26–27 “Se do teu próximo tomares em penhor a sua veste, lha restituirás antes do pôr do sol; porque é com ela que se cobre, é a veste do seu corpo; em que se deitaria? Será, pois, que, quando clamar a mim, eu o ouvirei, porque sou misericordioso.”
Mateus, Volumes 1 e 2 Quinta Antítese: O Mandamento concernente à Retaliação

Resumindo: não temos o direito de odiar a pessoa que tenta privar-nos de nossas posses. Nosso coração deveria encher-se de amor para com tal pessoa, e este amor deveria revelar-se em nossas ações

Lucas 6.29–30 “Ao que te bate numa face, oferece-lhe também a outra; e, ao que tirar a tua capa, deixa-o levar também a túnica; dá a todo o que te pede; e, se alguém levar o que é teu, não entres em demanda.”
Andar uma milha:
Mateus 27.32 “Ao saírem, encontraram um cireneu, chamado Simão, a quem obrigaram a carregar-lhe a cruz.”
Mateus, Volumes 1 e 2 Quinta Antítese: O Mandamento concernente à Retaliação

Ora, o que Jesus está dizendo é que em vez de revelar um espírito de amargura ou tristeza para com aquele que força uma pessoa a levar uma carga, esta deveria assumir tal posição com um sorriso. Alguém te pediu que o acompanhasse levando sua carga ao longo de uma milha? Então vai com ele duas milhas!

Mateus, Volumes 1 e 2 Quinta Antítese: O Mandamento concernente à Retaliação

Semelhantemente, se alguém se sente em apuros e te pede auxílio, não te faças de surdo. Ao contrário, diz Jesus, dá-lhe, não de má vontade nem murmurando, mas generosamente; empresta, não egoisticamente

Mateus, Volumes 1 e 2 Quinta Antítese: O Mandamento concernente à Retaliação

Não só revela bondade, mas ama a bondade

Exemplos biblicos:
José perdoando seus irmãos
Davi que poupa a vida de Saul - 1Sm 26
Estevão, que intercede por asqueles que o apedrejavam
Jesus Lucas 23.34 “Contudo, Jesus dizia: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. Então, repartindo as vestes dele, lançaram sortes.”
Related Media
See more
Related Sermons
See more