Parábola do Semeador - Corações Endurecidos.
Notes
Transcript
Introdução
As Escrituras descrevem todos os homens, todos os pecadores em sua condição natural, todos, como sendo caracterizados por ‘problemas cardíacos’ severos e terminais. Deixem-me dar-lhes uma pequena lista deles.
As Escrituras falam do homem em sua condição natural como tendo um coração perverso, um coração maligno, um coração de loucura, um coração sujo, um coração enganador, desleal, desgarrado, impenitente, cego , incrédulo, enganado, duro, um coração orgulhoso, cobiçoso, tolo, idólatra, rebelde, um coração teimoso e um coração opaco. Eu diria que ele está em parada cardíaca severa.
Os escritores das Escrituras misturam todos esses adjetivos negativos para descrever a condição do coração humano. Em uma palavra, isto descreve a profundidade da depravação do homem. Há algo profundamente errado com o que há dentro do homem.
É sempre surpreendente quando a sociedade, a nossa sociedade, tenta descobrir a razão pela qual as pessoas fazem coisas más. Eles correm pelo mundo psicológico tentando encontrar respostas. Por que os assassinos em série matam e desmembram pessoas? Por que uma mãe afogaria seus filhos?
Seja lá o que o homem faça de mal, haverá sempre alguma maneira médica de explicar esses atos na nossa sociedade, porque não queremos admitir o verdadeiro problema. O problema é que essas pessoas estão operando através de um coração pervertido. Esse é o problema. Jesus disse isso.
Em Marcos 7:21-22, Jesus declarou:
Não são as influências em torno dele que o tornam perverso. É o seu coração, para começar. A maldade simplesmente tomará várias formas, dependendo de suas influências externas. Porém, o problema cardíaco básico é o núcleo da questão, a trágica condição maligna de todo coração humano. Em seu interior, as pessoas são perversas. E esse é o problema.
Jesus aponta isso nesta parábola.
A salvação vem por ouvir a Palavra de Deus, a Palavra de Cristo. A mensagem do evangelho é a chave. Então, quando você sai a proclamar o evangelho, você é um semeador lançando sementes. A questão, em seguida, que varia, é o solo. E a que o solo se refere? Ao coração.
Vamos olhar, em primeiro lugar, no verso 12 e este é o coração duro, é o solo da beira do caminho.
Corações Endurecidos
“O semeador semeia a palavra. São estes os da beira do caminho, onde a palavra é semeada; e, enquanto a ouvem, logo vem Satanás e tira a palavra semeada neles.”
À medida que o semeador semeia a semente, ele joga talvez um pouco longe demais, ou um pouco muito perto, ou o vento desvia a semente que acaba caindo à beira do caminho. Lembrem- se de que de todos os lados dos campos e entre as suas extremidades havia esses caminhos de terra batida, e endurecidos pelo sol. Era uma terra não regada e pisada pelo movimento constante de pessoas.
Jesus disse que a semente que cai nesse tipo de solo é comida pelos pássaros.
Na explicação Jesus está declarando que assim como os pássaros vêm e carregam a semente, assim também o diabo vem e arrebata a Palavra.
A semente não pode penetrar. O solo não está preparado. Não foi arado. Não há resposta diante da apresentação do evangelho.
O texto paralelo em Lucas 8, diz:
“A que caiu à beira do caminho são os que a ouviram; vem, a seguir, o diabo e arrebata-lhes do coração a palavra, para não suceder que, crendo, sejam salvos.” (Lc 8:12).
Estas são pessoas que não crêem e não serão salvas, como são os outros dois solos, exceto a terra boa. Esta parábola contrasta as pessoas que ouvem e não são salvas com as pessoas que ouvem e são. As pessoas que ouvem e são salvas são o solo bom. As pessoas que ouvem e não são salvas são os outros três solos.
Um coração duro é como um solo batido pelo tropel daqueles que vão e vêm. São os corações inquietos e perturbados com a passagem e tropel das coisas do mundo, umas que vão, outras que vêm, outras que atravessam e todas que passam, e nesses corações é pisada a Palavra de Deus.
Esse ouvinte é o homem indiferente.
O coração é de chão batido, endurecido pelo pecado e incredulidade, de modo que o que quer que seja do evangelho você coloque lá, Satanás vem e arrebata. Portanto, esta pessoa não poderá crer e ser salva. Esse solo nunca foi preparado para receber o evangelho.
Um coração duro ouve, mas falta-lhe compreensão e entendimento espiritual. Ele escuta o sermão, mas não presta atenção. A Palavra não produz nenhum efeito
Há uma multidão de ouvintes que, domingo após domingo vão à igreja, mas Satanás rouba a semente de seus corações.
A semeadura atrai imediatamente a Satanás. O ouvinte tipo à beira do caminho ouve, mas Satanás arrebata a semente do seu coração. Satanás é um opositor da evangelização. Onde o semeador sai a semear, Satanás sai para roubar a semente. A evangelização é não apenas um campo de semeadura, mas também um campo de batalha espiritual. O diabo cega o entendimento dos incrédulos (2Co 4.4).
Não se engane, Satanás é eficiente como um pássaro. Se você observar os pássaros, seus olhos são aguçados e rápidos para atacar um pedaço de comida, mesmo quando extremamente pequeno. O mesmo acontece com Satanás. A questão é como ele faz isso?
Satanás age assim como ele ágil com Eva, fazendo com que Eva não se importasse com a Palavra de Deus e sim com o que ele estava semeando. Esses são os que ouvem, mas não se importam, aquela mensagem não é importante, para ele a mensagem do mundo é mais importante e atraente.
Sua audição é superficial e resistente. Eles são totalmente insensíveis. Eles sofrem de "surdez do evangelho". Como os céticos, eles rapidamente descartam a Palavra sem dar a ela consideração cuidadosa. Eles ouvem a Palavra, o livro fecha e o culto termina, e assim também seus ouvidos e coração. Estes são endurecidos para o evangelho por qualquer razão.
Será se você é assim? Quando terminar aqui, você não levará em consideração nada do Evangelho de Jesus Cristo?
Passará sua semana como se nunca tivesse ouvido da Palavra de Deus?
Steven Cole escreve que "Satanás endurece o coração das pessoas pelo tráfico de filosofias mundanas. As pessoas se envolvem em pensamentos mundanos e centrados no homem com tanta frequência que seus corações se tornam calejados para a verdade de Deus. Por exemplo, muitos em nossa cultura estão tão impregnados nas ideias pós-modernas de que a verdade espiritual é relativa e que não importa o que você acredita que eles rejeitam automaticamente as reivindicações exclusivas do Evangelho porque isso vai contra as ideias que eles traficaram por toda a vida. É irônico que essas sejam pessoas que zombariam da ideia de um diabo pessoal, e ainda assim esse mesmo diabo é quem arranca a semente do Evangelho delas!
MacArthur explica como o maligno vem e arrebata o que foi semeado em seu coração - Como ele arrebata? Por meio de falsos mestres que vêm e atacam o Evangelho. Ele arrebata através do medo do homem (ED: Pv 29:25 = O medo do homem traz uma armadilha [ moqesh ]."), um constrangimento sobre ser identificado com Jesus Cristo ou medo de ser cortado de seus amigos. Ele arrebata através do orgulho.
Ele arrebata através da dúvida, através do preconceito, através da teimosia, principalmente através do amor contínuo ao pecado que ele bajula este sistema mundial miserável.
C. S. Lewis, em suas Cartas de um Diabo a seu Aprendiz, descreve um homem que vai a uma biblioteca para ler e meditar. Sua mente é repentinamente aberta a pensamentos profundos sobre Deus. Confrontado com sua própria posição diante de Deus, ele começa a pensar em termos de seu bem-estar eterno. Então, Lewis diz, os demônios que são designados para impedi-lo de descobrir a verdade chamam sua atenção para os sons na rua, para o jornaleiro anunciando as últimas notícias e para o fato de que ele está com fome, pronto para o almoço. E isso é tudo o que é preciso. Todos os pensamentos sobre Deus desaparecem, e ele se envolve nos assuntos mundanos da vida.
E, do ponto de vista dos emissários satânicos, ele é liberto desse perigo de pensar em Deus. É isso que acontece com a mente e o coração insensíveis.
Existem dois outros tipos de solo onde a Palavra não dá fruto. Há o solo rochoso em Mc 4:16 e o solo espinhoso em Mc 4:18 . Jesus não menciona Satanás em conexão com estes. Mas sabemos por outros ensinamentos no Novo Testamento que Satanás está muito trabalhando nestes solos para anular a Palavra de Deus e tornar os ouvintes infrutíferos.
Satanás trabalha horas extras para impedir que as pessoas deem atenção séria à Palavra de Deus . Ele pode mantê-lo acordado até tarde na noite de sábado para que você não consiga ficar acordado durante o sermão ou a Escola Dominical. Ele pode colocar uma dúzia de distrações diferentes ao seu redor no culto para tirar sua mente da mensagem.
Se ele puder apenas distraí-lo para que os sons que saem da boca do pregador entrem por um ouvido e saiam pelo outro, ele terá tirado com sucesso a Palavra de Deus e a tornado ineficaz para você ( ED : cf. Tiago 1:25 + = contraste "ouvinte esquecido, mas praticante eficaz"). Desatenção é o jogo dele. ( ED : desconsideração; descuido; negligência; ATENÇÃO é o processo cognitivo de concentração seletiva em um aspecto do ambiente enquanto ignora outras coisas.
Satanás trabalha para manter seu senso mundano de valores para que o valor da morte de Cristo seja como nada. Satanás dá às pessoas uma estimativa tão alta de si mesmas que a mensagem evangélica de quebrantamento diante da cruz por nossos pecados é repugnante e ameaçadora. Então a Palavra de Deus não ganha força. Satanás a tira.
Conclusão e Aplicação
Com a declaração que o diabo arrebata a palavra na vida aqueles que ouvem, não pensei com isso que você não se torna responsável por isso.
Diante do Senhor somos todos responsáveis em crer, seremos jugados por essa premissa.
O texto em questão nos revela a maldade do coração do homem, da sua dureza e descaso.
Se essa é a sua condição hoje, se você reconhece a sua indiferença para com a Palavra, você deve rogar ao Senhor da seara para que Ele prepare seu coração para você receba a Palavra com fé e seja salvo.
Um dia, todo aquele que hoje é um cristão, já foi assim, até que Deus chamou nossa atenção e arou nosso coração.
Deus é o Lavrador supremo e Ele sabe como cultivar as condições do solo de Seus eleitos para que eles recebam a Palavra implantada que é capaz de salvar suas almas!