Provas do Amor a Deus. Gl 2.20
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 4 viewsNotes
Transcript
INTRODUÇÃO.
Um sentimento de profundo afeto. O amor é um tema central nas Escrituras e na ética e teologia cristãs. não é um simples sentimento, visto que implica ação. “Deus amor ao mundo de tal maneira que...”
Nosso amor a Deus não deve se limitar a palavras, a um arrepio na hora do culto em um momento inspirador de louvor ou pregaçao, nosso amor a Deus deve ser provado por ações que complete a seguinte fraze: “eu amo a Deus de tal maneira que...” Paulo completaria com sua declaração no verso que estamos estudando: “ eu amo a Deus de tal maneira que não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim e esse viver que agora tenho na carne, vivo pela fé no seu filho que me amou e a si mesmo se entregou por mim.”
VIDA ENTREGUE A CRISTO (Gl 2.20a)
logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus
ζάω » zao viver verbo, presente, ativo, indicativo, primeira pessoa, singular verbo Sentido: viver - levar um certo tipo de vida; viver de certa forma.
Qual o tipo de vida que Paulo vivia? Uma vida de semelhança com Cristo. Cristo vivia nele. 1Co. 11.1 / Fp 1.21
Portanto, ‘é Cristo mesmo que agora vive em mim’: é dele que recebo toda minha força. Nele confio plenamente. Em sua justiça, a qual me foi imputada, fundamento toda minha esperança para a eternidade. ‘Em Cristo, a Rocha sólida, estou apoiado; qualquer outro solo não passa de areia movediça’ ” William Hendriksem
Algumas passagens que provam Cristo vivendo em Paulo.
Almeida Revista e Atualizada (Atos Capítulo 20)
17 De Mileto, mandou a Éfeso chamar os presbíteros da igreja. 18 E, quando se encontraram com ele, disse-lhes: Vós bem sabeis como foi que me conduzi entre vós em todo o tempo, desde o primeiro dia em que entrei na Ásia, 19 servindo ao Senhor com toda a humildade, lágrimas e provações que, pelas ciladas dos judeus, me sobrevieram, 20 jamais deixando de vos anunciar coisa alguma proveitosa e de vo-la ensinar publicamente e também de casa em casa, 21 testificando tanto a judeus como a gregos o arrependimento para com Deus e a fé em nosso Senhor Jesus [Cristo]. 22 E, agora, constrangido em meu espírito, vou para Jerusalém, não sabendo o que ali me acontecerá, 23 senão que o Espírito Santo, de cidade em cidade, me assegura que me esperam cadeias e tribulações. 24 Porém em nada considero a vida preciosa para mim mesmo, contanto que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus para testemunhar o evangelho da graça de Deus
Almeida Revista e Atualizada ( 1 Co. Capítulo 11)
23 São ministros de Cristo? (Falo como fora de mim.) Eu ainda mais: em trabalhos, muito mais; muito mais em prisões; em açoites, sem medida; em perigos de morte, muitas vezes. 24 Cinco vezes recebi dos judeus uma quarentena de açoites menos um; 25 fui três vezes fustigado com varas; uma vez, apedrejado; em naufrágio, três vezes; uma noite e um dia passei na voragem do mar; 26 em jornadas, muitas vezes; em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos entre patrícios, em perigos entre gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre falsos irmãos; 27 em trabalhos e fadigas, em vigílias, muitas vezes; em fome e sede, em jejuns, muitas vezes; em frio e nudez. 28 Além das coisas exteriores, há o que pesa sobre mim diariamente, a preocupação com todas as igrejas
Essas realidades vividas por Paulo provam que Cristo vivia nele, demonstrando seu amor a Deus.
Não basta dizer que ama a Deus com a boca, a vida deve confirmar.
Quais são as provas de nosso amor a Deus.
VIDA DE GRATIDÃO AO SACRIFICIO DE CRISTO (Gl 2.20b)
Almeida Revista e Atualizada Capítulo 2
que me amou e a si mesmo se entregou por mim
Paulo declara aqui que sua vida totalmente entregue a Cristo, é em louvor, gratidão pela entrega que Cristo fez de si mesmo por ele.
Então acrescenta: que me amou e se entregou por mim. Note: não apenas se deu, mas se entregou. No ato de se entregar à humilhação, à condenação, aos açoites, à coroa de espinhos, à zombaria, à crucificação e ao abandono por parte de seu Pai, à morte e ao sepultamento, o amor do Filho de Deus por seu povo – “por mim” William Hendriksem.
Que mais queremos para amar a Deus e viver esse amor vivendo totalmente para glória dele? Ele nos deu seu Filho que assumiu nossa culpa morreu por nossos pecados e ressuscitou ao terceiro dia para nos salvar.
Exemplo de Davi e Golias uma figura de Cristo no calvário. Quando Davi venceu colocando sua vida em risco, ele libertrou todo o exercito de Israel da afronta dos filistieus, e possuidos de grande alegria e gratidão, cantaram em louvor a Davi reconhecento o que ele fez. Quanto mais não devemos nos alegrar em Cristo e cantar para louvor da sua glória pelo seu sacrificio que nos trouxe eterna salvação.
CONCLUSÃO / APLICAÇÃO.
Aos convertidos. Levemos em consideração o tão grande amor de Deus por nós revelado na entrega de seu Filho para nossa salvação. Devemos morrer para nós mesmos e entregar completamente nossas vidas a Cristo a ponto de podermos dizer como Paulo: “Já não sou eu quem vivi, mas Cristo vive em mim...”
Aos que não são convertidos, levem em consideração a oferta de amor de Deus em enviar seu filho para pagar seus pecados na cruz e lhe trazer a salvação. Seu unico meio de salvação é Cristo, João 14.6, se não entregar sua vida a Cristo em um ato de fé Nele como seu Senhor e Salvador, juizo da justiça de Deus o lançará na condenação eterna. Hebreus 2.3.