Pregação Salmo 19 ouça Deus falar atraves do seus dois livros
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 8 viewsNotes
Transcript
Sermão Pregando pelo Pastor Marcelo Rebouças na Congregação de Bagé – Rs 25/08/2024
Série nos Salmos
Texto: Salmo 19 Ouça Deus falar através dos seus dois livros
Esboço do Sermão
1. Pilar do Livro 1 são os Salmo 1 e 2 e Salmo 18 e 19 – Com seus grandes temas acerca da lei do Senhor e do Messias. Temas que se repetem e veja v.14 Davi expressa quem Deus é “ minha rocha” e a mesma definição aparece no Salmo 18: por três vezes: Salmo 18.2/ Salmo 18.31/ Salmo 18.46.
2. A estrutura do Salmo 19 nos ajuda a entender a ênfase: QuiasmoA. Declaração da Criação V1 // A’ v.14 A Declaração do Salmista. B v.2-6 Discurso Público da Criação // B’v.10-13 Discurso privado do Salmista. C – o centro v.7-9 - Louvor ao ensinamento do Senhor, por meio da Palavra.
3. Observe imagem que os discursos tanto da criação como do Salmista envolvem: ouvido, boca, coração.
Introdução
Ouvir não é uma tarefa fácil para nós, não é verdade. Pense nos relacionamentos. Exs: Amigos, casamento e a falta de entendimento daquilo que a pessoa está falando gera conflitos.
Pv 18.13.- Responder antes de ouvir é estultícia e vergonha.
E em relação a Deus
Pv 28.9 O que desvia os ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável.
Pv 18.15.O coração do sábio adquire o conhecimento, e o ouvido dos sábios procura o saber.
Ilustração: O Fio de Espera
Imagine um grande auditório cheio de pessoas, cada uma com um par de fones de ouvido. O orador está no palco, falando claramente sobre um assunto importante. No entanto, cada pessoa está tentando ouvir através de um fone de ouvido com um fio extremamente fino e frágil, que pode se romper facilmente.
À medida que o orador fala, o som começa a se distorcer e a qualidade do áudio piora devido à fragilidade do fio. Algumas pessoas no auditório ouvem o som com clareza, enquanto outras mal conseguem entender as palavras. O que está acontecendo é que o fio, por mais que seja um meio necessário para ouvir, está prejudicando a comunicação.
Esse fio frágil representa as barreiras que enfrentamos em nossa capacidade de ouvir a voz de Deus. Essas barreiras podem ser preconceitos acerda de Deus , distrações desejando mais nós mesmo., dúvidas dúvida sobre o seu caráter e acima de tuod, pecados não confessados ou falta de compreensão espiritual.
2Coríntios 4.4“nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.”
Embora Deus esteja falando claramente, essas barreiras podem distorcer ou impedir que Sua mensagem chegue com clareza.
Assim como o fio deve ser sólido e resistente para garantir uma comunicação clara, nossos corações e mentes precisam estar abertos e preparados para ouvir a voz de Deus. Precisamos remover as barreiras que impedem uma audição clara e estar atentos para captar a mensagem divina em sua plenitude.
Francis Schaeffer afirma que ser cristão não é abandonar a mente, Deus-infinito-pessoa está lá, mas também não está em silencio, isso munda o mundo interior… Deus está lá e não é um Deus silencioso e nem Distante.”
Deus ele se revela, por isso precisamos ouvi-lo para conhece-lo
O salmo 19 é uma exortação para ouvir a voz de Deus através de dois livros. E o nosso Deus fala de forma clara, assim o salmo nos ensina que devemos
Ideia central: Devemos Ouça a voz de Deus através da Criação e da Palavra, sendo Cristo, a Palavra final para a nossa salvação.
I. Ouça Deus falar Através da Criação v.1-6
A) Contexto – No último domingo lidamos com o salmo 18 onde Davi, descreve a vitória dele por meio da intervenção divina. Deus domina todas as coisas e agi em favor do seu povo. Deus faz isso de forma sobrenatural, ou seja, agi seu os meus naturais, Deus faz isso capacitados os seus servos para a vida neste mundo. E diante dessa verdade, qual deve ser a nossa reação?
Louvar, glorificar a Deus pelos seus atos poderosos em favor do seu Ungido, neste caso Davi, e consequentemente o seu povo, louva por tudo aquilo que Deus é e faz. Veja o final do Salmo 18.49-50.
B) Os céus falam da glória de Deus.v.1;v2-4b – Agora estamos no Salmo 19 um dos salmos mais conhecido de todo o saltério – C.S Lewis afirma: “ Eu considero este salmo o maior poema do Saltério e uma das maiores letras do mundo.” Na teologia esse salmo é ensinado para falar sobre a revelação geral, criação. v.1-6 e a revelação especial,v. 7-14 a Palavra de Deus. Assim, o que está diante de nós é esses dois livros que nós devemos ouvir, como afirma o puritano Mathew Henry:
“Existem dois livros excelentes que o grande Deus publicou para a instrução e edificação dos Filhos dos homens. Esse salmo trata de ambos e os recomenda para o nosso cuidado.”
v.1 – Os céus está significando o sol , a lua , a estrelas planetas anunciam ou revela quem Deus é. É um anuncio da Criação. Anunciando - revelando e dando honra ao seu criador.
v.2-4b - Como tal verdade acontece? Dia após dia, dias após dias. Descrevendo a constância da criação revelando quem Deus é.
AGORA, ATENÇÃO: Talvez você já pense: Olhai como a Bíblia é um livro que contém erros? Não é o Sol que nasce ou se põem, mas sim a terra que se movimenta no seu movimento de translação. Não esqueça, (1) a Bíblia não é um livro científico, (2) Estamos diante de uma poesia. Você não diz: “Meu amor vamos ver o movimento de translação no hemisfério sul lá no MILITÃO ?
O ponto é que o livro da criação sem Palavras ou sem som pode ser ouvido por todas as criaturas espalhadas pela face da terra Deus. Quando? Todos os dias.
Ilustração -
Pense ai crianças e adultos –“Se viajássemos à velocidade da luz (cerca de trezentos mil quilômetros por segundo ou nove trilhões e meio de quilômetros por ano), levaríamos dez bilhões de anos para chegar ao ponto mais distante que conseguimos ver com um telescópio. Ainda estaríamos longe, porém, dos limites mais distantes do espaço. Hoje em dia, os astrônomos aceitam a possibilidade de que o espaço não tem limites! A terra não passa de um cisco na vastidão ilimitada!”
Pense, também, no número de estrelas e de outros corpos celestes. A olho nu, pode-se enxergar cerca de cinco mil estrelas. Com um telescópio de baixa potência, esse número sobe para dois milhões. Com o telescópio de Palomar, é possível ver bilhões de galáxias, sem falar no número de estrelas em si.”
“Pense mais um pouco, agora nas estrelas- Apesar de as estrelas parecerem estar juntas umas das outras no firmamento, as distâncias entre elas são tão grandes, que elas podem ser comparadas a faróis solitários, separados por milhões de quilômetros.
A grandeza da criação aponta para um Criador infinitamente maior
Aplicação: Ao olhar para Criação – Veja a a beleza de um Criador.
1. A criação revela que o nosso Deus é Belo- - Calvino, afirma: “Quando miramos os céus, não podemos senão ser arrebatados, pela contemplação dos mesmos, para Aquele que é seu grande Criador; e a bela ordem e maravilhosa variedade que distinguem os cursos e estações dos corpos celestes, juntamente com a beleza e esplendor que se manifestam neles, não podem senão fornecer-nos uma evidente prova de sua providência.”
Louve a Deus olhando a criação. – Você já viu um programa: Vendo o Brasil por cima? Se não viu ainda veja e é ótimo para dar aula de geografia para as crianças. O que você vai ver é a beleza da Criação de Deus
. Lorde Kelvin: “Se você refletir com seriedade, a ciência o obrigará a crer em Deus”.
Kant escreveu: É impossível contemplar o tecido do universo [ e a beleça da terra] sem reconhecer a ordem admirável de seu arranjo e a manifestação inequívoca da mão de Deus na perfeição de suas correlações. Depois de examinar e admirar tanta beleza e perfeição, a razão experimenta justa indignação diante da insensatez ousada que se atreve a atribuir tudo isso ao acaso e a um venturoso acidente. Não há dúvida de que a sabedoria do alto concebeu o plano e de que o poder infinito o executou.
Cuide da terra - não é cuide, da mãe natureza é cuide da criação de Deus
C) O Sol revela a glória de Deus – v.4c-6 – Agora o Salmista vai falar do Sol? Por meio de duas imagens. Mas muito cuidado com a alegorizarão – O Sol aqui não é Cristo – Você não pode pegar a descrição que Malaquias faz acerca de Cristo, a saber o Sol da Justiça e aplicar aqui. Alguns comentaristas mais antigo, dizem: Aqui é Spurgeon, citando Jonathan Edwards :
“O início da dispensação do evangelho como foi apresentado por Cristo é chamado de Sol da Justiça (Ml 4:2). Aqui, o salmista diz que Deus dispôs uma tenda nos céus para o Sol, então Deus o Pai preparou uma morada no Céu para Jesus Cristo.”
Por que usar de forma especifica o Sol revelando a glória de Deus? Nos centros politeístas, o deus do sol era o deus da justiça. Nesse salmo, o Senhor Deus é o Criador dos céus, incluindo o sol que os pagãos adoram, mostrando que Ele é o Legislador (ou criador), e é Ele que estabelecendo a justiça na Terra. Quais são as duas imagens: NOIVO E GUERREIRO / VALENTE
Noivo – um noivo que sai dos aposentos – Todos estão vendo que ele está se casando, o noivo percorria a noiva. Todos da cidade.
Guerreiro/Valente - Salmo 127.4 “Como flechas na mão do guerreiro, assim os filhos da mocidade. O Guerreiro vai para a batalha com justiça independente do que pode acontecer, nada pode deter
Ilustração – Filme Coração valente - uma das últimas batalhas, mostra o Brado de “liberdade” William Wallace
Aplicação: A criação está diante de você de dia e de noite revelando quem Deus é, e manifestando a justiça divina, sem linguagem, mas você deve ouvir a minha voz.
1. A criação revela o poder do Criador e por isso o homem é indesculpável - Só de olhar para os céus, o homem é capaz de saber que há um Deus e que esse Deus é poderoso e eterno
Paulo faz citação dessa passagem em Rm 10.18 - onde o capitulo 10 trata da responsabilidade de proclamar o evangelho
– Rm 1:20 Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis;
Pense nas enchentes do RS – Vocês perceberam a força e poder da criação? Diante da força da criação você é capaz de vence-la?
A criação é um discurso sem palavras do poder de Deus e se o homem tentar lutar contra a criação você vai sobre as consequências. Olhe para criação e veja quem Deus é- não lute contra DEUS.
Mas perceba que a Bíblia nos revela o agente da Criação?
Na criação – “Deus disse: Haja luz; e houve luz” – E o evangelho de João nos revela o agente da Criação João 1.1: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.” – JESUS CRISTO, e por causa dele vamos reinar com ele e essa terra é nossa, por isso cuide da criação de Deus.
CRISTO JESUS É O AGENTE DA CRIAÇÃO E COMO ESPELHO DEVEMOS VER O SEU PODER, POR ISSO SE SUBMETA A CRISTO.
Esse é o primeiro ponto: OUÇA DEUS ATRAVÉS DA CRIAÇÃO. - A criação revela a glória e A criação revela o poder de Deus , por isso somos indesculpáveis.
II. Ouça Deus falar Através da Palavra.v.7-14
Se o primeiro livro nos mostrou através do livro da Criação que devemos ouvir Deus, porque os céus proclamam sua glória e o Sol revela a ação continua de um Criador todo poderoso e um Legislador, justo. Agora, Deus vai publicar um outro livro mais específico, PALAVRA.
Ex: É como uma pessoa em uma ilha, olhasse a criação, e dissesse: “Ah um Deus, Senhor existe e é poderoso e justo, eu estou perdido e condenado. E agora a Escritura nos mostra quem é esse Deus e que por meio das boas novas da salvação encontramos a Cristo que é a revelação final”
E é interessante percebemos como a própria Bíblia, por meio dos autores inspirados por Deus afirmam sobre a inspiração, inerrância, autoridade e suficiência da Sagrada Escritura.
Pedro disse: sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação; 21 porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens [santos] falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo. 2 Pedro 1.20-21
Paulo disse: - Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra. 2 Timóteo 2.16-17
Jesus disse: Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir. Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra. - Mt 5.17–18.
João disse: Escritura não pode falhar (João 10.35)
O autor aos hebreus disse: 12 Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração. Hb 4.12.
A) Olhe as características da Palavra v.7-9 - Aqui Davi faz 6 declarações descrevendo o que é a Bíblia é e o Ela Faz. O seu foco é mostrar: 1. A identidade da Palavra, 2. Qualidade da Palavra e 3. Função. (O que a Palavra faz em nós)
Identidade da Palavra são 6
1. A Lei do Senhor - Tudo que podemos saber sobre Deus
2. Testemunho do Senhor – Trás os aspectos da verdade de Deus- Um ser verdadeiro
3. Preceitos (Regras) – Regras, regulamentos, diretrizes para viver.
4. Mandamentos – trás a ideia de direção para adorá-lo e conhece-lo e amar o próximo
5. Temor – A reverência que a Palavra produz em nós (natureza da Lei)
6. Os juízos – São as ordenanças aquilo que é certo e errado.
6 Qualidades acerca da Palavras - 6 adjetivos
1. Perfeita- Não precisa de atualização, de adição, é livre de corrupção, plena no que toca a sua finalidade
2. Fiel – confiável, incontestável, não seremos enganados
3. Retos – Honestos, firmes.
4. Puro – radiantes, limpo, não há contaminação.
5. Límpido - sua essência
6. Verdadeiro – Confiável
6 Funções da Palavra em Nós
1. Restaura a alma – Ela transforma a vida do pecador. Ela é poderosa para nos transformar.
2. Dá Sabedoria os símplices – não uma pessoa pobre. O interessante que a a raiz da palavra no hebraico é insensatez ou néscio. Pv. 1.22 Até quando, ó néscios, amareis a necedade? E vós, escarnecedores, desejareis o escárnio? E vós, loucos, aborrecereis o conhecimento? Contudo, neste contexto aquele que tem dificuldade de guardar informação, aquele que dar ouvido a tudo que dizem, não se firma na verdade.
3. Alegram o coração - A minha alegria não estão nas coisas dessa terra. Veja v.10 (já voltamos para esse pono). Mas não esqueça a nossa alegria está nas verdades da Palavra.
4. Ilumina os olhos - E aqui não é algo físico, mas sim espiritual. A Palavra de Deus nos faz enxergar aquilo que é verdade, aquilo que é santo, aquilo que nos edifica.
5. Permanece para sempre – A natureza da Palavra muda – ela permanece para sempre. Quem é eterno? Deus. E também, a sua Palavra. Todas as Leis passam, mas a lei de Deus não.
6. Todos igualmente Justo –
Aplicação: Assim, como a criação falou revelou um Deus poderosos, Assim a lei de Deus revela quem Deus é, e as característica que fez uma Deus que fez aliança com seu povo. (Deus - 1-6/ 7-14 SENHOR - Deus pactual )
1. Não há diferença entre Deus e a Palavra - Objetivo final descrito nesse texto (restaura a vida, dá sabedoria, alegrar o coração, fazem os olhos brilhantes, dura para sempre e totalmente justo ), o objetivo então, é a recriação do humanidade, estabelecendo o reino sobre a terra, redimindo o mundo do poder do pecado.
Por isso, irmão não a diferença entre a Palavra de Deus e o Próprio Deus.
Veja esse texto comigo.
Atos 13.48-49 Os gentios, ouvindo isto, regozijavam-se e glorificavam a palavra do Senhor, e creram todos os que haviam sido destinados para a vida eterna. 49 E divulgava-se a palavra do Senhor por toda aquela região.
Ensino desse texto: Atos 13:48-49 ensina sobre a soberania de Deus na salvação, a resposta alegre e transformadora dos ouvintes ao evangelho, e a importância da proclamação contínua da Palavra para alcançar mais pessoas com a mensagem de Cristo. Ele estão louvado a Palavra porque ela ensina quem Deus é - SOBERANO NA SALVAÇÃO.
2. E nos mostra que a plena revelação de Deus foi Cristo. Hb 1.1-2: Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, 2 nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo. 3 Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser.
· E esse Jesus revela o Deus Pai - João 1.18 Ninguém jamais viu a Deus; o Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou.
· E o Espírito Santo a Ponta para Cristo – João 16.14 Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.
Na certeza, que Jesus é a revelação final, volte para o Salmo 19 e troque a identidade da Palavra descrita no Salmo pela Pessoa de Cristo:
Jesus é perfeito e restaura a vida, Jesus é fiel, e dá sabedoria, Jesus é reto e alegra o coração, Jesus puro e ilumina os meus olhos, Jesus é límpido e permanece para sempre, Jesus é verdadeiro e igualmente Justo. A LEI DE DEUS É UM REFLEXO DE CRISTO.
A pergunta que devemos fazer é: Amamos a lei? A lei de Deus é um reflexo daquele que cria a lei. Como devemos nos achegar diante daquele que criou essa LEI?
Pastor é difícil - eu prefiro me amar - Ex: em qualquer pecado- é um amor a nossa lei do que a lei de Deus
Por que não gostamos das Leis? – Ou nós estamos debaixo do governo de Deus (teonômia) ou você está debaixo do governo do eu (autonomia). De uma outra forma: Ou você está debaixo do governo de Cristo ou você está debaixo do seu governo.
B) V.10-14 É uma resposta aquele que ouvi a Palavra. Davi após louvar a Palavra agora vai nos encorajar em primeiro lugar
1.o VALOR DA PALAVRA. v.10, - Palavra de Deus comparado ao ouro e ao mel.
2.A Palavra como Guia e Advertência V. 11 - A Palavra de Deus adverte e guia o servo de Deus, proporcionando orientação e mostrando a importância de seguir Seus mandamentos para receber recompensas espirituais.
3. Confissão e Purificação.V. 12-13 - O salmista reconhece suas falhas e pede a Deus que perdoe os erros ocultos e proteja contra pecados graves que possam dominá-lo.
4.Oração e Meditação (Versículo 14) -O salmista ora para que suas palavras e meditações sejam aceitáveis a Deus, reconhecendo a necessidade de alinhamento com Deus.
Aplicação:
v. 10 – Olhe o verso 10 e compare com o verso 8 – A palavra de Deus é que a alegra o coração.
Eu lhe digo, o que traz alegria ao ser humano de forma geral? Dinheiro e Comida.
Ex: Veja como você fica mal morado(a) quando esta com fome
A comparação que o Salmista faz é para que você Desenvolva um desejo mais profundo pela Palavra de Deus, e rejeite qualquer desejo que vai de encontro dos ensinamentos da Palavra.
V.14. observe a declaração do salmista -
Deus escreveu um Livro -John Piper
Essa realidade me deixa de queixo caído, sempre que eu paro para pensar. Páginas e mais Páginas de Deus – e seus pensamentos, suas palavras, seu coração; a somente alguns centímetros de distância. Eu posso levar comigo para onde eu for e ler quando eu quiser. O quando abrimos a Bíblia o que nós vemos? Nós vemos o próprio Deus no livro. Se não encontrarmos aqui, não encontraremos em outro maneira – Não com alguma esperança de amizade. Ler a Bíblia é uma das coisas mais importantes que podemos fazer. É mais valioso do que qualquer outra coisa que nós temos e mais doce do que qualquer outra coisa que já comemos. É literalmente mais importante do que o respirar. Mas não é isso que sempre vemos e sentimos quando abrimos a Bíblia. Nossos olhos fracos, cansados e distraídos só conseguem enxergar um retrato maçante na parede. Mas não é um retrato. É UMA JANELA. Não é algo sem vida que fica pendurado em uma moldura velha na parede. É algo que atravessa a parede e dá acesso a outro mundo. – um mundo real, o mundo duradouro, o melhor mundo. A divina luz brilha nesta janela e transforma tudo ao nosso redor. Todos sabemos que o caminho para conhecimento de Deus não é fácil: disciplina e determinação são importantes, mas só podem leva-los até certo ponto, alguns dias, uma semana, talvez um mês. A longo prazo, precisamos algo mais forte, mais persuasivo do que a disciplina e determinação. Há muitas armadilhas e obstáculos no caminho.
No fundo, a razão pela qual nós não lemos a Bíblia, é que NÓS NÃO QUEREMOS LER A BÍBLIA. Nós não enxergamos alegria, paz e vida quando vemos aquela capa de couro em nossa prateleira. Nós vemos uma parede e não uma janela – Um retrato maçante, não eterna beleza de um outro mundo. Então nós postergamos a leitura, deixamos a Bíblia fechada e seguimos em frente. Nós ficamos na cama e deixamos de contemplar o milagre.
Cristo é a Revelação final Ele é perfeito, Ele é fiel, Ele é reto, Ele é puro, Ele límpido, Ele é verdadeiro. Na certeza que essa lei é um reflexo do nosso Salvador você precisa desejar, meditar de dia e de noite para ouvir a voz do seu salvador.
CONCLUSÃO
Ouvir não é uma tarefa fácil nós temos muitas distrações – Mas em Provérbios 20:12, diz-se: "O ouvido que ouve e o olho que vê, o Senhor os fez a ambos." Isso implica que a capacidade de ouvir é um dom divino. Deus nos deu ouvidos não apenas para captar sons, mas para ouvir e discernir Sua voz na criação e na Escritura.
O ministério de Cristo – Ele falou por meio de Parábolas. Qual era o proposito?
Mc 4.10–12 Quando Jesus ficou só, os que estavam junto dele com os doze o interrogaram a respeito das parábolas. 11 Ele lhes respondeu: A vós outros vos é dado conhecer o mistério do reino de Deus; mas, aos de fora, tudo se ensina por meio de parábolas, 12 para que, vendo, vejam e não percebam; e, ouvindo, ouçam e não entendam; para que não venham a converter-se, e haja perdão para eles.
Deus dar ouvidos para ouvir para aqueles que são seus.
Jo 10.16 - Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco; a mim me convém conduzi-las; elas ouvirão a minha voz; então, haverá um rebanho e um pastor.
João 10.27-28: As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. 28Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão.
O tema de ouvir está intrinsecamente ligado à compreensão da soberania de Deus, à revelação geral e especial, e à resposta humana. Deus nos concede ouvidos para que possamos ouvir Sua voz na criação e na Escritura, e essa audição deve resultar em uma vida de fé e obediência.
A capacidade de ouvir é um dom de Deus e uma responsabilidade que requer a ação do Espírito Santo para uma verdadeira compreensão e resposta.
Você ouviu a voz do seu criador? Qual será sua resposta hoje ?
Ouvir a voz de Deus deve levar a uma resposta ativa. Tiago 1:22 nos admoesta: "Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando a vocês mesmos."A verdadeira audição é acompanhada por ação e obediência.
Ouvir é mais do que um ato físico; é uma disposição do coração para receber e obedecer a palavra de Deus. Quem tem ouvido ouça o que Deus tem te falado?