O GALO CANTOU DUAS OU TRÊS VEZES?
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 4 viewsNotes
Transcript
O GALO CANTOU DUAS OU TRÊS VEZES?
O GALO CANTOU DUAS OU TRÊS VEZES?
Há uma aparente contradição nos evangelhos acerca do número e da hora das negações.
Em Mateus, Lucas e João relata-se que Jesus disse: “… antes que o galo cante, tu me negarás três vezes” (Mt 26:34; cf. tb. Lc 22:34; Jo 13:38).
Em Marcos, a profecia é “… antes que duas vezes cante o galo, tu me negarás três vezes” (Mc 14:30).
É possível que houvesse mais que um galo cantando, um durante a noite e outro na alvorada.
Também é possível que os evangelhos relatem pelo menos seis negações diferentes de Pedro. Ele negou Cristo perante:
1. uma criada
1. uma criada
69 Ora, estava Pedro assentado fora no pátio; e, aproximando-se uma criada, lhe disse: Também tu estavas com Jesus, o galileu. 70 Ele, porém, o negou diante de todos, dizendo: Não sei o que dizes.
66 Estando Pedro embaixo no pátio, veio uma das criadas do sumo sacerdote 67 e, vendo a Pedro, que se aquentava, fixou-o e disse: Tu também estavas com Jesus, o Nazareno. 68 Mas ele o negou, dizendo: Não o conheço, nem compreendo o que dizes. E saiu para o alpendre. [E o galo cantou.]
2. outra criada
2. outra criada
71 E, saindo para o alpendre, foi ele visto por outra criada, a qual disse aos que ali estavam: Este também estava com Jesus, o Nazareno. 72 E ele negou outra vez, com juramento: Não conheço tal homem.
69 E a criada, vendo-o, tornou a dizer aos circunstantes: Este é um deles. 70 Mas ele outra vez o negou. E, pouco depois, os que ali estavam disseram a Pedro: Verdadeiramente, és um deles, porque também tu és galileu.
3. a multidão presente
3. a multidão presente
73 Logo depois, aproximando-se os que ali estavam, disseram a Pedro: Verdadeiramente, és também um deles, porque o teu modo de falar o denuncia. 74 Então, começou ele a praguejar e a jurar: Não conheço esse homem! E imediatamente cantou o galo.
70 Mas ele outra vez o negou. E, pouco depois, os que ali estavam disseram a Pedro: Verdadeiramente, és um deles, porque também tu és galileu. 71 Ele, porém, começou a praguejar e a jurar: Não conheço esse homem de quem falais!
4. um homem
4. um homem
58 Pouco depois, vendo-o outro, disse: Também tu és dos tais. Pedro, porém, protestava: Homem, não sou.
5. outro homem
5. outro homem
59 E, tendo passado cerca de uma hora, outro afirmava, dizendo: Também este, verdadeiramente, estava com ele, porque também é galileu. 60 Mas Pedro insistia: Homem, não compreendo o que dizes. E logo, estando ele ainda a falar, cantou o galo.
6. um servo do sumo sacerdote
6. um servo do sumo sacerdote
26 Um dos servos do sumo sacerdote, parente daquele a quem Pedro tinha decepado a orelha, perguntou: Não te vi eu no jardim com ele? 27 De novo, Pedro o negou, e, no mesmo instante, cantou o galo.
Cremos que esse último homem é diferente dos outros, porque ele disse: “Não te vi eu no jardim com ele?” (Jo 18:26). Os outros não são descritos por dizer isso.