ESTUDO 14 - AS BÊNÇÃOS ROUBADAS
MICALI • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 7 viewsNotes
Transcript
ESTUDO 14 - AS BÊNÇÃOS ROUBADAS
ESTUDO 14 - AS BÊNÇÃOS ROUBADAS
Objetivos
Objetivos
Preparo:
Preparo:
Proposição inicial
Proposição inicial
Introdução
Introdução
Desenvolvimento
Desenvolvimento
Deus promete
1. Contexto Familiar
Gênesis 25:19-28: Isaque e Rebeca têm dois filhos gêmeos, Esaú e Jacó. Esaú, o primogênito, era caçador e favorito de Isaque, enquanto Jacó, mais pacato, era o favorito de Rebeca.
2. A Venda do Direito de Primogenitura
Gênesis 25:29-34: Esaú, exausto após caçar, vende seu direito de primogenitura a Jacó por um prato de lentilhas. Este ato demonstra seu desprezo pelo direito de primogenitura.
3. Isaque Planeja Abençoar Esaú
Gênesis 27:1-4: Isaque, já idoso e com a visão enfraquecida, pede a Esaú que cace um animal e prepare uma refeição para que ele possa abençoá-lo antes de morrer.
4. Rebeca Ouve o Plano e Conspira com Jacó
Gênesis 27:5-10: Rebeca, ouvindo a conversa, instrui Jacó a se passar por Esaú para receber a bênção no lugar do irmão. Ela prepara a refeição e veste Jacó com as roupas de Esaú.
5. Jacó Engana Isaque
Gênesis 27:11-29: Jacó, com a ajuda de Rebeca, engana seu pai Isaque ao se passar por Esaú. Ele veste as roupas de Esaú e cobre suas mãos e pescoço com peles para imitar a pele mais áspera de Esaú. Isaque, apesar de desconfiado, acaba abençoando Jacó.
6. Esaú Descobre o Engano
Gênesis 27:30-40: Logo após a saída de Jacó, Esaú retorna da caça e prepara a refeição para seu pai. Quando Isaque percebe que foi enganado, é tarde demais, pois a bênção já havia sido dada a Jacó. Esaú clama por uma bênção, mas Isaque só pode lhe dar uma bênção secundária.
7. Consequências do Engano
Gênesis 27:41-45: Esaú, furioso, decide matar Jacó depois da morte de seu pai. Rebeca, ao saber do plano de Esaú, instrui Jacó a fugir para a casa de seu irmão Labão, em Harã, até que a fúria de Esaú se acalme.
8. A Partida de Jacó
Gênesis 28:1-5: Isaque envia Jacó a Padã-Arã, abençoando-o novamente, desta vez com a bênção de Abraão, para que ele encontre uma esposa entre os parentes de Rebeca e continue a linhagem da promessa.
Cristologia do texto
Cristologia do texto
Da mesma forma como Isaque estava prestes a morrer nós também somos merecedores da morte porque merecemos a punição divina por nossos pecados. Mas, assim como Deus providenciou o cordeiro para substituir Isaque no sacrifício, Ele providenciou Jesus, Seu próprio filho, para morrer substitutivamente em nosso lugar na cruz.
Conclusão
Conclusão
Deus cumpre sua promessa de um filho a Abraão apesar da incredulidade. Ele tem um filho chamado Isaque que será o seu herdeiro e liderará o povo em seu lugar. Deus testa a fidelidade de Abraão pedindo que ele sacrifique Isaque, porém ao ver a fidelidade do patriarca, providencia um sacrifício substitutivo.