O QUE SE GANHA, QUANDO SE PERDE TUDO PARA GANHAR A CRISTO
Exposições em Filipenses • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 22 viewsNotes
Transcript
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
O que se ganha, quando se ganha um presente?
Não é apenas um presente! Se for um brinquedo, para um criança, não é “só um presente”. A criança recebe, no pacote do presente, alegria, amor, cuidado, diversão.
Mas, e quando temos que perder algo, para ganhar outra coisa?
Por exemplo, saúde.
O que se ganha, quando se tem que perder algo para se ter saúde?
Disposição para as atividades diárias - trabalho, rotina familiar e até matrimonial;
Alegria, qualidade de vida - ter saúde é ter uma qualidade de vida melhor;
Rotina nova, na qual conseguimos realizar nossas atividades e ainda termos tempo para descanso - sem saúde não conseguimos fazer o que precisamos, e ainda descansamos mal;
Existe coisas na vida que só vem por meio da perda de algo, e não é diferente na salvação. A lógica do evangelho é que “você tem que perder para ganhar”. O caminho de Cristo é renúncia, serviço e morte. Os humilhados é que serão exaltados.
NARRATIVA
NARRATIVA
Este é o exemplo de Paulo. Ele abriu mão de tudo, para ganhar a Cristo. E, com isto, ganhou (1) uma perspectiva nova sobre o que importa na vida, (2) um status novo diante de Deus e (3) um relacionamento novo com Cristo. Este é o sermão de hoje.
O QUE SE GANHA, QUANDO SE PERDE TUDO PARA SE GANHAR A CRISTO
O QUE SE GANHA, QUANDO SE PERDE TUDO PARA SE GANHAR A CRISTO
I. UMA PERSPECTIVA NOVA SOBRE O QUE IMPORTA NA VIDA - v.4-9a
I. UMA PERSPECTIVA NOVA SOBRE O QUE IMPORTA NA VIDA - v.4-9a
Filipenses 3.4–9 “É verdade que eu também poderia confiar na carne. Se alguém pensa que pode confiar na carne, eu ainda mais: fui circuncidado no oitavo dia, sou da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; quanto à lei, eu era fariseu; quanto ao zelo, perseguidor da igreja; quanto à justiça que há na lei, irrepreensível. Mas o que para mim era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo. Na verdade, considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor. Por causa dele perdi todas as coisas e as considero como lixo, para ganhar a Cristo e ser achado nele […]”.
Paulo acabou de dizer que o cristão não confia na carne, ou seja, ele não confia em seus próprios méritos, ele confia em Cristo. Mas, se ele for entrar na onda dos falsos mestres/judaizantes, seu currículo iria humilha-los, porque ele tem o “currículo perfeito”.
São sete tópicos, para simbolizar a plenitude e a perfeição de seu currículo, divididos em duas classes:
v.5a - Privilégio por herança: (1) Privilégio religioso - circunsião; (2) Privilégio nacional - israelita; (3) Privilégio familiar - tribo de Benjamim; (4) Privilégio social - hebreu de hebreus;
v.5b - Conquistas pessoais: (1) Escolaridade - fariseu; (2) Carreira - perseguidor da igreja; (3) Desempenho - irrepreensível;
Se o relacionamento com Deus fosse baseado no mérito humano, Paulo teria acesso ao trono de Deus, e poucos teriam este mesmo acesso.
Mas, ele descobriu algo mais valioso, suficiente e seguro em Cristo. Então ele nos diz duas coisas:
1. Sua perspectiva mudou em relação ao seu mérito, currículo e coisas importantes que recebeu e obteve na vida:
Considera como perda - a palavra “perda” refere-se a um “prejuízo financeiro muito grande” | Ela é usada apenas em outro lugar no NT, que é no Naufrágio que Paulo sofre em Atos 27.
Considera como lixo - “refugo”, algo sem valor e que pode ser descartado;
PRESTE ATENÇÃO! Assim como Jesus não considerou o ser igual a Deus, algo que deveria ser retido a qualquer custo, Paulo não considerou seu currículo algo que deveria ser retido a qualquer custo, ele abriu mão dele, o lançou fora, como se fosse lixo, para ter a Cristo.
Jesus abriu mão daquilo que geralmente sonhamos, desejamos, ansiamos e oramos por nós, para que fizemos o mesmo por ele.
2. Sua perspectiva mudou em relação a Jesus.
Antes ele perseguia a Jesus, ao perseguir a igreja - At 9.4;
Há sublimidade em Jesus - Jesus tem um “valor superior”, ele é o tesouro oculto no campo, a pérola de grande valor | Mt 13.44-46;
Ganhar a Cristo - a palavra se refere a “lucro financeiro”;
Marcos 8.36 “De que adianta uma pessoa ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?”
Ser achado nele - ser encontrado nele;
PRESTA ATENÇÃO! Assim como Jesus foi encontrado em figura humana, para nos trazer salvação, aqueles que ganham a Cristo são encontrados nele.
Jesus foi encontrado em um corpo humano, para que os seres humanos fossem encontrados nele, em comunhão com ele, como parte do corpo dele.
E, assim, o que realmente importa na vida é ser encontrado nele, é ter a Cristo!
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
O que se ganha, quando se perde tudo para ganhar a Cristo? Ganha-se uma perspectiva nova acerca do que realmente importa na vida.
O cristão sempre será alguém que vê a vida com olhos espirituais.
Ele faz julgamentos, toma decisões e organiza sua vida de um ponto de vista diferente das pessoas comuns.
- O valor e a importância que as pessoas dão aos títulos, diplomas, ganhos financeiros e sucesso ele dá a ao seu relacionamento com Cristo, em conhecer a Cristo e viver com Cristo.
- O valor e a importância que as pessoas dão à família, amigos e outros grupos sociais, ele dá à igreja, ao corpo de Cristo, à família de Deus.
- O valor e a importância que as pessoas dão aos investimentos, aportes financeiros e outras coisas semelhantes, ele dá à obra de Cristo, ao avanço do reino.
Ex.: Gênesis 4.17-26 = Linhagem de Caim x Sete
Você precisa, ter por certo em seu coração, que Cristo é tudo o que importa na vida.
II. UM STATUS NOVO DIANTE DE DEUS - v.9b
II. UM STATUS NOVO DIANTE DE DEUS - v.9b
Filipenses 3.9 “e ser achado nele, não tendo justiça própria, que procede de lei, mas aquela que é mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus, baseada na fé.”
Paulo diz que ganhar a Cristo significa ter uma justiça que é diferente da justiça própria e que é recebida mediante a fé, porque vem da parte de Deus para nós. Ela só é recebida pela fé em Cristo. Por isso somos encontrados nele. Há algo que ele nos dá que pertence a ele, e nos leva a ele. O texto chama isto de “justiça”.
O que é isto? A que isto se refere?
Justiça - é uma palavra do contexto jurídico e, por isso, refere-se à uma adequação que o ser humano precisa ter, no tribunal de Deus, para ter acesso a Deus, viver com Deus e desfrutar das bênçãos de Deus. Ou seja, ele precisa passar livre neste tribunal, para ter o status favorável diante de Deus.
Antigo Testamento + Lei e Graça x Judeus do NT + Lei = legalismo/moralismo - Fariseus;
Novo Testamento => Jesus x Fariseus | Apóstolos x Falsos mestres - Jesus + Circunsião, dieta e calendário;
Como o ser humano poderá ser encontrado “adequado a Deus” no Tribunal de Deus? Paulo diz:
1. Não é por justiça própria - não é por mérito próprio. Não há nada que o ser humano possa fazer, ou deixar de fazer, que lhe dê proveito neste tribunal.
Paulo é o israelita perfeito, mas isto não basta e não serve;
Ex.: Zacarias 3 - Deus sempre nos vê sujos | o nosso melhor, ainda está contaminado pelo pecado;
2. É pela justiça que provém de Deus - o mérito que provém de Deus, é Jesus. Não há nada que possa fazer para mudar o status de condenado diante de Deus, mas Deus, por causa de sua graça, nos dá Cristo. Ele é a nossa Justiça - SENHOR JUSTIÇA NOSSA é o seu nome.
Entenda: o evangelho não é sobre o que fazemos para Deus, mas o que Deus fez por nós em Cristo. Não é sobre o nosso mérito, é sobre o mérito de Jesus, a obra de Jesus, a vida de Jesus e o sacrifício de Jesus.
Ex.: Conta no vermelho + dívida x pagamento de dívida + crédito infinito
3. Como obter esta justiça que nos adequa perante Deus, e muda o noso status? O texto diz, duas vezes: você só precisa crer.
Ter fé em Cristo, é fazer uma troca de tudo que o somos, por tudo o que Cristo é, e tem.
Ex.: Rm 4 - Paulo usa o exemplo do trabalho para explicar a justificação;
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
O que se ganha, quando se perde tudo para ganhar a Cristo? Se ganha um status novo diante de Deus.
Romanos 5.1 “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio do nosso Senhor Jesus Cristo,”
O relacionamento novo que você precisa ter com Deus só vem por meio de Jesus. A vida nova que você precisa ter com Deus, só é obtida por meio de Jesus.
Eu me dirijo a você, que se esqueceu que não há nada em você que lhe coloque perto de Deus… a você que se esqueceu que é pelo mérito de Cristo, e, por isso, tem se orgulho de seu próprio feitos, títulos, privilégios e qualquer outra coisa… você está negando a graça! Você está negando Cristo!
Mas, também, me dirijo a você que sabe que é um fracasso, não é a melhor das pessoas… a você que já fez coisas das quais se envergonha, e quer mantê-las ocultas… me dirijo a você que tem medo de cometê-las novamente… venha a Cristo! Encontre a alegria e a segurança que ele dá!
Ele não lança fora nenhuma de suas ovelhas… e ninguém pode arrebatá-las de suas mãos…
Nenhuma condeção há para os que estão em Cristo Jesus! O acusador não tem direitos sobre os que confiam em Cristo!
O evangelho não é sobre o que fazemos para Deus, e sobre o que Jesus fez por nós, para termos um status novo diante de Deus.
Ganhar a Cristo significa receber, pela fé, o mérito de Cristo, que nos leva a Deus.
III. UM RELACIONAMENTO NOVO COM CRISTO - v.10,11
III. UM RELACIONAMENTO NOVO COM CRISTO - v.10,11
Filipenses 3.10–11 “O que eu quero é conhecer Cristo e o poder da sua ressurreição, tomar parte nos seus sofrimentos e me tornar como ele na sua morte, para, de algum modo, alcançar a ressurreição dentre os mortos.”
Uma vez que Paulo ganhou a Cristo, e sua perspectiva sobre a vida e posição diante de Deus foram mudadas, naturalmente, seu relacionamento com Jesus também mudou…
Antes ele era um perseguidor da igreja, agora ele quer conher Cristo.
Conhecer - significa obter um conhecimento via relacionamento com Cristo - envolve tanto ter informações com Jesus quanto viver com Jesus. Jesus nos chama a viver para ele, e com ele!
Ele é - Senhor/Rei x Noivo/Pastor
Mas, o que isto significa?
1. Receber poder - a nova vida nos toma pelo poder da ressurreição de Jesus;
2. Ter comunhão em seus sofrimentos - sofrer pela causa de Cristo é parte de seguir a Cristo;
3. Tornar-se como ele pela morte - Ressurreição final - só seremos como ele, quando estivermos na glória, e precisamos sermos humildes para reconhecermos que aina não somos...
Nós recebemos estas dádivas nos relacionando com Cristo. Quanto mais próximo de Cristo, mais você conhecerá a Cristo, será mais parecido com Cristo e estará mais sensível ao seu pecado e à necessidade de resolver este problema definitivamente - ressurreição dos mortos.
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
O que se ganha, quando se perde tudo para ganhar a Cristo? Se ganha um relacionamento novo com Cristo
O que você mais quer na vida? Como andam seus desejos?
O que você mais quer com Cristo? Ou… o que você mais de Cristo? - O que você mais quer ele faça por você?
SABE!? Precisamos confessar que somos rápidos em cometermos o erro de nos relacionarmos com Cristo esperando que ele abençoe nossa vida para que ela fique marcada pelos nossos grandes feitos.
Mas, o evangelho nos ensina que quem vive com Cristo acaba tendo uma vida que é marcada por tornar conhecido os grandes feitos de Cristo, a glória de Cristo, a vitória de Cristo - a morte e ressurreição de Cristo. A salvação de pecadores, o amor poderoso de Deus e sua tempestade de graça que lança fora o pecado!
1Timóteo 1.15–17 “Esta palavra é fiel e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal. Mas, por esta mesma razão, me foi concedida misericórdia, para que, em mim, que sou o principal pecador, Cristo Jesus pudesse mostrar a sua completa longanimidade, e eu servisse de modelo para todos os que hão de crer nele para a vida eterna. Assim, ao Rei eterno, imortal, invisível, Deus único, honra e glória para todo o sempre. Amém!”
O que você mais quer com Cristo?
Atente-se, para que você não esteja se relacionando com Cristo, como se ele é quem estivesse lhe devendo algo…
Atente-se, para que você não se relacione com Cristo, como se ele fosse obrigado a realizar seus desejos…
Atente-se, para que você não se relacione com Cristo, sem desejar a Cristo, mas apenas algumas coisas para arrumar a sua vida...
CONCLUSÃO
CONCLUSÃO
O que se ganha, quando se perde tudo para se ganhar a Cristo? Se ganha (1) uma perspectiva nova sobre o que é importante na vida, (2) um status novo diante de Deus e (3) um relacionamento novo com Cristo.
