Reconstrução do Muro Jerusalém (Neemias)
Retiro do Inventário • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 11 viewsNotes
Transcript
RESTAURAÇÃO É UM PROCESSO DE RECONSTRUÇÃO DA VIDA
Quando falamos do Celebrando RESTAURAÇÃO, temos que ter claro o que realmente significa restauração nesse contexto. e RESTAURAÇÃO SIGNIFICA VIVER UM PROCESSO DE RECONSTRUÇÃO DE VIDA, nesse caso tendo Jesus como referência.
4 Quando ouvi estas palavras, eu me sentei, chorei e lamentei por alguns dias. Fiquei jejuando e orando diante do Deus dos céus. 5 Eu disse:
— Ah! Senhor, Deus dos céus, Deus grande e temível, que guardas a aliança e a misericórdia para com aqueles que te amam e guardam os teus mandamentos! 6 Estejam atentos os teus ouvidos, e os teus olhos, abertos, para que atendas a oração do teu servo, que hoje faço diante de ti, dia e noite, pelos filhos de Israel, teus servos. Faço confissão dos pecados dos filhos de Israel, os quais temos cometido contra ti. Eu e a casa de meu pai pecamos. 7 Temos procedido de forma totalmente corrupta contra ti e não guardamos os mandamentos, nem os estatutos, nem os juízos que ordenaste a Moisés, teu servo. 8 Lembra-te da palavra que ordenaste a Moisés, teu servo, dizendo: “Se vocês forem infiéis, eu os espalharei entre os povos; 9 mas, se vocês se converterem a mim e guardarem os meus mandamentos, e os cumprirem, então, ainda que os seus desterrados estejam nos lugares mais distantes da terra, de lá os ajuntarei e os trarei para o lugar que escolhi para fazer habitar o meu nome.” 10 Estes ainda são teus servos e o teu povo que resgataste com o teu grande poder e com a tua mão poderosa. 11 Ah! Senhor, estejam atentos os teus ouvidos à oração do teu servo e à oração dos teus servos que se agradam de temer o teu nome. Faze com que o teu servo seja bem-sucedido hoje e encontre misericórdia diante desse homem.
Nesse tempo eu era copeiro do rei.
Neemias começa seu livro justamente vivendo alguns processos que vivemos através dos 12 paços que são 12 ações/movimentos em direção à restauração:
•ADMITE O PROBLEMA – PASSO 1
•CONFIA NO PODER DE DEUS E O BUSCA – PASSO 2
•ASSUME SUA RESPONSABILIDADE E PEDE AJUDA– PASSO 2
•DECIDE FAZER A VONTADE DE DEUS – PASSO 3
•OLHA PARA TRÁS PARA SEGUIR EM FRENTE – RETIRO DO PASSO 4
NEEMIAS nos ensina um pouco sobre esse processo de lidar com o passado.
11 Então cheguei a Jerusalém. Depois de esperar três dias, 12 me levantei à noite, junto com uns poucos homens que estavam comigo. Não declarei a ninguém o que o meu Deus havia posto no meu coração para eu fazer em Jerusalém. Não havia comigo animal algum, a não ser o que eu montava. 13 De noite, saí pelo Portão do Vale, em direção à Fonte do Dragão e ao Portão do Monturo, e inspecionei as muralhas de Jerusalém, que estavam em ruínas e cujos portões tinham sido destruídos pelo fogo. 14 Passei ao Portão da Fonte e ao Tanque do Rei, mas não havia lugar por onde o animal que eu montava pudesse passar. 15 Subi à noite pelo vale, sempre inspecionando as muralhas. Voltei, entrei pelo Portão do Vale e fui para casa. 16 Os magistrados não sabiam aonde eu tinha ido nem o que tinha feito, pois até ali eu não havia declarado coisa alguma, nem aos judeus, nem aos sacerdotes, nem aos nobres, nem aos magistrados, nem aos demais que iriam fazer a obra.
17 Então eu lhes disse:
— Vocês estão vendo a miséria em que nós estamos: Jerusalém em ruínas e os seus portões destruídos pelo fogo. Venham, vamos reconstruir as muralhas de Jerusalém, para nos livrarmos desta vergonha.
CONTEXTUALIZAÇÃO do texto bíblico:
Capítulo 1 – A dor de Neemias e sua oração
Neemias recebe notícias de Hanani, seu irmão, de que e os muros foram destruídos.Jerusalém está em ruínas
Ao ouvir isso, Neemias , jejua e ora a Deus.fica profundamente triste
Ele faz uma , reconhecendo os pecados do povo e pedindo misericórdia.oração humilde e intercessora
Termina pedindo que Deus , pois ele era copeiro do rei Artaxerxes.conceda favor diante do rei
Capítulo 2 – A autorização do rei e o início da missão
Capítulo 2 – A autorização do rei e o início da missão
Neemias aparece triste diante do rei, que percebe e pergunta o motivo.
Neemias explica a situação de Jerusalém e .pede permissão para ir reconstruir a cidade
O rei , dá cartas de recomendação e recursos para a obra.autoriza a viagem
Neemias chega a Jerusalém, à noite.faz uma inspeção secreta dos muros
Convoca o povo e , apesar da oposição de Sambalate e Tobias.motiva-os a começar a reconstrução
Capítulo 3 – A reconstrução organizada dos muros
Capítulo 3 – A reconstrução organizada dos muros
O capítulo descreve .como cada grupo de pessoas reconstrói uma parte do muro
Sacerdotes, líderes, famílias e artesãos se envolvem na obra, mostrando .união e organização
Cada trecho é cuidadosamente atribuído, revelando .liderança estratégica de Neemias
Apesar de algumas críticas e desprezo, o povo trabalha com dedicação.
RETROVISOR - Note que Neemias olhou para o seu passado , lembrou dos seus antecessores, olhou com misericordia para o local do seu passado.
EXAMINAR NOSSA HISTÓRIA EM BUSCA DA VERDADE É FUNDAMENTAL PARA NOSSA RESTAURAÇÃO.
Neemias olhou para os muros e constatou o estado atual dele.
“ Neemias 2.13–15 “13 De noite, saí pelo Portão do Vale, em direção à Fonte do Dragão e ao Portão do Monturo, e inspecionei as muralhas de Jerusalém, que estavam em ruínas e cujos portões tinham sido destruídos pelo fogo. 14 Passei ao Portão da Fonte e ao Tanque do Rei, mas não havia lugar por onde o animal que eu montava pudesse passar. 15 Subi à noite pelo vale, sempre inspecionando as muralhas. Voltei, entrei pelo Portão do Vale e fui para casa.”
PRECISAMOS EXAMINAR NOSSAS FALHAS DE CARÁTER E PECADOS, POIS ELES SÃO OBSTÁCULOS PARA RECEBER A VIDA PLENA QUE DEUS DESEJA NOS DAR.
Por isso olhamos com cuidado para nossa histórico e encontramos ar muralhas ( que deveriam ser fortes) em ruínas, os portões que deveriam nos isolar de algumas coisas, destruídos pelo fogo e caminhos que deveriam ser estradas, nem os animais conseguem passar.
Semelhante à muralha de Neemias, muitas vezes nos encontramos em ruínas, onde nossas proteções estão falhas. Nesses momentos a Exemplo de Neemias temos que inventariasr o que realmente está destruido, colunas, estruturas, portões, revestimento e etc. Para então planejar a RECONSTRUÇÃO.
SE TEMOS UMA PERCEPÇÃO EQUIVOCADA DE NÓS MESMOS, FICAMOS INCAPACITADOS DE ESCOLHER NOSSO PRÓPRIO CAMINHO. ACABAMOS REPETINDO NO PRESENTE, PADRÕES QUE FORAM ESTABELELECIDOS NO PASSADO.
Ao viver o 4° Passo, estamos justamente olhando para nossas história, nossas estrutúras e ver o que precisa ser reconstruídas.
DINÂMICA DO MURO - SLIDE: Quais MUROS precisoreconstruirem minhavida?
Convite para cada um pegar um tijolo, e observar ele. Ver as tricas, as imperfeições, os pedaços faltando e pensar como nossas vidas também são assim. Possuem trincas, falhas, pedaços faltando.
Mas ainda com essas falhas, ao sujar as mãos podemos construir/reconstruir um muro, assim como Neemias o fez. (terminar em alta)
Lamentações de Jeremias 3.40 “Examinemos bem os nossos caminhos e voltemos para o Senhor.”
Por isso que escrevemos nosso inventário, ele serve para fazer um diagnóstico de nossas vidas, comportamentos, hábitos e etc. Ao escrevê-lo conseguimos registrar ( como um laudo de um exame) de forma organizada.
Ao escrever, lembre-se dos seguintes pontos:
Estamos fazendo um diagnóstico do nosso estado atual, com base na nossa história (olhando para trás)
O objetivo de “cutucar” o passado é identificar o que está danificado (destruído, carbonizado, obstruído) e ter a objetividade de focarmos naquilo que realmente precisa ser RESTAURADO. Objetivo não se finda em apenas remexer no passado, mas vai muto além disso.
O resultado esperado (aonde miramos) é viver uma vida mais parecida com a de Jesus.
O INVENTÁRIO MORAL É O REGISTRO DETALHADO DE TODAS AS PESSOAS E ACONTECIMENTOS SIGNIFICATIVOS, TANTO POSITIVOS QUANTO NEGATIVOS, DE CADA FASE DA NOSSA VIDA, QUE JUNTOS CONSTITUEM A NOSSA HISTÓRIA.
