Tema: A sabedoria de Deus
Notes
Transcript
Texto Biblico:
1 “Na verdade, a prata tem as suas minas, e o ouro, que se refina, tem o seu lugar. 2 O ferro é tirado da terra, e da pedra se funde o cobre. 3 Os homens põem termo à escuridão e até os últimos confins procuram as pedras ocultas nas trevas e na densa escuridão. 4 Abrem entrada para minas longe da habitação dos homens; são esquecidos pelos que passam por cima; e, assim, longe de todos, dependurados em cordas, balançam de um lado para outro. 5 Da terra procede o alimento, mas embaixo ela é revolvida como que pelo fogo. 6 Nas suas pedras se encontra safira, e há pó que contém ouro. 7 Essa vereda, a ave de rapina a ignora, e os olhos do falcão nunca a viram. 8 Feras majestosas nunca pisaram essa vereda, e nenhum leão passou por ali. 9 O homem estende a sua mão contra o rochedo e revolve os montes desde as suas raízes. 10 Abre canais nas pedras, e os seus olhos veem tudo o que há de mais precioso. 11 Tapa os veios de água, e nem uma gota sai deles; e traz à luz o que estava escondido.” 12 “Mas onde se achará a sabedoria? E em que lugar estará o entendimento? 13 O ser humano não conhece o valor da sabedoria, e ela não se encontra na terra dos viventes. 14 O abismo diz: ‘Ela não está em mim.’ E o mar diz: ‘Não está comigo.’ 15 Não se compra a sabedoria com ouro fino; ela também não pode ser paga com prata. 16 O seu valor não pode ser avaliado pelo ouro de Ofir, nem pelo precioso ônix, nem pela safira. 17 O ouro não se iguala a ela, nem o cristal; não se pode trocá-la por joias de ouro fino. 18 Ela faz esquecer o coral e o cristal; o preço da sabedoria é maior que o das pérolas. 19 O topázio da Etiópia não se compara com ela; não se compra a sabedoria nem com ouro puro. 20 Mas de onde vem a sabedoria? E em que lugar estará o entendimento? 21 Está encoberta aos olhos de todos os seres vivos, e oculta às aves do céu. 22 O abismo e a morte dizem: ‘Ouvimos com os nossos ouvidos a sua fama.’ ” 23 “Deus lhe entende o caminho, e ele é quem sabe o seu lugar. 24 Porque o seu olhar alcança as extremidades da terra; ele vê tudo o que há debaixo dos céus. 25 Quando Deus regulou o peso do vento e fixou a medida das águas; 26 quando determinou leis para a chuva e caminho para o relâmpago dos trovões, 27 então ele viu a sabedoria e a manifestou; estabeleceu-a e também a examinou. 28 E disse ao ser humano: ‘Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e afastar-se do mal é o entendimento.’ ”
Introdução:
Nós já vimos no capítulo 27. que O desabafo é compreensível. Tem hora que é desabafo.
Afinal, a realidade manifesta esse poder incompreensível de Deus no qual a gente pode confiar, embora nem sempre nós vejamos esse poder em nosso favor.
E talvez por isso, faça a gente se perguntar e falar, Deus, o senhor não está vendo?
Isso dói. Só que lembrem, nós vimos que não é só desabafar. Desabafo acompanhado de oração, desabafar sempre sabendo com quem você está falando.
Depois de desabafar e orar, Jó continua sua fala, agora no capítulo 28 e explica o porquê, ele não desqualifica o nosso criador. Ele exalta a sua sabedoria como nenhum dos seus amigos conseguiu fazer.
Então hoje, atenção. Todos vocês inteligentes desse mundo. Hoje nós veremos que a sabedoria que existe nesse mundo. Ela está dada. Mas ninguém a consegue alcançar. E somente Deus pode. Dar. É isso que tem no texto. A sabedoria está dada. Ninguém consegue alcançar. Somente Deus a pode dar. (TESE)
O texto de Jó 28 é como uma grande mina de materiais preciosos;
É muita riqueza e é necessário ser explorado.
Todos os dias da nossa vida cristã, somos chamados por a fazer a mineração da Palavra de Deus. Ler a Bíblia, orar a Deus, fazer nosso devocional parece uma espécie de fazer uma garimpagem das verdades de Deus para as nossas vidas.
Estrutura do capitulo 28:
Os versos de 1 a 11 do nosso texto lidam com a verdade de que a Terra possui riquezas valiosas, profundas, de difícil acesso.
Os versos 12 a 19 com a ideia de que há uma Riqueza mais valiosa do que tudo o que existe, mas que não pode ser achada sequer nas maiores profundidades.
Que variedade, SENHOR, nas tuas obras! Fizeste todas elas com sabedoria; a terra está cheia das tuas riquezas. Eis o mar vasto, imenso, no qual se movem seres sem conta, animais pequenos e grandes. Salmo 104.24-25
Provérbios 3.18–20 (NAA)
18 Ela é árvore de vida
para os que a alcançam,
e felizes são todos os que a retêm.
19 O Senhorcom sabedoria lançou
os fundamentos da terra;
com inteligência
estabeleceu os céus.
20 Pelo seu conhecimento
os abismos se romperam,
e as nuvens destilam o orvalho.
A sabedoria está em todo a criação e em todos os átomos e elementos químicos da tabela periódica.
Em tudo existe sabedoria para o funcionamento de todos as coisas. A sabedoria existe desde o Gênesis.
No início, Adão e Eva Olharam para a árvore do conhecimento do bem e do mal e acharam que ela era desejável para dar entendimento para dar sabedoria.
Passo seguinte. Eles comeram. E, agora nós sabemos o que aconteceu.
Eles deixaram de ouvir a voz de Deus, deixaram de teme-lo e por causa disso nenhum de nós conhece a sabedoria;
É o que diz os versos 12 a 14 do nosso texto.
Nenhum ser humano conhece. A sabedoria.
E agora não só nós não conhecemos, mas os versos 15 a 19 propõem o ser humano deve achá-la.
E os versos 20 a 22, mas Ela está encoberta ele.
Ela está encoberta ele. E o verso 13, reforça, ela não está na Terra dos viventes. E o verso 21 chancela e nenhuma criatura viva pode encontrá-la.
Jó 28.12–13 (NAA)
O valor da sabedoria
12 “Mas onde se achará a sabedoria?
E em que lugar estará o entendimento?
13 O ser humano não conhece
o valor da sabedoria,
e ela não se encontra
na terra dos viventes.
Jó 28.21 (NAA)
21 Está encoberta aos olhos
de todos os seres vivos,
e oculta às aves do céu.
Quando não temos sabedoria a sensação que fica em nossos corações é o vazio. O que eu vou fazer?
No caso de Jó, O que ele fazia era gritar, como ele tem gritado desde o começo. Por que? Por que que isso está acontecendo comigo? Porque essa sensação é na verdade, a realidade de um abandono.
As questões estão lá no capítulo 3.De Jó os versos 20 a 25
Jó 3.24–26 (NAA)
24 “Porque em vez do meu pão
me vêm gemidos,
e os meus lamentos
se derramam como água.
25 Aquilo que temo me sobrevém,
e o que receio me acontece.
26 Não tenho descanso, não tenho sossego,
não tenho repouso;
só tenho inquietação.”
É natural querer saber o por que das coisas. Muitos seres humanos estão em busca de sabedoria e conhecimento neles mesmos. (O Ser HUMANO)
Teologia Coche Buscar a sabedoria e o conhecimento em si mesmo.
Como é que ele vai buscar sabedoria nele mesmo? Como é que outro ser humano vai lhe dar sabedoria? Sequer o mar e o abismo sabem onde ela está. Nem a morte.
A gente caminha para o final.
A poesia de hoje, do capítulo 28..
Exaltou a sabedoria e elogiou o entendimento. Paralelamente a nossa poesia lamenta a inacessibilidade à sabedoria, onde encontrá-la.
Ela não está na Terra dos viventes.
Sabedoria é diferente de compreender pedaços do DNA, sabedoria é diferente de entender algumas coisas da física.
Algumas coisas da matemática.
Você descobriu pedaços dela.
Mas você nunca se deparou com ela?
Os versos 23 a 28, Eles não nos deixam no nada e no desespero.
A sabedoria é um minério raro e poderoso e só Deus sabe onde podemos encontra-la.
Os garimpeiros da sabedoria que se afastam do mal e que andam no temor do Senhor;
Mesmo com tantas dificuldades que os mineiros e garimpeiros tem no processo de buscar os materiais preciosos, Eles sabem que procuram algo de muito valor.
Algo que demanda investimento e trabalho duro, algo que valerá a pena. Se você se deparar com o mineiro da sabedoria. Pode ser que ele não esteja bem de saúde.
Pode ser que a sua solidão tenha se prolongado mais do que gostaria.
Pode ser que os riscos tenham deixado marcas que nunca serão apagadas. Mas será um mineiro que sabe o quanto a sabedoria suplanta a tudo mais.
Porque ela oferece algo para a vida vindoura.
Eu não sei quantos investimentos você conhece que alcançam além túmulo.
Esse é bom, Hein? Se eu pudesse ser propaganda disso, não é.
Investimentos para o além túmulo, porque você sabe, todo mundo que investiu para além túmulo, todo mundo roubou.
O cara ficou esperando o além túmulo e todo mundo catou que estava no sarcófago. Não sobrou nada. E ninguém voltou? Nós temos o investimento para além túmulo. É por isso que. Afirmação Apostólica soa tão real, tão pesada, tão verdadeira em Cristo.
Estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. Mineiros, abre o olho. A resolução Apostólica faz todo o sentido quando o Paulo fala, decidi saber, nada entre vós, exceto Jesus Cristo e este crucificado.
Qualquer que seja o nosso texto bíblico e tema, se nós quisermos transmitir a sabedoria viva de Deus. Nós não podemos fazer nada além de proclamar Cristo.Que é o poder e sabedoria de Deus, nossa justiça, nossa justificação e nossa Redenção.
Como nós já aprendemos no outro lugar com Paulo.Quando ele, ele pede para Deus.Talvez com um gemido parecido com o de Jó.
Deus, tira de mim.Esse espinho? E a resposta de Deus é a minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza.
Então, de boa vontade, Paulo. Se gloriar na fraqueza, para que sobre ele repousará o poder de Cristo. Então ele sente. Prazer na fraqueza, na injúria, na necessidade, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo.
Porque quando ele é fraco. É que ele é forte. É disso que Jó está falando aos seus amigos agora.Ele está dizendo, os seres humanos sabem escavar para minerar.
Pois eu estou entendendo que todo meu sofrimento é uma escavação profunda.
E eu continuo. Buscando a sabedoria em Deus. O nosso trabalho. Em nossa fraqueza é conhecer Cristo, mais e mais.
Afinal. Em Cristo?T odos os tesouros da sabedoria estão ocultos. E nós estamos sendo educados, cada um de nós, cada um com a sua dificuldade, com seu sofrimento, com a sua dificuldade de locomoção, seja o que for.
Nós estamos sendo educados para proclamar em couro em couro aquilo que nós já Lemos no apocalipse 7 12. Dizendo assim, amém. O louvor e a Glória e a sabedoria e as ações de graças e a honra e o poder e a força sejam ao nosso Deus pelos séculos dos séculos. Amém.
Nós estamos sendo educados para falar isso.
Isso não está naturalmente em nós.
E nós lutamos para discernir isso como um corpo, como igreja, porque nós já aprendemos quando passamos por efésios, que pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus.
É interessante que quando está em lá, em efésios capítulo 3, depois dessa fala, Paula vai dizer assim, e eu peço então a luz disso. Que vocês sabem o que é isso que está acontecendo, que vocês não desfaleçam nas minhas tribulações, porque nisso está a vossa Glória.
Difícil chamar isso de Glória, não é? Pensar nas tribulações de Paulo.Em passar fome? Passar ausência de amigos, solidão, opressão. Agressão e falar nisso está a minha Glória.
Ele está olhando alguma outra coisa? Ele está olhando para a sabedoria de Deus. Ele está nesse estágio. E que Joyce esteve lá atrás? Não nos é dito no texto, nem no capítulo 27, nem aqui.
Com a localização da sabedoria. Mas os nossos olhos são ensinados a se moverem em direção à aquele que sabe onde é esse lugar. Somente Deus conhece o caminho. E é por isso que o texto fala, ele conhece o peso do vento.
A medida das águas, as leis para chuva, o caminho dos relâmpagos e trovões. Eu não sei se já ficou. Curtindo a vida, olhando. Relâmpagos no céu. Nos lugares que tem mais é mais interessante ainda.
Você não consegue prever qual o desenho que vai aparecer? Por onde ele vai passar? Para nós, é aleatória. Deus conhece este caminho. Todos esses caminhos. E essas são as figuras misteriosas que o poeta utilizou para falar dessa sabedoria de Deus.
Deus viu a sabedoria. Ele a manifestou, a estabeleceu a esquadrinhou, como diz o nosso texto. Da mesma forma? Que os elementos sabiamente utilizados por Deus. Podem causar destruição no caminho.
Jó 28.28 (NAA)
28 E disse ao ser humano:
‘Eis que o temor do Senhor é a sabedoria,
e afastar-se do mal é o entendimento.’ ”
