Água em vinho. Vinho em sangue!

Rev. Jônatas Vieira Barros
Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 9 views
Notes
Transcript
John 2:1–11 NAA
Três dias depois, houve um casamento em Caná da Galileia, e a mãe de Jesus estava ali. Jesus também foi convidado, com os seus discípulos, para o casamento. Tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: — Eles não têm mais vinho. Mas Jesus respondeu: — Por que a senhora está me dizendo isso? Ainda não é chegada a minha hora. Então ela falou aos serventes: — Façam tudo o que ele disser. Estavam ali seis potes de pedra, que os judeus usavam para as purificações, e em cada um cabiam cerca de cem litros. Jesus lhes disse: — Encham de água esses potes. E eles os encheram totalmente. Então lhes disse: — Agora tirem um pouco e levem ao responsável pela festa. Eles o fizeram. Quando o responsável pela festa provou a água transformada em vinho — ele não sabia de onde tinha vindo, por mais que os serventes que haviam tirado a água soubessem —, chamou o noivo e lhe disse: — Todos costumam servir primeiro o vinho bom e, quando já beberam muito, servem o vinho inferior; você, porém, guardou o melhor vinho até agora! Assim, em Caná da Galileia, Jesus deu início a seus sinais. Ele manifestou a sua glória, e os seus discípulos creram nele.

O vinho acabou. (v.1)

As festas judaicas de casamento duravam dias, em alguns casos, uma semana inteira
O vinho significava a continuidade da festa, a alegria sendo mantida
Israel era comparada a uma videira, povo alegre mesmo em meio às batalhas
O vinho acabou, a alegria iria terminar. Fim da festa!

O Pai ainda não disse nada. (v.4)

Maria não tinha autoridade sobre Jesus
“Mulher, o que tenho eu contigo?” (ARA)
Maria reconhece que não tem autoridade e declara que TODA a autoridade está no filho de Deus! (v.5)
Genesis 41:55 NAA
Quando toda a terra do Egito começou a sentir a fome, o povo clamou a Faraó por pão; e Faraó dizia a todos os egípcios: — Vão falar com José e façam o que ele disser.
Tanto Maria como Faraó reconhecem os que recebem autoridade divina
Homem nenhum manda em Deus!

Potes secos e sujos (v.6)

Potes de purificação sem água tem a mesma eficiencia de lâmpada sem óleo
Exodus 27:20 NAA
— Ordene aos filhos de Israel que tragam a você azeite puro de oliveira, batido, para o candelabro, para que haja lâmpada acesa continuamente.
Os potes de purificação eram considerados impuros mesmo depois de lavados
Em Leviticos de 11 a 15 temos os rituais de purificação
Após a purificação as vasilas de barro e pedra deveriam ser quebrados
Na parábola do “Bom Samaritano”, o levita e o sacerdote não poderiam tocar naquele que achavam que estavam morto.
Mostra a incapacidade da Lei purificar e salvar
Jesus purifica os potes para receberem vinho novo

Para quem é a glória?

Para os ímpios, era somente vinho
O servo revela a glória do seu senhor. Os serventes não deram a glória a Jesus e deixaram a glória para o “noivo humano” (v.9)
Os sinais não serão dados aos incrédulos!
Matthew 16:1–4 NAA
Os fariseus e os saduceus se aproximaram de Jesus e, tentando-o, pediram-lhe que lhes mostrasse um sinal vindo do céu. Mas Jesus respondeu: — Chegada a tarde, vocês dizem: “Teremos tempo bom, porque o céu está avermelhado.” E, pela manhã, vocês dizem: “Hoje teremos tempestade, porque o céu está de um vermelho sombrio.” Na verdade, vocês sabem interpretar a aparência do céu. Então como não são capazes de interpretar os sinais dos tempos? Uma geração perversa e adúltera pede um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, senão o de Jonas. E, deixando-os, Jesus se retirou.
Os sinais são dados aos discípulos, aos íntimos. Aos que foram chamados e não aos curiosos
Para os ímpios, somente vinho
Para os discípulos, era a Glória de Deus manifestada!
John 1:14 NAA
E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.
Os verdadeiros servos glorificam seu Senhor!
John 20:30–31 NAA
Na verdade, Jesus fez diante dos seus discípulos muitos outros sinais que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram registrados para que vocês creiam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenham vida em seu nome.

A festa de despedida

Jesus anuncia a verdadeira purificação através do lavar regenerador do Seu sangue
Mark 14:22–25 NAA
E, enquanto comiam, Jesus pegou um pão e, abençoando-o, o partiu e lhes deu, dizendo: — Tomem; isto é o meu corpo. A seguir, Jesus pegou um cálice e, tendo dado graças, o deu aos seus discípulos; e todos beberam dele. Então lhes disse: — Isto é o meu sangue, o sangue da aliança, derramado em favor de muitos. Em verdade lhes digo que nunca mais beberei do fruto da videira, até aquele dia em que beberei o vinho novo, no Reino de Deus.
Aguardamos o vinho novo em odres novos
Luke 5:37–39 NAA
E ninguém põe vinho novo em odres velhos, porque, se fizer isso, o vinho novo romperá os odres, o vinho se derramará, e os odres se estragarão. Pelo contrário, vinho novo deve ser posto em odres novos. E ninguém, tendo bebido o vinho velho, prefere o novo, porque diz: “O velho é excelente.”

O vinho novo é melhor!

O judeus da festa de casamento, mesmo não reconhecendo em Jesus a autoria do milagre, se alegraram mesmo assim pois o vinho de Jesus era muito melhor do que qualquer mestre de vinho poderia produzir
Jesus já se manifestará a nós, derramando Seu Espírito em sua igreja e fará isso aos Judeus também!
Os discípulos eram Judeus
O fato de não reconhecerem não quer dizer que Deus não se manifestou, Jesus estava diante deles mas eles não o reconheceram

E você? O reconhece?

Related Media
See more
Related Sermons
See more