A oração de Paulo: Conheçam a vontade de Deus (Cl 1.9-11)

Exposição em Colossenses  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 26 views
Notes
Transcript
Handout
Colossenses 1.9-11: A oração de Paulo: Conheçam a vontade de Deus
Oração constante para que entendam a vontade de Deus (1.9-12)

‌1.9 A motivação da oração de Paulo

‌(9a) … desde o dia que soubemos disso,

‌Desde o dia que recebeu informações de Epafras. O teor destas informações se encontra nos versículos anteriores.
As informações foram:
tem fé em Cristo Jesus (v. 4)
tem amor por todos os santos (v. 4)
estão produzindo fruto e crescendo no entendimento verdadeiro da graça de Deus (v. 6)
tem amor no Espírito (v. 8)

‌(9b) … não deixamos de orar por vocês

‌A oração é constante no ministério de Paulo (Ef 1.16; Fp 1.4; 2Tm 1.3)

‌(9c) … e de pedir que: transbordem do pleno conhecimento da vontade de Deus.

πληρόω (plēroō) - ser ou tornar-se generosamente suprido com (LLNTG) - suprir abundantemente com alguma coisa (STRONGAMG)
ἐπίγνωσις(epignōsis) - vir a entender algo claramente e distintamente ou como verdadeiro e válido (LLNTG) Ele envolve um reconhecimento obediênte. Não é apenas uma possessão estática. É um dom da graça que marca a vida cristã (DTNT)
‌​
1Coríntios 1.5 NAA
5 Porque em tudo vocês foram enriquecidos nele, em toda a palavra e em todo o conhecimento,
📘 “Aqui Paulo pede que os coríntios sejam caracterizados por conhecer a vontade de Deus” (BEALE)
Qual a forma de conhecer a vontade de Deus
‌Somente através do estudo claro das Escrituras. Através da pregação e do ensino da Palavra.
‌Aqui não se trata de conhecimento qualquer, mas de ser suprido abundantemente do conhecimento máximo da vontade de Deus.
É vão tentar servir a Deus sem ter conhecimento do que ele deseja de nós (At 22.10, 14; Rm 12.2). […] Pelo contrário, é um conhecimento penetrante da revelação maravilhosa e redentora de Jesus Cristo, uma percepção com frutos para a vida eterna, como indica também o contexto que segue imediatamente (v.10). É resultado da comunhão com Deus e leva a uma comunhão ainda mais profunda. Assim, esse pleno conhecimento (ἐπίγνωσις) transforma o coração e renova a vida. (HENDRIKSEN)
‌​
Conhecer a vontade de Deus é vital para o crescimento espiritual. A ênfase de Paulo está no conhecimento e não no sentimento. Vivemos numa época em que as pessoas querem sentir e não pensar. Elas querem experiências e não conhecimento. Elas buscam o sensório e não o racional. Concordo com John Stott quando ele diz que “crer é também pensar”. (HDL)
‌‌

(9d) Este conhecimento é pra ser usado:

… com toda sabedoria σοφία (sophia) - a característica de utilizar o conhecimento e experiência com bom senso e discernimento. (LLNTG) - capacidade para entender e, em razão disso, agir com sabedoria (LN)

​Tal sabedoria é a habilidade de fazer uso dos melhores meios a fim de atingir-se o mais alto alvo – uma vida para a glória de Deus. Equivale a um conhecimento ao mesmo tempo espiritual e prático. (HENDRIKSEN)
​Sabedoria é olhar para a vida com os olhos de Deus. É ver a vida como Deus a vê. É ter as prioridades que Deus tem. Fritz Rienecker diz que Sophia é a capacidade de aplicar o conhecimento da vontade de Deus às situações variadas da vida. (HDL)

… e entendimento espiritual σύνεσις (synesis) - a capacidade de entender o sentido ou a importância de alguma coisa (LLNTG) - compreensão, discernimento.

​O entendimento espiritual, synesis, é o “conhecimento crítico”, relacionado à capacidade de aplicar os princípios da Palavra de Deus a cada situação da vida. (HDL)
Efésios 1.17 NAA
17 Peço ao Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, que conceda a vocês espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele.
Paulo demonstra aos efésios que o que foi derramado de forma abundante sobre a vida da igreja foi a riqueza da graça de Deus que se manifesta em toda sabedoria e entendimento (Ef 1.7-8)
‌​Provérbios 2.6
Provérbios 2.6 NAA
6 Porque o Senhor dá a sabedoria, e da sua boca vem o conhecimento e a inteligência.
​Assim, pois, quando Paulo pede a Deus sabedoria e entendimento espiritual para os cristãos, pede que entendam as grandes verdades do cristianismo e sejam capazes de aplicar essas verdades às tarefas e decisões da vida cotidiana. É possível que alguém seja um perito em teologia e ao mesmo tempo um fracasso na vida. Conhecimento e prática precisam andar juntos. (HDL)

1.10a Qual o propósito de transbordar do pleno conhecimento da vontade de Deus?

Dessa maneira poderão viver de modo digno do Senhor, 🔍‌ἀξίως (axiōs) - apropriadamente:—como convém (STRONGAMG) - tem o significado de apropriado, algo que está de acordo com. Isso é especialmente evidente no uso do adv. axiõs em exortações que exigem um estilo de vida correto de acordo com o evangelho de Cristo (Fp 1.27), o Senhor (Cl 1.10; 1Ts 2.12), ou o nosso chamado (Ef 4.1). (NDITNT)

‌​
1Tessalonicenses 4.1 NAA
1 Finalmente, irmãos, pedimos a vocês e os exortamos no Senhor Jesus que, assim como aprenderam de nós a maneira como devem viver e agradar a Deus, e efetivamente o estão fazendo, vocês continuem progredindo cada vez mais.
“O estilo de vida ético do crente deve refletir o de Jesus. O propósito de viver de uma maneira que combine com o estilo de vida de Jesus é “afim de que” o agradem “de todos os modos” (BEALE)

para o seu inteiro agrado 🔍‌‌ἀρεσκεία (areskeia) - aquilo que faz com que alguém fique satisfeito com algo (LN) - aquilo que faz alguém (o Senhor) ficar satisfeito, implicando serviço obediente (DBL Greek)

“Tudo que um seguidor de Jesus faz deve ser “agradável” a ele” (BEALE)
A grande pergunta de nossas vidas deve sempre ser: Isto que estou fazendo agrada a Deus?

1.10b Como podemos viver de modo digno do Senhor para seu inteiro agrado?

(1) frutificando em toda boa obra

🔍‌‌‌καρποφορέω (karpophoreō) - fazer com que apareçam ou passem a existir resultados (LN)

‌A vida cristã sempre será frutífera. A árvore que não produz fruto é cortada (Mt 3.10; 7.19). Uma árvore é conhecida pelo seu fruto (Mt 12.33) e é impossível permanecer em Cristo sem estar produzindo fruto.
João 15.2 NAA
2 Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto ele limpa, para que produza mais fruto ainda.
A evidência de que alguém está em Cristo é que este produz fruto (Jo 15.4-5) e é em produzir fruto que o Pai é glorificado (Jo 15.8). Pois Cristo Jesus não chamou ninguém para viver uma fé estéreo (Jo 15.16).

‌(2) e crescendo no conhecimento de Deus.

🔍‌‌‌‌αὐξάνω (auxanō) - aumentar o conhecimento

‌“Essa linguagem de “frutificar e crescer” é uma repetição da alusão clara “a frutificar e crescer” de Gênesis 1.28
Gênesis 1.28 NAA
28 E Deus os abençoou e lhes disse: — Sejam fecundos, multipliquem-se, encham a terra e sujeitem-na. Tenham domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra.
Como podemos aumentar nosso conhecimento a respeito de Deus
🔍‌‌‌‌‌​ Tornamo-nos íntimos de Deus quando falamos com Ele em oração e ouvimos a Sua voz na Escritura. Quanto melhor conhecemos a Deus, tanto mais o amamos e queremos aceitar Seus desejos para a nossa vida. Fé em Deus é simplesmente confiar nEle como pessoa, e a confiança se manifesta em ação. (DIB)

1.11 Qual o resultado que a frutificação e o conhecimento de Deus proporcionará?

‌a) Fortalecimento em Deus

1‌1a Assim, vocês serão fortalecidos com todo poder, segundo a força da sua glória,

🔍‌‌‌‌‌δυναμόω (dynamoō) - ser habilitado† — ser ou tornar-se feito (mais) capaz ou apto para alguma tarefa. (LLNTG) - levar alguém a ter a capacidade de fazer ou vivenciar algo (LN)
‌Essa capacitação não vem do próprio homem, mas é uma ação do próprio Deus, com todo o seu poder que advém da força gloriosa da sua presença.
‌​‌”origem da força dos crentes: ela vem da força gloriosa de Deus” (BEALE)
Filipenses 4.13 NAA
13 Tudo posso naquele que me fortalece.
Efésios 3.16 NAA
16 Peço a Deus que, segundo a riqueza da sua glória, conceda a vocês que sejam fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito, no íntimo de cada um.
‌”Glória nesse paralelo de Efésios representa a riqueza dos atributos de Deus que estão sendo concedidos aos crentes “para que Cristo possa habitar neles” (Ef 3.17)” (BEALE)

11b em toda perseverança e paciência, com alegria,

‌A força que Deus nos concede nos dá:
‌perseverança - 🔍‌‌‌‌‌ὑπομονή (hypomonē) - resistência inabalável — o poder de suportar as provações ou o estresse; especialmente a fortaleza interior necessária. (LLNTG)
‌paciência - 🔍‌‌‌‌‌ μακροθυμία (makrothymia) - um estado de calma emocional diante de provocações ou situações adversas, caracterizado pela ausência de reclamações ou irritação — “paciência” (LN)
🔍‌‌‌‌‌‌​“A paciência aperfeiçoa o caráter cristão (Tg 1.4), e a participação na paciência de Jesus é, portanto, a condição na qual os crentes virão a ser admitidos a reinar com Ele (2Tm 2.12; Ap 1.9). Para esta paciência os crentes são ‘corroborados em toda a fortaleza’ (Cl 1.11), ‘pelo Seu Espírito no homem interior’ (Ef 3.16)”. (DV)
🔍‌‌‌‌‌‌ b. A longanimidade cristã. A paciência de Deus compromete os cristãos a uma paciência semelhante (1Ts 5.14) que, como fruto do Espírito controlado pelo amor (Gl 5.22), resulta em mútua correção. O amor em si é paciente (1Co 13.4). A paciência é uma qualidade necessária no serviço de Deus (2Co 6.6), unindo conhecimento e bondade. Ela é uma força espiritual que tem sua origem na glória divina e se desenvolve em alegre perseverança (Cl 1.11). Os eleitos a usam como sua nova vestimenta em Cristo (Cl 3.12–13). Ela corresponde ao seu chamado ao único corpo de Cristo (Ef 4.1ss.). (DTNT)
‌‌
alegria - 🔍‌‌‌‌‌‌χαρά (chara) - alegria (emoção) — a emoção de grande felicidade e prazer. (LLNTG)‌​
Filipenses 3.1 NAA
1 Quanto ao mais, meus irmãos, alegrem-se no Senhor. Escrever de novo as mesmas coisas não é um problema para mim e é segurança para vocês.
‌​Filipenses 4.4
Filipenses 4.4 NAA
4 Alegrem-se sempre no Senhor; outra vez digo: alegrem-se!

‌b) capacitação a participar da herança

‌12 dando graças ao Pai, que os capacitou a participar da herança dos santos na luz.‌

🔍‌‌‌‌‌‌ἱκανόω (hikanoō) - qualificar (alguém)† — tornar apto, preparado ou adequado. (LLNTG)
‌Só Deus pode tornar alguém apto para o reino dos céus. O homem por si só não pode se capacitar para isto, pois somente em Deus há essa capacitação. Por isso devemos sempre dar graças a Ele que nos adequou a participar da sua gloriosa herança, a qual Ele deu unicamente aos que são santificados em Cristo Jesus pelo Espírito de Deus.

Bibliografia:

Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.