Celula mater

A moralidade cristã  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 93 views

Objetivo Geral: Apontar para o valor da Lei, enquanto santificadora do crente. Objetivo específico: Compreender o caráter piedoso da honra aos pais como precursor do temor a Deus e da estabilidade social.

Notes
Transcript
Ex 20.12 12"​Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá.

Introdução

(Bíblia)
Seguimos em nossa série que trata do Decálogo. Já vimos como os primeiros quatro mandamentos refletem a base da moralidade cristã, demonstrando que Deus requer de nós exclusividade, respeito e culto.
Temos visto também que os Reformadores do século XVI reconheciam que a Lei do Senhor possui três usos distintos: a) Uso político (refrear o pecado na sociedade)[1], b) Uso pedagógico (apontar para Cristo)[2]e c) Uso didático (santificação dos crentes)[3].
Agora vamos analisar o quinto mandamento e descobrir sua importância para nós. Como se trata de um único versículo, peço licença aos irmãos para nos aventurarmos um pouco no hebraico bíblico. Assim entenderemos melhor a vontade de Deus expressa neste versículo do que se apenas lêssemos em português.
Então tenhamos em mente que uma fé vencedora está ligada à obediência dos mandamentos, como está escrito em 1Jo 5.3-4:
1Jo 5.3-4 3​Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; ora, os seus mandamentos não são penosos, 4​porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.
Espero que ao final desta pregação, todos nós sejamos desafiados, pois a obediência ao quinto mandamento produz efeitos poderosos para quem deseja uma fé viva.
Os efeitos do quinto mandamento para quem deseja uma fé viva.

1º Efeito: Transformação da família

12"​Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá.
16​Honra a teu pai e a tua mãe, como o SENHOR, teu Deus, te ordenou, para que se prolonguem os teus dias e para que te vá bem na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá.
O primeiro efeito da obediência ao quinto mandamento é o mais óbvio, que é a transformação da família.
Ao olharmos ao nosso redor, veremos como são difíceis os relacionamentos familiares. Se relacionamentos familiares fossem fáceis, não seria necessário que o Senhor Deus nos desse um mandamento específico para isto.
Desde o início a Bíblia, mostra que o pecado corrompeu a família profundamente. Adão comete um pecado e culpa a esposa e Deus. Caim sente inveja de seu irmão e o mata. Depois, surgem irmãos que querem matar outro irmão, mas decidem vende-lo como escravo, mentindo para os pais após isto. Em outra ocasião, um filho mente para o pai para conseguir estuprar sua própria irmã. Em seguida, para usurpar o trono do pai, um filho tenta mata-lo.
E nós achamos que os nossos tempos são os piores. Como disse Mark Driscoll,
“depois que o pecado entrou no mundo, nunca houve um tempo bom.”[4]
Sabemos que o pecado só terá uma solução final quando Jesus Cristo voltar, mas, até lá, Deus tem uma solução provisória para isto: O quinto mandamento.
Esse mandamento começa com a palavra honrem, que, em hebraico, é a palavra kabbed (כַּבֵּ֥ד – Pi’el de kavad כָּבַד) e significa literalmente tornar pesado, podendo ter bom sentido de honrar(que é o sentido do texto), ou mau sentido de tornar monótono. Espero que essa pregação não seja Kabbed, no mau sentido...
Ocorre que esta palavra, além de significar honrar foi escrita no imperativo (como uma ordem) com intensidade(Pi’el). Dessa maneira, quando você lê honrar, entenda que a intensão do texto é que você de muitíssima honra a seus pais; que eles tenham tamanho peso de autoridade diante de vocês que tudo o que eles disserem seja de extrema importância.
Pense isso na prática:
· A opinião dos pais tem que importância?
· A ordem dada pelos pais pode ser desobedecida quantas vezes?
· Quanto tempo devemos ouvir nossos pais?
· Que palavras devemos usar no tratamento com os pais?
· Quando precisamos de conselho, quem deve estar entre os principais conselheiros?
Agora comparemos dois exemplos de nossas práticas com as respostas destas perguntas. Comportamentos de pais e de filhos.
a) Pais que dão a mesma ordem para os filhos diversas vezes antes de discipliná-los (alguns escolhem o número 3 para o fim da paciência ou fazem várias ameaças antes de tomar as providências necessárias). O que ensinam aos filhos com isso? Que eles podem desobedecer até o pai perder a paciência! Não aprendem a respeitar a autoridade do pai, mas apenas a temer o castigo (perda da ligação entre a autoridade e a consequência).
b) Filhos que procuram somente os amigos da mesma faixa etária para a solução de suas crises e dúvidas pessoais. O que dizem aos pais com isso? Que a opinião de seus pais é de má qualidade e nem vale a pena ouvi-los. Dizem também que tem experiência o suficiente para rejeitar a experiência de seus pais.
Vocês já viram isso acontecer, não é? Isto reflete a intensão do mandamento?
A honra aos pais é tão prazerosa aos olhos de Deus que faltar com respeito repetidamente era punível com a pena de morte (Ex 21.17; Lv 20.9; Dt 21.20-21; Pv 30.17) e quem pensa que isso é o rigor do Antigo Testamento, lembre-se que Jesus citou essa punição severa quando estava repreendendo os fariseus por dedicarem seus bens a Deus apenas para não ajudar seus pais (corbã, Mt 15.4-6).
Mas por que punições tão rígidas quanto a este mandamento? Porque a autoridade dos pais é derivada da autoridade de Deus, logo, desobedecer e desonrar aos pais é igual a desobedecer e desonrar o próprio Deus. É a melhor representação do relacionamento de Deus com seus filhos.[5]
Bíblia valoriza muito a honra aos pais, ao ponto de o livro de provérbios haver sido escrito como forma de conselho de um pai para seu filho! Vejamos alguns benefícios de honrar os pais que este livro cita direta e indiretamente:
· Tomar menos decisões erradas; Pv 29.15
· Mais felicidade na casa; Pv 10.1; Pv 29.17
Mas alguém pode dizer: Ok, Pedro! Mas o meu pai não é um homem sábio, aliás ele é um homem bastante ímpio! Comentando este texto, Calvino alerta que um pai mau não é desculpa para desonrar a Deus[6]. Um filho realmente cristão, deve honrar a seus pais sempre, lembrando que o limite de nossa obediência aos pais é a obediência ao próprio Deus.
Então, pais e filhos, promovam a observância desse mandamento em suas casas. Isso é viver a fé em Cristo de forma viva e nós só temos a ganhar.
Outro efeito que quero destacar é:

2º Efeito: Transformação da sociedade

12"​Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá.
16​Honra a teu pai e a tua mãe, como o SENHOR, teu Deus, te ordenou, para que se prolonguem os teus dias e para que te vá bem na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá.
Quantas vezes nós ouvimos a expressão “educação vem de casa”? Professores gostam de citar essa expressão quando alguém tenta atribuir à escola a responsabilidade pelo mau comportamento de certos alunos.
Mas essa expressão denuncia a consequência terrível de não se cumprir o quinto mandamento: o péssimo comportamento social dos indivíduos que, ou não foram corretamente educados por seus pais, ou deliberadamente se negaram a se submeter a eles.
A Bíblia fala sobre isso. Vimos que em Dt 21.20-21 a pena de morte era aplicada aos filhos costumeiramente desobedientes. Embora pareça muito duro, vejamos o texto de Ezequiel 22.7:
Ez 22.7 7 No meio de ti, desprezam o pai e a mãe, praticam extorsões contra o estrangeiro e são injustos para com o órfão e a viúva.
O profeta deixa este pecado lado a lado com pecados que nós achamos mais graves como adultério, subornos e extorsões. A questão é que os males sociais, problemas políticos e economia em mau estado estão intimamente ligados com a desobediência ao quinto mandamento.
Então, quando você ouvir as notícias nos jornais e ficar irritado com os políticos e seus conchavos, ou preocupado com a violência nas ruas ou ainda temeroso com o futuro de suas finanças, ao invés de lançar críticas àqueles que você considera culpados por estas situações, que tal orar pelo restabelecimento das famílias?
Se queremos que nosso país mude para melhor, mais que torcer pelo político da esquerda ou o da direita, comece a mudança na sua casa!
Veja a promessa para este mandamento, especialmente na versão de Dt 5.16:
Dt 5.16 16​ Honra a teu pai e a tua mãe, como o SENHOR, teu Deus, te ordenou, para que se prolonguem os teus dias e para que te vá bem na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá.
Honrar pai e mãe é necessário para que SE VÁ BEM NA TERRA.
Seja um pai e uma mãe honrado, que não falta com a palavra aos seus filhos. Não seja autoritário, castigando em seus filhos as suas frustrações. Seja autoridade verdadeira, que se esforça para fazer a vontade de Deus, do jeito de Deus. Trate com respeito seu cônjuge, NÃO SOMENTE na frente dos filhos.
Nem todos aqui são pais, mas todos são filhos. Respeite seus pais, mesmo quando eles não fazem a parte deles. Seja exemplo da única transformação social que é duradoura.
Fazendo isso, o poder da obra de Cristo em nossas vidas ficará mais evidente para aquele que ainda não se entregou a Jesus. Esse é um testemunho poderoso e que transforma qualquer sociedade, mas somente pode ser vivido em sua plenitude na vida daqueles que nasceram de novo.
Por fim, o último efeito que percebo neste texto é:

3º Efeito: Transformação do eu

12"​Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá.
Este é talvez o menos conhecido dos efeitos da obediência do quinto mandamento, contudo, é certamente aquele que tem o maior potencial para transformar sua fé em uma fé viva, pois obedecer a este mandamento transforma a sociedade a sua volta, transforma sua família, porque transforma você!
E como isso acontece?
Já vimos que a palavra kabbed é uma intensificação da palavra honrar. Vimos também que o relacionamento entre pais e filhos é o que melhor representa o relacionamento do Pai Celeste com seus filhos.
Vamos acrescentar a isso o texto de Lv 19.3:
Lv 19.3 3​ Cada um respeitará a sua mãe e o seu pai e guardará os meus sábados. Eu sou o SENHOR, vosso Deus.
Aqui podemos perceber uma ligação um pouco incomum. O honrar pai e mãe está intimamente ligado com cultuar a Deus. Veja que, por “coincidência”, o quarto e o quinto mandamento são os únicos mandamentos do decálogo que são positivos. São ordens para fazer, não para não fazer.
É possível que você tenha se convertido, mas ainda ache que seu relacionamento com o Senhor deixa a desejar. Talvez, a solução para seu problema esteja justamente na maneira que você enxerga seus pais, ainda que eles já tenham morrido. Se for o seu caso, honre a memória de seus pais.
Aprendendo a honrá-los, você melhora sua forma de ver Deus. Buscando honrar a Deus, você acaba melhorando seu relacionamento com seus pais.
Isto te tornará mais parecido com o autor e consumador da nossa fé que é Cristo Jesus.

Conclusão

Ninguém honrou mais o Pai Celeste que Jesus. Ninguém honrou melhor os pais terrenos que Jesus. Ninguém viveu uma vida mais completa que Ele.
Será por isso que ninguém transformou mais a família, a sociedade e as pessoas que Ele?
[1]1Tm 1.8-11 [2] Rm 3.20; Gl 2.17; 3.19,22,24 [3]João 14.15; Rm 8.1-15; Gl 5.3-14 [4]Livro “Reformissão” [5] TERRY, Milton Spenser. NEWHALL, Fales H. Genesis and Exodus. In WHEDON, Daniel. Daniel Whedon's Commentary. 1909 (The Word). “The filial relation best represents the true relationship of man to God as his author and preserver” [6] CALVIN, John. Calvin’s Complete Commentary. The Word.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.