OS SETE SELOS DO APOCALIPSE
Semana da primavera 2024 • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 89 viewsNotes
Transcript
OS SETE SELOS DO APOCALIPSE
Serie semana de Evangelismo da Primavera 2024
Hino – 455 Verei Jesus; 437 chegou a hora.
Ênfase – Volta de Jesus
INTRODUÇÃO
Dentre as diversas figuras do livro de Apocalipse, a profecia dos sete selos é uma das que mais alimentam a nossa imaginação a respeito do fim do mundo. Nela encontramos palavras como morte, sangue, espada, fome e pestes.
Assim como as sete igrejas, os selos contêm a revelação da história do povo de Deus. Sete selos para sete períodos que a igreja de Deus viveria desde a sua fundação até a segunda vinda de Jesus.
Os primeiros quatro selos falam de cavalos e cavaleiros; o quinto fala dos mártires; o sexto selo fala dos sinais da volta de Jesus e, por fim, o sétimo narra a Sua vinda a esta Terra.
PRIMEIRO SELO: O CAVALO BRANCO
VAMOS LER APOCALIPSE 6:1-2. Esse selo refere-se ao tempo dos apóstolos que coincide com o período da igreja de Éfeso. Os apóstolos receberam a pura doutrina de Jesus para pregar e, apesar dos muitos ataques à verdade, os primeiros cristãos não permitiram que essa doutrina fosse manchada.
A Igreja experimentou grandes vitórias espirituais, como a ocorrida no dia de Pentecostes, quando três mil pessoas foram batizadas. Logo, contava-se cinco mil cristãos!
A conversão de Saulo também aconteceu nesse período, que de perseguidor da igreja tornou-se pregador do Evangelho e autor de 14 dos 27 livros do Novo Testamento. Ele foi um dos grandes responsáveis pela pregação do Evangelho por todo o mundo da época.
Essa pura doutrina de Jesus é aquela revelada na Bíblia. Precisamos voltar ao tempo do cavalo branco, quando apenas a verdade era pregada, sem interesses pessoais, adequação social ou questões políticas determinando no que devemos ou não acreditar como temos visto nos dias de hoje.
SEGUNDO SELO: O CAVALO VERMELHO
VAMOS LER APOCALIPSE 6:3-4. A cor vermelha e os símbolos deste selo falam sobre um derramamento de sangue. Esse foi um período marcado pelas perseguições do Império Romano contra os cristãos, que preferiam morrer a ter que renunciar sua fidelidade a Deus e à Sua Palavra.
O período deste selo começa com a morte do último discípulo, João, no final do século I e vai até o ano 313, quando o imperador Constantino assina em Milão o Édito de Tolerância. Esse período corresponde à igreja de Esmirna.
TERCEIRO SELO: O CAVALO PRETO
VAMOS LER APOCALIPSE 6:5-6. O período do cavalo preto marca o tempo que vai até o início da Idade Média, equivalente à igreja de Pérgamo.
A cor preta representa as trevas que envolveriam a igreja pelo seu afastamento das verdades de Deus.
A balança na mão do cavaleiro representa o espírito de comércio e materialismo que entraria na igreja. “Uma medida de trigo por um denário; três medidas de cevada por um denário” (v. 6). Um denário era o salário de um dia de trabalho, suficiente para comprar apenas 654 gramas de trigo ou menos de 2 Kg de cevada, representando a escassez da Palavra de Deus, proibida então, gerando grande fome espiritual.
A igreja que enfrentou lutas para manter a pureza de suas doutrinas e que viu ser derramado o sangue de muitos fiéis por não renunciarem à sua fé, contaminou-se por inúmeras tradições e costumes pagãos. Muitas doutrinas bíblicas foram deixadas de lado, sendo substituídas por doutrinas pagãs, como a adoração ao deus sol em vez do Deus verdadeiro, batismo de crianças, culto aos mortos e adoração do santos.
Este tempo marca a queda do Império Romano e o surgimento da figura do bispo de Roma, detentor de poder político, espiritual e social.
Constantino, dito convertido ao cristianismo, decreta o domingo como o dia do Senhor ao invés do sábado bíblico. Poucos cristãos se mantêm fiéis à verdade bíblica.
Por fim, o azeite representa o Espírito Santo e o vinho representa o sangue de Jesus Cristo derramado pelos pecadores. Sobre estes foi dada a ordem: não os danifique.
QUARTO SELO: O CAVALO AMARELO
VAMOS LER APOCALIPSE 6:7-8. Esse período vai do ano 538, com o decreto de Justiniano, até 1517, o começo da Reforma Protestante. Hades aqui traduzido por inferno, na verdade significa sepultura.
A visão do cavalo amarelo, que na realidade a cor não é amarela, mas é uma cor que não tem seu equivalente no português, pois seria a cor de uma pessoa morta. Esse cavalo retrata o período no qual se consumaria a degradação da igreja cristã, iniciada no período do cavalo vermelho.
As doutrinas puras de Jesus são pisoteadas pouco a pouco. Os cristãos vão se aproximando do paganismo e passam a perseguir aqueles que decidiram permanecer fiéis à doutrina pura da Bíblia.
Por trás desse triste processo de degradação, havia alguém que um dia se levantou contra Deus no Céu e tentou revogar Sua soberania. Lúcifer foi se infiltrando sutilmente no cristianismo, promovendo a substituição dos mandamentos de Deus por mandamentos de homens.
QUINTO SELO: MÁRTIRES
A partir do quinto selo não aparecem mais cavalos. O período avança e os detalhes da profecia bíblica podem ser percebidos nos registros da história.
VAMOS LER APOCALIPSE 6:9-11. O quinto selo vai de 1517 até 1755. O símbolo é claro: o sangue dos que morreram por causa de sua fé, daqueles que se mantiveram fiéis à verdade bíblica, é derramado como um sacrifício ao pé do altar. Esse sangue simbolicamente clama a Deus por justiça, assim como o sangue de Abel morto pelas mãos de Caim. Os fiéis recebem as vestes brancas, símbolo da justiça de Cristo, mas devem descansar na tumba por mais um tempo até que Jesus venha e lhes dê a final recompensa.
SEXTO SELO: SINAIS DA VOLTA DE JESUS
Outros dois selos ainda precisam ser abertos. O sexto selo começa com sinais na natureza e termina com a volta de Jesus. VAMOS LER APOCALIPSE 6:12-13.
O grande terremoto do sexto selo é identificado na história como “o grande terremoto de Lisboa”, ocorrido em 1° de novembro de 1755. O escurecimento do sol aconteceu em 19 de maio de 1780, pouco tempo depois do terremoto. Nesse dia, o sol desapareceu por volta das 10h da manhã e na mesma noite a lua se tornou em sangue.
A chuva das estrelas aconteceu no dia 13 de novembro de 1833. Milhares de estrelas cadentes riscaram o céu como chuva, parecendo uma árvore que tem os seus frutos sacudidos.
Esses quatro episódios deram o início à contagem regressiva para o fim da história deste mundo, como um cronômetro ligado. Pouco a pouco o tempo vai se esgotando. Creio que estamos vivendo o fim do tempo do fim.
VAMOS LER APOCALIPSE 6:14-17. Embora apenas Deus saiba o dia e a hora da volta de Jesus, podemos reconhecer a Sua proximidade através dos sinais que nos rodeiam:
• A crescente corrente de ódio, guerras, atentados terroristas e assassinatos;
• O descontrole da natureza, provocando terremotos, enchentes, furacões, aumento da temperatura do planeta e por aí vai;
• Doenças de toda espécie, miséria, fome, indiferença e medo;
• A aberta rejeição pela Bíblia e pelos mandamentos de Deus.
A proximidade da volta de Jesus deve encher nosso coração da mais profunda alegria. Sua Palavra nos assegura:
“Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus” (João 3:17-18).
Diante da segunda vinda de Jesus, aqueles que se ampararam na graça salvadora receberão a vida eterna, mas aqueles que recusaram a salvação oferecida pela pura doutrina de Cristo enfrentarão as consequências de suas escolhas.
Há ainda um sinal para se cumprir. Um sinal diferente dos outros, um bom sinal: Mateus 24:14 diz que o Evangelho será pregado a todo o mundo, então virá o fim.
Entenda, ao participar deste estudo, você está fazendo parte do cumprimento dessa profecia. Deus trouxe você aqui para que a mensagem da salvação entrasse em seu coração e transformasse sua vida, sua família, seus negócios e seu futuro.
Antes de abrir o último selo, Jesus interrompe a profecia e o capítulo 7 de Apocalipse reponde a pergunta feita no final do capítulo 6. Quem pode suster? Quem será Salvo? VAMOS LER APOCALIPSE 7:2-3. O selo do Deus vivo é posto sobre aqueles que escolheram Jesus. Diante das destruições que o mundo está prestes a enfrentar, os fiéis filhos de Deus estarão seguros, serão protegidos e finalmente viverão para sempre com Jesus no Céu.
Deus está lhe convidando hoje para receber o Seu selo, que o identificará como propriedade do Senhor. Um vencedor!
SÉTIMO SELO: SILÊNCIO NO CÉU
O último selo é aberto. VAMOS LER APOCALIPSE 8:1. Esse silêncio acontece por ocasião da volta de Jesus, quando os anjos que louvam a Deus continuamente no Céu acompanharão Jesus na busca dos Seus filhos aqui na Terra.
APELO
Falta pouco tempo para que o silêncio no Céu aconteça. Jesus está chegando! Você deseja viver eternamente? Jesus diz em João 8:51: “Em verdade, em verdade vos digo que, se alguém guardar a minha palavra, nunca verá a morte.” E você, o que vai fazer? Preparar-se para esse encontro? Tome hoje esta decisão! Não perca tempo. Você pode estar pensando: - Eu estou bem assim sem ser batizado, me sinto muito abençoado por Deus. A bíblia afirma em Jó 15:15 e 16: que o ser humano detestável e corrupto, que tem sede de perversidade! E que aos olhos de Deus não somos confiáveis. Mude de vida, vem para Jesus. Não há esperança fora do amor de Deus, não existe esperança deixando Deus para trás. Aceite o convite do Salvador.
Amanhã pregarei sobre o selo de Deus que é colocado sobre o seu povo. Será que esse selo é um chip? É uma marca visível? Ele já foi colocado? Ou esta sendo colocado? Você quer saber mais? Venha amanhã.
Ore comigo. Senhor, como a história está sendo conduzida por Ti, decido agora que a minha vida também seja. Coloco em Tuas mãos o meu coração. No momento da Tua volta, quero estar pronto para viver contigo eternamente. Em nome de Jesus. Amém.
