Corações Superficiais – Marcos 4:16-17.

Marcos   •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 6 views
Notes
Transcript
SOLO ROCHOSO CORAÇÃO RASO
Spurgeon - A semente do evangelho, de acordo com a parábola, cai em todos os tipos de solo. Alguns de seus preciosos grãos caem no caminho duro, alguns na rocha, alguns entre os espinhos, e apenas uma porção, talvez uma proporção menor do que um em cada quatro, cai em solo bom, no qual encontra um lugar de permanência agradável.
Solo Rochoso
Este não é um solo com algumas pedras, pois a maioria dos solos tem pelo menos algumas pedras. o solo era enganoso. Era raso porque uma saliência escondida de rocha corria logo abaixo da fina camada de solo, como rocha-mãe.
Lembre- se, novamente, que não se trata de um solo com um monte de rochas aparentes, mas este é um solo com uma camada de rochas abaixo da superfície, onde o arado não pode chegar e, consequentemente, o Senhor diz que quando as raízes começam a crescer e a descer, elas não podem ir muito fundo, por causa da camada de rochas que as impede.
Assim, as raízes ainda recebem um pouco de nutrição, um pouco de água. Porém, a planta cresce um pouco, mas já que suas raízes não podem descer e se aprofundar na terra buscando nutrientes e água, a planta seca e morre. Estes, Jesus diz no versículo 16, “os quais, ouvindo a palavra, logo a recebem com alegria.”
Eles são o oposto daqueles de corações duros. Eles parecem receptivos. Eles estão interessados. Não só interessados, mas estão emocionados acerca da Palavra. Eles estão alegres por ela. Estão encantados com ela. E a recebem com alegria.
O que é retratado para nós aqui é mera profissão de fé, em vez de verdadeira posse de Cristo. Pessoas que exibem esse tipo de resposta ao evangelho geralmente têm apenas uma experiência emocional de algum tipo. Às vezes, as pessoas dão apenas um assentimento intelectual à verdade. Em nenhum dos casos há mais do que uma agitação superficial da alma.
“os quais, ouvindo a palavra”- Essas pessoas ouvem a Palavra de Deus, o Evangelho. Elas não estão desatentas ou dormindo quando a Palavra é pregada, falada ou ensinada.
Inicialmente ouvem o evangelho, eles respondem ao evangelho que receberam. Há uma certa quantidade de alegria, de excitação, emoção. Há quase uma euforia por se sentir bem com a experiência. E isso, francamente, geralmente convence os cristãos de que esta é uma real conversão.
Oh, havia lágrimas de alegria, abraços, a pessoa, você sabe, estava tão emocionada e feliz e você diz para si mesmo: “isso só pode ser uma experiência real!”
Por outro lado, pode haver alguém que tenha ouvido o evangelho e respondido de uma forma não muito emocional, embora afirmando sua fé em Cristo e seu arrependimento, porém sem explodir em emoção. E talvez, pessoas assim podem ficar confusas e até dizer: deveria ter acontecido algo excepcional ou emocionante comigo? Devo sentir algo?
Precisamos entender que a alegria não é a característica distintiva da verdadeira salvação. A alegria não é a característica que atesta a verdadeira salvação. Às vezes, é até mesmo característica da falsa salvação. É certo que a alegria pode caracterizar a verdadeira salvação. Mas, de modo algum, é a característica distintiva da verdadeira salvação.
Por outro lado, a ausência de alegria não é uma característica que atesta uma conversão falsa. No final, a alegria não lhe diz nada. Ela não diz nada, porque as emoções não dizem nada sobre a realidade espiritual. Em primeiro lugar, a verdadeira salvação é feita por Deus e é uma obra que não é manifesta inicialmente, pois ela é interna. É uma obra espiritual de justificação, regeneração, transformação, que não se manifesta imediatamente.
Então suas lágrimas de alegria, sua exuberância e euforia não provam nada, nada, exceto que eles se sentiram bem com o que fizeram. Mas, isso não significa que Deus fez coisa alguma. Isso também não significa que eles tenham feito alguma coisa do ponto de vista da reconciliação com Deus. Você diz: “Bem, eu não entendo o que você está dizendo.”
Por que isso acontece muitas vezes? Há diversas rações para isso acontecer.
As pessoas, muitas vezes, vão responder positivamente a uma apresentação do evangelho por razões erradas, por exemplo, porque estão no fim de um relacionamento, ou porque acabaram de se divorciar e perderam a esposa e os filhos, ou porque perderam o emprego, ou foi-lhes dito que têm uma doença terminal, ou porque eles estão cansados ​​de ser excluídos socialmente e agora eles encontraram um grupo ao qual eles podem pertencer…
E há algo que acontece muitas vezes: eles acreditam que se “entregarem suas vidas a Jesus”, Ele consertará tudo que está errado em suas vidas. Todas essas são realmente más razões para se tornar um cristão e geram uma resposta superficial ao evangelho. A alegria não significa nada. As pessoas podem se sentir felizes porque são aceitas, ou porque agora pensam que não vão para o inferno. Elas podem até cair felizes por acreditar que agora Jesus vai resolver todos os seus problemas, vai consertar tudo e elas não vão ter tanta dor pessoal, social ou familiar.
É por isso que você nunca deve apresentar o evangelho dessa maneira. Você nunca deve apresentar o evangelho do tipoJesus vai tirar todos os seus problemas, entregue sua vida a Jesus é você não terá mais dificuldades financeiras, no casamento.
Você não tem esse tipo de promessa na Bíblia.
Há uma alegria profunda e permanente, mas essa alegria profunda e permanente não se traduz em todos os problemas desaparecendo.
Spurgeon - O efeito imediato de receber a palavra foi torná-los muito felizes; e não são poucos os que também supõem que ser muito feliz é um sinal seguro de ser convertido. Acredite em mim, é um sinal muito duvidoso, de fato. Sem dúvida, um grande efeito da recepção do evangelho no coração é trazer alegria e paz por meio da crença, mas há muitos tipos de alegria e muitos tipos de paz, e há uma alegria que não é fruto da graça e uma paz que vem da ilusão, e não do Espírito de Deus.
Um coração superficial tem uma resposta imediata à Palavra, mas irrefletida. Tanto Marcos quanto Mateus usam, por duas vezes, a palavra “logo” com o sentido de “imediatamente”. Essas pessoas agem “no calor do momento”. Elas imediatamente aceitam a palavra, e o fazem até mesmo com alegria.
Sua decisão é baseada na emoção e não na reflexão da fé. São os ouvintes emotivos, entusiastas “fogos de palha”, sentem alegria, mas ela é passageira.
John Mackay chama esse ouvinte de homem leviano porque abraça com alegria o que não entende, apenas pela novidade da ideia, ou para agradar ao que a anunciou. Adolf Pohl, afirma que Lutero chama esse ouvinte de volúvel, que se vira conforme sopra o vento.
O terreno pedroso representa as pessoas que vivem e reagem superficialmente. Elas mostram uma promessa inicial que não se confirma. Tanto sua resposta quanto seu abandono são rápidos.
A emoção é um elemento importantíssimo na vida cristã, mas só ela não basta. Ela precisa proceder de um profundo entendimento da verdade e de uma sólida experiência cristã.
Lenski comenta que "No momento em que ouvem, eles ficam encantados — é isso que eles estavam esperando, eles cantam os louvores da Palavra. A semente no solo rochoso brota mais rapidamente do que aquela no solo bom, mas além desse fato, este solo se mostra decepcionante."
Haverá manifestações primeiro do que no solo de boa terra.
Steven Cole acrescenta que "Se você é cristão há algum tempo, você já andou na montanha-russa de grande alegria ao ver alguém fazer uma profissão de fé em Jesus Cristo, seguido por uma terrível decepção quando a mesma pessoa mais tarde se afastou da fé. Por um tempo, ele pareceu ter mudado drasticamente. Ele se envolveu na igreja. Ele era zeloso pelas coisas de Deus. Mas então uma provação difícil o atingiu. Talvez ele tenha tido um conflito com alguém na igreja. Ou ele teve um problema de saúde pessoal ou perdeu um ente querido. Seu zelo esfriou e gradualmente ele parou de ir à igreja. Todos os esforços para restaurá-lo falharam. Hoje ele está de volta ao mundo.
“Mas eles não têm raiz em si mesmos, sendo, antes, de pouca duração; em lhes chegando a angústia ou a perseguição por causa da palavra, logo se escandalizam.” 17.
Em segundo lugar, um coração superficial não tem profundidade nem perseverança. Esse ouvinte não tem raiz em si mesmo. Sua fé é temporária. Na verdade, sua resposta ao evangelho foi apenas externa. Não houve novo nascimento nem transformação de vida. Houve adesão, mas não conversão; entusiasmo, mas não convicção.
Esse ouvinte parece que está em vantagem em relação às demais pessoas. Sua resposta é imediata e seu crescimento inicial é algo espantoso. Contudo, não tem profundidade, nem umidade, nem resistência ao calor do sol. A vida que o sol traz gera nele morte.
Esse ouvinte construiu sua vida cristã numa base falsa. Ele não construiu sua fé em Cristo, mas nas vantagens imediatas que lhe foram oferecidas. Não havia umidade, raiz nem suporte para crescimento e frutificação.
Hoje, vemos muitas pessoas pregando saúde, prosperidade e sucesso. As pessoas abraçam imediatamente esse evangelho do lucro, das vantagens imediatas, mas elas não perseverarão, porque não têm raiz, não têm umidade, não suportam o sol, não permanecerão na congregação dos justos.
“em lhes chegando à angústia ou a perseguição por causa da palavra, logo se escandalizam”
Um coração superficial não avalia os custos do discipulado. Esse ouvinte abraça não o evangelho, mas outro evangelho, o evangelho da conveniência. Ele crê não em Cristo, mas em outro Cristo. Quando, porém, chegam as lutas, as provas, ele se desvia escandalizado porque não havia calculado o custo de seguir a Cristo.
Marcos 8:35 Quem quiser, pois, salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por causa de mim e do evangelho salvá-la-á.
Eles pensavam que quando vieram a Jesus iriam livrar-se de todos os seus problemas. Pensaram que teriam saúde, riqueza e felicidade. Que teriam prosperidade, que teriam roupas que não se acabam, dinheiro que cai do céu, milagres corporais e curas, que anjos viriam falar com eles e resolver todos os seus problemas, caso Deus já não os tivesse resolvido.
Eles pensaram que estavam ingressando numa comunhão de pessoas onde nunca haveria quaisquer problemas, conflitos ou decepções. Eles pensaram que iriam encontrar um novo tipo de vida social. Agora, de repente: problemas, pressão, provações, testes, aflição, e perseguição por causa da Palavra, como Mateus registra. Então, eles pensam:
Não era para tudo ficar melhor? Tudo piorou e agora tenho uma nova experiência na minha vida que eu nunca tive antes: as pessoas que antes me adoravam agora me odeiam! Havia pessoas com as quais me relacionava bem por muitos anos, mas agora, por causa da minha decisão de ser um cristão, elas se ressentem de tudo sobre mim, não querem mais nada comigo. Agora, eu tenho um novo grupo de inimigos que costumavam ser meus amigos.
Eles não permanecem quando o teste vem, quando a tribulação vem, quando todas as coisas que eles esperavam que Jesus fizesse para eles não acontecem, quando eles não obtêm a saúde, a riqueza, a prosperidade, quando eles não têm o problema resolvido, quando a vida não é eufórica, quando as relações não são o que eles estavam esperando…
Esses ouvintes se desviaram porque não entenderam que o verdadeiro discipulado implica autonegação, sacrifício, serviço e sofrimento. Eles ignoraram o fato de que o caminho da cruz é o que nos leva para “casa”.
Conclução.
Adrian Rogers diz sobre esse solo "o que você tem é uma falsa profissão. E é tudo emocionalismo. Ah, existem essas pessoas. Você pode fazer um convite e fazer as pessoas se emocionarem e entregarem seus corações a Jesus, mas elas realmente não querem real compromisso com Deus.
Não há raiz. É tudo emoção. Agora, eu não sou contra a emoção. Louvado seja Deus pela emoção. Mas, amigo, você não é salvo pela emoção. Às vezes as pessoas pensam que para ser salvo você tem que gritar ou chorar. Você pode fazer as duas coisas, mas não precisa fazer nenhuma delas. A Bíblia não menciona sentimentos. Você não é salvo por sentimentos.
teven Cole sobre a semente em solo rochoso - Isso representa a pessoa que impulsivamente acolhe o evangelho sem contar o custo. Talvez ele tenha ouvido que seguir Jesus resolveria magicamente todos os seus problemas e que Jesus oferece uma vida abundante, então ele responde emocionalmente. A princípio, ele parece ser zeloso pelo Senhor. Ele parece fazer um rápido progresso na fé. Mas então, as provações acontecem. Como sua experiência cristã foi baseada mais na emoção do que na verdade, ele não tem raízes profundas na Palavra. Ele se afasta. Não é que ele perdeu sua salvação; é que ele nunca foi verdadeiramente salvo.
Elas estão a cerca de meia polegada de profundidade. Ouça. A salvação é a obra mais profunda de Deus. Suas emoções são a parte mais superficial da sua vida. Deus não faz Sua obra mais profunda na parte mais superficial.
Quando compartilhamos o evangelho, precisamos ter cuidado para não pintar um quadro muito otimista. Sim, Deus perdoa livremente todos os pecados de uma pessoa no momento em que ela confia em Cristo. Sim, a Palavra de Deus é suficiente para todos os problemas que enfrentamos nesta vida. Mas, não, Deus geralmente não resolve nossos problemas instantaneamente ou facilmente. A vida cristã é uma luta de fé e, embora tenhamos certeza da vitória final, a batalha pode ficar bem difícil nesse meio tempo. Não fazemos um favor às pessoas ao ignorar a realidade do que significa seguir Jesus.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.