O SACRIFICIO DE JESUS É SUPERIOR! (PARTE 2)Hebreus 10.1-18
Jesus veio ao mundo para trazer a solução para o nosso maior problema: nossa alienação em relação a Deus.
σκια skia
aparentemente, palavra primária; TDNT - 7:394,1044; n f
1) sombra
1a) sombra causada pela intercepção da luz
1b) imagem projetada por um objeto e representando a forma daquele objeto
1c) rascunho, esboço, sombreamento
Holocausto
Uma oferta de origens antigas com uso contínuo ao longo da história de Israel, o holocausto (עֹלָה, olah) era inicialmente empregado para atrair a atenção divina (Miller, Religion, 108; veja Nm 23:1–6; 1Rs 1:19). Era “um sinal a Deus de que seus adoradores desejavam trazer-lhe a atenção para suas necessidades; seu objetivo era garantir uma resposta inicial dele ”(Levine, Leviticus, 5). Era completamente consumido no altar, excetuando a pele, de modo que era levado para cima em direção aos céus em sua fumaça perfumada, onde o ser divino o inalaria (Lv 6:15; 7:8; Gn 8:21). Consequentemente, o termo olah é derivado do verbo עלה ('lh), para “ascender, subir, desaparecer.”
Algumas passagens indicam que se assumia que todo holocausto alcançaria expiação ou reparação pelo pecado (Lv 1:4; 9:7; 14:20; Jó 1:5; 42:8). Também há indicação de que todo holocausto era empregado em resposta alegre com o cumprimento de um voto ou com ofertas voluntárias, como em Levítico 22:17–19 e Números 15:3 (Miller, Religion, 109). Em Esdras 8:35, todo holocausto se refere à purificação e às ofertas queimadas fornecidas no retorno do exílio.
Todo o holocausto é demarcado e codificado em Levítico 1–7, um texto que reflete desenvolvimentos sacerdotais refinados e posteriores do sacrifício. Uma variedade de animais pode ser oferecida: “As escolhas são organizadas em uma escala móvel de custo para o ofertante”, variando de um touro a pássaros (Balentine, Leviticus, 22). Não parece ser o caso de Deus valorizar mais ou menos as escolhas. O processo ritualizado em Levítico segue a ordem de:
• apresentação de um animal sem mácula (Lv 1:3);
• identificação do apresentador com o animal colocando a mão sobre o animal (Lv 1:4);
• abate ritual com o ofertante cortando a garganta do animal (Lv 1:5);
• os sacerdotes aspergirem o sangue do animal no altar (Lv 1:5);
• o ofertante esfola e corta o animal em pedaços (Lv 1:6–8);
• o ofertante lava as pernas e entranhas (Lv 1:9);
• o sacerdote queima o animal por completo (Lv 1:9).
