UMA PALAVRA DE GRATIDÃO
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 318 viewsNotes
Transcript
UMA PALAVRA DE GRATIDÃO
Salmo 126 (BSAS21)
Cântico de degraus
Quando o Senhor trouxe os cativos de volta a Sião, ficamos como quem sonha!
Então nossa boca se encheu de riso, e nossa língua, de cânticos de alegria. E se dizia entre as nações: O Senhor fez grandes coisas por eles.
Sim, o Senhor fez grandes coisas por nós, e por isso estamos alegres.
Senhor, restaura nossos cativos, assim como renovas as correntes no Neguebe.
Os que semeiam em lágrimas colherão com cânticos de júbilo.
Aquele que sai chorando a plantar a semente voltará com cânticos de júbilo, trazendo consigo seus feixes.
Nesta noite quero compartilhar uma palavra de gratidão, pois olhando para nossos 81 anos, olhando para o que vivemos neste final de semana, na verdade olhando para o que estamos vivendo, é inevitável entender que SE O QUE NÓS FAZEMOS, NÓS EXPLICAMOS, É DE FATO NÓS QUE FAZEMOS. MAIS SE O QUE NÓS FAZEMOS NÃO HÁ EXPLICAÇÃO, COM CERTEZA FOI DEUS QUE PRODUZIU.
Eu quando olho para esse texto, se um sentimento inunda o meu coração e permeia a minha mente, é UM SENTIMENTO DE GRATIDÃO. Eu penso que nós precisamos regar o nosso coração por aquilo que Deus nos fez viver nesse final de semana.
Irmãos, recebi tanta mensagem sobre esse final de semana, sobre o que nós estamos vivendo além desse final de semana, a expectativa dos irmãos, o que Deus está gerando em nosso meio, eu não poderia deixar de falar sobre isso nesta noite. NÓS JÁ ESTAMOS VIVENDO AS PROMESSAS DE DEUS PARA NOSSA IGREJA. Por isso eu penso que precisamos alimentar, regar, nutrir nosso coração de gratidão. O que nós já estamos vivendo já é fruto das nossas orações. DEUS JÁ ESTÁ FAZENDO.
Quando nós encerramos um ciclo, iniciamos o novo ciclo (Eu costumo trabalhar pensado em ciclos e não gosto de considerar o fechamento do ciclo no fim do ano e sim de aniversário em aniversário), então com o passar do tempo os irmãos vão aprendendo a ser pastoreado por esse pastor doido kkk.
Mais vai acostumando aí, pois que gosto de pensar que o Aniversário da Igreja é e precisa ser o evento mais importante do ano para a Igreja, pois nós encerramos um ciclo e já iniciamos outro (eu já estou pensando nos 82 anos), eu já estou sonhando, pois cada ciclo que se encerra e outro se abre eu particularmente já começo a buscar em Deus estratégias para esse novo ciclo, e pensando nesse ciclo que se abre eu como pastor dessa igreja já o peço que nos dê estratégias para aproveitarmos todas as oportunidades que ele colocar em nossas mãos.
Irmãos, pensem comigo! Domingo eu comecei a me emocionar nos final das nossas celebrações, pois nitidamente que vejo DEUS FAZENDO EM NOSSO MEIO. Quando ainda estávamos pensando (planejando) nosso aniversário, sem muito saber o que faríamos ou como seria, diante de tantas incertezas, uma coisa só eu pedia a Deus (que seja um tempo do mover do Senhor sobre nossa Igreja). E quando eu falo que Deus está fazendo é porque nós já temos frutos do nosso aniversário. Eu não falo somente porque tivemos muitas pessoas aqui não, na verdade no sábado tivemos 247 pessoas (concorrendo com comício), no domingo tivemos 303 pessoas (com todas as igrejas tendo suas celebrações). Apesar de ser um número bastante expressivo, de nada adiantaria ter esse número se Deus não estivesse presente e Deus esteve presente meus queridos.
Então quero dizer para vocês nesta noite, DEUS JÁ ESTÁ FAZENDO. E desafio você a não deixar que a chama do que estamos vivendo se apague. Então assim como eu tenho pedido a Deus, (não perca as oportunidades que Deus está lhe dando), porque enquanto Comunidade de fé nós não vamos perder as oportunidades que Deus vai nos entregar.
Eu tenho pedido a Deus desde o dia que aceitei o convite do Senhor para estar aqui como pastor de vocês, que ele começasse a posicionar estrategicamente membros ou pessoas (independente de cargos), até porque não adianta ter cargos da igreja somente de nomes e nada fazer, e eu penso que não preciso ter um cargo para servir ao Senhor com alegria e fidelidade a uma proposta e visão dada por Deus. Então olhando nesses poucos meses que estamos juntos eu já posso considerar tudo o que nós já vivemos, e também ter consciência de todos os resultados que já estão sendo produzidos por Deus nesse lugar. Diante disso tudo, me obrigada a expressar UMA PALAVRA DE GRATIDÃO.
Eu estou muito feliz, nós estamos iniciando um novo ciclo rumo aos 82 anos, e o salmos 126 é um reflexo de gratidão, foi dessa forma que o Salmista resolveu iniciar o cântico, a salmista disse:
Salmo 126.1 (BSAS21)
Quando o Senhor trouxe os cativos de volta a Sião, ficamos como quem sonha!
Ou seja, quando o Senhor nos fez retornar, quando o Senhor restaurou a nossa sorte, quando o Senhor fez cessar o nosso cativeiro, quando o Senhor restaurou a nossa esperança, quando o Senhor nos devolveu o privilégio de sonhar novamente. (Esse era o sentimento). Interessante que os analíticos do Velho Testamento, eles dizem que o Salmos 126, texto que lemos, ele trata três diferentes momentos na vida do povo de Israel, ou seja, o cantar o Salmos 126 na época, era ser conduzido pela lembrança do passado (estivemos no cativeiro), mais também era conduzido pela realidade do presente, (o Senhor está nos retirando do cativeiro) "Tá entendendo?". E era acompanhado também pela esperança do futuro, "O Senhor nos dará resultados extraordinários". Ou seja, três grandes lições a partir de um cântico composto no retorno do exílio.
Faço dois destaques.
Primeiro destaque:
1. DEVEMOS AGRADECER PELO QUE DEUS JÁ FEZ
1. DEVEMOS AGRADECER PELO QUE DEUS JÁ FEZ
Eu penso que chegando ao final desse ciclo nós devemos agradecer por aquilo que Deus já fez. É nobreza nossa enquanto Comunidade de Fé manifestarmos gratidão pelo que Deus realizou até nossos 81 anos.
Percebam, o salmista começou: "Quando o Senhor nos trouxe de volta, parecia que estávamos sonhando, a nossa boca se encheu de riso, a nossa língua se encheu de alegria, e as nações ao redor "porque de alguma forma conhecia a nossa história e sabia que nós éramos o povo do exílio, e agora nos vendo cantando e felizes, elas começaram a dizer: Como pode um povo que sai do exílio está feliz? DEUS DEVE TER FEITO ALGUMA COISA EXTRAORDINÁRIA POR ESSE POVO". Aí eles respondem: "Sim, grandes coisas fez o Senhor por nós e por isso estamos alegres".
LEMBRAR DE ONDE NÓS ESTIVEMOS, TRAZER A MEMÓRIA ONDE OS NOSSOS PÉS HABITARAM, E AO MESMO TEMPO PERCEBERMOS ONDE NÓS ESTAMOS, ISSO DEVE RESULTAR EM GRATIDÃO A DEUS.
Você já parou para analisar quem você já foi? Onde você estava? E olha quem você se tornou! Não é por mérito pessoal, é apesar do demérito, É POR GRAÇA DIVINA.
Devemos agradecer pelo que Deus já fez. Nós não vivemos apenas de lembranças (óbvio), mas, considerar o que Deus já fez gera gratidão.
Aquele povo tinha perdido a liberdade, aquele povo foi arrancado da sua pátria, aquele povo viu o templo sendo destruído, aquele povo teve a família sendo dilacerada, aquele foi vou os muros da cidade sendo derrubados, aquele povo viu as portas da cidade sendo queimadas, aquele povo experimentou a fome, experimentou a espada, experimentou o oprobio, exprerimentou a escravidão, aquele povo teve os seus vínculos quebrados, aquele povo perdeu os seu bens, aquele povo foi obrigado a viver onde não gostaria de estar, no entanto chegou o cumprimento da promessa (quando se completarem os 70 anos), chegou o momento, o grande dia em que Deus quebrou o orgulho de Nabocoobonozor, Deus abriu as portas do cativeiro, aquela libertação não foi uma libertação provocado pelo braço humando, aquele libertação foi uma interveção sobrenatural de Deus, foi Deus quem restaurou a sorte daquele povo, foi Deus que deu a aquele povo o privilégio de voltar a sonhar.
SEMELHANTEMENTE É PERCEPTÍVEL O QUANTO DEUS ESTÁ AGINDO NA NOSSA HISTÓRIA. O mínimo que nós devemos fazer é expressar gratidão. QUANTOS AGRADECIDOS TEMOS AQUI NESTA NOITE?
2. DEVEMOS CONFIAR NO QUE DEUS AINDA IRÁ FAZER
2. DEVEMOS CONFIAR NO QUE DEUS AINDA IRÁ FAZER
Nós estamos muito longe de onde nós estávamos, mais continuamos muito aquém de onde Deus ainda vai nos levar.
O mesmo povo que retornou do exílio, é o povo que agora aumentando, enlarguecendo, maximizando a sua visão, foi capaz de enxergar com clareza os resultados que seriam obtidos. Percebem a afirmação que eles fizeram:
Salmo 126.6 (BSAS21)
Aquele que sai chorando a plantar a semente voltará com cânticos de júbilo, trazendo consigo seus feixes.
Percebe no texto "andando e chorando", não é andando ou chorando. É andando e chorando, (não é uma conjunção coordenada sindética alternativa) (é aditiva), é andando e chorando, são as duas coisas. "voltará sem dúvidas trazendo consigo os seus molhos ou resultados".
TEM SEMENTES NO REINO QUE SÓ DARÃO FRUTOS SE FOREM REGADAS COM LÁGRIMAS.
TEM SEMENTES NO REINO QUE SÓ DARÃO FRUTOS SE FOREM REGADAS COM LÁGRIMAS.
É no terreno do sofrimento, é no sofrimento que a nossa fé é esticada. É no sofrimento que a nossa dependência no poder de Deus é aprofundada.
Mesmo que com a certeza de que o caminho da nossa Igreja não será plano o tempo todo. Mesmo que na certeza de que a jornada da nossa igreja não será marcada apenas por tranquilidade ou por calmaria, NÓS DEVEMOS CONFIAR QUE A COLHEITA EM DEUS SEMPRE SERÁ CERTA, FELIZ E ABUNDANTE.
CONCLUSÃO:
CONCLUSÃO:
Quem celebra a Deus pelos resultados da nossa igreja?
Qual é a conclusão que eu faço?
"PORQUE NÓS DECIDIMOS FAZER A COLHEITA PARA DEUS, E NÃO PARA NÓS MESMO, OS RESULTADOS SEMPRE SERÃO ESCANDALOSOS, OS NÚMEROS SEMPRE SERÃO INEXPLICÁVEIS, POIS A OBRA DE DEUS, FEITA NOS TERMOS DE DEUS, SEMPRE OBTERÁ OS RESULTADOS DE DEUS".
"PORQUE NÓS DECIDIMOS FAZER A COLHEITA PARA DEUS, E NÃO PARA NÓS MESMO, OS RESULTADOS SEMPRE SERÃO ESCANDALOSOS, OS NÚMEROS SEMPRE SERÃO INEXPLICÁVEIS, POIS A OBRA DE DEUS, FEITA NOS TERMOS DE DEUS, SEMPRE OBTERÁ OS RESULTADOS DE DEUS".
Porque decidimos fazer a colheita para Deus e não para nós mesmo (nós não estamos construindo reino próprio). Porque decidimos fazer uma colheita que glorifique o nome de Deus e não de projeção a um nome humano (os resultados sempre serão escandalosos, os números sempre serão inexplicáveis). A obra de Deus feita conforme a vontade de Deus jamais terá falta dos recursos (sejam financeiros, sejam humanos). DEUS SEMPRE VAI PROVER.
(EU GOSTARIA QUE VOCÊ PEGASSE NA MÃO DO SEU IRMÃO), nós vamos terminar essa celebração agradecendo.
Entenda uma coisa nesta noite: O QUE DEUS DECIDIU FAZER AQUI (IGREJA, TEMPLO), NÃO ESTÁ SENDO CONTIDO AQUI, ESTÁ ULTRAPASSANDO OS LIMITES DESSE PRÉDIO. Está alcançando outros lugares, outras vidas (Isso só pode ser obra de Deus).
Com sinceridade: Você tinha noção do que nós enquanto comunidade de fé já estaríamos vivendo? Talvez você ainda não tenha percebido (se esse é o seu caso) peça a Deus que lhe dê sensibilidade para que você possa perceber. (eu não estou floreando as coisas não irmãos), estou falando porque de fato: DEUS JÁ ESTÁ FAZENDO.
Entenda uma coisa: "Ninguém pode parar a igreja do Senhor".
Semana após semana, entrar nesse prédio, desfrutar de uma programação, músicos extraordinários, luz, câmera, som, ar condicionado, bancos confortáveis. Celebrações envolventes, presença do altíssimo, o calor dos irmãos (isso precisa gerar gratidão).
Sabe o que tem me abençoado de uns dias para cá? É NÃO PERDER O FOCO DAQUILO QUE É ESSENCIAL. No início da minha caminhada com vocês eu acabei ficando assustado. (Porque eu permitir o medo tirar o meu foco do que é essencial), e o que é essencial para mim é cUmprir a vontade de meu pai gerando vidas para o REINO DELE. Quando voltei o foco para o que é essencial (meu coração se acalmou), e eu tenho visto Deus fazendo (irmãos vocês não tem noção do que DEUS JÁ ESTÁ FAZENDO). “Mas haverá sinais". Já está havendo sinais.
Romanos 8.28 (BSAS21)
Sabemos que Deus faz com que todas as coisas concorram para o bem daqueles que o amam, dos que são chamados segundo o seu propósito.
Salmo 126.5–6 (BSAS21)
Os que semeiam em lágrimas colherão com cânticos de júbilo.
Aquele que sai chorando a plantar a semente voltará com cânticos de júbilo, trazendo consigo seus feixes (os seus resultados).
