PORQUE TEMEIS?

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 3 views
Notes
Transcript
PORQUE ESTÃO COM TANTO MEDO?
Mateus 8.23–27 (BSAS21)
Depois que entrou no barco, seus discípulos o seguiram.
E levantou-se no mar tão grande tempestade, que o barco estava sendo coberto pelas ondas; Jesus, porém, estava dormindo.
Os discípulos se aproximaram e o despertaram, dizendo: Salva-nos, Senhor! Vamos morrer.
Ele lhes respondeu: Por que temeis, homens de pequena fé? Então Jesus se levantou e repreendeu os ventos e o mar, e houve grande calmaria.
E aqueles homens se admiraram, dizendo: Quem é este que até os ventos e o mar lhe obedecem?

PORQUE TEMEIS?

Nesta noite nós vamos refletir sobre o encontro de Jesus com os discípulos diante de uma tempestade.
A leitura desse texto evidencia em frações de momentos que a calmaria experimentada por Jesus e os discípulos no início daquela travessia, a calmaria foi transformada numa terrível tempestade. Jesus entra no barco, os discípulos o seguem, e durante aquela travessia Jesus adormece e repentinamente a bíblia diz que a calmaria foi visitada por uma tempestade que se levantou e bateu contra aquela embarcação.
Interessante, porque as palavras que estão no texto original, elas são muito vívidas, elas prestam com exatidão o que de fato aconteceu naquele dia durante aquela travessia. A expressão grega cuja a tradução para nós parece como tempestade, no grego no versículo 24 é exatamente a expressão: "Seis mois", ou seja:

TERMO USUALMENTE UTILIZADO PARA IDENTIFICAR UM TREMOR, ALGO COMO UM TERREMOTO.

William Barclay quando faz um comentário desse versículo ele diz que segundo os historiadores AS ONDAS PROVOCADAS POR AQUELE TREMOR, POR AQUELE TERREMOTO, AS ONDAS LEVANTADAS POR CONTA DAQUELE AGITAÇÃO, POR CONTA DAQUELE VENDAVAL, ERAM ONDAS TÃO ALTAS QUE POSSIVELMENTE O BARCO QUE ESTAVA JESUS E OS SEUS DISCÍPULOS FICOU COMPLETAMENTE ESCONDIDO.
Ilustração do barco na tempestade.
Ou seja, naquele dia de fato durante aquela travessia Jesus e os seus discípulos tiveram no perigo de naufrágio. O desespero dos discípulos de Jesus naquele dia não deve ser repreendido, mais deve ser compreendido pela gravidade da situação. Porque de vez em quando a gente olha para esse texto e a gente fica assim: Mas os discípulos de Jesus eram incrédulos, os discípulos de Jesus eram medrosos, não tinham fé. (É compreensível), até porque a embarcação em que eles estavam estava à deriva, estava sofrendo risco de naufrágio. Porém o texto bíblico diz que quando os discípulos de Jesus o acordam, Jesus se levanta, repreende os ventos, repreende as ondas e Jesus faz a seguinte pergunta para os seus discípulos:

"PORQUE VOCÊS ESTÃO COM TANTO MEDO, HOMENS DE PEQUENA FÉ". Mateus 8.26

Eu tenho aprendido que a condição preferida por Deus para mim e para você, a condição predileta de Deus para os seus filhos, é que todos nós vivemos livres das garras do medo. O medo é debilitante, o medo é paralisante, o medo atrofia, o medo castra, o medo de alguma forma nos faz permanecer prostrado. Bem disse um certo autor desconhecido que:

"O MEDO É UM INCONSCIENTE QUE SILENCIA OS NOSSOS SONHOS E SABOTA NOSSAS ATITUDES".

O medo nos amarra, o medo nos oprime. Quem aqui já sentiu medo? Tem gente que só dorme com a luz acesa porque tem medo do escuro. (É o medo). É uma fobia. O medo é paralisante. Quantas pessoas entraram aqui nesta noite aprisionadas pelo medo. Tem gente aqui com medo dos diagnósticos que vão pegar durante a semana, tem gente aqui com medo da conta que vai vencer amanhã, tem gente aqui com meda da resposta que vai receber de um pedido que foi feito durante a semana que se passou, tem gente aqui com medo da decisão que o cônjuge vai tomar na durante a semana, tem gente com medo de qual será a reação dos filhos ao saberem de um notícia. Ou seja, nós vivemos aprisionados pelo medo. Naquele dia os discípulos de Jesus tiveram medo. E VENCER O MEDO É O NOSSO DESAFIO PARA ESSE DOMINGO.
Sabe, a nossa postura ao lidar com o medo não pode ser uma postura passiva, precisa ser uma postura ativa, porque? Porque o medo não evapora, o medo precisa ser despejado:

"OU NÓS ARRANQUEMOS O MEDO PARA FORA DO NOSSO CORAÇÃO OU ELE NOS MANTERÁ FORA DAS COISAS QUE DEUS PREPAROU PARA A NOSSA VIDA".

Não realiza a obra de Deus quem é destemido, ou quem não tem medo. Realiza a obra de Deus quem apesar do medo acredita que em Jesus nos tornamos suficientemente poderosos para realizar o que ele nos manda realizar. NUNCA IREMOS OUVIR A VOZ DE DEUS, ACIMA DE TODAS AS DEMAIS VOZES, SE SINTONIZARMOS OS NOSSOS OUVIDOS NA FREQUÊNCIA DO MEDO. O espírito do medo não pode manter residência na nossa vida.
Nós precisamos aprender a enfrentar as nossas fobias que endurecem o nosso coração. A pergunta que Deus está nos fazendo é: PORQUE VOCÊS ESTÃO COM TANTO MEDO.
Vou dar duas sugestões: A primeira é:

1. NÃO PRECISAMOS TEMER O QUE VAMOS ENFRENTAR QUANDO SABEMOS EM QUEM CONFIAR.

Há uma canção que eu gosto muito, que ela diz:
SE O SOL SE PÔR E A NOITE CHEGAR TU ÉS QUEM ME GUIAS
SE A TEMPESTADE ME ALCANÇAR TÚ ÉS MEU ABRIGO.
SE O MAR ME SUBMERGIR A TUA A MÃO ME TRAZ A TONA PRA RESPIRAR
E ME FAZ ANDAR SOBRE AS ÁGUAS
TU ÉS, O DEUS DA MINHA SALVAÇÃO
ÉS O MEU DONO, MINHA PAIXÃO
MINHA CANÇÃO E O MEU LOUVOR
Tem uma obra que diz:
COBRE-ME COM TUA AS MÃOS
COM PODER VEM ME ESCONDER SENHOR
SE O TROVÃO E MAR SE ERGUENDO VEM
SOBRE A TEMPESTADE EU VOAREI…
Não precisamos temer o que vamos enfrentar, quando sabemos em quem podemos confiar.
"Eu estou bem certo de que o meu Deus é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia".
"Eu sei que aquele que em mim começou a boa obra é fiel para terminá-la".
"Eu sei que o meu redentor está vivo e que ele se levantará em meu favor".
"Mil cairão ao meu lado e dez mil à minha direita, porém eu não serei atingido"
"O Senhor é a minha luz e a minha Salvação"
"A quem temerei se o Senhor é o Deus da minha vida, de que me recearei o Senhor é o meu refúgio e a minha fortaleza, é o meu socorro em dias de angústia"
"Se o Senhor é por nós, quem será contra nós?".
Quando os discípulos se deram conta da presença de Jesus naquele basco, o medo provocado pela tempestade perdeu o seu poder.
Quando os discípulos perceberam que Jesus estava ali, a tormenta se transformou em calmaria, o coração dos discípulos desfrutou de uma paz sem medo.
A verdade é:

"NA PRESENÇA DE JESUS NÓS PODEMOS DESFRUTAR DE PAZ, ATÉ MESMO EM FACE DAS TEMPESTADES DA VIDA"

Pode acreditar:

TODAS AS VEZES QUE JESUS ESTIVER NO BARCO, A TEMPESTADE ESTARÁ EM DESVANTAGEM".

Faz barulho, traz medo, mais todas as vezes que Jesus estiver no barco, a tempestade vai perder.

2. MELHOR ANTÍDOTO CONTRA A INFLUÊNCIA DO MEDO É A FÉ EM JESUS

Ainda no versículo 26, após Jesus questionar os discípulos, Jesus os questionava porque os discípulos estavam sentindo medo. Após Jesus os questioná-los, Jesus os adjetivou da seguinte forma:

"HOMENS DE PEQUENA FÉ".

Para e pense comigo: Aqui tem algo digno de nota. Jesus deixa claro que o medo que os discípulos estavam sentindo era resultado da pequena fé que eles manifestavam. O medo não tinha haver com a tempestade, o medo tinha haver com a pequena fé.
Jesus não repreendeu os seus discípulos porque sentiram medo por conta da tempestade, Jesus repreendeu os seus discípulos por não terem demonstrado fé ao terem manifestado uma fé pequena. O que Jesus estava dizendo é que o problema dos discípulos, não foi a presença do medo, o problema dos discípulos foi a ausência de fé.

"A FALTA DE FÉ INEVITAVELMENTE NOS CONDUZIRÁ AO MEDO, MAS A PRESENÇA DA FÉ NOS FARÁ TRIUNFAR SOBRE QUALQUER DIFICULDADE"

A questão não é a tempestade, a questão é a fé. Quem está com a fé alicerçada em Jesus suporta o barulho de todas as tempestades.

"CORAGEM NÃO É AUSÊNCIA DO MEDO, MAS O TRIUNFO SOBRE ELE" Nelson Mandela - ex presidente da África do Sul

Coragem é continuar avançando com fé em Jesus apesar dê.
A única coisa da qual nós devemos ter medo, é ter medo de permanecermos fora da proteção daquele que dá ordem aos ventos e as ondas (para se aquietar). Disso a gente precisa ter medo, do contrário, o medo vem, mais confronto o medo com a minha fé nas promessas de Jesus. Se a nossa fé está em Jesus, podemos e devemos lutar para silenciar as vozes internas, vozes perturbadoras, vozes que potencializam os nossos medos, vozes que anunciam destruição, vozes que proclamam a desgraça, vozes que proclamam a derrota. SUBSTITUA TODA E QUALQUER PREOCUPAÇÃO POR CONFIANÇA EM CRISTO JESUS.

"TODA E QUALQUER PREOCUPAÇÃO É UM PAGAMENTO ANTECIPADO DE UM PROBLEMA QUE TALVEZ JAMAIS TENHAMOS" Joyce Meyer

A gente perde noite de sono.
A gente entra no Alprazolam, rivotril, diazepam, clonazepam, bupropiona, citalopram, fluoxetina, mirtazapina, sertralina, paroxetina e por ai vai né…. (Não estou falando para você parar de tomar seus medicamentos sob prescrição médica). Nosso problema muitas das vezes é que somos nossos próprios médicos sob nossas ansiedades.
A questão não é o que você enfrenta externamente, a questão é a paz que você não encontra internamente. SE VOCÊ SE ENCONTRAR COM A PAZ QUE JESUS DÁ, NÃO TEM TEMPESTADE QUE ARRANQUE VOCÊ DO CENÁRIO DA SEGURANÇA.
CONCLUSÃO

"VOCÊ ESTÁ PRONTO (A) PARA DEIXAR A VIDA SEM SENTIDO PARA TRÁS E SE ABRIR PARA UMA NOVA VIDA QUE DEUS TEM PARA VOCÊ?"

A questão não é o que eu enfrento, a questão é a fé que eu manifesto.
Tem gente que enfrenta coisas piores, e permanece em paz. Porque não são as circunstâncias que determinam a minha paz de espírito, e sim o fundamento onde eu decidi fincar os meus pés.
"Porque te abates ó minha alma, porque estás tão angustiada dentro de mim, espera em Deus pois eu ainda o louvarei".
Você não precisa mais viver angustiado pelo medo.
Related Media
See more
Related Sermons
See more